Português

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Valor do adjetivo (G 2011 - 1)


Valor do adjetivo: restritivo e não restritivo


1. Observe as frases apresentadas.

a) Dá-me o livro vermelho do Pedro.
b) Adquirir produtos locais ajuda a economia figueirense.
c) Papámos um delicioso jantar naquele restaurante agradável de Escalhão.
d) Ofereceram-me um livro sobre culinária portuguesa contemporânea.
e) O doce vinho que o Hugo diz ter comprado na adega de Figueira é de assinalável qualidade.

1.1. Coloque os adjetivos no respetivo lugar da grelha, de acordo com a sua posição.

Posição pré-nominal
Posição pós-nominal





2. Altere a posição dos adjetivos sublinhados em cada uma das frases seguintes.

a) Aquela tempestade tropical é assustadora.
b) O leão é um animal selvagem.
c) A Maria traz um casaco branco.

2.1. Explicite a conclusão a que chegou após a transformação operada.

3. Observe a posição dos adjetivos sublinhados em cada par de frases.

a) (1) O professor fez uma longa comunicação.
(2) O professor fez uma comunicação longa.

b) (1) A Daniela possui uma pequena fortuna em bonecas.
(2) A Daniela possui uma fortuna pequena em bonecas.

3.1. Indique a frase da alínea a) em que o adjetivo tem um valor subjetivo, isto é, exprime uma avaliação do locutor.

3.2. Indique a frase da alínea b) em que o adjetivo é usado em sentido conotativo.

4. Altere a posição do adjetivo sublinhado em cada uma das expressões nominais seguintes e explique as diferenças de sentido daí resultantes.

a) O Rafa, hoje, tem uma cara .
b) Maria, já esqueceu aquele amor antigo?
c) A Cátia possui em casa um quadro verdadeiro.
d) A Ana, no sábado, trajava um belíssimo vestido de lá fina.
e) Quem não gosta de um alimento doce?

5. Substitua as orações relativas restritivas das frases fornecidas por um sintagma adjetival.

a) A história daquela rapariga da «Casa dos Segredos» é uma história que comove.
b) No Inverno, na sala do 11.º, quando falha o aquecimento, sente-se um frio que gela.
c) O barulho que os alunos fazem é uma situação que não podemos admitir.
d) O Conselho Executivo era o órgão que dirigia, antigamente, a escola.

6. Explique a diferença de sentido entre as seguintes frases:

a) O Marco tropeçou numa boa rapariga.
b) O Marco tropeçou numa rapariga boa.

c) A jovem simpática abraçou o Zeca.
d) A jovem, simpática, abraçou o Zeca.

7. Atente nas frases dadas.

a) O «deficit» orçamental é um drama europeu.
b) A Catarina comprou uma carteira cinzenta que encontrou na primeira loja em que entrou.
c) A primeira edição da maratona lisboeta foi disputada ontem.
d) O António comprou uma pistola baratíssima.
e) O meu avô materno ofereceu-me o meu primeiro escudo.

7.1. Sublinhe os adjetivos presentes em cada frase.

7.2. Tendo em conta a classe dos adjetivos, classifique cada um deles, explicitando a sua posição dentro do grupo nominal.

8. Observe os pares de frases.

a) O falso professor foi preso.
a’) Aquele indivíduo é um professor falso.

b) O meu avô era um homem rico.
b’) Que rico homem!

c) O exercício de Matemática era simples.
c’) Tu não és capaz de resolver um simples exercício de Português?

8.1. Identifique e classifique os adjetivos presentes nas frases.

8.2. Observe a posição do adjetivo em cada par de frases e tire conclusões quanto ao seu significado.

8.3. Identifique as frases em que o adjetivo possui um valor restritivo.

8.4. Tendo em conta a posição do adjetivo qualificativo observada em 8.1. e 8.2., que conclusão podemos retirar?

Os cortes na (des)Educação

          O ministro Nuno Crato considera que o currículo do 3.º ciclo contém disciplinas a mais. Assim sendo, prepara-se para as reduzir. Como?

          1.º) Extinguindo a segunda disciplina estrangeira obrigatória, mantendo apenas o Inglês (a primeira);

          2.º) «Cortar» nas aulas de História e Geografia;

          3.º) Reduzir o número de aulas dos alunos;

          4.º) A VERDADEIRA RAZÃO: diminuir, drasticamente, o número de professores do sistema educativo português.

          Ver notícia aqui.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Reclamação - «Cartoon» (Correção)


          Findo o prazo estabelecido para a realização do trabalho em torno desta imagem e lidas as respostas dadas, pode concluir-se que, no que diz respeito a descrição, quase todos «viram» o essencial.

          No entanto, relativamente à intencionalidade crítica... zero. De facto, apenas uma alma iluminada conseguiu associar a figura central (a do homem de punho no ar e ar agressivo que incentiva os manifestantes ao protesto) à do ponto das representações teatrais, mas... foi só. Faltou concluir que ela representa a instrumentalização da massa que protesta, agindo na sombra e sob pretextos desconhecidos.

"Analfabeto Político", de Bertold Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, do aluguer, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e
estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista,
pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

"Desde a Montanha", Tomas Tranströmer

Tomas Tranströmer
Prémio Nobel da Literatura 2011

                    Estou na montanha e vejo a enseada.
                    Os barcos descansam sobre a superfície do verão.
                    "Somos sonâmbulos. Luas vagabundas."
                    Isso dizem as velas brancas.

                    "Deslizamos por uma casa adormecida.
                    Abrimos as portas lentamente.
                    Assomamo-nos à liberdade."
                    Isso dizem as velas brancas.

                    Um dia vi navegar os desejos do mundo.
                    Todos, no mesmo rumo - uma só frota.
                    "Agora estamos dispersos. Séquito de ninguém."
                    Isso dizem as velas brancas.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Reclamação - "Cartoon"


1. Descreva, sumariamente, a imagem.

2. Comente a sua intencionalidade crítica.

Steve Jobs - R.I.P.


1955 - 2011

          Steve Jobs, criador da Apple e do estúdio de animação Pixar e «pai» de produtos como o Mcintosh, o iPad e o iPhone, faleceu ontem, 5 de outubro, após uma longa luta contra um cancro no pâncreas.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

República, essa grande porca


          Comemoram-se (???) hoje os 101 anos da implantação da República em Portugal.

          Para celebrar a data, deixam-se aqui três opiniões de três figuras que viveram e participaram no processo.

          Porfírio Rodrigues, um dos responsáveis militares pelo 5 de outubro, em declarações a Joaquim Madureira, autor da obra Na formosa estrivaria (1912): «Se eu soubesse que a República que tinha idealizado era a porca que me saiu, não me tinha sacrificado.»

          Afonso Costa, em 1914: «O Partido Republicano Português tem a obrigação de defender o povo, mesmo contra a vontade do próprio povo.»

          Brito Camachopolítico, escritor, jornalista (fundador do jornal republicano A Luta) e chefe do Partido Unionista, aliado de Afonso Costa e do Partido Democrático: «As moscas mudam, mas a merda é a mesma.»

domingo, 2 de outubro de 2011

Fernando Pessoa

Sol nulo dos dias vãos,
Cheios de lida e de calma,
Aquece ao menos as mãos
A quem não entras na alma!

Que ao menos a mão, roçando
A mão que por ela passe,
Com externo calor brando
O frio de alma disfarce!

Senhor, já que a dor é nossa
E a fraqueza que ela tem,
Dá-nos ao menos a força
De a não mostrar a ninguém.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Reclamação / Protesto

1. Definição

          A reclamação é um texto em que se reivindica um direito e se exige a reparação dos prejuízos sofridos pelo reclamante / queixoso.


2. Etimologia

          Protestar vem do latim protestare, que significa afirmar solenemente ou declarar publicamente um facto.
          Reclamar provém do latim reclamare e significa exigir ou reivindicar.


3. Tipos


















4. Estrutura

     » Reclamação escrita - Livro de reclamações
            * Identificação do fornecedor do bem / serviço;
            * Identificação do reclamante;
            * Motivo da reclamação:
                    - apresentação sumária da situação;
                    - apresentação da reivindicação;
            * Data;
            * Assinatura.

     » Reclamação escrita - Carta de reclamação:
          . Cabeçalho:
              * Identificação do reclamante (canto superior esquerdo):
                    - Nome;
                    - Morada;
              * Identificação do destinatário (canto superior direito):
                    - Nome / Designação da empresa;
                    - Morada;
              * Local e data (de envio);
          . Corpo:
              * Assunto;
              * Forma de tratamento / saudação inicial;
              * Relato resumido da situação / dos factos (queixa / reclamação);
              * Caraterização da situação atual;
              * Reivindicação do direito e pedido de reparo / ressarcimento;
          . Fecho:
              * Fórmula de fechamento;
              * Assinatura (do reclamante);
              * Indicação dos anexos.


5. Caraterísticas

     * Escrita na 3.ª pessoa;
     * Uso do registo formal;
     * Utilização de linguagem clara, objetiva, concisa e correta;
     * Registo expositivo-argumentativo.


6. Protesto

          O protesto é uma forma de reação solitária ou em grupo, de caráter público, contra ou a favor de determinado(a) evento/situação.
          Muitas vezes, assume o modelo de uma manifestação pública de desagrado, em que os manifestantes expressam as suas opiniões para que estas sejam ouvidas / conhecidas com vista a influenciar a opinião das massas e / ou mudar políticas, circunstâncias, medidas adotadas, etc.
          É comum, nos protestos, recorrer-se à utilização de slogans e de palavras de ordem (por exemplo, A luta continua; governo para a rua; Assim não pode ser trabalhar sem receber, etc.).

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Artigo técnico-científico

1. Artigo técnico

          O artigo técnico é um texto de caráter expositivo-argumentativo cujo autor apresenta os resultados da aplicação prática de uma teoria, transmitindo conhecimentos do domínio da técnica.


2. Artigo científico

          O artigo científico é um texto também de caráter expositivo-argumentativo em que um cientista apresenta / defende uma tese ou refuta posições assumidas por outrem. Deste modo, funciona como difusor de conhecimentos científicos a um determinado público, exprimindo o pensamento do seu autor.


          2.1. Tipos

. Artigos: textos que consistem numa descrição de descobertas originais feitas em pesquisas atuais.

. Letters (também designadas cartas ou comunicações): descrições breves de descobertas importantes resultantes de pesquisas atuais.

. Notas breves: textos / descrições breves de descobertas em pesquisas atuais.

. Revisão de literatura: narrativa coerente sobre o estado da arte naquele campo; resultados acumulados de muitos artigos diferentes sobre um tópico.

. Documento suplementar: grande volume de dados tabulados que são o resultado de uma pesquisa atual.


3. Estrutura

          A estrutura de um artigo técnico ou científico é variável, todavia muitos apresentam um esquema próximo do recomendado pelo International Comittee of Medical Journal Editors.

     1. Título: identificação do tema principal do artigo.

     2. Resumo: descrição sumária dos tópicos fundamentais do artigo (1 a 4 parágrafos).

     3. Corpo do texto:


          » Introdução:
               . Definição do contexto do trabalho a que se refere o artigo, podendo ser
                 acompanhado pela discussão de fontes primárias relevantes da literatura
                 (com recurso a citações), sintetizando a visão atual da questão abordada;
               . Apresentação dos objetivos do estudo, sob a forma de hipótese, questão
                 ou problema que está a ser estudado;
               . Breve explicação do raciocínio e da abordagem e, sempre que possível,
                 dos eventuais resultados do estudo.

          » Materiais e métodos:
               . Descrição do procedimentos adotados;
               . Descrição dos métodos e técnicas utilizados;
               . Descrição do modo como os dados foram recolhidos e analisados.

          » Resultados: apresentação dos resultados, sem interpretação, de acordo
                                  com uma sequência lógica e usando materiais ilustrativos
                                  (tabelas e figuras).

          » Discussão: interpretação dos resultados, fazendo referência a outros
                                estudos sobre o assunto e ao novo entendimento do problema,
                                à luz dos resultados da investigação.

          » Conclusão: síntese que reforça as ideias principais desenvolvidas ao longo do texto.

     4. Elementos finais:

          » Agradecimentos (opcionais): pessoas que ajudaram na elaboração do
                                         trabalho ou na sua redação.

          » Referências bibliográficas: referência às fontes utilizadas ou citadas no texto,
                                                           sob a forma de lista.

          » Apêndice ou Anexos: opcionais e pouco comuns nos artigos científicos.


4. Linguagem


     . Rigorosa, precisa e objetiva;
     . Predomínio de frases curtas;
     . Uso da terceira pessoa do singular.
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