Português: 02/10/12

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Exames nacionais de 12.º ano - Conteúdos

     O Ministério da Educação e Ciência alterou os conteúdos a avaliar nos exames nacionais das disciplinas.

     Assim, os exames nacionais de 12.º ano de Português (código 639), Matemática A (código 635), História A (código 623) e Desenho A (código 706), a partir do presente ano letivo, têm por referência os programas dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.

"Campo de Trigo com Corvos"

  • "Campo de Trigo com Corvos" é um quadro de 1890 (tela de 50 X 103 cm), da autoria do pintor holandês Vincente van Gogh (1853 - 1890) que se inscreve no contexto da pintura de paisagens.
  • Assunto: O quadro retrata uma revoada / um bando de corvos sobrevoando um campo de trigo, sob um céu carregado e ameaçador.
  • Elementos do quadro:
  • Campo de trigo:
  • O trigo dourado está pronto a ser colhido;
  • A luminosidade do amarelo revela indícios de alguns raios solares que rompem a densa camada de nuvens;
  • As linhas diagonais do trigal sugerem um efeito de movimento, efeito da ação do vento sobre o campo;
  • O trigal está ainda marcado por cercas verdes e três caminhos. 
  • Três caminhos:
  • São divergentes e perdem-se ao longe;
  • O primeiro, à esquerda, é escarpado, num terreno íngreme;
  • O do meio é sinuoso, perdendo-se no interior do trigal, mas conduz a algum lugar situado para além do campo;
  • O terceiro, à direita, está livre de obstáculos, seguindo para fora do trigal;
  • Estão pincelados sinuosamente em tons de verde e vermelho. 
  • Corvos:
  • O bando de corvos parece estar em debandada / fuga;
  • O preto das aves contrasta com o amarelo, com o azul e branco, acentuando a movimentação do seu voo, que indicia uma fuga em busca de um lugar seguro, na iminência de uma tempestade;
  • De facto, se a tradição encara a figura do corvo como símbolo de maus presságios e de morte, no Génesis é o símbolo da perspicácia: a ave vai verificar se a terra reaparecerá na superfície das águas depois do dilúvio.
  • Céu:
  • O céu escuro e ameaçador, conjuntamente com a presença dos corvos, reflete um ambiente profundamente negativo;
  • O contraste entre o amarelo do trigal, sugerindo volume e vivacidade, e o azul intenso do céu, misturado com o preto, sugere negatividade, tensão, inquietação, agitação;
  • O céu azul promove um efeito de profundidade;
  • As duas nuvens claras no céu, uma mais ao centro (encobrindo o sol?, dissimulando-o?) e outra mais à esquerda, fazendo contrastar o preto e o branco, realçam um céu tempestuoso.

Análise do poema "Gato que brincas na rua"

                À semelhança do que faz em "Autopsicografia", Pessoa parte de uma imagem, de uma cena do quotidiano, neste caso um gato a brincar na rua. Além disso, o poema recorda-nos "Tabacaria", nomeadamente o momento em que a sua atenção se centra na rapariga que come chocolates, absorta do resto do mundo. Ora, sucede que é esta ausência de preocupação que o espanta, intriga e lhe desperta a «inveja» que espelha no poema em análise.

 
                O assunto da composição poética é o seguinte: o sujeito poético interpela um gato e constata que este é feliz porque é inconsciente / irracional.

 
                O tema do poema é, mais uma vez, a dor de pensar, motivada pela intelectualização do sentir, do qual decorrem outras temáticas caras ao poeta: a felicidade de não pensar; o isolamento do «eu» face às «pedras e gentes»; a inveja sentida pelo sujeito poético relativamente à inconsciência do animal; o desconhecimento, a sensação de estranheza do «eu» em relação a si.

 
                O poema abre com a apresentação da referida situação de um gato que o sujeito poético observa a brincar na rua como se fosse na cama (comparação que enfatiza o à-vontade e o conforto que o gato sente na rua, a sua casa; salienta também o caráter intuitivo do animal, que não lhe permite ter consciência das inconveniências e dos perigos que corre). Esta circunstância coloca-nos desde logo na presença de um animal feliz (porque está a brincar) e ao mesmo tempo tranquilo, despreocupado, indiferente e inconsciente do perigo (novamente a comparação «como se brincasse na cama») por ser irracional, não pensar. Por outro lado, sugere-se que o gato age no exterior e no contacto com os outros («na rua» - v. 1) com a mesma naturalidade com que brinca na cama, na sua «intimidade». Assim, o sujeito poético sugere que o gato não age segundo quaisquer convenções, antes vive apenas de acordo com a sua vontade e os seus instintos próprios de animal irracional. Além disso, tem «sorte», a sorte de ser inconsciente dos perigos, de ser irracional e não pensar, por isso cumpre o seu destino sem se lhe opor minimamente, não o questionando (v. 5), cumprindo assim, no fundo, a ambição de Ricardo Reis, que é a de sentir o destino como algo inevitável.

                O verso 4 (“Porque nem sorte se chama”) sublinha a ausência de intelecto no gato: só o facto de atribuirmos um nome ou fazermos um juízo acerca de uma realidade pressupõe o uso do pensamento, capacidade que o gato não possui, logo “nem sorte se chama”.

                Como não pensa, é o «nada», mas é-o plenamente e é feliz, porque não se conhece, regendo-se pelos seus «instintos gerais». «Todo o nada» que o gato é, porque não pensa no que é, pertence-lhe, já que depende exclusivamente dos seus sentidos. Ao contrário do que sucede com o sujeito poético, no gato predomina o sentir sobre o pensar: o animal não tem consciência do que sente, limita-se a sentir (v. 8). Em suma, é feliz «porque [é] assim», isto é, irracional, inconsciente, porque age por instintos. De facto, o gato rege-se por “leis fatais”, tem “instintos gerais” e apenas usa os sentidos (“E sentes só o que sentes”). Assim, ao andar ao sabor do destino, orienta-se pelos seus ins>tintos, sem intervenção da razão.

                O gato aceita calmamente o destino (v. 5), age apenas por instintos gerais (v. 7), isto é, comandado apenas pelos sentidos (v. 8), assim conseguindo ser feliz (v. 9).

 
                Por seu lado e perante este quadro, o sujeito poético não esconde a sua admiração e inveja relativamente à sorte do gato, ou seja, da sua liberdade, da sua felicidade, da sua irracionalidade, de ser inconsciente, de viver sem preocupações e poder brincar sem pensar em (mais) nada, o que é equivalente a dizer que inveja o gato pela felicidade simples resultante da vivência plena das coisas sem pensar, isto é, por causa da sua irracionalidade. O sujeito poético inveja a sorte do gato que, na realidade, nem «sorte se chama», isto é, não se trata de sorte, dado que são as leis da natureza que permitem ao felino ser um ser inconsciente feliz. Pelo contrário, ele tem a consciência plena de que é infeliz, ideia que é acentuada pela observação do gato e do seu comportamento, pois pensa-se, ao contrário do animal, daí que revela também angústia, tristeza e desolação por não conseguir abolir o pensamento (= porque se rege pela consciência e pelo pensamento) e, dessa forma, ser igualmente feliz. De facto, ele é um ser dominado pela racionalização, em busca constante de autoconhecimento, tudo racionaliza, transforma as sensações em pensamentos, daí a sensação de estranheza face a si mesmo.

                Nos dois versos finais, o sujeito poético constata que se diferencia do gato por não se dominar completamente, uma vez que transforma permanentemente as suas emoções em pensamentos. Por isso, sente-se estranho face a si mesmo. O paradoxo neles presente remete para a complexidade e confusão interiores e para a despersonalização: ao ser muitos, o sujeito poético acaba por se desconhecer a si próprio. A permanente auto-observação e a necessidade de se conhecer conduzem-no à fragmentação e à despersonalização.

 
                Podemos, em suma, afirmar que o sujeito poético inveja o gato por três razões:

1.ª) Tem "instintos gerais" e sente só o que sente, ou seja, não pensa sobre o que está a sentir, limita-se a sentir;

2.ª) É "um bom servo das leis fatais", isto é, não tenta contrariar as etapas inevitáveis da existência: nascimento, crescimento e morte;

3.ª) "Todo o nada que és é teu", ou seja, ao contrário do sujeito poético, o gato não pensa, não se questiona.

                Assim, esta dor de pensar que o tortura leva-o a desejar ser inconsciente como a ceifeira e como o gato, que não pensam.

 
                Por outro lado, podemos sintetizar a caracterização do gato da seguinte forma:

▪ Age por instinto / é instintivo.

▪ É livre e feliz, vivendo despreocupado, porque se rege pelo instinto e pela inconsciência e irracionalidade.

▪ “Bom servo das leis fatais”, cumpre o seu destino sem se lhe opor minimamente, não o questionando.

▪ Vive só por viver, sem saber por que vive, limitando-se apenas a sentir.

▪ Vive de acordo com as leis da natureza.

▪ Não se questiona.

 
                Por sua vez, o sujeito poético:

▪ Admira e inveja a “sorte” do gato, isto é, a sua felicidade, a sua irracionalidade, a sua inconsciência.

▪ É infeliz, porque pensa, racionaliza, é consciente.

▪ Reflete sobre si mesmo e é vítima da dor de pensar, o que gera nele angústia.

▪ É dominado pela racionalização, em busca permanente de autoconhecimento.

▪ Por isso, sente-se estranho relativamente a si mesmo, acabando por afirmar que se desconhece.

▪ A permanente auto-observação e a necessidade de se conhecer conduzem-no à fragmentação e à despersonalização.

 
                O contraste entre o sujeito poético e o gato é claro: o animal é feliz porque é inconsciente e irracional (“Todo o nada que és é teu”), enquanto o «eu», devido à sua racionalidade e introspeção (“Eu vejo-me”; “Conheço-me”) mostra-se fragmentado, despersonalizado, revelando angústia, infelicidade e sofrimento. O pensamento, a racionalidade provoca dor e angústia, daí a inveja sentida pela vida do gato e o desejo desse evadir de si próprio.

 
                É possível relacionar (intertextualidade) este poema com “Ela canta, pobre ceifeira”. De facto, ambos os poemas possuem o mesmo tema: a dor de pensar. Por outro lado, tal como o sujeito poético gostaria de ser inconsciente como a ceifeira para poder ser feliz, também desejaria ser feliz como o gato, que apenas sente (“sentes só o que sentes”), ao contrário do que se passa consigo próprio, que racionaliza e, por isso, sofre.

 
                A nível formal, o poema é constituído por três quadras, num total de 12 versos de redondilha maior (versos de 7 sílabas métricas). A rima é cruzada, segundo o esquema ABAB.

                Morfologicamente, predominam o nome e o verbo no presente do indicativo (traduzindo a factualidade da situação apresentada), escasseando os adjetivos («fatais», «gerais», «feliz»).

                Estilisticamente, a apóstrofe e a comparação dos versos 1 e 2 («Gato que brincas na rua / Como se fosse na cama») traduzem a despreocupação do gato por se tratar de um animal irracional, que se comporta “na rua”, ou seja, no exterior e no contacto com os outros, com a mesma naturalidade com que procederia “na cama”, realçando-se assim a ausência de convenções na atuação do bicho, que vive apenas segundo a sua vontade e os instintos próprios de animal irracional. A personificação do gato acentua o contraste entre a inconsciência do animal e a consciência do sujeito poético, que lhe provoca dor – a dor de pensar. A metáfora «Bom servo das leis fatais» remete para a inconsciência do gato, o seu caráter instintivo e a aceitação calma do destino. As antíteses são diversas e giram todas em torno da oposição gato (guiado pelos instintos, livre e feliz) / sujeito poético (angustiado, infeliz e torturado pela dor de pensar, porque guiado pelo pensamento): consciência / inconsciência, pensar / sentir; prisão / liberdade, angústia / alegria, felicidade / infelicidade. Todas elas apontam para as diferenças entre o sujeito poético e o gato. O paradoxo que finaliza o poema («Eu vejo-me e estou sem mim, / Conheço-me e não sou eu.» - vv. 11-12  e vv. 9-12) sugere a procura do autoconhecimento, a racionalização e a estranheza face a si mesmo, porque despersonalizado e fragmentado, e realça a oposição entre a inconsciência do gato e a consciência do sujeito poético.

                O vocabulário é simples e com valor denotativo. Por último, nota para as orações subordinadas causais:

. «Porque nem sorte se chama» (v. 4): a justificação da inveja da sorte do gato, pelo facto de este desconhecer o significado de sorte;

. «Que tens instintos gerais» (v. 7): apresenta a razão de o gato ser um cumpridor do destino;

. «És feliz porque és assim» (v. 9): traduz a razão da felicidade do gato (sentir).

 
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