sexta-feira, 22 de julho de 2011

Exame Nacional 2011 - 2.ª fase - Proposta de Correcção

Grupo I

Texto A

1. Três aspectos que se referem ao mito sebastianista:
  • o desaparecimento de D. Sebastião na «última nau»;
  • os presságios negativos associados ao desaparecimento do rei, símbolo do fim / desfazer do Império dos Descobrimentos;
  • a crença no regresso do rei;
  • o aportar a uma ilha misteriosa e desconhecida;
  • a morte física de D. Sebastião vs a persistência do sonho que encarna e que se projecta no futuro;
  • a indefinição relativamente ao destino do rei (vv. 7-8).

2. Reacção do desapercimento de D. Sebastião:
          » Sujeito poético:
                    . a crença no regresso do rei;
                    . o entusiasmo, a expectativa suscitadas por essa crença;
          » Povo:
                    . a descrença, o desânimo, o abatimento, a falta de energia sucitados pelo
                      desaparecimento do rei.

3. Relação entre o conteúdo da última estrofe e a pergunta dos versos 8 e 9:
          » Nos vv. 8 e 9, o sujeito poético questiona (-se) o regresso do rei;
          » Na última estrofe, ele responde afirmativamente a essa pergunta:
                    . crê firmemente no regresso de D. Sebastião, que simboliza, em simultâneo,
                      o fim da névoa, do desânimo em que a pátria mergulhou, e o ressurgimento
                      do Império;
                    . desconhece, porém, o momento desse regresso, que se lhe apresenta como
                      indefinido, incerto e misterioso.

4. Características:
          » Do discurso épico:
                    . a presença do mito sebastianista - a mitificação de D. Sebastião;
                    . a alusão ao Império português;
                    . o uso da terceira pessoa;
                    . a exaltação do rei, a crença no seu regresso por parte do sujeito poético.
          » Do discurso lírico:
                    . a alusão aos sentimentos / às emoções do povo após o desaparecimento do
                      rei D. Sebastião (os "choros de ânsia e de pressago / Mistério.");
                    . o recurso à primeira pessoa, traduzindo o estado de espírito, a crença do
                      sujeito poético e conferindo, assim, maior carga subjectiva ao discurso
                      poético.


Texto B

. Introdução:
  • Os navegadores portugueses são apresentados, n'Os Lusíadas, como heróis que, pelas suas façanhas / obras, merecem o prémio supremo: a glória e a imortalidade.
. Desenvolvimento:
  • Esse heroísmo é demonstrado nas seguintes circunstâncias:
          » no enfrentamento e vitória sobre os perigos do mar (o episódio do Adamastor,
             símbolo da passagem do cabo das Tormentas);
          » nas vitórias obtidas contra os inimigos que os atacaram, traíram e lhes armaram ci-
             ladas (mouros...);
          » o enfrentamento e superação das forças da Natureza (Tempestade);
          » o confronto com as vozes que se opunham à empresa dos Descobrimentos (o
             Velho do restelo);
          » a prática da virtude, do heroísmo;
          » a coragem, a fé, a determinação, o patriotismo demonstrados.

. Conclusão:
  • Os portugueses são dignos de serem recebidos na Ilha dos Amores, que simboliza o prémio que lhes é devido pelos feitos praticados - a glória, a imortalidade e a divinização.



Grupo II

     Versão 1                                                                          Versão 2

1.1. D                                                                              1.1. C

1.2. A                                                                               1.2. C

1.3. C                                                                               1.3. A

1.4. C                                                                               1.4. B

1.5. D                                                                                1.5. A

1.6. A                                                                                1.6. C

1.7. B                                                                                1.7. D

2.1. Complemento directo

2.2. Valor restritivo

2.3. Acto ilocutório directivo



Grupo III

. Introdução:
  • O sonho enquanto motor da vida humana / do progresso;
  • A variação do «sonho» de pessoa para pessoa;
  • Sonho = ambições pessoais, desejos, esperanças...

. Desenvolvimento:

          - Argumento 1:
                     » O sonho é a base de novas descobertas, de feitos grandiosos.

                    - Exemplos:
                              a) Os Descobrimentos portugueses;
                              b) A chegada do Homem à Lua.

          - Argumento 2: O sonho e o futuro de cada ser humano:
                    - Exemplos:
                              a) O sonho de constituir família;
                              b) O sonho de uma carreira profissional;
                              c) ...

          - Argumento 3: O sonho é sinónimo de progresso, de modernidade, de uma vida
                                     mais longa, com mais qualidade e conforto:

                    - Exemplo:
                              a) Os reflexos dos progressos tecnológicos na vida quotidiana (a facili-
                                   tação da comunicação - que passa a instantânea e universal, em
                                   contraste, por exemplo, com a época dos Descobrimentos; os avanços
                                   da Medicina e os seus reflexos no prolongamento da vida humana em
                                   tempo / duração e qualidade; ...)

          - Argumento 4: O sonho constituti uma forma de superação dos limites humanos.

                    - Exemplo: a conquista de outros espaços além daquele em que o Homem
                                       sempre se moveu (a conquista dos mares, o sonho de voar...).


. Conclusão:
  • O sonho foi variando ao longo dos tempos e de ser humano para ser humano;
  • O sonho é um traço distintivo do Homem;
  • A necessidade de lutar e de esforço para que o sonho se concretize.

351 comentários :

  1. estou ansiosa que saia esta correcção

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  2. Daqui por quanto tempo sairá?

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  3. Achei mais fácil este exame mas mesmo assim estou ansiosa que saia a correcção

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  4. normalmente isto sai a que horas?

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  5. correu-me super bem, embora tenho me esquecido de terminar de responder à pergunta 4 do primeiro grupo, agora já está..seja o que deus quiser..também estou ansiosa por esta correcção

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  6. A 1.3 é a D? De certeza? A escritora Sophia de Mello Breyner Andresen referiu este aspecto no texto, passo a citar : "... e pensei o que terá sido o maravilhamento e o espanto dos homens que chegaram aqui, sem terem visto um mapa, sem terem lido uma descrição." Será que não poderia ser a C?

    Também estou desejosa pela correcção... Só deve sair às 17/18 horas, suponho eu...

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  7. eu no grupo dois so tenho 4 certas ou seja 20 pontos nao sei no q q isto vai dar

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  8. isso ainda vai demorar baaaahhhh

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  9. Essas escolhas multiplas estão certas? Se estao certas tou feito, vai ser uma desgraça.

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  10. aqelas escolhas sao da versao 1 pessoal .. falta a versao dois :)

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  11. eu na 1.3 também coloquei a C

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  12. Só a minha gramática está uma desgraça... X.X
    Será que os 8 euros valeram para fazer melhoria de nota? -.-'

    A entrada na universidade está a dar comigo em doida... D:

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  13. será que a 1.3 nao poderá ser a resposta c? acho que faz mais sentido

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  14. estao a colocar os exames muito dificeis :S

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  15. Alguem que tenha ficado com a versão 1, pode me dizer qual a ordem das perguntas de escolha múltipla (II Grupo) SFF

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  16. La vou eu ter de ir trabalhar já que se não passar com 9,5 não entro na faculdade pode ser que me tenha safado na ultima composição: o sonho

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  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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  18. Pois... Relativamente ao comentário que fiz sobre a letra a colocar na questão 1.3 do Grupo II, eu tinha a versão 1.

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  19. composiçoes da treta... eu tenho a versao dois desculpa nao consigo ajudar

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  20. Relativamente à questao 1.3 também tenho duvidas... Eu pus a opçao A porque ela escreveu o seu livro com base nas recordações da sua infancia passada na costa atlântica "Era na praia que passava as ferias e uma das imagens que está sempre no fundo da minha memória é aquele mar coberto de brilhos da infancia que se vê com enorme deslumbramento. (...).

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  21. Para eles aqui terem colocado na 1.3 a D é porque nós temos mal não me acredito que eles tenham colocado aqui sem ter a certeza se estava certo. Menos 0,5 valores

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  22. Já agora, aproveito para partilhar uma pequena opinião.
    Penso que aumentar as horas nas disciplinas "Português" e "Matemática" não adianta de nada. Se os professores não exigem connosco, DESDE CEDO, o mesmo que os exames exigem, não há melhorias.
    Alguns de nós podemos ter bons e maus professores, alguns queixam-se sem razão, mas a verdade é que os maus professores precisam de se pôr na linha. A culpa não pode ser apenas dos alunos...

    No que me diz respeito, o nível de exigência das aulas não se iguala à exigência do exame.

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  23. na 1.3 a A não é de certeza

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  24. Mas nao se esqueçam que esta é apenas uma proposta de correcção..pode sim ter havido um engano na resposta das 1.3

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  25. Concordo com a tua opinião

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  26. Relativamente a escolher a opção A para a questão 1.3., hás-de reparar que eles perguntam qual foi a razão pela qual a Sophia escreveu o livro "Navegações" (linha 29, 30). Até mesmo no final da resposta a essa pergunta, Sophia diz "E assim, todo o livro Navegações é construído à volta desse espanto, desses Descobrimentos."

    Penso que a "A" não dava mesmo...

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  27. ela na entrevista na ultima resposta começa a imaginar de que maneira se sentiam eles a chegar aquele destino... não refere factos ocorridos naquela época, simplesmente imagina o sentimento, a sensaçao deles perante aquela situaçao... o.0 pra mim é a c --'

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  28. vocês viram bem a pergunta 4 do grupo 1? nunca na vida pensava que pudessem perguntar aquilo

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  29. sim, e esqueci-me de completar essa resposta por esquecimento!! o exame pareceu-me bastante acessível! agora é esperar pelas notas

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  30. É verdade, também nunca pensei que fossem perguntar sobre discurso épico e discurso lírico... Eu tive de inventar -.-

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  31. versão 2- c c a b a c d

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  32. POsso estar enganada mas penso que discurso épico é por relatar factos históricos verdadeiros e discurso lírico é por não conter um tom grandioso como, por exemplo, n'Os Lusíadas

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  33. Faculdade ta cada vez mais longe de mim não podem fazer a 3 fase ?

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  34. estará esse post da versao 2 certo? na minha opiniao duvido. comentem...

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  35. O exame era acessível para quem pagou e se inscreveu para ir a segunda fase mas não era nada nada fácil.

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  36. a minha versao é a 1 nao posso ajudar

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  37. Deves estar muito mais certa do que eu relativamente à definição dos dois tipos de discurso D:

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  38. O discurso lírico na concordo contigo pq acho que tem mais a ver com o facto de se utilizarem rimas e assim no que respeita ao épico já concordo contigo

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  39. "O exame era acessível para quem pagou e se inscreveu para ir a segunda fase mas não era nada nada fácil. "

    Era acessível, mas não era nada nada fácil? x.x
    Fiquei confusa o.o

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  40. podiam dizer já hoje qual era a nossa nota vou estar a sofrer ate dia 9 Agosto

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  41. A gramática por o menos a minha foi uma desgraça! :(

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  42. Era acessível ou seja tinham acesso a ele certo? logo todos aqueles que se inscreveram tinham acesso já percebeste? lol :p ter acesso a ele ser acessível não quer dizer que seja fácil

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  43. A tua e a minha! só vou ter 20 pontos no grupo 2 todo! quer dizer 2,5 se disserem que a 1.3 é a C

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  44. A desgraça total a minha prof a pensar que ia sair o memorial bem me enganou

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  45. se a 1.3 for realmente a C..terei tudo certo menos o complemento directo..pus complemento indirecto nessa :(

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  46. Penso que esta proposta de correcção não esta certa.
    Na 2.1 e complemento indirecto e não directo!

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  47. deus queira que estejas certa/o lol..aí tenho tudo bem!!!

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  48. disseram-me que a 1.3 era a C!

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  49. eu também espero qe esta correcção não esteja certa a 100% porque senão na gramática vai ser o descalabre mesmo --'

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  50. :DDDDD é bom uqe seja a C !!!! :DDDD

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  51. eu tenho a versao 2 e puz a,c,b,a,a,c,d

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  52. quero é o resultado da gave que nunca mais sai...

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  53. Ok, eu já percebi, relativamente à acessibilidade do exame xP Fiz confusão :)

    Epá, se a 1.3 for a "D", nos critérios de avaliação do G.A.V.E, acho que vou revoltar-me o.o Estou a ver que a maioria do pessoal pôs a "C"..

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  54. Tenho a certeza que a 1.3 é a C (Na versão 1)

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  55. ola! eu na 1.3 também penso que é a C!!!

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  56. somos dois revoltados xD

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  57. Alguém me pode explicar a opção escolhida na 1.2 do Grupo II?

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  58. Yupiii, revoltados on fire xD

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  59. porreiro mais gente para a revolta nao? XD haha xD

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  60. Mas é claro que é a C.... -.-

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  61. quem m dera ter essa certeza, segundo a logica da batata é a c, masss..... xD

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  62. "Porreiro, pá."
    Já tenho saudades das conversas do J. Sócrates.
    (Ou não...) :D

    É bom que seja a C xP

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  63. mas o que diz a c' tenho versao 2

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  64. Tem que ser a C pessoal senão é a desgraça!!!

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  65. é " evocaçao so sentimento vivido pelos descobridores" = c

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  66. 1.3 do grupo II da versão 1 (Segundo Sophia, o aspecto que mais contribuiu para a escrita do livro Navegações foi a :)

    (C) Evocação do sentimento vivido pelos descobridores.
    (D) Nostalgia da época das navegações portuguesas.

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  67. *do
    peço desculpa pelo engano xD

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  68. dizia: "evocação do sentimento vivido pelos descobridores"

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  69. Epá a D n faz sentido nenhum no contexto do texto, pessoal esta correcção pode não estar correcta em todos os items que estão expostos :s

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  70. Nós não perdoaremos esse erro, Anónimo!
    Que vergonha! Cometer uma gafe destas...

    Os jovens portugueses não sabem escrever, nem falar!

    (Derp derp derp...)

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  71. Perdoamos perdoamos , hoje temos que ser solidários uns com ou outros xD Isto demanha foi muito forte e agora temos que recuperar xD

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  72. Olá a todos,quanto ao exame estou como todos vós aflita, nao sei mesmo que pensar, até chego a estar com bastante medo da minha nota, na questao 1.3 eu tambem coloquei a resposta C e para mim é a que faz mais lógica.
    eu tenho a versão 1 do exame nacional.
    E digo é muito complicado chumbar, eu acabei o 12º ano no ano passado com media de 15 e chumbei nos dois exames e agora estou com tanto medo deste resultado...

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  73. Vai correr tudo bem :) Pensamentos positivos

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  74. Tem calma, Anónimo que deixou um comentário no dia 22 de Julho de 2011, às 15:02 (LOL), a nota pode ser um pouco incerta pois, nem na escrita, nem na interpretação podemos saber, com clareza, a pontuação segundo os critérios do GAVE. Mas se tiveste 15 no final do ano, deves safar-te :)
    Tens a média que pretendes para ingressar na universidade?

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  75. Vá pessoal... Keep your spirits high... Vamos todos tirar um 20 :D

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  76. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

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  77. isto nao é o grupo dos revoltados, é o grupo dos C´s

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  78. O grupo dos C's? Olha que isso pode ofender o pessoal... xD

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  79. Na versao II na 1.5. a resposta certa é a C- tempo
    porque esta conjunção estabelece uma relação de tempo...

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  80. Desde que a nota final seja um C e nao um F xD

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  81. é assim eu tirei um 15 como média no final do ano porque nos exames foi um desastre, eu para entrar na faculdade chega os 9,5 mas queria tirar mais até pq queria ir para o porto que ja tenho lá casa, mas as medias para entrar no porto são mais altas, vamos la ver como isto fica!

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  82. hahahahahah foi sem ofensa nenhuma... dsp caso tenha parecido isso, mas como todo vota no C lool

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  83. Hehe eu sei, estava a brincar, Anónimo (22 de Julho de 2011 15:15 )

    Vai correr tudo bem, Anónimo (22 de Julho de 2011 15:15) :)

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  84. Alguem me consegue dizer pk na versao II na 1.4. é determinante que funciona como deíctico pessoal e nao como temporal. hmm?? :p

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  85. O "enquanto" acho eu estabelece uma relacão de constraste uma vez que é uma conjunção de uma oração subordinada concessiva

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  86. Porque Chuck Norris quer? É dogmático.

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  87. para o anonimo das 15:19... estava agora a olhar para o livro de preparação para o exame e nego a tua resposta... é mesmo de tempo.. a concessiva é "conquanto".. enquanto é mesmo de tempo

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  88. versao 1 eu na 1.3 pus a D espero bem que esteja correcta

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  89. se fosse de tempo estaria a referir alturas diferentes nao? eu pus contraste, pois refere simplesmente visoes diferentes, de locais diferentes na mesma altura, s fosse temporal teria a haver com o tempo,coisa que nao acontece... digo eu...

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  90. Anónimo das 15:24 :s , tens razão acabei agora de ver :/

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  91. Ora bem... Mas na versão 1, para a questão 1.5, a resposta é "D", certo?

    Penso que tem lógica...
    "Enquanto no Mediterrâneo só há ondas quando há temporal, no Atlântico há ondas todos os dias quando há maré cheia..."

    A frase revela um contraste entre os dois...

    Não me digam que tenho mais uma errada? D:

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  92. Epá, estas perguntas matam-me.

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  93. Mas então sendo assim a correcção aqi está mesmo um pouco falsa :s

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  94. anonimo, (22 de julho de 2011 15:32)... até mesmo em relaçao a frase anterior faz contraste... o.0

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  95. É uma proposta de correcção.

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  96. Eu tou agora aqui a ver numa gramática e aqui diz:
    "A conjunção enquanto pode também ter um valor constrastivo" e dá como exemplo: "O Luís é trabalhador, enquanto que o irmão é preguiçoso" ;)

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  97. É contraste em todo o lado, então x.x

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  98. Voilá , é uma proposta de correcção, nada de stresses que pode até nem corresponder bem ao que diz aqui ;)

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  99. é que com a frase anterior tb faz sentido, numa indica as praias atlanticas que sao isto e aquilo e depois diz... "enquanto" no mediterranio .. blablabla... faz um contraste dos dois locais e ainda acentua isso depois com a explicaçao (da mare e ondas e etc... lol) maior contraste é impossivel... e de tempo n tem nd... n refere nd de tempo...

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  100. porque é que na versão II do grupo II a 1.7 é D e nao C --> Concessão --'

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  101. Ya mesmo ... Só pode ser contraste digo eu :s

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  102. a 1.7 eu pus hipotese, estava indecisa entre essa da concessao e da hipotese, segundo a correcçao deste "ser" lol esta correcto xD

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  103. Alguém sabe a que horas sairá a correcção na GAVE?

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  104. agora a sério pessoal , porque é que acham que é complemento directo? ou melhor, direto? eu pus indireto mas com muitas dúvidas

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  105. quando se despacharem LOL

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  106. é parvo porque pode ser tanto um como outro LOL
    "partiram a procura do prestes joso - e não o descobriram", segundo a logica pa descobrir o complemento directo pergunta-se: partiram a procura do que? mas que eu saiba é uma pessoa, pergunta-se "quem" LOL, só assim por acaso LOL e o "o" na segunda parte refere-se ao prestes joao, mas ya...

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  107. Ca para mim na Versao II de escolha multipla, a 1.2 é a D e nao a C

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  108. Pessoal, vão todos dar uma volta, apanhar ar... voltem às 18 ou 19 horas, e depois vêem a correcção... Não fiquem exaltados a tarde toda :o

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  109. Pois eu tmb pus complemento indirecto uma vez que se refere a um "prestes joão" que não foi descoberto logo não descobriram quem?! O "prestes joão" por isso tmb pus complemento indirecto , mas pode estar mal , uma vez qe nunca tive grande sorte nesta cena da gramática ^^

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  110. eu tambem coloquei complemento indirecto e já vi que está errado pk o pronome "o" é pronome pessoal que pede a função sintactica de complemento directo

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  111. na 1.4 tem de ser um pronome pois um determinante procede o nome coisa que não se verifica

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  112. a 1.4 é pronome? eu agradeço xD

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  113. Eu nem vos digo o que pus no grupo II, no 2. ...
    Que vergonha -.-'

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  114. vida é um substantivo (nome) logo minha é determinante.

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  115. tem a certeza que a 1.1 da verçao II (escolha multipla) é a C e nao a A (Critica à dimensão....) ?

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  116. minha tanto pode ser pronome como determinante , mas de facto está antes de um nome , logo deve ser determinante :s

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  117. diz la o k puses-te?!! kiki

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  118. entao mas é determinante ou pronome --' eu confundo sempre LOL

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  119. ele não faz critica nenhuma, acho eu.. o k achas?

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  120. eu pus pronome e acho que fiz asneira, mas a esperança é a ultima a morrer LOL

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  121. tem a certeza que a 1.1 da verçao II (escolha multipla) é a C e nao a A (Critica à dimensão....) ? Podemmm resspoonderr --'

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  122. No meu ver é determinante , mas confesso , la no exame pus pronome --'

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  123. é determinante caro anonimo!! agora resta saber qual deles.

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  124. Pessoal já fui dar uma volta mas não adianta nada estou nervosa na mesma

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  125. Ui, se os jornalistas te vissem, Anónimo (22 de Julho de 2011 15:53), já tinhas sido cortado/a às postas x.x

    Escreve-se "puseste", filho/a xD
    Não me mates, estamos aqui para ajudar uns aos outros o.O

    Bem, eu não disse os nomes que eles pretendiam, mas só dei definições muito vagas... Deve dar-me 1 ponto cada -.- Que parvoíce a minha...

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  126. é determinante e mais nada

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  127. para o pessoal dos cs tenho a versão 2 por isso coloquei evocação... espero que seja os vossos cs

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  128. tao pronto esta errada LOL

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  129. eu tmb coloquei pronome pessoal e afinal era determinante realmente bem me parecia

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  130. ah confesso escreve-se assim?? lool. já me lixei k na composição meti confeço. lool. já se foi um valor

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  131. sou estrangeira.. nao te mato pk nao tinhas como saber :p

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  132. 1.3 é a C só pode sao mais 0,5 valores pode ser a diferença entre passar e nao passar

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  133. só queria sublinhar a estupidez de terem feito as duas fases do exame todas em volta de Fernando Pessoa.

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  134. Eu tenho a verSão 1, Anónimo (22 de Julho de 2011 15:55 ), mas penso que consigo responder.

    Tens de ver a resposta da Sophia. "Quando você fala de ruptura, talvez ela se possa explicar porque foi diferente o meu ponto de partida. É a partir da minha própria descoberta do mar e da revolução do mundo que se constrói a minha visão dos Descobrimentos..."

    Penso que isto não se refere a uma crítica, mas sim à descoberta pessoal do sentido pleno das navegações portuguesas.

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  135. Não é por nada mas estou a ver que o GAVE mais uma vez fez de tudo para induzir os examinandos em erro, se repararem, a cena do "enquanto" tanto podia ser concessão como tempo, e no "minha" tanto podia ser pronome ou determinante, a verdade é que de acordo com o sentido da frase e de acordo onde a palavra estava colocada era um ou outro ... :s fogo realmente este ano tiraram bem tempo para nos lixarem as vidas , la se vai a faculdade :s

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  136. quais eram os versos que eram para tirar na 1.4 do grupo I ??

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  137. Concordo plenamente contigo, Anónimo das 16 horas.
    Já não bastava terem posto duas partes de Fernando Pessoa no primeiro exame, como agora ainda foram bater mais no ceguinho.

    Poesia... Pfft D:

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  138. Anónimo da Versão II que questionou do grupo dos C's : Sim, maioria do pessoal daqui pôs a evocação também.

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  139. essa da vida é um nome ah, ah deve ser verbo,enfim desculpem lá mas a diferença entre um pronome e um determinante é que o determinante procede o nome e o pronome não, na minha terra procede significa vem depois...

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  140. eu agradeço terem posto mensagem xD

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  141. A GAVE já tem alguma coisa acerca deste exame ?

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  142. LOL, não se chateiem. Esperem pelo GAVEzinhe para depois atirarem objectos ao monitor.

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  143. so que eu troco sempre qual é que procede do nome s é o pronome ou o determinante LOL

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  144. Nope, ainda não "uploadaram" nada.

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  145. O pronome substitui... o.O

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  146. A 2.2 da versão 1 só por acaso não podia ter valor de certeza ?

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  147. Anononimo das 16h01 explica la isso? qem colocou uma coisa ou outra é considerado certo??

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  148. naão me parece anonimo das 16.09

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  149. Ok obrigado anonimo das 16.11... Tou lixado com isto lol

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  150. ou valor apreciativo?'?

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  151. anonimo das 16.11. é obvio k nao ne? ele so kria mostrar como a GAVE enduziu em erro pk apenas são parecidas, mas as pessoas não sabem fazer a digerença pk ela sao mt diferentes. nao culpem a GAVE

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  152. Isso de "uma coisa ou outra" não vai com os Senhores do GAVE.

    Penso que o anónimo das 16:01 queria dizer com isso que o exame devia ser mais claro e menos picuinhas.

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  153. A GAVE já passou no exame a muito

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  154. nao caro anonimo.. so existem 2.. restritiva e explicativa mas esta era restritiva

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  155. N é considerado certo nada, simplesmente disse que de acordo com o sitio e com o contexto em que "enquanto" e "Minha" estava inserido podia ser uma ou outra .. neste caso deve ser concessão e determinante..

    Eles puseram bem as armadilhas, do género, se não pensasemos muito bem naquilo que la estava, podiamos até estar a ter um raciocinio correcto no entanto não nos lembravamos de que o determinante procede o nome ou não nos lembravamis que estava a fazer um contraste entre duas ideias diferentes ja iamos colocar pronome e tempo! è complicado, no meu ver é
    -concessão
    -determinante; deitico pessoal

    mas posso tar com um raciocinio errado :s

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  156. Aqui devem ter ficado escandalizados com os nossos comentários e já nem colocaram a resposta a mais nada

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  157. eu acho mesmo que é de tempo. dsp :p

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  158. Os resultados devem sair por volta das 17h...quando encerrarem os exames de hoje...

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  159. alguem podia me indicar quais são as opções correctas na 1.6 e 1.7 da versão II? estou muito curiosa nestas

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  160. fuck, eu com a pressao em vez de escrever complemeto indirecto meti discurso LOOOOL. espero q n seja o complemeto directo

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  161. LOOOL! Alunos malandros. xD

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  162. É assim ,eu tenho versão 1 e pus:
    1.6 anterior
    1.7 hipótese

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  163. De tempo não é de certeza tens de ver o contexto da frase

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  164. Yap, não pode ser de tempo lol

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  165. Essa da 1.7 muita gente que eu conheço errou e a 1.3??novidades da 1.3?

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  166. tb pus assim a 1.6 e 1.7 ^^

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  167. Já estavas traumatizado/a com o discurso épico e lírico xD

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  168. eu não estava a por em questão o grupo dos cs mas como tenho a versão 2 não sabia qual era a resposta correcta

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  169. só saberemos a verdade quando sair a resolução do gave, antes disso, tudo não passa de ideias de resolução, mas aposto que há aqui gente que tem certo e tem o raciocinio correcto e bem feito claro ;)

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  170. Este exame foi um gigante Adamastor

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  171. LOOOOL gostei ahahah xD

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  172. Quero mesmo ir para a faculdade mas tambem se nao passei nestes exames entao na faculdade vai ser pior lol coitados dos meus pais que desiluçao

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  173. Ao menos fiz sorrir alguém :D

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  174. eu quero ir para arquitectura e enquanto n passar este pesadelo nao vou pa faculdd --' é que é só o portugues LOL

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  175. Como é que é possível... xD

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  176. yahhh xD podes ter a certeza xD

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  177. Esta tdu nervoso até o que esta a dar agora na tvi tambem esta nervoso

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  178. se é anterior e hipotese entao errei as duas :(

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  179. A TVI pode ir apanhar num sitio que eu cá sei o.o

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  180. LOOOOOL pessoal muito simpático aqui!

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  181. LLOOOL daqui a 25 minutos ja ficas sem nervos, ou entao arrebentas a escala xD caso esteja tudo errado xD

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  182. O exercício 1 do grupo 1 acharam fácil? eu nao

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  183. LOL :D Epá, estava a brincar pessoal.. o.O

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  184. Rebentar acredito mas arrebentar já não sei

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  185. lool ho xD é dos nervos LOOL xD

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  186. Uiii, que o clima aqui está tenso... xD

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  187. Eu quero acreditar que tive positiva, mas é sempre aquela coisa xD

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  188. nunca aprendi actos ilocutórios na escola o.o , nem valores de orações

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  189. nm tu nm eu! eu inventei e pus acto ilocutório interrogativo xD LOL

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