Português

terça-feira, 14 de junho de 2011

Respostas «modelares» (VI)

Exame de 2010 - 2.ª Fase

Grupo III


          Partindo da perspectiva exposta no excerto abaixo transcrito, apresente uma reflexão acerca das consequências da acção do Homem no planeta Terra.

          Fundamente o seu ponto de vista recorrendo, no mínimo, a dois argumentos e ilustre cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo.

          Escreva um texto, devidamente estruturado, de duzentas a trezentas palavras.

          «Na verdade, não são os avanços científicos e industriais que ameaçam o Homem e a Natureza, mas sim a maneira errada e inconsciente como a Humanidade aplica as suas conquistas tecnológicas.»
                                                                     Jacques-Yves Costeau, "Segredos do mar..."


Proposta de plano

INTRODUÇÃO - 1 parágrafo

     . Ponto de partida: definição de uma «tese» a partir do tema proposto (consequências
                                    acção do Homem na Terra), em conexão com a citação de
                                    Costeau (o uso deficiente e inconsciente do progresso tecnológico),
                                    que remete para os efeitos negativos.


DESENVOLVIMENTO - 2 / 3 / 4 parágrafos (= n.º de argumentos)

     » 1.º argumento: a relação entre o (mau) uso das tecnologias e o aumento da poluição.

          - 1.º exemplo: o progresso, o uso intensivo dos meios de transporte (o automóvel, o
                                  avião...) e o recurso a fontes de energia não renováveis aumentam as
                                  emissões de dióxido de carbono (efeito de estufa, mudanças climáti-
                                  cas...).

          - 2.º exemplo: os despejos de resíduos industriais em cursos de água (as suiniculturas,
                                  a lavagem de tanques dos grandes petroleiros em alto mar...).

     » 2.º argumento: a industrialização e a necessidade cada vez maior de recursos naturais
                                 contribuem para o desgaste do planeta e dos seus recursos, para a
                                 destruição do ecossistema...

          - 1.º exemplo: o acidente ocorrido com a plataforma petrolífera da BP ao largo da
                                  costa dos EUA e os reflexos que teve na vida (fauna e flora) da área
                                  afectada.

     » Contra-argumentos (não solicitados pelo enunciado):

          - o aproveitamento da tecnologia para uma melhoria da qualidade da vida do Homem
            (exemplos: os sistemas de aquecimento e / ou ar condicionado, a Internet, a video-
            conferência, a telemedicina, o e-learning, etc.);

          - o desenvolvimento de tecnologias e energias não poluentes (a energia solar, eólica,
            marés, biomassa...), MAS

          - também com impactos negativos (a nível da paisagem, desflorestação...).


CONCLUSÃO - 1 parágrafo

     » Síntese da argumentação / reflexão:

          - A acção humana e os progressos tecnológicos resultam em benefício da vida humana
            e, em simultâneo, em prejuízo do planeta e do seu equilíbrio ecológico;

     » Apresentação de soluções:

          - Necessidade de maior investimento nas tecnologias não poluentes e nas energias reno-
            váveis / alternativas;

          - Desenvolvimento de campanhas de sensibilização (uso dos meios de transporte colec-
            tivos em detrimento dos individuais; poupança de energia...);

          - ...

domingo, 12 de junho de 2011

Respostas «modelares» (V)

Exame de 2010 - 2.ª Fase

GRUPO  II


          Comente a importância de Blimunda na consecução do sonho de voar, em Memorial do Convento, de José Saramago, fazendo referências pertinentes à obra.


R -

     Introdução (1.º parágrafo):
  • O sonho de voar do padre Bartolomeu de Gusmão;
  • A concretização do sonho através da construção da passarola.

     Desenvolvimento (2.º / 3.º parágrafos) - Acção de Blimunda:
  • Recolha das duas mil vontades;
  • Dom de ver por dentro as pessoas e os objectos:
                    » acompanhamento da construção da passarola;
                    » verificação da (in)existência de falhas / defeitos de construção da
                       passarola, olhando periodicamente por dentro.


     Conclusão (último parágrafo):
  • O papel fulcral de Blimunda na construção da passarola;
  • A conjugação dos quatro saberes.

Santos Populares de 5 de Junho


Roubado aqui.

Respostas «modelares» (IV)

Exame de 2010 - 2.ª Fase

TEXTO  A


3. Indique um efeito expressivo da enumeração presente na estância 147.


R - Na estância 147, o Poeta enumera o conjunto de qualidades dos vassalos portugueses, como se pode verificar no seguinte extracto, em que aqueles são comparados a leões e a touros bravos: "Olhai que ledos vão, por várias vias, / Quais rompentes liões e bravos touros..." (est. 147, vv. 1-2- ss.).
          Com a enumeração, o Poeta pretende, por um lado, enfatizar a superior qualidade dos vassalos do Rei, que tudo suportam e vencem (fome, guerras, condições climatéricas adversas, confrontos religiosos, naufrágios...), e, por outro, destacar os inúmeros perigos enfrentados, na guerra e no mar, durante a aventura dos Descobrimentos.

sábado, 11 de junho de 2011

"O Homem que matou Liberty Valance"

"O Homem que matou Liberty Valance", de John Ford

Ransom Stoddard: You're not going to use the story, Mr. Scott?
Maxwell Scott: No, sir. This is the West, sir. When the legend becomes fact, print the legend.

          A mensagem de Ulisses, de Fernando Pessoa (in Mensagem)...

Respostas «modelares» (III)

Exame de 2010 - 2.ª Fase

TEXTO  A


2. Justifique a interpelação ao Rei, relacionando-a com o sentido das estâncias 145 a 148.


R - O Poeta interpela o Rei ("Por isso vós, ó Rei..." - est. 146, v. 5), que o é por desígnio de Deus ("... que por divino / Conselho estais no régio sólio posto..." - est. 146, vv. 5-6), considerando que este deve reconhecer o valor dos seus súbditos, que, como se verificou no passado, reúnem qualidades para o fazerem "vencedor", isto é, para reacenderem na Pátria o orgulho e a coragem ("Olhai que sois (...) / Senhor só de vassalos excelentes." - est. 136, vv. 7-8).
          Essa interpelação resulta do facto de o Poeta constatar que a Pátria vive mergulhada no desânimo e na abulia ("Dua austera, apagada e vil tristeza." - est. 145, v. 8), bem como num aviltamento de valores, factores que não permitem uma atitude colectiva, enérgica e optimista.
          Por outro lado, o Poeta exalta os heróis valorosos por si cantados (estância 147), por contraste com a inércia e a indignidade ("Não tem um ledo orgulho e geral gosto, / Que os ânimos levanta de contino / A ter pera trabalhos ledo o rosto." - est. 146, vv. 2 a 4) dos seus contemporâneos, perdidos "No gosto da cobiça..." (est. 145, v. 8).

Respostas «modelares» (II)

Exame de 2010 - 2.ª fase

TEXTO  A

4. No último parágrafo, o narrador assume uma atitude de comentador.
    Transcreva do texto dois excertos exemplificativos de tal atitude e explicite a intenção que pode estar subjacente a estes comentários.


R - Os dois excertos que exemplificam a atitude de comentador assumida pelo narrador são os seguintes: "Sem falar que a Vénus cantariam todos os galos do mundo se tivesse os olhos que Blimunda tem..." (ll. 35 e 36); "... sobre Vulcano também Baltasar ganha, porque se o deus perdeu a deusa, este homem não perderá a mulher." (linhas 37 a 39).
          O primeiro excerto destaca os dotes de Blimunda, nomeadamente o poder de ver por dentro as pessoas e as «coisas», dotes esses que a fazem exceder os de Vénus, deusa do amor.
          Por seu turno, o segundo excerto afirma a fidelidade e o amor que caracterizam a relação entre Baltasar e Blimunda, através do contraste que estabelece com o deus Vulcano, que "perdeu a deusa".

Respostas «modelares» (I)

Exame de 2010 - 2.ª fase

TEXTO  A

1. Considere o primeiro parágrafo do texto.
    Descreva o comportamento de Scarlatti imediatamente antes de ser iniciado no "segredo", fundamentando a resposta em três citações do texto.


R. No momento em que vai ser iniciado no "segredo", Scarlatti mostra-se indiferente ("Não parecia curioso..." - linha 1), calmo ("... olhava tranquilo..." - linha 2; "Sem precipitação, tão tranquilamente como antes estivera olhando as andorinhas..." - linhas 10 e 11) e cúmplice ("... disse, sorrindo, e o músico respondeu, em tom igual..." - linha 5).

terça-feira, 7 de junho de 2011

"JOANA"


          Trabalho produzido em 2010 pela turma do 7.º C, supervisionada pelo professor Paulo D'Alva e que acabou de vencer o o Grande Prémio do Festival de Cinema de Portel.
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