Português

terça-feira, 23 de agosto de 2011

E agora?

          E pronto, os doze dias de férias já se foram. Elas prolongam-se, no papel, até início de Setembro, porém, é necessário apresentar por esses dias dois relatórios (o de auto-avaliação e o referente aos exames nacionais), logo é para começar a trabalhar já.

          No ano lectivo que está prestes a começar, parece que vêm aí a caminho cinco turmas, distribuídas do seguinte modo: duas de 7.º, uma de 11.º, uma de 12.º e outra de profissionais (argh!).

          Assim sendo, o que fazer com este blogue? Dedicá-lo à «nova» turma de 12.º? Às de 7.º, que vão iniciar um novo programa? Encerrá-lo, à semelhança do que fizemos há dois anos com outro? Perante a catadupa de trabalho que se aproxima, a vontade é essa... Veremos...

sábado, 20 de agosto de 2011

"As férias batem à porta"


As férias batem à porta
impacientes querem entrar;
são amigas do calor
do sol, da praia e do mar.

Trazem festas populares,
foguetes, bombos, melão,
pimentos, sardinha assada,
dias quentes de Verão.

Trazem pêssegos, gelados,
fatias de melancia,
viagens, tendas, caravanas,
descobertas, alegria.

As férias batem à porta
por favor deixem entrar
o ano só tem um Verão
é preciso aproveitar.

                 António Mota, Onde Tudo Aconteceu

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O meu «liceu»

          Esta citação encontrava-se numa das entradas do velhinho liceu:


          Como Camões está desactualizado. Assim pensam os pedagogos modernos e os homens e mulheres que dirigem a Educação em Portugal.
          Depois espantam-se quando confrontados com resultados de exames ou índices de retenção de alunos. Alguém deveria relembrar-lhes a metáfora / imagem da escada  e dos degraus.

domingo, 14 de agosto de 2011

Pérolas (X) - «A» pérola

          A pérola das pérolas (o tema do texto de reflexão era O papel do sonho na vida do ser humano):
         «(...) também foi com o sonho que inventaram o primeiro ministro e essas coisas (...)»
          Só faltou acrescentar que há sonhos que se transformam em pesadelos...

sábado, 13 de agosto de 2011

Pérolas (IX)

          O tema do texto de reflexão era O papel do sonho na vida do ser humano. As divagações foram de monta...
          a) «(...) um sonho é um sonho (...)»;
          b) «Nascemos todos diferentes com ideias opostas, diferentes pontos de vista, diferentes profissões (...).»;
          c) «Nem sempre se consegue obter o que tanto queremos e esperamos, mas se sonhar-mos (...) o sonho pode não se tornar tão real como se quer, mas a mente fica mais calma.» 

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pérolas (VIII)

          Como é que os navegadores portugueses se tornaram dignos de serem recebidos na «Ilha dos Amores»?
          Hipótese a): «No excerto transcrito de Os Lusíadas diz o seguinte: "Por obras valerosas que fazia" como por exemplo os tecidos, o vinho do porto, os enormes castelos, o convento de mafra...».
          Hipótese b): «(...) os nautas se sentiam como grandes senhores pois tinham tudo o que o homem sonha ter, como mulheres bonitas e outras coisas importantes.» 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pérolas (VII)

          A pergunta pedia ao aluno que indicasse o valor de uma determinada oração relativa, no caso valor restritivo.
a) «A oração subordinada adjectiva relativa dá uma grande importância ao Oceano Atlântico e às praias Portuguesas.»
b) «O valor da oração relativa é de causa.»
c) «Elogia o Atlântico, por todas as memórias que possui.» 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Pérolas (VI)

          Novas funções sintácticas, não previstas na TLEBS:
a) «A função sintáctica é "não"».
b) «A função sintáctica desempenhada pelo pronome pessoal é: "mas"».
c) «Pronome faz uma navegação ao descobrirem.»
d) «A função sintáctica desempenhada pelo pronome pessoal, é o esclarecimento de que não descobriram o Prestes João, pois partiram em busca dele.»
          Note-se que a resposta correcta era sujeito.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Repete-se o fado (dos maus resultados)?

          São afixadas, hoje, as pautas dos exames da 2.ª fase.


"Fado", Heróis do Mar (1986)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pérolas (V)

          Assim se destrói o sonho de muitos alunos:
          «Luís de Camões refere-se aos Lusíadas.
            Porque ele diz para proteger os Lusíadas que tinha escrito para ninguém acabar com eles.»

domingo, 7 de agosto de 2011

Pérolas (IV)


          As vantagens insondáveis da leitura:
          «Ler é muito bom, faz bem ao nosso cérbero...» (NOTA: Cérbero é o cão mitológico que guarda a entrada do reino dos Infernos.)

sábado, 6 de agosto de 2011

Pérolas (III)

          A voz dos verbos: activa, passiva e... não activa.
          «Pretérito imperfeito do indicativo e tem voz não activa.»

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Pérolas (II)

          Intertextualidade entre Camões e o padre Vieira???
          «O narrador desta estrofe é Vasco da Gama, a gente marítima de quem ele fala são os peixes...» (NOTA: a gente marítima eram os marinheiros portugueses)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pérolas (I)

          Eis algumas definições novas das oitavas de Os Lusíadas:
          «As oitavas são as primeiras 8 senas dos Lusiadas e as outras partes estam em casa de  Luis de Camões.»
          «No meu entender a expressão "oitavas" quer indicar a oito cópias da sua obra...» 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...