Português

domingo, 18 de setembro de 2011

Programa

. Sequência 1

     . Leitura:
          » Textos informativos diversos e dos domínios transacional e educativo:
                    - Artigos científicos e técnicos;
                    - Comunicado;
                    - Reclamação / Protesto.

     . Compreensão oral:
          » Documentários de índole científica.

     . Expressão oral:
          » Reclamação / protesto;
          » Comunicado.

     . Escrita:
          » Reclamação / protesto.


. Sequência 2

     . Leitura:
          » Discurso político;
          » Sermão de Santo António aos Peixes.

     . Compreensão oral:
          » Documentários;
          » Sermão de Santo António aos Peixes em CD;
          » Filmes (A Missão; Palavra e Utopia).

     . Expressão oral:
          » Exposição.

     . Escrita:
          » Textos expositivo-argumentativos;
          » Textos de apreciação crítica.


. Sequência 3

     . Leitura:
          » Frei Luís de Sousa.

     . Compreensão oral:
          » Filme Frei Luís de Sousa;
          » Documentários (sobre Garrett, o Romantismo, etc.).

     . Expressão oral:
          » Dramatização.

     . Escrita:
          » Textos argumentativos;
          » Textos expositivo-argumentativos;
          »Resumo (de textos expositivo-argumentativos).


. Sequência 4

     . Leitura:
          » Romance de Eça de Queirós;
          » Caricaturas ( cartoons);
          » Desenhos humorísticos.

     . Compreensão oral:
          » Documentários sobre a vida e obra de Eça;
          » Excertos de filmes e /ou séries baseados na obra queirosiana;
          » Programas áudio e audiovisuais humorísticos.

     . Expressão oral:
          » Debate (participação).

     . Escrita:
          » Síntese (de textos informativo-expositivos).


. Sequência 5

     . Leitura:
          » Textos dos media:
                    - Editorial;
                    - Artigos de apreciação crítica;
                    - Imagens (função argumentativa);
                    - Textos publicitários;
          » Poesia de Cesário Verde.

     . Compreensão oral:
          » Produções áudio e audiovisuais diversas.

     . Expressão oral:
          » Textos publicitários (orais e audiovisuais).

     . Escrita:
          » Artigos de apreciação crítica;
          » Textos publicitários.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Serrar os dentes

          Senta-se uma pessoa na sala de espera do consultório do dentista e, enquanto aguarda, procura distrair-se do som das brocas e da imagem da agulha, folheando uma revista cor-de-rosa.
          E eis que chega a uma página onde lê o seguinte:
                    «Diana acaba por cair na rua como uma vulgar sem-abrigo e aceita a sopa oferecida por um voluntário, mas deita-a fora. Enroscada num cobertor, serra os dentes murmurando que vai conseguir ultrapassar as dificuldades por que está a passar.»
          Na imagem apresentada, pode ver-se a estupefacção da atriz que desempenha o papel da personagem (Diana) no exato momento em que lê este «guião». De facto, convenhamos que seria um desperdício incompreensível serrar tão belos dentes.

          É claro que o trauma das brocas e agulhas desapareceu em três tempos. Um agradecimento à... "TV 7 Dias» pelo momento de humor trágico.

Alterações aos planos de estudo - Ensino secundário

. 10.º ano:
  • O plano de estudos passa a integrar a área de Formação Cívica, quer para os alunos inscritos neste ano de escolaridade pela primeira vez, quer para aqueles que se encontram a repeti-lo.

. 11.º ano:
  • Os alunos não estão sujeitos à frequência da área de Formação Cívica;
  • Os alunos que frequentam pela primeira vez este ano de escolaridade podem optar por realizar o exame nacional da disciplina de Filosofia ou o exame de uma das disciplinas bienais da componente de formação específica;
  • Os alunos que se encontram a repetir o 11.º ano podem também optar por realizar o exame nacional de Filosofia ou o de uma disciplina bienal, desde que ainda não tenham concluído a disciplina de Filosofia e a disciplina bienal da componente de formação específica à qual não pretendem realizar exame nacional.

. 12.º ano:
  • Do plano de estudos não fazem parte as áreas de Formação Cívica e Área Projeto, independentemente de frequentarem este ano de escolaridade pela primeira vez ou não;
  • Os alunos que se encontrem a repetir o 12.º ano e já tenham realizado a Área de Projeto podem optar por lhes ser considerada, ou não, a classificação respetiva no cálculo da CIF (classificação interna final) do ensino secundário;
  • Os alunos que não tenham concluído o ensino secundário no ano letivo de 2010/2011 apenas por não terem realizado a Área de Projeto podem inscrever-se, no ano de 2011/2012, nas disciplinas deste ano de escolaridade para efeitos de melhoria de classificação, de acordo com as possibilidades da escola;
  • Os alunos podem optar por realizar o exame nacional de Filosofia ou o exame de uma das disciplinas bienais da componente de formação específica, desde que ainda não tenham concluído a disciplina de Filosofia e a disciplina bienal da componente de formação específica à qual não pretendem realizar exame nacional.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sondagem


domingo, 11 de setembro de 2011

Testemunho dramático de uma mãe

          «... o meu filho de 6 anos, que vai frequentar o 1.º ano, terá de embarcar num autocarro às 7:30 horas da manhã (este autocarro é a carreira pública regular para as pessoas da região), para fazer um percurso de 45m e (isto é do melhor) não tem nenhum vigilante a acompanhá-lo, nem aos outros meninos que irão para o centro escolar de Alijó.»
          Roubado à Educação do meu Umbigo.

11/09/2001

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CORTES OBSCENOS

Arranque do ano lectivo marcado por vários cortes e alterações


Hoje às 07:22



          "A TSF dá-lhe a conhecer as alterações do novo ano lectivo que vai começar com menos dinheiro, menos professores e com equipas reduzidas para acompanhar as crianças com deficiências.
          (...)
          Na reestruturação planeada pelo ministro Nuno Crato, nota ainda para a redução das equipas que fazem o acompanhamento dos alunos com necessidades especiais.
          No apoio às necessidades especiais deixam de estar presentes os assistentes sociais, os monitores e os técnicos de psicomotricidade."

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

domingo, 4 de setembro de 2011

"Poeminha da Negação da Afirmação", Millôr Fernandes

          Sou um homem bem comum
          sem nenhuma aspiração.
          Não quero ser general
          e muito menos sultão.
          Sou moderado de gastos,
          de ambição reduzida,
          não sonho ser «big-shot»
          estou contente da vida.
          Nunca invejei o próximo
          nem lhe cobiço a mulher,
          pego o meu lugar na fila
          e seja o que Deus quiser.
          Não sou mau pai, nem mau esposo,
          grosseiro nem invejoso
          - só um pouco mentiroso.

"Take me Up", Scotch (1984)


          Cada ano que passa vai pesando, daí que saiba bem tudo o que «take me up».

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Amontoar? Prossiga-se!


Creches passam a ter 18 miúdos dos dois aos três anos em 34 metros quadrados

01.09.2011 - 12:50 Por Ana Cristina Pereira

          As crianças dos dois aos três anos vão ter menos espaço nas creches. Se a sala acolher até 16 meninos, terá de haver dois metros quadrados por cada um. Se acolher mais um ou dois, só se exigirá mais um metro por cada um.
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