Português: 14/09/11

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Serrar os dentes

          Senta-se uma pessoa na sala de espera do consultório do dentista e, enquanto aguarda, procura distrair-se do som das brocas e da imagem da agulha, folheando uma revista cor-de-rosa.
          E eis que chega a uma página onde lê o seguinte:
                    «Diana acaba por cair na rua como uma vulgar sem-abrigo e aceita a sopa oferecida por um voluntário, mas deita-a fora. Enroscada num cobertor, serra os dentes murmurando que vai conseguir ultrapassar as dificuldades por que está a passar.»
          Na imagem apresentada, pode ver-se a estupefacção da atriz que desempenha o papel da personagem (Diana) no exato momento em que lê este «guião». De facto, convenhamos que seria um desperdício incompreensível serrar tão belos dentes.

          É claro que o trauma das brocas e agulhas desapareceu em três tempos. Um agradecimento à... "TV 7 Dias» pelo momento de humor trágico.

Alterações aos planos de estudo - Ensino secundário

. 10.º ano:
  • O plano de estudos passa a integrar a área de Formação Cívica, quer para os alunos inscritos neste ano de escolaridade pela primeira vez, quer para aqueles que se encontram a repeti-lo.

. 11.º ano:
  • Os alunos não estão sujeitos à frequência da área de Formação Cívica;
  • Os alunos que frequentam pela primeira vez este ano de escolaridade podem optar por realizar o exame nacional da disciplina de Filosofia ou o exame de uma das disciplinas bienais da componente de formação específica;
  • Os alunos que se encontram a repetir o 11.º ano podem também optar por realizar o exame nacional de Filosofia ou o de uma disciplina bienal, desde que ainda não tenham concluído a disciplina de Filosofia e a disciplina bienal da componente de formação específica à qual não pretendem realizar exame nacional.

. 12.º ano:
  • Do plano de estudos não fazem parte as áreas de Formação Cívica e Área Projeto, independentemente de frequentarem este ano de escolaridade pela primeira vez ou não;
  • Os alunos que se encontrem a repetir o 12.º ano e já tenham realizado a Área de Projeto podem optar por lhes ser considerada, ou não, a classificação respetiva no cálculo da CIF (classificação interna final) do ensino secundário;
  • Os alunos que não tenham concluído o ensino secundário no ano letivo de 2010/2011 apenas por não terem realizado a Área de Projeto podem inscrever-se, no ano de 2011/2012, nas disciplinas deste ano de escolaridade para efeitos de melhoria de classificação, de acordo com as possibilidades da escola;
  • Os alunos podem optar por realizar o exame nacional de Filosofia ou o exame de uma das disciplinas bienais da componente de formação específica, desde que ainda não tenham concluído a disciplina de Filosofia e a disciplina bienal da componente de formação específica à qual não pretendem realizar exame nacional.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...