Português: Exame Nacional 2011 - 2.ª fase - Proposta de Correcção

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Exame Nacional 2011 - 2.ª fase - Proposta de Correcção

Grupo I

Texto A

1. Três aspectos que se referem ao mito sebastianista:
  • o desaparecimento de D. Sebastião na «última nau»;
  • os presságios negativos associados ao desaparecimento do rei, símbolo do fim / desfazer do Império dos Descobrimentos;
  • a crença no regresso do rei;
  • o aportar a uma ilha misteriosa e desconhecida;
  • a morte física de D. Sebastião vs a persistência do sonho que encarna e que se projecta no futuro;
  • a indefinição relativamente ao destino do rei (vv. 7-8).

2. Reacção do desapercimento de D. Sebastião:
          » Sujeito poético:
                    . a crença no regresso do rei;
                    . o entusiasmo, a expectativa suscitadas por essa crença;
          » Povo:
                    . a descrença, o desânimo, o abatimento, a falta de energia sucitados pelo
                      desaparecimento do rei.

3. Relação entre o conteúdo da última estrofe e a pergunta dos versos 8 e 9:
          » Nos vv. 8 e 9, o sujeito poético questiona (-se) o regresso do rei;
          » Na última estrofe, ele responde afirmativamente a essa pergunta:
                    . crê firmemente no regresso de D. Sebastião, que simboliza, em simultâneo,
                      o fim da névoa, do desânimo em que a pátria mergulhou, e o ressurgimento
                      do Império;
                    . desconhece, porém, o momento desse regresso, que se lhe apresenta como
                      indefinido, incerto e misterioso.

4. Características:
          » Do discurso épico:
                    . a presença do mito sebastianista - a mitificação de D. Sebastião;
                    . a alusão ao Império português;
                    . o uso da terceira pessoa;
                    . a exaltação do rei, a crença no seu regresso por parte do sujeito poético.
          » Do discurso lírico:
                    . a alusão aos sentimentos / às emoções do povo após o desaparecimento do
                      rei D. Sebastião (os "choros de ânsia e de pressago / Mistério.");
                    . o recurso à primeira pessoa, traduzindo o estado de espírito, a crença do
                      sujeito poético e conferindo, assim, maior carga subjectiva ao discurso
                      poético.


Texto B

. Introdução:
  • Os navegadores portugueses são apresentados, n'Os Lusíadas, como heróis que, pelas suas façanhas / obras, merecem o prémio supremo: a glória e a imortalidade.
. Desenvolvimento:
  • Esse heroísmo é demonstrado nas seguintes circunstâncias:
          » no enfrentamento e vitória sobre os perigos do mar (o episódio do Adamastor,
             símbolo da passagem do cabo das Tormentas);
          » nas vitórias obtidas contra os inimigos que os atacaram, traíram e lhes armaram ci-
             ladas (mouros...);
          » o enfrentamento e superação das forças da Natureza (Tempestade);
          » o confronto com as vozes que se opunham à empresa dos Descobrimentos (o
             Velho do restelo);
          » a prática da virtude, do heroísmo;
          » a coragem, a fé, a determinação, o patriotismo demonstrados.

. Conclusão:
  • Os portugueses são dignos de serem recebidos na Ilha dos Amores, que simboliza o prémio que lhes é devido pelos feitos praticados - a glória, a imortalidade e a divinização.



Grupo II

     Versão 1                                                                          Versão 2

1.1. D                                                                              1.1. C

1.2. A                                                                               1.2. C

1.3. C                                                                               1.3. A

1.4. C                                                                               1.4. B

1.5. D                                                                                1.5. A

1.6. A                                                                                1.6. C

1.7. B                                                                                1.7. D

2.1. Complemento directo

2.2. Valor restritivo

2.3. Acto ilocutório directivo



Grupo III

. Introdução:
  • O sonho enquanto motor da vida humana / do progresso;
  • A variação do «sonho» de pessoa para pessoa;
  • Sonho = ambições pessoais, desejos, esperanças...

. Desenvolvimento:

          - Argumento 1:
                     » O sonho é a base de novas descobertas, de feitos grandiosos.

                    - Exemplos:
                              a) Os Descobrimentos portugueses;
                              b) A chegada do Homem à Lua.

          - Argumento 2: O sonho e o futuro de cada ser humano:
                    - Exemplos:
                              a) O sonho de constituir família;
                              b) O sonho de uma carreira profissional;
                              c) ...

          - Argumento 3: O sonho é sinónimo de progresso, de modernidade, de uma vida
                                     mais longa, com mais qualidade e conforto:

                    - Exemplo:
                              a) Os reflexos dos progressos tecnológicos na vida quotidiana (a facili-
                                   tação da comunicação - que passa a instantânea e universal, em
                                   contraste, por exemplo, com a época dos Descobrimentos; os avanços
                                   da Medicina e os seus reflexos no prolongamento da vida humana em
                                   tempo / duração e qualidade; ...)

          - Argumento 4: O sonho constituti uma forma de superação dos limites humanos.

                    - Exemplo: a conquista de outros espaços além daquele em que o Homem
                                       sempre se moveu (a conquista dos mares, o sonho de voar...).


. Conclusão:
  • O sonho foi variando ao longo dos tempos e de ser humano para ser humano;
  • O sonho é um traço distintivo do Homem;
  • A necessidade de lutar e de esforço para que o sonho se concretize.

351 comentários :

  1. estou ansiosa que saia esta correcção

    ResponderEliminar
  2. Daqui por quanto tempo sairá?

    ResponderEliminar
  3. vai demorar mt ainda?

    ResponderEliminar
  4. Achei mais fácil este exame mas mesmo assim estou ansiosa que saia a correcção

    ResponderEliminar
  5. normalmente isto sai a que horas?

    ResponderEliminar
  6. correu-me super bem, embora tenho me esquecido de terminar de responder à pergunta 4 do primeiro grupo, agora já está..seja o que deus quiser..também estou ansiosa por esta correcção

    ResponderEliminar
  7. A 1.3 é a D? De certeza? A escritora Sophia de Mello Breyner Andresen referiu este aspecto no texto, passo a citar : "... e pensei o que terá sido o maravilhamento e o espanto dos homens que chegaram aqui, sem terem visto um mapa, sem terem lido uma descrição." Será que não poderia ser a C?

    Também estou desejosa pela correcção... Só deve sair às 17/18 horas, suponho eu...

    ResponderEliminar
  8. eu no grupo dois so tenho 4 certas ou seja 20 pontos nao sei no q q isto vai dar

    ResponderEliminar
  9. isso ainda vai demorar baaaahhhh

    ResponderEliminar
  10. Essas escolhas multiplas estão certas? Se estao certas tou feito, vai ser uma desgraça.

    ResponderEliminar
  11. aqelas escolhas sao da versao 1 pessoal .. falta a versao dois :)

    ResponderEliminar
  12. eu na 1.3 também coloquei a C

    ResponderEliminar
  13. Só a minha gramática está uma desgraça... X.X
    Será que os 8 euros valeram para fazer melhoria de nota? -.-'

    A entrada na universidade está a dar comigo em doida... D:

    ResponderEliminar
  14. será que a 1.3 nao poderá ser a resposta c? acho que faz mais sentido

    ResponderEliminar
  15. estao a colocar os exames muito dificeis :S

    ResponderEliminar
  16. Alguem que tenha ficado com a versão 1, pode me dizer qual a ordem das perguntas de escolha múltipla (II Grupo) SFF

    ResponderEliminar
  17. La vou eu ter de ir trabalhar já que se não passar com 9,5 não entro na faculdade pode ser que me tenha safado na ultima composição: o sonho

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Pois... Relativamente ao comentário que fiz sobre a letra a colocar na questão 1.3 do Grupo II, eu tinha a versão 1.

    ResponderEliminar
  20. alguem tem a versao 1?

    ResponderEliminar
  21. composiçoes da treta... eu tenho a versao dois desculpa nao consigo ajudar

    ResponderEliminar
  22. Relativamente à questao 1.3 também tenho duvidas... Eu pus a opçao A porque ela escreveu o seu livro com base nas recordações da sua infancia passada na costa atlântica "Era na praia que passava as ferias e uma das imagens que está sempre no fundo da minha memória é aquele mar coberto de brilhos da infancia que se vê com enorme deslumbramento. (...).

    ResponderEliminar
  23. Para eles aqui terem colocado na 1.3 a D é porque nós temos mal não me acredito que eles tenham colocado aqui sem ter a certeza se estava certo. Menos 0,5 valores

    ResponderEliminar
  24. Já agora, aproveito para partilhar uma pequena opinião.
    Penso que aumentar as horas nas disciplinas "Português" e "Matemática" não adianta de nada. Se os professores não exigem connosco, DESDE CEDO, o mesmo que os exames exigem, não há melhorias.
    Alguns de nós podemos ter bons e maus professores, alguns queixam-se sem razão, mas a verdade é que os maus professores precisam de se pôr na linha. A culpa não pode ser apenas dos alunos...

    No que me diz respeito, o nível de exigência das aulas não se iguala à exigência do exame.

    ResponderEliminar
  25. na 1.3 a A não é de certeza

    ResponderEliminar
  26. Mas nao se esqueçam que esta é apenas uma proposta de correcção..pode sim ter havido um engano na resposta das 1.3

    ResponderEliminar
  27. Concordo com a tua opinião

    ResponderEliminar
  28. Relativamente a escolher a opção A para a questão 1.3., hás-de reparar que eles perguntam qual foi a razão pela qual a Sophia escreveu o livro "Navegações" (linha 29, 30). Até mesmo no final da resposta a essa pergunta, Sophia diz "E assim, todo o livro Navegações é construído à volta desse espanto, desses Descobrimentos."

    Penso que a "A" não dava mesmo...

    ResponderEliminar
  29. ela na entrevista na ultima resposta começa a imaginar de que maneira se sentiam eles a chegar aquele destino... não refere factos ocorridos naquela época, simplesmente imagina o sentimento, a sensaçao deles perante aquela situaçao... o.0 pra mim é a c --'

    ResponderEliminar
  30. vocês viram bem a pergunta 4 do grupo 1? nunca na vida pensava que pudessem perguntar aquilo

    ResponderEliminar
  31. sim, e esqueci-me de completar essa resposta por esquecimento!! o exame pareceu-me bastante acessível! agora é esperar pelas notas

    ResponderEliminar
  32. É verdade, também nunca pensei que fossem perguntar sobre discurso épico e discurso lírico... Eu tive de inventar -.-

    ResponderEliminar
  33. versão 2- c c a b a c d

    ResponderEliminar
  34. POsso estar enganada mas penso que discurso épico é por relatar factos históricos verdadeiros e discurso lírico é por não conter um tom grandioso como, por exemplo, n'Os Lusíadas

    ResponderEliminar
  35. Faculdade ta cada vez mais longe de mim não podem fazer a 3 fase ?

    ResponderEliminar
  36. estará esse post da versao 2 certo? na minha opiniao duvido. comentem...

    ResponderEliminar
  37. O exame era acessível para quem pagou e se inscreveu para ir a segunda fase mas não era nada nada fácil.

    ResponderEliminar
  38. a minha versao é a 1 nao posso ajudar

    ResponderEliminar
  39. Deves estar muito mais certa do que eu relativamente à definição dos dois tipos de discurso D:

    ResponderEliminar
  40. O discurso lírico na concordo contigo pq acho que tem mais a ver com o facto de se utilizarem rimas e assim no que respeita ao épico já concordo contigo

    ResponderEliminar
  41. "O exame era acessível para quem pagou e se inscreveu para ir a segunda fase mas não era nada nada fácil. "

    Era acessível, mas não era nada nada fácil? x.x
    Fiquei confusa o.o

    ResponderEliminar
  42. podiam dizer já hoje qual era a nossa nota vou estar a sofrer ate dia 9 Agosto

    ResponderEliminar
  43. A gramática por o menos a minha foi uma desgraça! :(

    ResponderEliminar
  44. Era acessível ou seja tinham acesso a ele certo? logo todos aqueles que se inscreveram tinham acesso já percebeste? lol :p ter acesso a ele ser acessível não quer dizer que seja fácil

    ResponderEliminar
  45. A tua e a minha! só vou ter 20 pontos no grupo 2 todo! quer dizer 2,5 se disserem que a 1.3 é a C

    ResponderEliminar
  46. A desgraça total a minha prof a pensar que ia sair o memorial bem me enganou

    ResponderEliminar
  47. se a 1.3 for realmente a C..terei tudo certo menos o complemento directo..pus complemento indirecto nessa :(

    ResponderEliminar
  48. Penso que esta proposta de correcção não esta certa.
    Na 2.1 e complemento indirecto e não directo!

    ResponderEliminar
  49. deus queira que estejas certa/o lol..aí tenho tudo bem!!!

    ResponderEliminar
  50. disseram-me que a 1.3 era a C!

    ResponderEliminar
  51. eu também espero qe esta correcção não esteja certa a 100% porque senão na gramática vai ser o descalabre mesmo --'

    ResponderEliminar
  52. :DDDDD é bom uqe seja a C !!!! :DDDD

    ResponderEliminar
  53. eu tenho a versao 2 e puz a,c,b,a,a,c,d

    ResponderEliminar
  54. quero é o resultado da gave que nunca mais sai...

    ResponderEliminar
  55. Ok, eu já percebi, relativamente à acessibilidade do exame xP Fiz confusão :)

    Epá, se a 1.3 for a "D", nos critérios de avaliação do G.A.V.E, acho que vou revoltar-me o.o Estou a ver que a maioria do pessoal pôs a "C"..

    ResponderEliminar
  56. Tenho a certeza que a 1.3 é a C (Na versão 1)

    ResponderEliminar
  57. ola! eu na 1.3 também penso que é a C!!!

    ResponderEliminar
  58. somos dois revoltados xD

    ResponderEliminar
  59. Somos 3 já agora xD

    ResponderEliminar
  60. Alguém me pode explicar a opção escolhida na 1.2 do Grupo II?

    ResponderEliminar
  61. Yupiii, revoltados on fire xD

    ResponderEliminar
  62. porreiro mais gente para a revolta nao? XD haha xD

    ResponderEliminar
  63. Mas é claro que é a C.... -.-

    ResponderEliminar
  64. quem m dera ter essa certeza, segundo a logica da batata é a c, masss..... xD

    ResponderEliminar
  65. "Porreiro, pá."
    Já tenho saudades das conversas do J. Sócrates.
    (Ou não...) :D

    É bom que seja a C xP

    ResponderEliminar
  66. mas o que diz a c' tenho versao 2

    ResponderEliminar
  67. Tem que ser a C pessoal senão é a desgraça!!!

    ResponderEliminar
  68. é " evocaçao so sentimento vivido pelos descobridores" = c

    ResponderEliminar
  69. 1.3 do grupo II da versão 1 (Segundo Sophia, o aspecto que mais contribuiu para a escrita do livro Navegações foi a :)

    (C) Evocação do sentimento vivido pelos descobridores.
    (D) Nostalgia da época das navegações portuguesas.

    ResponderEliminar
  70. *do
    peço desculpa pelo engano xD

    ResponderEliminar
  71. dizia: "evocação do sentimento vivido pelos descobridores"

    ResponderEliminar
  72. Epá a D n faz sentido nenhum no contexto do texto, pessoal esta correcção pode não estar correcta em todos os items que estão expostos :s

    ResponderEliminar
  73. Nós não perdoaremos esse erro, Anónimo!
    Que vergonha! Cometer uma gafe destas...

    Os jovens portugueses não sabem escrever, nem falar!

    (Derp derp derp...)

    ResponderEliminar
  74. Perdoamos perdoamos , hoje temos que ser solidários uns com ou outros xD Isto demanha foi muito forte e agora temos que recuperar xD

    ResponderEliminar
  75. Olá a todos,quanto ao exame estou como todos vós aflita, nao sei mesmo que pensar, até chego a estar com bastante medo da minha nota, na questao 1.3 eu tambem coloquei a resposta C e para mim é a que faz mais lógica.
    eu tenho a versão 1 do exame nacional.
    E digo é muito complicado chumbar, eu acabei o 12º ano no ano passado com media de 15 e chumbei nos dois exames e agora estou com tanto medo deste resultado...

    ResponderEliminar
  76. Vai correr tudo bem :) Pensamentos positivos

    ResponderEliminar
  77. Tem calma, Anónimo que deixou um comentário no dia 22 de Julho de 2011, às 15:02 (LOL), a nota pode ser um pouco incerta pois, nem na escrita, nem na interpretação podemos saber, com clareza, a pontuação segundo os critérios do GAVE. Mas se tiveste 15 no final do ano, deves safar-te :)
    Tens a média que pretendes para ingressar na universidade?

    ResponderEliminar
  78. Vá pessoal... Keep your spirits high... Vamos todos tirar um 20 :D

    ResponderEliminar
  79. GRANDE MILAGRE XD

    ResponderEliminar
  80. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    ResponderEliminar
  81. isto nao é o grupo dos revoltados, é o grupo dos C´s

    ResponderEliminar
  82. O grupo dos C's? Olha que isso pode ofender o pessoal... xD

    ResponderEliminar
  83. Na versao II na 1.5. a resposta certa é a C- tempo
    porque esta conjunção estabelece uma relação de tempo...

    ResponderEliminar
  84. Desde que a nota final seja um C e nao um F xD

    ResponderEliminar
  85. é assim eu tirei um 15 como média no final do ano porque nos exames foi um desastre, eu para entrar na faculdade chega os 9,5 mas queria tirar mais até pq queria ir para o porto que ja tenho lá casa, mas as medias para entrar no porto são mais altas, vamos la ver como isto fica!

    ResponderEliminar
  86. hahahahahah foi sem ofensa nenhuma... dsp caso tenha parecido isso, mas como todo vota no C lool

    ResponderEliminar
  87. Hehe eu sei, estava a brincar, Anónimo (22 de Julho de 2011 15:15 )

    Vai correr tudo bem, Anónimo (22 de Julho de 2011 15:15) :)

    ResponderEliminar
  88. Alguem me consegue dizer pk na versao II na 1.4. é determinante que funciona como deíctico pessoal e nao como temporal. hmm?? :p

    ResponderEliminar
  89. O "enquanto" acho eu estabelece uma relacão de constraste uma vez que é uma conjunção de uma oração subordinada concessiva

    ResponderEliminar
  90. Porque Chuck Norris quer? É dogmático.

    ResponderEliminar
  91. para o anonimo das 15:19... estava agora a olhar para o livro de preparação para o exame e nego a tua resposta... é mesmo de tempo.. a concessiva é "conquanto".. enquanto é mesmo de tempo

    ResponderEliminar
  92. versao 1 eu na 1.3 pus a D espero bem que esteja correcta

    ResponderEliminar
  93. se fosse de tempo estaria a referir alturas diferentes nao? eu pus contraste, pois refere simplesmente visoes diferentes, de locais diferentes na mesma altura, s fosse temporal teria a haver com o tempo,coisa que nao acontece... digo eu...

    ResponderEliminar
  94. Anónimo das 15:24 :s , tens razão acabei agora de ver :/

    ResponderEliminar
  95. Ora bem... Mas na versão 1, para a questão 1.5, a resposta é "D", certo?

    Penso que tem lógica...
    "Enquanto no Mediterrâneo só há ondas quando há temporal, no Atlântico há ondas todos os dias quando há maré cheia..."

    A frase revela um contraste entre os dois...

    Não me digam que tenho mais uma errada? D:

    ResponderEliminar
  96. Epá, estas perguntas matam-me.

    ResponderEliminar
  97. Mas então sendo assim a correcção aqi está mesmo um pouco falsa :s

    ResponderEliminar
  98. anonimo, (22 de julho de 2011 15:32)... até mesmo em relaçao a frase anterior faz contraste... o.0

    ResponderEliminar
  99. É uma proposta de correcção.

    ResponderEliminar
  100. Eu tou agora aqui a ver numa gramática e aqui diz:
    "A conjunção enquanto pode também ter um valor constrastivo" e dá como exemplo: "O Luís é trabalhador, enquanto que o irmão é preguiçoso" ;)

    ResponderEliminar
  101. É contraste em todo o lado, então x.x

    ResponderEliminar
  102. Voilá , é uma proposta de correcção, nada de stresses que pode até nem corresponder bem ao que diz aqui ;)

    ResponderEliminar
  103. é que com a frase anterior tb faz sentido, numa indica as praias atlanticas que sao isto e aquilo e depois diz... "enquanto" no mediterranio .. blablabla... faz um contraste dos dois locais e ainda acentua isso depois com a explicaçao (da mare e ondas e etc... lol) maior contraste é impossivel... e de tempo n tem nd... n refere nd de tempo...

    ResponderEliminar
  104. porque é que na versão II do grupo II a 1.7 é D e nao C --> Concessão --'

    ResponderEliminar
  105. Ya mesmo ... Só pode ser contraste digo eu :s

    ResponderEliminar
  106. a 1.7 eu pus hipotese, estava indecisa entre essa da concessao e da hipotese, segundo a correcçao deste "ser" lol esta correcto xD

    ResponderEliminar
  107. Alguém sabe a que horas sairá a correcção na GAVE?

    ResponderEliminar
  108. agora a sério pessoal , porque é que acham que é complemento directo? ou melhor, direto? eu pus indireto mas com muitas dúvidas

    ResponderEliminar
  109. quando se despacharem LOL

    ResponderEliminar
  110. é parvo porque pode ser tanto um como outro LOL
    "partiram a procura do prestes joso - e não o descobriram", segundo a logica pa descobrir o complemento directo pergunta-se: partiram a procura do que? mas que eu saiba é uma pessoa, pergunta-se "quem" LOL, só assim por acaso LOL e o "o" na segunda parte refere-se ao prestes joao, mas ya...

    ResponderEliminar
  111. Ca para mim na Versao II de escolha multipla, a 1.2 é a D e nao a C

    ResponderEliminar
  112. Pessoal, vão todos dar uma volta, apanhar ar... voltem às 18 ou 19 horas, e depois vêem a correcção... Não fiquem exaltados a tarde toda :o

    ResponderEliminar
  113. Pois eu tmb pus complemento indirecto uma vez que se refere a um "prestes joão" que não foi descoberto logo não descobriram quem?! O "prestes joão" por isso tmb pus complemento indirecto , mas pode estar mal , uma vez qe nunca tive grande sorte nesta cena da gramática ^^

    ResponderEliminar
  114. eu tambem coloquei complemento indirecto e já vi que está errado pk o pronome "o" é pronome pessoal que pede a função sintactica de complemento directo

    ResponderEliminar
  115. na 1.4 tem de ser um pronome pois um determinante procede o nome coisa que não se verifica

    ResponderEliminar
  116. a 1.4 é pronome? eu agradeço xD

    ResponderEliminar
  117. Eu nem vos digo o que pus no grupo II, no 2. ...
    Que vergonha -.-'

    ResponderEliminar
  118. vida é um nome lool

    ResponderEliminar
  119. vida é um substantivo (nome) logo minha é determinante.

    ResponderEliminar
  120. tem a certeza que a 1.1 da verçao II (escolha multipla) é a C e nao a A (Critica à dimensão....) ?

    ResponderEliminar
  121. minha tanto pode ser pronome como determinante , mas de facto está antes de um nome , logo deve ser determinante :s

    ResponderEliminar
  122. diz la o k puses-te?!! kiki

    ResponderEliminar
  123. entao mas é determinante ou pronome --' eu confundo sempre LOL

    ResponderEliminar
  124. ele não faz critica nenhuma, acho eu.. o k achas?

    ResponderEliminar
  125. eu pus pronome e acho que fiz asneira, mas a esperança é a ultima a morrer LOL

    ResponderEliminar
  126. tem a certeza que a 1.1 da verçao II (escolha multipla) é a C e nao a A (Critica à dimensão....) ? Podemmm resspoonderr --'

    ResponderEliminar
  127. No meu ver é determinante , mas confesso , la no exame pus pronome --'

    ResponderEliminar
  128. é determinante caro anonimo!! agora resta saber qual deles.

    ResponderEliminar
  129. Pessoal já fui dar uma volta mas não adianta nada estou nervosa na mesma

    ResponderEliminar
  130. Ui, se os jornalistas te vissem, Anónimo (22 de Julho de 2011 15:53), já tinhas sido cortado/a às postas x.x

    Escreve-se "puseste", filho/a xD
    Não me mates, estamos aqui para ajudar uns aos outros o.O

    Bem, eu não disse os nomes que eles pretendiam, mas só dei definições muito vagas... Deve dar-me 1 ponto cada -.- Que parvoíce a minha...

    ResponderEliminar
  131. é determinante e mais nada

    ResponderEliminar
  132. para o pessoal dos cs tenho a versão 2 por isso coloquei evocação... espero que seja os vossos cs

    ResponderEliminar
  133. tao pronto esta errada LOL

    ResponderEliminar
  134. eu tmb coloquei pronome pessoal e afinal era determinante realmente bem me parecia

    ResponderEliminar
  135. ah confesso escreve-se assim?? lool. já me lixei k na composição meti confeço. lool. já se foi um valor

    ResponderEliminar
  136. sou estrangeira.. nao te mato pk nao tinhas como saber :p

    ResponderEliminar
  137. 1.3 é a C só pode sao mais 0,5 valores pode ser a diferença entre passar e nao passar

    ResponderEliminar
  138. só queria sublinhar a estupidez de terem feito as duas fases do exame todas em volta de Fernando Pessoa.

    ResponderEliminar
  139. Eu tenho a verSão 1, Anónimo (22 de Julho de 2011 15:55 ), mas penso que consigo responder.

    Tens de ver a resposta da Sophia. "Quando você fala de ruptura, talvez ela se possa explicar porque foi diferente o meu ponto de partida. É a partir da minha própria descoberta do mar e da revolução do mundo que se constrói a minha visão dos Descobrimentos..."

    Penso que isto não se refere a uma crítica, mas sim à descoberta pessoal do sentido pleno das navegações portuguesas.

    ResponderEliminar
  140. Não é por nada mas estou a ver que o GAVE mais uma vez fez de tudo para induzir os examinandos em erro, se repararem, a cena do "enquanto" tanto podia ser concessão como tempo, e no "minha" tanto podia ser pronome ou determinante, a verdade é que de acordo com o sentido da frase e de acordo onde a palavra estava colocada era um ou outro ... :s fogo realmente este ano tiraram bem tempo para nos lixarem as vidas , la se vai a faculdade :s

    ResponderEliminar
  141. quais eram os versos que eram para tirar na 1.4 do grupo I ??

    ResponderEliminar
  142. Concordo plenamente contigo, Anónimo das 16 horas.
    Já não bastava terem posto duas partes de Fernando Pessoa no primeiro exame, como agora ainda foram bater mais no ceguinho.

    Poesia... Pfft D:

    ResponderEliminar
  143. Anónimo da Versão II que questionou do grupo dos C's : Sim, maioria do pessoal daqui pôs a evocação também.

    ResponderEliminar
  144. essa da vida é um nome ah, ah deve ser verbo,enfim desculpem lá mas a diferença entre um pronome e um determinante é que o determinante procede o nome e o pronome não, na minha terra procede significa vem depois...

    ResponderEliminar
  145. eu agradeço terem posto mensagem xD

    ResponderEliminar
  146. A GAVE já tem alguma coisa acerca deste exame ?

    ResponderEliminar
  147. LOL, não se chateiem. Esperem pelo GAVEzinhe para depois atirarem objectos ao monitor.

    ResponderEliminar
  148. so que eu troco sempre qual é que procede do nome s é o pronome ou o determinante LOL

    ResponderEliminar
  149. Nope, ainda não "uploadaram" nada.

    ResponderEliminar
  150. O pronome substitui... o.O

    ResponderEliminar
  151. A 2.2 da versão 1 só por acaso não podia ter valor de certeza ?

    ResponderEliminar
  152. Anononimo das 16h01 explica la isso? qem colocou uma coisa ou outra é considerado certo??

    ResponderEliminar
  153. naão me parece anonimo das 16.09

    ResponderEliminar
  154. Ok obrigado anonimo das 16.11... Tou lixado com isto lol

    ResponderEliminar
  155. ou valor apreciativo?'?

    ResponderEliminar
  156. anonimo das 16.11. é obvio k nao ne? ele so kria mostrar como a GAVE enduziu em erro pk apenas são parecidas, mas as pessoas não sabem fazer a digerença pk ela sao mt diferentes. nao culpem a GAVE

    ResponderEliminar
  157. Isso de "uma coisa ou outra" não vai com os Senhores do GAVE.

    Penso que o anónimo das 16:01 queria dizer com isso que o exame devia ser mais claro e menos picuinhas.

    ResponderEliminar
  158. A GAVE já passou no exame a muito

    ResponderEliminar
  159. nao caro anonimo.. so existem 2.. restritiva e explicativa mas esta era restritiva

    ResponderEliminar
  160. N é considerado certo nada, simplesmente disse que de acordo com o sitio e com o contexto em que "enquanto" e "Minha" estava inserido podia ser uma ou outra .. neste caso deve ser concessão e determinante..

    Eles puseram bem as armadilhas, do género, se não pensasemos muito bem naquilo que la estava, podiamos até estar a ter um raciocinio correcto no entanto não nos lembravamos de que o determinante procede o nome ou não nos lembravamis que estava a fazer um contraste entre duas ideias diferentes ja iamos colocar pronome e tempo! è complicado, no meu ver é
    -concessão
    -determinante; deitico pessoal

    mas posso tar com um raciocinio errado :s

    ResponderEliminar
  161. Aqui devem ter ficado escandalizados com os nossos comentários e já nem colocaram a resposta a mais nada

    ResponderEliminar
  162. eu acho mesmo que é de tempo. dsp :p

    ResponderEliminar
  163. Os resultados devem sair por volta das 17h...quando encerrarem os exames de hoje...

    ResponderEliminar
  164. alguem podia me indicar quais são as opções correctas na 1.6 e 1.7 da versão II? estou muito curiosa nestas

    ResponderEliminar
  165. Não estas nada errado

    ResponderEliminar
  166. fuck, eu com a pressao em vez de escrever complemeto indirecto meti discurso LOOOOL. espero q n seja o complemeto directo

    ResponderEliminar
  167. LOOOL! Alunos malandros. xD

    ResponderEliminar
  168. É assim ,eu tenho versão 1 e pus:
    1.6 anterior
    1.7 hipótese

    ResponderEliminar
  169. De tempo não é de certeza tens de ver o contexto da frase

    ResponderEliminar
  170. Yap, não pode ser de tempo lol

    ResponderEliminar
  171. Essa da 1.7 muita gente que eu conheço errou e a 1.3??novidades da 1.3?

    ResponderEliminar
  172. tb pus assim a 1.6 e 1.7 ^^

    ResponderEliminar
  173. Já estavas traumatizado/a com o discurso épico e lírico xD

    ResponderEliminar
  174. eu não estava a por em questão o grupo dos cs mas como tenho a versão 2 não sabia qual era a resposta correcta

    ResponderEliminar
  175. só saberemos a verdade quando sair a resolução do gave, antes disso, tudo não passa de ideias de resolução, mas aposto que há aqui gente que tem certo e tem o raciocinio correcto e bem feito claro ;)

    ResponderEliminar
  176. Este exame foi um gigante Adamastor

    ResponderEliminar
  177. LOOOOL gostei ahahah xD

    ResponderEliminar
  178. Quero mesmo ir para a faculdade mas tambem se nao passei nestes exames entao na faculdade vai ser pior lol coitados dos meus pais que desiluçao

    ResponderEliminar
  179. Ao menos fiz sorrir alguém :D

    ResponderEliminar
  180. eu quero ir para arquitectura e enquanto n passar este pesadelo nao vou pa faculdd --' é que é só o portugues LOL

    ResponderEliminar
  181. Como é que é possível... xD

    ResponderEliminar
  182. yahhh xD podes ter a certeza xD

    ResponderEliminar
  183. Esta tdu nervoso até o que esta a dar agora na tvi tambem esta nervoso

    ResponderEliminar
  184. se é anterior e hipotese entao errei as duas :(

    ResponderEliminar
  185. A TVI pode ir apanhar num sitio que eu cá sei o.o

    ResponderEliminar
  186. LOOOOOL pessoal muito simpático aqui!

    ResponderEliminar
  187. LLOOOL daqui a 25 minutos ja ficas sem nervos, ou entao arrebentas a escala xD caso esteja tudo errado xD

    ResponderEliminar
  188. O exercício 1 do grupo 1 acharam fácil? eu nao

    ResponderEliminar
  189. LOL :D Epá, estava a brincar pessoal.. o.O

    ResponderEliminar
  190. Rebentar acredito mas arrebentar já não sei

    ResponderEliminar
  191. lool ho xD é dos nervos LOOL xD

    ResponderEliminar
  192. Uiii, que o clima aqui está tenso... xD

    ResponderEliminar
  193. Eu quero acreditar que tive positiva, mas é sempre aquela coisa xD

    ResponderEliminar
  194. nunca aprendi actos ilocutórios na escola o.o , nem valores de orações

    ResponderEliminar
  195. nm tu nm eu! eu inventei e pus acto ilocutório interrogativo xD LOL

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...