segunda-feira, 18 de junho de 2012

Correção do exame nacional de Português - 12.º ano

Grupo I

A

1. As qualidades que permitem atingir as «honras imortais» e «graus maiores», isto é, a obtenção de alyos cargos da hierarquia social, são as seguintes:
  • a busca esforçada /  esforço denodado («Mas com buscar, co seu forçoso braço, / As honras que ele chame próprias suas» - vv. 17-18);
  • a determinação («Mas com buscar, co seu forçoso braço» - v. 17)
  • a combatividade, a capacidade de luta, o espírito de sofrimento e superação pessoal («Vigiando e vestindo o forjado aço» - v 19);
  • a valentia demonstrada na guerra em nome da Pátria («Vigiando e vestindo o forjado aço» - v. 19);
  • a coragem e a capacidade de resistência evidenciadas nas navegações árduas por regiões inóspitas, enfrentando inúmeros perigos, à custa de sofrimento («Sofrendo tempestades e ondas cruas, / Vencendo os torpes frios no regaço / Do Sul, e regiões de abrigo nuas» - vv. 20-22);
  • a abnegação («Engolindo o corrupto mantimento / Temperado com árduo sofrimento.» - vv. 23-24);
  • a firmeza e a imperturbabilidade estóica perante o sofrimento dos companheiros, não por razões pessoais, mas para impedir que o desalento e o desânimo se instalem junto deles («E com forçar o rosto, que se enfia, / A parecer seguro...» - vv. 25-26);
  • a vitória sobre os obstáculos e as limitações pessoais («Pera o pelouro ardente que assovia / E leva a perna ou braço ao companheiro.»).
2. Intenção crítica - Nestes versos, o poeta critica:
  • aqueles que vivem à sombra da glória dos antepassados («Não encostados sempre nos antigos / troncos nobres de seus antecessores» - vv. 5-6);
  • aqueles que se entregam à vaidade, aos luxos e aos requintes supérfluos, à avidez e à preguiça  («Não nos leitos dourados, entre os finos / Animais de Moscóvia zibelinos» - vv. 7-8);
  • aqueles que não resistem aos «manjares novos e esquisitos»,  à ociosidade («Não cos passeios moles e ouciosos»), aos prazeres, aos apetites, que tornam «moles» / fracos («Que afeminam os peitos generosos» - v. 12) os «peitos generosos» e corajosos.
     A anáfora reforça a intenção crítica do poeta, que, pela repetição da negativa («Não cos», ««Não»), realça aquilo que deve ser rejeitado, isto é, os comportamentos que merecem a sua reprovação e que contribuem para a decadência e a degradação moral da Pátria.

3. O poeta, nesses versos, enuncia as qualidades que aqueles que procuram a virtude têm de possuir:
  • o desprezo pelas honras, pela riqueza e pelos privilégios conquistados graças à «ventura» (por isso imerecidos)  e não pela virtude;
  • a sua (das honras e da riqueza) conquista através da prática da virtude e da justiça, do sentido de honra, do esforço pessoal do indivíduo.
4. Partindo do entendimento esclarecido, sustentado na experiência e na libertação dos interesses mesquinhos («O baxo trato humano»), o poeta conclui que o herói é aquele que
  • se dignifica através do seu esforço e da sua capacidade de sofrimento;
  • adquiriu serenidade com a experiência («repousado» - v. 34), distanciando-se do homem comum («embaraçado» - v. 36);
  • ascende a um plano superior («alto assento» - v. 35), de onde observa, com distância, os comuns mortais («Fica vendo, como de alto assento, / O baxo trato humano embaraçado» - vv. 35-36);
  • se torna ilustre por merecimento e não por calculismo, isto é, contra a sua vontade e nunca a seu pedido («Subirá (como deve) a ilustre mando, / Contra vontade sua, e não rogando.» - vv. 39-40);
  • será reconhecido, nos territórios onde as leis forem justas, como alguém capaz de governar («Este, onde tiver força o regimento / Direito e não de afeitos ocupado, / Subirá (como deve) a ilustre mando» - vv. 37-39).
     Assim, o herói é aquele que apresenta uma conduta exemplar que o transforma num modelo a imitar e a seguir, tornando-se digno de ascender a um plano divino.


B

. Introdução:
  • Povo, personagem coletiva anónima, exaltada e retirada do anonimato pelo narrador («estratagema» das letras do alfabeto), é o herói do romance:
  • Herói diferente do tradicional: deficiente, feio, rude e violento por vezes.
. Desenvolvimento:
  • Humilde e trabalhador, vive na mais completa miséria física e moral;
  • É explorado e escravizado (ex.: muitos homens são arrancados à força de suas casas e afastados das suas famílias e conduzidos a Mafra amarrados) para trabalhar no convento;
  • Vive em condições de alojamento (a Ilha da Madeira) e de alimentação muito precárias;
  • Sofre trabalhos e dificuldades diversos durante a edificação do convento (ex.: os acidentes e as consequentes deficiências e mortes);
  • É-lhe exigido um esforço inumano durante a edificação do convento (ex.: a Epopeia da Pedra);
  • Herói imortalizado que, com o seu esforço, dedicação e coragem, foi indispensável à realização da obra.
. Conclusão:
  • Apresentação de uma visão diferente da registada pela História, apresentando o povo como o verdadeiro herói das grandes feitos e das obras obras.


Grupo II

     Versão 1                      Versão 2

1.1. C                                       D

1.2. B                                       A

1.3. D                                       C

1.4. A                                       B

1.5. C                                       B

1.6. A                                       C

1.7. B                                       D

2.1. Oração subordinada substantiva completiva.

2.2. Predicativo do sujeito.

2.3. «(d)a versão em castelhano».



Grupo III

. Introdução
  • A procura da popularidade, sobretudo pelas camadas mais jovens da população, a todo o custo e por diversos meios;
  • A facilitação da popularidade por parte dos meios de comunicação e das redes sociais (facebook, Youtube, twitter...);
  • O caráter ilusório e efémero da popularidade.
. Desenvolvimento
  • Arg. 1 - A procura da popularidade como sinónimo de fama, reconhecimento público e sucesso profissional rápidos.
  • Ex. 1 - A utilização das redes sociais, do Youtube como meios de divulgação das capacidades artísticas (por exemplo, na área da música).
  • Arg. 2 - A popularidade associada ao desejo de ser aceite pelo outro, de fazer amizades.
  • Ex. 2 - O uso do facebook e a «caça» aos «like» e aos «amigos».
  • Arg. 3 - A adesão massiva a programas televisivos (reality shows e programas de entretenimento) que prometem a promoção pessoal, a fama e o sucesso rápidos.
  • Ex. 3 - Programas como «Ídolos».
  • Contra-arg. 1 - O caráter efémero da popularidade e as consequências negativas que tal acarreta (o cair rapidamente no esquecimento, as depressões, as tentativas de suicídio).
  • Ex. 4 - O caso de Zé Maria, vencedor do primeiro Big Brother.
  • Contra-arg. 2 - A impreparação / a dificuldade para lidar com a popularidade súbita e intrusiva.
  • Ex. 5 - Os casos Zé Maria e Susan Boyle (concorrente com talento que lhe proporcionou uma fama instantânea que, por sua vez, conduziu à depressão, por incapacidade para lidar com a situação).
  • Contra-arg. 3 - A exposição exagerada da pessoa e da sua privacidade e os seus efeitos negativos.
  • Ex. 6 - A explosão do cyberbullying; o modo como certos adolescentes são envolvidos e enganados pro adultos (por ex., pedófilos), levando-os à fuga de casa, ao rapto - alusão ao caso das duas jovens encontradas numa quinta da região da Guarda
. Conclusão
  • A procura da popularidade é, por vezes, ilusória, tendo presente o dinamismo da vida contemporânea, sempre em busca de novidade e mudança;
  • Necessidade de estrutura mental para lidar com este tipo de situações;
  • A TV e as redes sociais escondem inúmeros perigos e podem constituir uma feira de ilusões.

78 comentários :

  1. Quanto tempo demoram a ser publicados os exames/correcção no site do GAVE?

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  2. Alguém sabe a correcção da escolha multipla da versão 2?

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  3. Sim,e podiam dizer se vao por a versao 2 visto esta ser a 1. Graciaas : )

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  4. Comecei a ver as respostas multiplas todas enradas deu-me um arrepio na espinha depois vi que era a 2, já agora penso que foi razoável a dificuldade do teste.

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  5. Sabes se esta é a versao 2?

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  6. Esta é a versão 1 pois a 1.7) que era interfrasica na versão 2 era outra letra pois assinalei na folha de rascunho, e não era B.

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  7. Aish que azar, era bom que publicassem as duas. É o unico site onde consegui arranjar as respostas e desde já um obrigada :b

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  8. Na 1.1 não é a (D)?

    E na 1.2 e 1.3 acho que é a (B) e (D) respetivamente

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  9. Enganei-me, queria dizer interfrásica

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  10. a 1.1 é a D? FOI O QUE COLOQUEI

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  11. é interfrásica , se fores a versão 1 , a minha 1.2 e 1.3 estão iguais às tuas

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  13. alguem ai que tenha a versao 1, que de as respostas da 2, dizendo qual é a certa, estou super curiosa xD

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  14. onde tá a correcção? alguém pode arranjar link?

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  15. Desculpem lá mas acho que a 1.1 é a D

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  16. Neste site amanha vai ser colocado a correção do exame de biologia e geologia?

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  17. Não, falei com o responsável dos exames de português e ele disse que era tudo E. Por isso tão lixados.

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  18. Então a 1.2 e a 1.3 o quê?

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  19. Caso nao tenhas reparado o site esta em actualizaçao,mais daqui a bocado deve estar mais completo.

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  21. Uma alma caridosa com paciência para escrever a resposta completa da escolha múltipla da versão 1? --'

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  22. Ana para isso acontecer é preciso que essa pessoa tenho tudo certo, e sem correcção não sabe.

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  23. 1.2 b , 1.3 b. o que acham?
    1.1 o meu palpite vai mesmo para a c

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  24. mas basta alguem ter a versao 1, ver segundo esta correcçao e diga qual é a resposta pa eu ver na minha versao 2 se esta bem, sempre saberia mais rapido a resposta...

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  25. "O caso de Zé Maria, vencedor do primeiro Big Brother." bom exemplo lol

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  26. O exame era super fácil. Só a última da interpretação e algumas escolhas múltiplas era confusas.

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  27. O que coloquei na V1 foi:

    1.1- D (As leituras criticas da obra...)
    1.2- B (O Comentário de João Rodrigues...)
    1.3- D (Segundo Ana Paula...)
    1.4- A (A expressão...)
    1.5- C (Com o uso do travessão...)
    1.6- A (A forma verbal tem sido...)
    1.7- B (A utilização da conjunção...)

    Assim é mais facil para compararem à V2

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  28. pera ai a parte escrita que eu queria era da resposta nao da pergunta lol fico na mesma...

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  29. Ahhh pois, a ordem também muda xD. Sendo assim...

    1.1- D (à repreensão...)
    1.2- B (ilustra a...)
    1.3- D (se tratar...)
    1.4- A (especifica...)
    1.5- C (destaca uma explicação...)
    1.6- A (durativo)
    1.7- B (interfrasica)

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  30. quem é versao 2 o que pos na 1.2 e na 1.3?

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  31. pus no mesmo na 1.2 e na 1.3
    na versao dois fica

    1.2 - A
    1.3 - C

    isto se for igual ao teu lol

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    1. Versão 2:

      Respostas correctas:
      1.1 D
      1.2 A
      1.3 C
      1.4 B
      1.5 B
      1.6 C
      1.7 D

      2.1 (oração) suboordinada (substantiva) completiva
      2.2 predicativo do sujeito
      2.3 versão em castelhano

      50 pontos já tenho :p

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  32. Também pus
    Versão 1
    1.2 - B
    1.3 - D

    Portanto deve ser isso.

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  33. eu na 1.1 também pus essa resposta, mas estava indecisa com a que puseram aqui no site, n sei se tenho correcta essa, mas se tiver tenho a escolha multipla toda correcta x.x

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  34. Mas que estupidez acertei tudo menos a mais fácil a 1.3 não reparei na parte do ficcionada....podia ter feito o pleno e falhei no mais fácil...

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  35. No grupo I na parte B, não se podia referir que a promessa que o frade tinha feito com o Rei de lhe dar um filho se construi-se um convento, podia não se ter realizado se o povo se tivesse recusado a trabalhar na construção ?

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  36. eu acho que com essa resposta o corrector cortava, pelo menos nao se punha essa questão em aula, pois o que interessa dos trabalhadores é o esforço deles, tanto que foram escravizados, nao tinham outra escolha... uma coisa é a historia do memorial outra sao suposições...

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  37. e os criterios nao saem?

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  38. Quem colocou só "versão" e não "versão em castelhano" será que tem alguma cotaçao?

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  39. eu faço exatamente a mesma pergunta :/

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  40. Predicativo do sujeito? Close enough

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  41. eu na 2.1 espalhei-me, pus oração subordinada adjectiva relativa restritiva lol

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  42. E quem colocou só subordinada completiva?

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  43. Acertei a gramática toda! Inicialmente parecia-me coordenada explicativa, mas como sai sempre subordinadas, risquei e pûs completiva, ainda bem!

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  44. Eu na última da gramática escrevi : versão (de Herrera ..(+ o outro nome)
    e na antepenúltima só sujeito.

    Posso ganhar alguns pontos com as respostas que dei??

    Fui um pouco infeliz na escolha múltipla, devo ter perdido uns 3 valores ai :( mas de resto tá tudo dentro dos parâmetros.

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  45. Só sujeito não, até porque é uma função sintática completamente diferente...

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  46. Eu em vez de subordinada completiva , meti subordinante completiva?acham q ganho uns pontinhos?

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  47. Pois Tânia fui um bocado cromo ai...mas enfim tá feito.
    E quanto ao da versão?? poderá dar pontos ou nem por isso?

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  48. Olá,

    http://cdn.gave.min-edu.pt/files/451/Portugues639_CC1_12.pdf

    é a correcção do GAVE.

    Acertei as múltiplas todas!!!

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    1. Só agora deste conta?

      Nós já temos a chave há horas...

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Só vim a este site agora e só me mandaram o link do gave à pouco...ainda não está visivel na página do gave

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  49. Alguém me explica como é que a resposta à 1.1 das escolhas múltiplas da versão 2 pode não ser a A? Afinal, ainda que seja feita referência a uma defesa da "Peregrinação", essa diz respeito, de qualquer das formas, à repreensão de que o autor é alvo. Por outro lado, não é evidente, parece-me, que as leituras críticas coincidam no reconhecimento do carácter aventuroso da coisa. Pelo menos, de tal não nos certifica o texto.

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  50. alguem sabe se escrever oraçao subordinada completiva integrante ( inves so oraçao subordinada completiva ) da cotaçao zero ou conta na integra ? e se escrevendo "versao em castelhano" inves " a versao em castelhano " da cotaçao zero ou total ?

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  51. António também não percebo foi a questão múltipla em que no momento enquanto realizava o teste menos duvidei, e afinal era a D....

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  52. a oração nao é subordinada adjectiva relativa restritiva?

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  53. pessoal e arranjarem uma vida?

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  54. Eu pus na versão 1 na 1.1 a resposta D, está certo ou não afinal ?

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  55. Na 2.3 não pode ser só versão?

    será que tenho 0 na resposta porque só meti essa parte?

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    1. Penso que os professores responsáveis pela correcção do exame de Português irão atribuir somente parte da cotação no que respeita a questão em que colocaste versão, visto que os valores só serão atribuidos na sua totalidade ao discente que tiver colocado a resposta completa, como se era de esperar. Não poderão de forma alguma dar zero pontos a tua resposta porque não respondeste de forma incorrecta mas sim incompleta. O que seria completamente injusto. Caso tal aconteça, sempre podes exigir uma reapreciação do exame a fim de um outro docente prosseguir com uma avaliação mais correcta assim como mais justa do mesmo. Desejo boa sorte para todos! Confesso que também estou um pouco receosa quanto a classificação que terei no âmbito da disciplina de Português, mas... Logo se verá. Sejam optimistas bem como confiantes! Isso é o que de facto importa! Good luck everybody! Bonne chance a tout le monde! Buena suerte a todos!

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    2. Nessa pergunta / resposta, ou se atribui 5 ou 0 pontos.

      As respostas aceites, de acordo com o GAVE, são as seguintes:~
      a)"(d)a versão em castelhano";
      b) "a versão em castelhano";
      c) "versão em castelhano".

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  56. Na pergunta 1 do Grupo I, acham que referir o espírito aventureiro (o qual me pareceu uma qualidade óbvia dado o facto de esta viagem ter sido rumo ao desconhecido e, por isso, uma aventura) poderá ser considerado como correto ou válido? Eu acho que sim e já falei com algumas pessoas (professores, inclusive) e muitos disseram que sim. Contudo, houve um ou outro que considerou não ser o melhor exemplo e os critérios não fazem referência a isso... Estarei errado?

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  57. Já sairam as notas da 1a fase que tal essas notas?
    agra temos a certeza que os lusiadas nem o memorial em principio não sairam na 2 fase....pode ser mais fácil.... :)

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