Português: 26/04/12

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Questionário SERMÃO - Texto Introdutório

1.1.  O Sermão foi proferido na Cidade de S. Luís do Maranhão no ano de 1654.

1.2.   Padre António Vieira encontrava –se nesse local nessa data devido à Companhia de Jesus lhe ter ordenado que regressa-se como missionário no Maranhão para evangelizar os índios e pregar.

1.3.  A reação á doutrina que o Padre António Vieira pregava, era de luta por parte dos colonos e de misticidade.

1.3.1. Os ensinamentos da referida doutrina eram relevantes a nível espiritual e temporal daquela terra.

1.4.  O adjetivo usado para qualificar o Sermão é “alegórico” e pertence à subclasse dos adjetivos relacionais.

1.4.1. Alegoria é uma figura de estilo complexa baseada na analogia, que são geralmente metáforas. A alegoria encerra uma comparação alargada entre uma realidade concreta e animada, que é mostrada ao leitor/ouvinte com o objetivo de explicar/clarificar uma entidade abstrata (intelectual, moral, psicológica, sentimental, teórica). Por exemplo, assim, com fama e glória, teve os troféus pendentes da vitória.

Filipa P.

Questionário SERMÃO - Texto Introdutório

1.1. O Sermão foi proferido na cidade de S.Luís Maranhão no ano de 1654.

1.2. O Padre António Vieira encontrava – se em S. Luís de Maranhão no Brasil em 1654 para pronunciar o sermão aos peixes destinado a encontrar uma salvação para os índios.

1.3. De acordo com a nota, a «doutrina» que o padre pregava teve uma má reação pela parte da população pois fora perseguida.

1.3.1. Os dois aspetos da vida do homem eram os mais necessários ao bem espiritual e temporal daquela terra.

1.4. alegórico ”

1.4.1. 

Ana F.

Questionário SERMÃO - Texto Introdutório

1.1- O sermão foi proferido na cidade de S. Luís do Maranhão , no ano de 1654.

1.2-  O motivo por que se encontrava nesse local, nessa data foi por ter embarcado para o reino, à procura do remédio da salvação dos índios para obter uma legislação justa para os índios.

1.3- A reação à «doutrina» que o Padre António Vieira pregava foi uma doutrina bem recebida, pois podemos ver com o que aparece entre parenteses  que é (posto que perseguida).

1.3.1- Os ensinamentos  da referida doutrina eram relevantes em duas vertentes da vida do Homem que eram  necessários ao bem espiritual e temporal daquela terra.

1.4-  O adjetivo usado para qualificar o sermão foi alegórico e a sua subclasse é qualificativo.

1.4.1- O adjetivo referido remete para a figura de retórica «alegoria» porque os peixes são a personificação dos homens. Alegoria designa-se por uma representação concreta do abstrato. O sermão está associado a este conceito pois, o Padre Vieira quando fala aos peixes na verdade é aos homens que se dirigi. Como exemplo o polvo, que tem defeitos como a traição e ataca sempre de emboscada,  porque se disfarça, partilha estas características com os judas.

A. A. 

Liga dos Campeões: na tua casa ou na minha?


Discurso político: 25 de abril de 2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...