Português: 09/06/13

domingo, 9 de junho de 2013

A Última Cigana


            “A cigana adormecida”, é uma pintura a óleo do famoso artista Henri Rousseau de 1897 e está exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York. Rousseau foi um pintor francês conhecido pelo público como o aduaneiro, por ter trabalhado como inspetor de alfândega.
            No quadro pode observar-se a imagem de uma mulher de cor negra, com um vestuário colorido, dormindo na areia do deserto com um bandolim e um cântaro ao seu lado esquerdo e segura uma bengala na sua mão direita. Observa-se ainda um leão atrás da mulher e um cenário desértico com um céu bastante iluminado e uma lua cheia.
            O leão em pé que se situa atrás da mulher parece curioso, não querendo devorá-la, mas encantado com a sua presença, pois dá a impressão que está a cheirá-la. A posição do corpo da viajante implica cansaço e esta parece estar num sono profundo. Os contornos do cenário são marcantes e precisos com cores ilusórias e cristalinas, ou seja, um cenário de sonho. A lua azulada ilumina a pintura e traz uma sensação de paz e harmonia entre as duas criaturas – animal e humano. Rosseau toca delicadamente com a luz sobre o corpo do leão e veste a cigana com um traje oriental.
            A explicação para o título deste quadro é bastante óbvia, pois nele observa-se uma cigana no seu sono profundo, daí o nome “a cigana adormecida”.
            Em suma, é um quadro simples e ao mesmo tempo estranho. Este quadro vale a pena ser observado, porque nos transmite uma sensação de paz e de simplicidade no contexto de animal e humano.

Bibliografia:
          - http://www.sunrisemusics.com/rosseau.htm

Catarina G.

Uma Última Imagem

Campo de Trigo com Corvos, Van Gogh

“Campo de Trigo com Corvos” é o título de um quadro de 1890 do pintor Vicente Van Gogh (1853-1890), está exposto no Van Gogh Museum em Amesterdão, Holanda , e acredita-se que seja o ultimo quadro do pintor holandês que segundo uns foi pintado nas semanas anteriores á sua morte e segundo outros antes do seu suicídio e,assim , é considerado o seu testemunho pictural. Diversos historiadores dizem que a obra é uma representação do estado de espírito de Van Gogh na ocasião. 
O quadro retrata uma enseada de trigo a ser curvada pelo vento e sobrevoada por corvos , sob um céu negro e ameaçador. Tem também três caminhos diferentes , um pelo meio da enseada e os outros pelos lados , diferente do que acontece na grande parte da enseada , junto ao caminho há erva verde. Podemos então identificar diversos elementos , um deles é o campo de trigo que está dourado , pronto a ser colhido revelando em algumas presença de raios de sol que rompem pelas nuvens, as espigas de trigo estão inclinadas devido à acção do vento na enseada . Outro elemento são os caminhos que atravessam a enseada, estes são divergentes perdendo-se ao longo , o da esquerda é escarpado e representa um terreno íngreme , o do meio é sinuoso e perde-se no meio do trigo ,porém dá a sensação de levar a algum local situado do outro lado do trigal e o da direita não tem obstáculos e segue para fora do campo . O elemento que , possivelmente , tem maior significado é o bando de corvos que parece estar a fugir , estes são um símbolo de mau presságio e morte , são pretos , o que contrasta com o amarelo e com o azul e branco dando sinais de movimento .O último elemento é o céu , este está escuro e ameaçador , juntando com os corvos representa um ambiente negativo , este promove um efeito de profundidade , há também duas nuvens mais claras no céu , talvez encobrindo o céu e representando um clima tempestuoso.
Sendo um quadro do pós-impressionismo este necessita de uma boa leitura para ser interpretado , e é dos melhores quadros de um grande pintor da sua época, Van Gogh, devido, principalmente, aos caminhos é um quadro que revela curiosidade , porém outros elementos tiram a atenção deles. Este quadro deve ser observado pois é uma obra prima de um grande pintor e reflecte um mau momento da sua vida.

Marco M.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...