Português

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Uma mãe interessada

Aluno copiou em teste com ajuda da mãe através de SMS

          Um aluno do 5.º ano do Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, em Chaves, foi surpreendido pela professora a copiar num teste, com a ajuda da mãe, que lhe enviava mensagens escritas de telemóvel com as respostas das perguntas.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Reclamação (Daniela Ezequiel)


Comissão de Finalistas do
Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
Rua Heróis de Castelo Rodrigo, nº306
6440-137 Figueira de Castelo Rodrigo
Agência de Viagens XTrip
Rua dos Limoeiros
6440-253 Lisboa

            Figueira de Castelo Rodrigo, 6 de Outubro de 2011

            Assunto: Problemas com a organização da viagem de finalistas.

            Exmos. Senhores,

            Vimos, por este meio, comunicar a Vossas Excelências que a nossa comissão recorreu à agência XTrip para a organização da nossa viagem de finalistas, mas no dia houve a ocorrência de falta de transporte no ponto de encontro e, em vez do autocarro que a agência deveria providenciar, tivemos de recorrer a um táxi.

            Em Lisboa, no local onde deveríamos ser recebidos por um coordenador da agência XTrip mas este não se encontrava no local, no seu lugar deparámo-nos com um outro funcionário, mas este trabalhava para uma outra empresa. Um outro problema que nos demos conta foi com o programa, o escolhido deveria ter massagens de 5 minutos após as aulas de ski, livre-trânsito para festas, etc. Mas ao chegarmos, não tivemos acesso a nenhum dos extras referidos, apenas recebemos o programa básico.
            Outros dos problemas forma nas aulas de ski, onde deveríamos ser todos inseridos no mesmo nível mas isso não se sucedeu e por último, não foram fornecidos recibos do pagamento da viagem.

            Devido às razões apresentadas anteriormente, esperemos que a agência XTrip se responsabilize pelo sucedido, ao dar-nos uma indemnização no valor 380 euros, este valor servirá para o cobrir as despesas que tivemos. Se a vossa agência não se responsabilizar pelo ocorrido num prazo de duas semanas, recorreremos ao meio jurídico.

            Sem outro assunto de momento, encerramos assim o nosso comunicado, desejando comprimentos para Vossas Excelências.

(Directora da Comissão de Finalistas)
Rebeca Amador 

Reclamação (José Vicente)


Finalistas da Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo
Avenida Heróis de Castelo Rodrigo
6440- 131 Figueira de Castelo Rodrigo
Operadores de Viagens Nacionais e Internacionais
Avenida D. Afonso Roberto
3520 – 113 Lisboa

Figueira de Castelo Rodrigo, 2 de Maio de 2010

Assunto: Má gestão na organização da viagem de finalistas.

            Ex. mos  senhores,

            Vimos, por este meio, comunicar a vossas excelências que, na sequência da viagem Figueira de Castelo Rodrigo – Andorra, que se iniciou no dia sete  ao dia catorze de abril de 2010, foram observadas várias irregularidade.
            Inicialmente, a falta de um transporte até Lisboa levou-nos a recorrer a um táxi, senão não chegávamos a horas.
            Quando chegámos lá, estava um funcionário de uma outra agência à nossa espera, em vez de estar um da própria agência. Quando  afirmámos contrato,  estava lá pronunciado, que nós, os estudantes, iríamos ter massagens de cinco minutos depois das aulas de ski, bem como livres trânsitos para festas, mas nada disto foi concretizado. Tivemos apenas direito ao programa mais básico. Nas mesmas aulas de ski, alguns dos nossos colegas que não sabiam a prática do desporto, foram inseridos no meio dos alunos que já sabiam. Outro grande problema, foi não nos darem os recibos do pagamento da viagem. Pedimos a marcação de uma reunião para acertarmos as ditas contas, como o dinheiro dos táxis e o resto. Caso não obtenhamos respostas, recorreremos obviamente  à justiça.
            Despedimos – nos com os máximos cumprimentos:
Finalistas 2009 – 2010
António Farias

Reclamação (Ana Almeida)


Comissão de Finalistas da Escola Secundária de Almeida                                                                                                                                             
Rua da Fé ,45                                                                                                                                                                                4640-211-Almeida                                         
                                                                            APF(Agência Programas para Finalistas)
                                                                                                        Rua da Conceição,225
                                                                                                                 1600-214 Lisboa


Almeida,5 de Junho de 2012
Assunto: Não cumprimento do contacto da viagem de finalistas

Ex.mos Senhores,
   Vimos , por este meio , comunicar a V.Ex.as que , na sequência de uma viagem de finalistas entre Lisboa e Andorra fomos nos apercebendo que as cláusulas que tínhamos acordado no contrato não correspondiam ao que estava acontecendo.
   Apesar de nos ter agradado bastante o contrato que foi acordado , os problemas começaram a surgir em Portugal, em Lisboa não se encontrava o autocarro para nos levar até ao aeroporto como combinado e tivemos que chamar um táxi par nos deslocarmos de Lisboa até o aeroporto e nada fazia prever que se passou a seguir.                                                              .                                                                                                                                         Ainda em Lisboa , a pensarmos  sermos  recebidos pelo  coordenador da agência com quem fizemos o contrato , estava um funcionário de uma outra agência.
   O programa de viagem que escolhemos contemplava massagens de 5 minutos depois das aulas de ski, livre-trânsito para festas s DJ sets diários, bem como um diploma do curso de ski , mas tivemos apenas direito ao programa básico que não incluía os extras acima referidos .
   Nas aulas de ski a que tivemos direito, fomos inseridos em níveis diferentes, apesar de termos informado  com antecedência que éramos todos principiantes.                                                                                                                                                                            
   E, por último , não nos foram fornecidos os recibos do pagamento da viagem.
   Contudo, cabendo a V.Ex.as  assumir a responsabilidades pela violação dos nossos direitos , vimos , por este meio, exigir que nos indemnizem pela violação do nosso acordo estabelecido no contrato, no valor de 500 euros. Caso não recebamos nenhuma comunicação da vossa parte nesse sentido, num prazo máximo de 10 dias , recorreremos à via judicial para a defesa dos nossos direitos.

Sem outro assunto de momento , apresentamos os nossos melhores cumprimentos e subscrevemo-nos,

                                                                                                                  O Representante dos finalistas 
                                                                                                                                           Ricardo Gomes

Anexos: Cópia do recibo da viagem
                que fizemos de táxi de Almeida
               até Lisboa 

sábado, 5 de novembro de 2011

Pet Shop Boys: "Suburbia" (1986)


Modalidade (G 2011 - 2 - C)


Correção

1.1.
a) Modalidade apreciativa.
b) Modalidade apreciativa.
c) Modalidade epistémica, valor de certeza.
d) Modalidade epistémica, valor de dúvida.
e) Modalidade apreciativa.
f) Modalidade apreciativa.
g) Modalidade epistémica, valor de possibilidade.
h) Modalidade epistémica, valor de probabilidade.

1.2.
a) A modalidade é construída através do recurso ao advérbio de frase «felizmente».
b) A modalidade é construída através das exclamações, da construção sintática iniciada com «que» e do adjetivo «trágico».
c) A modalidade baseia-se no uso do advérbio «seguramente» e de uma frase declarativa.
d) A dúvida é expressa através do advérbio «talvez», que implica o recurso ao modo conjuntivo.
e) A modalidade assenta o uso da expressão «É lamentável» e da exclamação.
f) Neste caso, o desejo é expresso através do verbo «ser», conjugado no condicional e do adjetivo «fantástico».
g) A modalidade assenta no recurso ao verbo «poder».
h) A ideia de probabilidade é traduzida pelo uso do verbo «dever», conjugado com o advérbio «já».

1.3.
a) O Benfica, infelizmente, não conseguiu derrotar o Beira-Mar.
b) Credo! Não deve ter havido desenlace mais trágico de uma peça de teatro.
c) É possível que o Rafael fale demais durante as aulas.
d) Provavelmente, o Glorioso voltará a ser campeão europeu.
e) Duvido que seja lamentável que a Sónia use telemóvel nas aulas de culinária.
f) Certamente, o Valente sabe tirar fotografias decentes à namorada.
g) O extraordinário cavaleiro António pode praticar hipismo aos fins de semana.
h) A Sofia já leu alguns capítulos de Os Maias, visto que se referiu a alguns aspetos da obra numa das últimas aulas.



2.1.
Tipos de modalidade e respetivos valores
Exemplos textuais
Apreciativa
. “São piores os homens que os corvos.”
. “E a tísica? Fechada, e com o ferro aceso!”
. “E fina-se ao desprezo!”
. “Nada de equívocos!”
Deôntica
Valor de obrigação


. “Ouvi também agora as vossas repreensões.”
. “E vós, Miranda, tornai para onde vos mandei; ide já e fazei como vos disse.”
. “tens de aceitar a lei (…) tens de morrer… tens de ficar de braços cruzados.”
. “Não se pode exigir que as novas gerações (…)”
Valor de permissão
. Entrai, irmão, entrai.”
Epistémica
Valor de certeza

. “Esta é a senhora D. Madalena de Vilhena.”
. “Ignora que a asfixia a combustão de brasas.”
. “Traíste um amigo teu…”
. “Tu declaraste bem alto a tua amizade pelo Cohen.”
Valor de possibilidade
. “se as pode haver… como só imagino que as possa haver”
Valor de probabilidade
. “Deve estar lindo no campo!”

3.1.
a) Constatação: «Vejo que somos nós que fazemos o nosso futuro.»
b) Certeza: «Estou certo de que somos nós que fazemos o nosso futuro.»
c) Suposição: «Suponho que seremos nós que faremos o nosso futuro.»
d) Apelo: «Sejamos nós a construir o nosso futuro.»
e) Obrigação: «Temos o dever de ser nós a construir o nosso futuro.»
f) Possibilidade: «Talvez sejamos nós a construir o nosso futuro.»
g) Dúvida: «Não sei se seremos nós que fazemos o nosso futuro.»


. Ficha [aqui].

Estrutura do discurso de Obama

Estrutura
Assunto
Exemplos
INTRODUÇÃO
(l. 1 – l. 30)

. Definição do auditório.
. Apresentação do tema: a responsabilidade de cada aluno pela sua educação.

. Pessoal (biográfico) – o próprio Obama.
DESENVOLVIMENTO
(l. 31 – l. 122)

. Argumento 1: Todos são bons em alguma coisa e a escola permite descobri-lo.


. A necessidade de estudo e de trabalho escolar para a descoberta das capacidades pessoais e de sucesso futuro.


. Argumento 2: A importância do estudo para a realização pessoal e para o progresso do país.


. Progressos na Medicina (a cura de doenças graves).
. Proteção do ambiente.
. Combate à pobreza, ao crime e à discriminação.
. Promoção da justiça, da liberdade e da igualdade.
. Promoção do emprego e desenvolvimento da economia.

. Contra-argumento 1: A dificuldade de obter bons resultados escolares.

. Pessoal (o abandono do pai, as dificuldades económicas, etc.; o sucesso, apesar das dificuldades).

. Refutação do contra-argumento: Aproveitamento das segundas oportunidades.
. Pessoal (o curso de Direito; o caso da esposa).
. Contra-argumento 2: Inexistência de oportunidades.

. Ausência de acompanhamento.
. Dificuldades económicas.
. Maus amigos.


. Refutação do contra-argumento: Inexistência de desculpas para a falta de estudo.


. Argumento 3: A necessidade de estabelecer objetivos.

. Atividades escolares, extracurriculares e de voluntariado.

. Contra-argumento 3: A crença no sucesso e na riqueza fáceis veiculada pela televisão.

. Ausência de gosto por algumas disciplinas…
. Possibilidade de não atingir os objetivos à primeira tentativa.


. Refutação do contra-argumento: A necessidade de esforço e de persistência para alcançar o sucesso.

. J. K. Rowling.
. Michael Jordan.

. Exortação: Procura de ajuda em caso de necessidade.


CONCLUSÃO
(l. 123 – final)

. Breve resumo dos melhores argumentos.
. Apelo final.


Reclamação (Manuela Santos)


Comissão de Finalistas da
Escola Secundária de Almeida
Rua da Fé, 45
4753-198 Almeida                                                                                                                                        
NorTravel
                                                                                                          Rua da Conceição, 291
                                                                                                          1602-213 Lisboa

Almeida, 17 de Maio de 2011

Assunto: não cumprimento do contrato da viagem de finalistas

Ex.mos  Senhores,

Vimos, por este meio, comunicar a V.Ex.as  que, na sequência de uma viagem de avião entre Portugal  e Andorra, ao chegarmos ao local começámo-nos a aperceber de que estavam em falta algumas das cláusulas assinadas no contrato.
Logo no início, não estava presente o autocarro no local e hora combinados, que nos iria transportar até Lisboa. Visto que não estava presente, fomos obrigados a recorrer a táxis, o que nos custeou imenso, mas permitiu que não perdêssemos o voo.
O problema seguinte surgiu quando chegámos a Lisboa e fomos recebidos por um funcionário de outra agência, em vez de sermos recebidos por um coordenador da agência contratada. Conforme foi acordado, o programa de viagem por nós escolhido contemplava vários direitos tais como massagens de 5 minutos depois das aulas de ski, livre-trânsito para festas e DJ sets diários, bem como um diploma do curso de ski, no entanto apenas tivemos acesso a um programa básico que não incluía nenhum destes extras. Nas aulas de ski, fomos inseridos em níveis avançados, embora a entidade organizadora fosse antecipadamente avisada de que todos éramos de nível principiante.
Para finalizar todos estes problemas, nem sequer tivemos acesso aos recibos do pagamento da viagem.

Portanto, cabendo a V.Ex.as  assumir a responsabilidade de todos os problemas e falhas da nossa viagem de finalistas, vimos, por este meio, exigir que sejamos indemnizados pelo programa básico que nos foi apresentado (o programa mais barato) de modo  a que nos seja devolvido o restante dinheiro. Exigimos também que sejamos contactados dentro de cinco dias para a resolução do problema.

Sem outro assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

                                                                                                 O representante dos finalistas,

(Filipa Arrepia)
                                                                                                                            

Anexos: recibo do custo da viagem de táxi

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Reclamação (Maria Figueiredo)


Comissão de finalistas da Escola Secundária de Barcelos
Av. Luís António, 47
6466-217- Barcelos
Travel Viagens
Rua Afonso Henriques, 100
6640-322-Lisboa
Lisboa, 6 de Outubro de 2011
Assunto: Deficiências na organização da viagem de finalistas
Ex mos. Senhores (as),
Vimos, por este meio, comunicar a V. Exas. que, na sequência de uma viagem de finalistas de Barcelos – Lisboa, que se iniciou às 09h00 e terminou às 09h00 do dia seguinte do passado dia 16 de Abril, no decorrer da viagem e das actividades planeadas houve contratempos não esperados.
Apesar da simpatia e disponibilidade dos vossos serviços, a viagem e as atividades não puderam ser realizadas como esperado. A verdade é que o transporte não estava no lugar marcado, e daí a necessidade de contactarmos um táxi; quando chegámos a Lisboa, a recepção foi realizada por um coordenador de outra agência; tivemos apenas acesso ao programa básico (mais barato), que não incluía nenhuma das actividades planeadas antes da viagem; nas aulas de ski, fomos inseridos no nível avançado, quando antecipadamente avisamos que todos éramos principiantes; e não nos foram fornecidos os recibos do pagamento da viagem.
No entanto, cabendo a V. Exas. assumir a responsabilidade pelas contrariedades sucedidas, vimos, por este meio, exigir que nos indemnizem pelos inconvenientes, com a restituição da viagem planeada inicialmente ou a devolução do montante pago pela viagem. Caso não recebamos nenhuma comunicação da vossa parte nesse sentido, num prazo máximo de quinze dias, recorreremos à via judicial para a defesa dos nossos direitos.
Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos e subscrevemo-nos:
Comissão de finalistas
Raul Saraiva
(Presidente da comissão)
Anexos: cópia do contrato da viagem.

Reclamação (Inês Aveiro)


Finalistas da Escola D. Maria I
Rua da Batalha, 59
499-991 Coimbra
AOV(Agência organizadora de viagens)
Rua Amadora, 342
3990-721 Lisboa
Coimbra, 7 de Março de 2011
Assunto: Má organização da viagem Lisboa – Andorra.
Caros Senhores,
Vimos, por este meio, comunicar a Vossas Excelências que, na sequencia das viagens Coimbra - Lisboa e Lisboa – Andorra, que tiveram inicio no dia 8 de fevereiro de 2011 pelas 08:35 horas e tiveram  fim dia 13 de fevereiro de 2011, foram observadas várias irregularidades, começando na viagem  Coimbra – Lisboa, estava acordado um autocarro para nos transportar até Lisboa e esse autocarro não compareceu tivemos então de nos deslocar de táxi até Lisboa outra das irregularidades foi termos sido recebidos por um funcionário de outra agência, estando acordado ser um funcionário da agência contratada que nos iria receber. Estamos a reclamar também pelo facto de termos escolhido um programa de viagens que contemplava 5 minutos de massagens depois das aulas de ski, livre-trânsito para festas e DJ sets diários e também um diploma do curso de ski, coisas a que não tivemos direito tivemos direito apenas a um programa básico que não incluía nenhum destes benefícios. Também ficámos muito insatisfeitos por termos sido inseridos em níveis diferentes nas aulas de ski, sendo que nós informamos antecipadamente que todos éramos principiantes, ficámos ainda mais insatisfeitos por não nos terem fornecido os recibos do pagamento da viagem.
Pedimos, assim, que nos seja dada uma indemnização ou um reembolso do dinheiro que gastámos no táxi. Pedimos que nos indemnizem no valor de 800 euros pelos inconvenientes que nos fizeram passar. Caso não recebamos nenhuma resposta da vossa parte, num praso máximo de 15 dias, iremos recorrer á via judicial.
Assim nos despedimos com os melhores cumprimentos,
Finalistas da Escola D. Maria I
                                                                                                                   Artur Vilela
(Representante dos Finalistas)

Reclamação (Catarina Gabriel)


Comissão de Finalistas da
 Escola Secundária de Leiria
Rua das Eiras de Baixo, 15
8765 – 333 Leiria
                                                                       AM (Agência Marroquina)
Rua da Liberdade, 55
7550 – 115 Porto

Leiria, 10 de Março de 199

Assunto: Não comprimento do contrato de finalistas.

Ex. mos Senhores,
Vimos, por este meio, comunicar a V. Ex.as que o programa de finalistas que nós, finalistas, comprámos no passado dia 4 de Janeiro, não foi cumprido devidamente.
Deste modo, o primeiro problema que sucedeu foi a falta de transporte para o lugar onde se encontrava o autocarro que nos levou a Lisboa, o que nos obrigou a recorrer a um táxi. Em Lisboa, em vez de sermos recebidos por um coordenador da vossa agência, fomos recebidos por um funcionário de uma outra agência. A verdade é que o programa que nós escolhemos contemplava massagens de cinco minutos depois das aulas de ski, livre-trânsito para festas e DJ sets diários, bem como um diploma do curso de ski, mas infelizmente só tivemos acesso ao programa básico (mais barato), que não incluía nenhum dos extras referidos. Nas aulas de ski, fomos inseridos em níveis diferentes, alguns mesmo no nível avançado, embora tivéssemos informado antecipadamente a organizadora de que todos nós éramos principiantes. Um último problema, mas não menos importante, foi o facto de não nos terem fornecido os recibos do pagamento da viagem.
Logo, cabendo a V. Ex.as assumir a responsabilidade pelos problemas que sucederam com o programa que nós, finalistas, comprámos , vimos, por este meio, exigir que nos indemnizem, no valor de 999 euros, que é metade do valor que pagámos pelo programa. Se eventualmente não recebemos nenhuma comunicação da vossa parte nesse sentido, num prazo máximo de dez dias, recorreremos à via judicial para a defesa dos nossos direitos.
Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos e subscrevemo-nos,

Representante dos finalistas
Daniela Correia

            Anexo: Recibo do táxi.

Reclamação (Catarina Moreira)


Comissão de Finalistas da Escola Secundária de Coimbra
Rua da Casa Mal-Assombrada Nº 49
3990 – 125 Coimbra
AVF (Agência de Viagens de Finalistas)
Avenida das Ruas Sem Fim Nº 18
1600 – 649 Lisboa
Coimbra, 19 de Setembro de 2009
Assunto: Problemas no transporte e na organização das actividades escolhidas no programa

            Exmos. Senhores,
            Vimos, por este meio, contactar os responsáveis pelo programa oferecido ao grupo de Finalistas da Escola Secundária de Coimbra, para reclamar o serviço que nos foi prestado, o mesmo serviço que nos deixou descontentes durante toda a viagem.
            Para começar, o programa informava que o grupo teria um autocarro à espera no ponto de encontra. Tal não aconteceu e como consequência tivemos de apanhar um táxi. Infelizmente, os problemas não pararam por aí. Aquando da nossa chegada a Lisboa, deveria estar um coordenador da vossa agência à nossa espera, o que não aconteceu. No lugar do coordenador, encontrámos um funcionário de uma agência desconhecida. O que nos deixou mais surpreendidos foi o facto de termos escolhido um programa que dispunha de massagens de duração de cinco minutos após as aulas de ski, tal como livre-trânsitos para festas e DJ sets diários e ainda um diploma de curso de ski. Em vez disso, fomos recebidos com um programa básico, mais barato, que não correspondeu à compra realizada. Para além disso, ainda fomos todos colocados em níveis diferentes do curso de ski, embora tivéssemos informado a organizador que éramos todos principiantes. Como se ainda não bastasse, não recebemos os recibos dos pagamentos da viagem.
            Sendo a agência responsável pelo serviço prestado, vimos assim por este meio exigir que nos seja pago a diferença entre o programa básico que usufruímos durante a viagem e o momento da viagem que realmente pagámos. Se tal não acontecer num espaço de 15 dias, correremos à via judicial para defender os nossos direitos.
            Sem mais assuntos, apresentamos os nossos melhores comprimentos
           
            Comissão de Finalistas da Escola Secundária de Coimbra
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