Português

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Orações subordinadas

  • A subordinação é o processo de combinação de duas ou mais orações em que uma delas - a subordinada - está sintaticamente dependente dela (ou de um seu constituinte).
  • A oração subordinante é aquela de que depende uma outra oração - a subordinante: O Eusébio disse que estava doente.
  • A oração subordinada é aquela que desempenha uma função sintática na fase complexa em que está inseria e que depende de outra - a subordinante - para ter sentido: O Eusébio disse que estava doente.
  • Na subordinação, pode existir recursividade, isto é, pode encontrar-se uma oração subordinada dentro de outra subordinada: O Antunes disse que o governo garante que haverá novas medidas de austeridade que atingirão os portugueses...
  • Quando as orações subordinadas são introduzidas por uma conjunção ou locução subordinativa, recebem o nome do conetor que faz a articulação-
  • De acordo com o tipo de função sintática que desempenham, as orações subordinadas podem ser classificadas como
                                      . subordinadas substantivas;
                                      . subordinadas adjetivas;
                                      . subordinadas adverbiais.

Orações coordenadas sindéticas e assindéticas

  • As orações coordenadas (ou os elementos de uma frase) ligadas por uma conjunção ou locução coordenativa designam-se sindéticas.
               - Ele "roubou" a bola e afundou.
               - Comprei um casaco e um par de calças.
  • Quando a conjunção não está expressa, as orações chamam-se assindéticas.
               - O Pedro chegou, arrumou o carro, tirou os livros, jantou...

Orações coordenadas

     A frase complexa resulta da junção / articulação de duas ou mais orações, por coordenação ou por subordinação.


Orações coordenadas

  • Estas orações articulam-se / ligam-se através de uma conjunção ou locução coordenativa, ou conetor equivalente.
  • As orações coordenadas recebem o nome do conetor / conjunção que as articula / liga.
  • As orações coordenadas são sintaticamente independentes entre si.
  • Existem cinco tipos de orações coordenadas.


     1.º) Orações coordenadas copulativas:
  • são introduzidas por uma conjunção ou locução coordenativa copulativa (e, nem);
  • exprimem um valor de adição;
                          - A minha mãe ofereceu-me um pijama e a minha tia trouxe-me um casaco.
                                                      ¯                                 ¯                          ¯
                                       oração coordenada              conjunção      oração coordenada copulativa


     2.º) Orações coordenadas adversativas:
  • são introduzidas por uma conjunção (ou locução) coordenativa adversativa;
  • possuem um valor de oposição ou contraste;
                         - Escorreguei, mas não caí.
                                    ¯            ¯          ¯
           oração coordenada   conjunção   oração coordenada adversativa


     3.º) Orações coordenadas disjuntivas:
  • são introduzidas por uma conjunção (ou locução) coordenativa disjuntiva;
  • transmitem um valor de alternativa;
                         - Vamos ao cinema ou ficamos em casa?
                                         ¯               ¯               ¯
                      oração coordenada   conjunção    oração coordenada disjuntiva


     4.º) Orações coordenadas explicativas:
  • são introduzidas por uma conjunção (ou locução) coordenativa explicativa;
  • apresentam a causa, a explicação ou justificação (para o que é dito na primeira oração);
                         - Estou cheio de fomepois comi mal ao almoço.
                                           ¯                   ¯                ¯
                           oração coordenada   conjunção   oração coordenada explicativa


     5.º) Orações coordenadas conclusivas:
  • são introduzidas por uma conjunção (ou locução) coordenativa conclusiva;
  • exprimem um valor de conclusão, de dedução lógica (em relação à ideia expressa ou implícita na oração com que se combina);
                         - O Paulo tem exame, logo não foi ao cinema.
                                           ¯                   ¯                 ¯
                           oração coordenada    conjunção     oração coordenada conclusiva

Frase simples e frase complexa

  • As frases podem ser simples ou complexas.
  • As frases simples têm apenas um verbo principal ou copulativo; por isso, uma só oração.
               . O avião aterrou.
               . A aluna manteve-se calma.
               . O Viriato chegou de Lisboa.
  • As frases complexas têm dois ou mais verbos principais ou copulativos, isto é, são constituídas por duas ou mais orações.
               . A Maria caiu porque escorregou.
               . Encontrei a Irina e ofereci-lhe um jantar.
  • No registo oral, a frase é marcada por diversos tipos de entoação, de acordo com os diferentes conteúdos comunicativos que expressa: perguntar, ordenar, exprimir emoções ou sentimentos, etc.
  • No registo escrito, a frase, em início de período, é iniciada por letra maiúscula e finaliza com um sinal de pontuação "concordante" com o conteúdo comunicativo que expressa: ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto e vírgula e reticências.

Frase

     A frase é uma unidade linguística que contém, pelo menos, um verbo e descreve uma situação:
               . O avião aterrou.
               . O Eusébio adoeceu.

     A frase típica do português é constituída por uma sequência de palavras compostas por um sujeito e um predicado.
               . O avião aterrou.
                     ¯            ¯
                 sujeito    predicado

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vírgula

     A vírgula representa uma pausa breve no discurso e usa-se para:

          . isolar o nome do lugar, nas datas:
               - Lisboa, 11 de janeiro de 2012.

          . isolar elementos, intercalados na frase, de valor explicativo ou caracterizador:
               - Portugal está à beira da bancarrota, isto é, não tem dinheiro para o dia-a-dia.

          . isolar orações subordinadas adverbiais numa frase:
               - O João, quando viu a namorada no chão, ficou furioso.

          . isolar orações intercaladas:
               - Os bons jogadores, dizia Paulo Bento, são os que me obedecem cegamente.

         
. isolar orações subordinadas adverbiais, principalmente quando colocadas antes da subordinante:
               - Assim que tu chegaste, fizemos uma festa.

          . separar os elementos de uma enumeração:
               - Fui à feira e comprei batatas, feijão, cebolas, bacalhau e alfaces

          . separar a frase introduzida pela conjunção «mas»:
               - A Maria caiu, mas não se magoou.

          . isolar o vocativo:
               - Micaela, tu cantas mesmo mal!

          . intercalar um modificador entre um verbo e o seu complemento:
               - O polícia alertou o condutor, com gestos enérgicos, do perigo.

       
  . separar conjunções e locuções conclusivas:
               - O Benfica jogou bem, portanto mereceu vencer.
               - Consideras, portanto, que o árbitro não viu bem o lance.

          . isolar modificadores da frase:
               - Efetivamente, a bola não entrou na baliza.

         
. destacar um advérbio conetivo em início de período:
               - Os alunos estão muito aborrecidos. Porém, não param de falar.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

"Ode Triunfal" - Correção do questionário

1. Releia a primeira estrofe.


     1.1. Caraterize o ambiente em que o sujeito poético se situa.

     O sujeito poético encontra-se a escrever no interior de uma fábrica, num estado febril, rodeado de máquinas e sob a luz forte das "grandes lâmpadas elétricas".

     1.2. Explicite a relação que ele mantém com a realidade que o cerca.

     Logo nos primeiros versos do poema, o sujeito poético anuncia o seu estado febril ("Tenho febre" - v. 2) e violento ("Escrevo rangendo os dentes" - v. 3), provocado pela realidade que o cerca e resultante de sensações contraditórias. De facto, se, por um lado, ele se deleita a apreciar a beleza do que o rodeia no interior da fábrica, por outro, essa mesma beleza causa-lhe dor ("À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábrica" - v. 1).


2. Atente, agora, nas estrofes 2 a 4.


     2.1. Procure, na segunda estrofe, marcas do "estado febril" que o sujeito poético anunciara.

     As marcas do «estado febril» do sujeito poético são visíveis nas seguintes passagens: "Tenho os lábios secos" (v. 10) e "E arde-me a cabeça." (v. 12).

     2.2. Explicite as razões que estão na origem desse delírio.

     O delírio do sujeito poético é originado pelos "excessos" do ambiente em que o sujeito poético se encontra inserido. De facto, os movimentos "em fúria" e os "ruídos" ouvidos "demasiadamente perto" das máquinas da fábrica estão na base do seu estado febril.

     2.3. Prove, com passagens do poema, que todos os sentidos concorrem para esse estado de alucinação.

     Com efeito, no estado de alucinação do sujeito poético intervêm os sentidos, através dos quais ele procura captar as sensações provocadas pelas máquinas ("de todas as minhas sensações" - v. 13): visuais ("e olhando os motores" - v. 15), gustativas ("Tenho os lábios secos" - v. 10), auditivas ("Rugindo, rangendo, ciciando" - v. 24), tácteis ("Fazendo-me um excesso de carícias ao corpo numa só carícia à alma." - v. 25).

     2.4. No primeiro verso da terceira estrofe, "os motores" são comparados a "uma Natureza tropical".


          2.4.1. Comente a expressividade dos adjetivos que, no verso 32, a caraterizam.

     A "Natureza tropical" é caracterizada como sendo "estupenda, negra, artificial e insaciável". Esta quádrupla adjetivação traduz os traços da civilização moderna mecânica e industrial, que é admirável e insondável, sofisticada e sôfrega.

     2.5. Evidencie o valor expressivo das aliterações presentes nos versos 16 e 24-25.

     Nos referidos versos, existem diversas aliterações. Desde logo, a aliteração em f ("ferro e fogo e força") que sugere o ruído e o caráter agressivo dos motores; depois a aliteração em r ("Rugindo, rangendo") recria o ruído forte e violento das máquinas e dos motores; por último, a aliteração em c ("excesso de carícias ao corpo numa só carícia à alma") sugere a suavidade de uma carícia.

     2.6. Explique, pelas suas próprias palavras, os versos em que o sujeito poético exalta a abolição das fronteiras entre passado, presente e futuro.

     Nos versos 18 a 23, o sujeito poético concentra os tempos num só, único, englobante e dinâmico. E fá-lo transportando para o presente (v. 19) e para o futuro (vv. 21-22) grandes personalidades do passado (Platão, Virgílio, Alexandre Magno, Ésquilo), estabelecendo entre elas relações de interdependência e de causa e efeito. Ou seja, se não tivesse existido, no passado, figuras criadores e impulsionadoras como as referidas, o presente não seria aquilo que é e o futuro seria, certamente, diferentes. O presente engloba, assim, o passado e possibilita o futuro.

     2.7. Interprete os desejos expressos pelo sujeito poético nas exclamações da quarta estrofe.

     Na quarta estrofe, o sujeito poético expressa o desejo de se identificar totalmente com as máquinas (vv. 26 a 28) - símbolo da modernidade -, ou, na impossibilidade de concretizar este desejo, ao menos poder estabelecer com elas uma relação estranha, eufórica que roça um erotismo delirante e doentio e o sadomasoquismo. Note-se o recurso aos advérbios "carnivoramente" e "pervertidamente" e ao gerúndio "enroscando", que apontam para a referida relação. Algo de semelhante é visível entre os versos 42 e 47. No fundo, estamos perante o sensacionismo excessivo do sujeito poético, que procura "sentir tudo de todas as maneiras", visto que "Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir.".


3. Na sétima estrofe (vv. 49-57), assistimos a uma pausa no ritmo alucinante do poema.

     3.1. Justifique o recurso ao parênteses.

     O recurso ao parênteses traduz o caráter intimista que o sujeito poético assume nesta estrofe, numa espécie de aparte em que «regressa» ao passado.

     3.2. Indique os temas abordados, neste aparte, pelo sujeito poético.

     Os temas abordados são a certeza da morte e a evocação nostálgica da infância.

     3.3. Adiante hipóteses para esta reflexão no contexto do poema.


4. A partir da oitava e até à penúltima estrofe, retoma-se o ritmo alucinante que tinha sido interrompido.

     4.1. Demonstre que o referido ritmo se desenvolve numa gradação crescente.

     O ritmo alucinante é retomado através das apóstrofes sucessivas (vv. 64-65), das interjeições (vv. 66-69), das repetições anafóricas (vv. 78-80), das interjeições e das enumerações (vv. 82-105), até culminar, no verso 106, com a onomatopeia final.

     4.2. Assinale os versos em que o sujeito poético refere aspetos negativos da civilização moderna.

     O sujeito poético refere os aspetos negativos da civilização moderna em dois momentos do poema: entre os versos 66 e 68 e 70 e 73.

     4.3. Identifique o recurso estilístico presente nos versos 68 e 76.

     O recurso estilístico é é o oximoro (vv. 68 e 76), que traduz os sentimentos contraditórios que caraterizam o sujeito poético.


5. Podemos afirmar que a conclusão do poema - a última estrofe (um monóstico) - é uma confissão de fracasso.

     5.1. Demonstre a veracidade da afirmação.

     A última estrofe pode interpretar-se como a confissão do fracasso, pois nela o sujeito poético manifesta a impossibilidade de realizar o seu desejo de se identificar completamente coma realidade que o rodeia, no fundo, com as máquinas.


6. Comente o título do poema e relacione-o com a cultura do excesso tão cara aos sensacionistas. Deve ter em conta a definição de "ode" (cf. nota 3. do texto "Ricardo Reis - uma arte de viver", na página 69) e o significado do adjetivo "triunfal".

     O título do poema é reiterativo, visto que a «ode» é já, só por si, um canto em tom sublime, escrito num discurso entusiástico, de exaltação de alguém (um herói) ou algo (um feito, por exemplo). Ao ser acrescentado ao nome «ode» o adjetivo «triunfal», Álvaro de Campos remete desde logo para o tom hiperbólico com que vai cantar as máquinas, o triunfo da civilização moderna industrial.


7. Observe atentamente o quadro de Picabia reproduzido na página 89.


     7.1. Comente o quadro, relacionando-o com algumas passagens da "Ode Triunfal" que ele poderia ter inspirado.


Questionário adaptado do manual Entre Margens - 12.º ano (Porto Editora)

Exames e Provas de Aferição - Esclarecimento


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

"Ode Triunfal" - Questionário

1. Releia a primeira estrofe.

     1.1. Caraterize o ambiente em que o sujeito poético se situa.

     1.2. Explicite a relação que ele mantém com a realidade que o cerca.


2. Atente, agora, nas estrofes 2 a 4.

     2.1. Procure, na segunda estrofe, marcas do "estado febril" que o sujeito poético anunciara.

     2.2. Explicite as razões que estão na origem desse delírio.

     2.3. Prove, com passagens do poema, que todos os sentidos concorrem para esse estado de alucinação.

     2.4. No primeiro verso da terceira estrofe, "os motores" são comparados a "uma Natureza tropical".

          2.4.1. Comente a expressividade dos adjetivos que, no verso 32, a caraterizam.

     2.5. Evidencie o valor expressivo das aliterações presentes nos versos 16 e 24-25.

     2.6. Explique, pelas suas próprias palavras, os versos em que o sujeito poético exalta a abolição das fronteiras entre passado, presente e futuro.

     2.7. Interprete os desejos expressos pelo sujeito poético nas exclamações da quarta estrofe.


3. Na sétima estrofe (vv. 49-57), assistimos a uma pausa no ritmo alucinante do poema.

     3.1. Justifique o recurso ao parênteses.

     3.2. Indique os temas abordados, neste aparte, pelo sujeito poético.

     3.3. Adiante hipóteses para esta reflexão no contexto do poema.


4. A partir da oitava e até à penúltima estrofe, retoma-se o ritmo alucinante que tinha sido interrompido.

     4.1. Demonstre que o referido ritmo se desenvolve numa gradação crescente.

     4.2. Assinale os versos em que o sujeito poético refere aspetos negativos da civilização moderna.

     4.3. Identifique o recurso estilístico presente nos versos 68 e 76.


5. Podemos afirmar que a conclusão do poema - a última estrofe (um monóstico) - é uma confissão de fracasso.

     5.1. Demonstre a veracidade da afirmação.


6. Comente o título do poema e relacione-o com a cultura do excesso tão cara aos sensacionistas. Deve ter em conta a definição de "ode" (cf. nota 3. do texto "Ricardo Reis - uma arte de viver", na página 69) e o significado do adjetivo "triunfal".


7. Observe atentamente o quadro de Picabia reproduzido na página 89.

     7.1. Comente o quadro, relacionando-o com algumas passagens da "Ode Triunfal" que ele poderia ter inspirado.


Questionário adaptado do manual Entre Margens - 12.º ano (Porto Editora)

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

2011: Coisas inesquecíveis ouvidas na TV e arredores

  • "O ministro das Finanças não tem qualquer visão sobre como é que o país se há-de desenvolver e tal..." (António Costa, «Quadratura do Círculo»);
  • "A Europa não está a ser séria. Andam todos a fazer cada qual o seu joguinho. Os holandeses são capazes de vender a mãe se lhes pagarem bem. Os suecos julgam-se superiores. Os noruegueses (...), um rapaz que fazia Pilates comigo foi à Noruega, deixou lá o curriculum e já o chamaram. (...) O Sarkozy-Cosifantuti... é mau para os países terem líderes ridículos..." (Raul Rosado Fernandes). [Silêncio] "Deixe-me fazer-lhe uma última pergunta..." (Ana Lourenço). (...) "Eu conheci a Tatcher..." (RRF). "Um bom Natal!" (AL).
  • "Aos 40 percebi que era imortal..." (Diogo Infante);
  • [Um homem que se] "passeia pelos salões dos poderosos, come pastéis de bacalhau na leitaria da esquina, frequenta seminários académicos, bebe um refresco em locais imagináveis e trata por tu grandes e pequenos..." (António Barreto sobre Gonçalo Ribeiro Telles);
  • "Já é uma tradição nas cimeiras dos países mais ricos do mundo." (Luís Delgado, sobre a presença de estrangeiros na manifestação da Assembleia da República);
  • "Portugal não é monótono." (António Barreto);
  • "Cavaco Silva devia condecorar Teixeira dos Santos." (Miguel de Sousa Tavares);
  • "Se não houver nem um protesto, parecemos parvos." (Francisco van Zeller);
  • "Devíamos ir buscar dinheiro às empresas de utilidades." (Luís Delgado);
  • "Uma das coisas que aprendi [riso abafado] em Washington foi que na vida pública ou se está sentado à mesa ou se faz parte do menu. Eu próprio tive essa experiência recentemente em que fui incluído num cardápio qualquer. Quem é que é aqui o menu?" (Mário Crespo sobre o caso Secretas / Bernardo Bairrão). "Mário, a sua linguagem é muito críptica." (Ângelo Correia);
  • "Manifestamente, eventualmente, esse é um problema que vamos ter que resolver." (Mário Crespo);
  • "A Santa Casa da Misericórdia precisa de um gestor. Mandem o Dr. Santana Lopes para a OCDE." (Henrique Neto);
  • "Depois de um confronto destes [pausa], como é que os senhores pessoalmente ficam um com o outro? Ficam zangados?" (Mário Crespo, no fim de um frente-a-frente entre Alfredo Barroso e Teresa Caeiro);
  • "Algo me diz que isto não vai ser tão mau como parece." (Medina Carreira);
  • "Não posso fazer comentários, não tenho elementos." (inédito  de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o caso Secretas / Bernardo Bairrão);
  • "Vou contar um episódio do dia de hoje. Fui à mercearia, gastei vinte e tal euros. Ao meu lado estava uma senhora muito bem parecida que me atraiu. Era brasileira e comprou três pães. Porque é que esta senhora há-de acreditar em Deus?" (Mário Crespo);
  • "Vou-lhe fazer uma pergunta daqui a cinco minutos - Deus existe?" (Mário Crespo, antes de prosseguir a emissão com uma peça sobre o rating da Grécia);
  • "O meu minuto vai ser um minuto rápido." (João Semedo, deputado do BE);
  • "Sondagens - mantém-se o empate técnico, mas o PS aproximou-se do PSD nas últimas horas." (Mário Crespo);
  • "Há uma grande imprecisão, visto que tanto um está à frente como depois está o outro, mas isto vai andando." (Mário Soares, sobre os resultados das sondagens);
  • "Eu não disse que não seria primeiro-ministro com o FMI, disse que não estava disponível para governar com o FMI. É completamente diferente." (José Sócrates);
  • "Para que tudo corresse bem, foram precisos muitos, muitos preservativos." (João Adelino Faria, referindo-se aos preparativos do casamento real britânico);
  • "Projetar categorias morais no fenómeno político dá mau resultado." (Francisco Assis);
  • "Crescimento económico e poupança. São as duas coisas que é necessário para o crescimento económico." (Daniel Oliveira);
  • "Estamos todos histéricos." (Luís Delgado);
  • "O VW Golf é um bem essencial? (peça da RTP, questionando a razoabilidade do desagravamento do IVA do golfe anunciado pelo governo);
  • "Não, não. Não estou interessado em lugares. Estou num processo de pensamento." (Santa Lopes);
  • [É justo o aumento do salário mínimo] "porque a Malta já nos passou à frente." (representante da CGTP à TVI);
  • "É bom que os portugueses saibam que, na Lua, têm um espaço familiar, que é a cratera Vasco da Gama." (Pacheco Pereira, «Ponto Contraponto»);
  • "Cavaco Silva não quis falar sobre o FMI, alegando que era domingo e estava a caminho das queijadas de Sintra." (abertura do noticiário da SIC).

(c) Zélia Pinheiro, in Corta-Fitas

A emigração

     José Cesário, secretário de estado das Comunidades, estima que, durante o ano de 2011, 100 a 120 mil portugueses tenham emigrado, maioritariamente em resultado da degradação da situação económica do país.

     Em 1670, o Padre António Vieira, num sermão pregado na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, afirmou o seguinte sobre esta temática da emigração: «Nascer pequeno e morrer grande é chegar a ser homem. Por isso nos deu Deus tão pouca terra para o nascimento e tantas para a sepultura. Para nascer, pouca terra; para morrer, toda a terra; para nascer, Portugal; para morrer, o mundo.»

     Passam os séculos, mas as circunstâncias permanecem. Cabe-nos, como defende Vieira, transformar algo que é motivo de tristeza e desesperança numa oportunidade de alcançar a grandeza.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Fim do mundo: 21 de dezembro de 2012

Calendário Maia
     Passa, daqui a cerca de três horas, na SIC generalista, o filme 2012, baseado numa profecia maia que anuncia que o fim do mundo ocorrerá no dia 21 de dezembro do ano que hoje se iniciou. A este propósito, transcrevemos um artigo do Dr. Carlos Oliveira, doutorando em Educação Científica, com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, produzido em 2007 e que pode ser encontrado no sítio http://www.cienciahoje.pt.

     «As profecias de fim de mundo têm sempre um atrativo especial. Bastante atrativas são também as histórias sobre conhecimentos ocultos detidos por civilizações antigas. Vem isto a propósito do documentário feito pelo History Channel sobre a Profecia Maia,e que se encontra já à venda para o público (assim como vários livros sobre o mesmo assunto). O documentário pareceu-me bastante interessante e apelativo.»

     Basicamente a ideia é que os Maias, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que entretanto se passaram, como a chegada do homem branco - Hernan Cortez - a 8 de novembro de 1519. Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solstício de inverno, 21 de dezembro, de 2012. Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.

     Ora, sabe-se atualmente que nesta data, durante o solstício, a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronómica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terramotos, etc.
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Outras Profecias

     Curioso no documentário foi eles relacionarem com outras profecias. Por exemplo, o muito antigo I Ching é um livro Chinês sobre conceções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões se utilizarmos a teoria “Time Wave Zero”. Usando esta técnica vê-se que o livro chinês prevê que o mundo irá acabar a 21 de dezembro de 2012.

     Ligaram também a Merlin, o mágico da corte do Rei Artur. Pelos vistos, estes profetas medievais (existiam vários Merlin) previram Napoleão, Hitler, o nome da primeira colónia na América, etc. Previram também que neste século irá haver um ataque nuclear terrorista no Reino Unido que matará centenas de milhares de pessoas, que o aquecimento global será demasiado evidente e que... irá haver uma mudança do campo magnético terrestre que levará a um desastre global.

     Outra pessoa mencionada foi Sibyl, uma profeta/oráculo em Roma - tal como a de Delphi na Grécia. Ela também previu corretamente vários acontecimentos, entre os quais o fim do mundo para mais ou menos a mesma data que os anteriores.

    Discutiram também um projeto chamado de webbot que faz previsões a partir daquilo que vai aparecendo pela web. Supostamente previram os acontecimentos de 11 de setembro em junho de 2001. Este projeto prevê um acontecimento global para 2012.

     Tudo isto dá que pensar que são muitas previsões coincidentes, sendo a Maia a mais relevante.


Análise Crítica
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     O documentário fala de outros “profetas”: "Mother Shipton", Bíblia, Nativos Americanos, e muitos outros.... em que todos eles preveem o fim do mundo. Mas isto é normal. Toda a gente prevê más notícias - é este tipo de notícias que vende - o medo vende. Nenhum destes outros casos previu o final do mundo para 2012, mas o documentário tentou pôr tudo no mesmo saco, enganando os espetadores. Estranho é que não tenham referido a previsão feita pelos criadores da série Ficheiros Secretos que, no episódio “A Verdade”, apontaram para 22 de dezembro de 2012 como o dia da invasão dos extraterrestres!
     Podem ver críticas ao documentário aqui:
          http://skeptico.blogs.com/skeptico/2006/08/2012_mayan_prop.html
          http://alignment2012.com/historychannel.html
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Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
     Em termos das previsões "acertadas", lembremo-nos que as previsões são sempre bastante vagas e muitas interpretações cabem lá dentro; cabendo sempre as interpretações que nós queremos dar... após os acontecimentos. Por outro lado, a estatística explica bastante bem as previsões que até possam ter sido específicas e acertaram. Todos os dias no mundo há imensas previsões feitas e, estatisticamente falando, algumas têm que ser acertadas! Dar relevância às que pensamos ser certas, não percebendo que existem muitas mais que são erradas, é um erro muito comum em estatística.
     Em termos históricos, basta lermos alguns livros para percebemos que em todas as eras existiram pessoas a prever que o fim estava perto. Sempre foi assim e sempre será, porque isso é que fará do nosso tempo o mais importante para viver. É uma mentalidade temporalcêntrica. E é bom relembrar que todas essas pessoas, sem exceção, estavam enganadas.
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Geocentrismo Temporal
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     Em termos astronómicos, somos um simples ponto num universo gigantesco. Imaginar que temos qualquer relevância em termos espaciais ou temporais é antropocentrismo no seu pior – quando na Ficção Científica lemos ou vemos que extraterrestres vêm à Terra para mudar o curso da nossa história e do resto do universo, temos que ver isto somente como uma forma de entretenimento. É um Geocentrismo temporal – continuamos a pensar que somos especiais no Universo, neste caso em termos de tempo. O mesmo se passa nestas previsões.
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     É interessante ver que as previsões são só sobre o que se passa numa parte de um minúsculo ponto do espaço – Terra; na Ficção Científica, quando se viaja no Tempo, é dado a entender que não viajamos no espaço e as pessoas aparecem no mesmo sítio mas em tempos diferentes. Ambas as situações estão erradas porque se baseiam na premissa que as viagens no espaço estão estagnadas. Mas o que se passa de facto é que a Terra roda em torno de si própria, a Terra viaja pelo espaço ao redor do Sol, o Sol viaja à volta da Via Láctea, a Via Láctea por seu turno também se movimenta em direção a outras galáxias no nosso Grupo Local, o Grupo Local também viaja.... e assim sucessivamente.
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     Nada está parado no espaço. Se eu viajar no tempo 1 dia que seja e esperar não sair deste ponto, então já não me vou encontrar nesta sala, mas sim algures a flutuar no espaço. O tempo e o espaço estão interligados - quem diz que consegue ver o futuro está não só a afirmar isso mesmo, mas está incrivelmente também a dizer que consegue ver os eventos que acontecerão num pontinho irrelevante do espaço que se encontra a muitos milhões de quilómetros de distância (no ponto do espaço onde a Terra estará no futuro).
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     Em 2013 voltarei a este assunto.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=21960&op=all

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Portagens das ex-SCUT: consulta on-line dos pagamentos em dívida


     Todos os condutores que frequentam as ex-SCUT e não possuem o Dispositivo Eletrónico de Matrícula (DEM) têm de efetuar o pagamento nas estações de correios (CTT). Note-se que a este tipo de pagamento acresce o valor de 0,25 € por viagem, num máximo acumulado de 2 € para «despesas administrativas». Por outro lado, o lançamento da dívida, que terá de ser paga num prazo máximo de cinco duas úteis, acontece somente dois dias após a passagem nos pórticos.

     Quem não dispuser ainda do DEM, pode consultar o valor em dívida no sítio dos CTT (clicar para aceder). Para tal, necessita apenas de introduzir a matrícula do veículo e um código de verificação «captcha», ou seja, a cadeia de carateres apresentada.

     O senão tem a ver com o facto de qualquer pessoa que conheça a matrícula do «nosso» veículo ter acesso aos nossos dados enquanto viajantes, colocando assim em causa a privacidade de cada um.
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