Português: Os "Vencidos da Vida"

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Os "Vencidos da Vida"

Em pé: Conde de Sabugosa, Carlos Mayer, Carlos Lobo d'Ávila, Oliveira Martins,
Marquês de Soveral, Guerra Junqueiro de Conde de Arnoso
Sentados: Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Conde de Ficalho, António Cândido

A partir de 1887 e até 1889, várias personalidades relevantes da vida literária, desiludidas com a situação política portuguesa, passaram a reunir-se, semanalmente, à mesa do Café Tavares e do Hotel Bragança, para jantar e para discutir assuntos relacionados com a sociedade, a política, a cultura e a literatura.

Estes intelectuais, herdeiros da Questão Coimbrã e das Conferências Democráticas do casino, pretendiam demonstrar o seu desencanto e pessimismo em relação ao rumo da sociedade portuguesa.

O grupo era constituído pelos elementos mais destacados da Geração de 70, nomeadamente Eça de Queirós (a partir de 1889, sempre que se encontrava em Lisboa, nos intervalos da sua atividade consular), Ramalho Ortigão, Oliveira Martins e Carlos Mayer.

Em 1888, o próprio Oliveira Martins batizou o grupo com a designação de Vencidos da Vida, em razão do seu diletantismo e de um certo mundanismo desencantado, de um desalento e frustração que, no fundo, eram os sentimentos de uma geração – a de 70 – que almejara a transformação e reforma sociocultural do país, mas falhara.

Com a morte e o afastamento progressivo dos seus membros, o grupo dos Vencidos da Vida dissolveu-se por volta de 1894.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...