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domingo, 10 de junho de 2012

Questionário SERMÃO - Cap. I

1. A frase «Vos estis sal terrae» («Vós sois o sal da terra»), transcrita da Bíblia, mais concretamente do Evangelho de S. Mateus, capítulo V, versículo 13, constitui o chamado conceito predicável, a partir do qual se desenvolverá o Sermão.

1.1. Observe a frase «Vós sois o sal da terra».

1.1.1. Identifique os referentes do pronome pessoal «vós».
Os referentes do pronome pessoal «vós» são “sois” e “o sal”.

1.1.2. Refira a subclasse a que pertence o verbo usado.
A subclasse a que pertence o verbo usado «sois», que é o verbo ser é o presente do indicativo. 

1.1.3. Identifique a função sintática desempenhada pelo constituinte «o sal da terra».
A função sintática desempenhada pelo constituinte «o sal da terra» é complemento direto.

1.1.4. Indique por palavras suas a relação de sentido entre o constituinte com a função de sujeito e o constituinte referido em 1.1.3.
 A relação de sentido entre o constituinte com a função de sujeito «vós» e o constituinte referido em 1.1.3 com a função de complemento direto «o sal da terra» é uma relação de indicação, ou seja, indicar o que é o «vós».

1.1.5. Identifique o que representa o «sal».
         Na frase «vós sois o sal da terra», o «sal» representa os pregadores, que pregam a sua doutrina.

1.1.6. Indique, agora, o que representa o elemento «terra».
            Na frase «vós sois o sal da terra», a «terra» representa os ouvintes da doutrina dos pregadores.

1.1.7 Sabendo que «predicar» significa atribuir propriedades a entidades ou situações ou estabelecer relações entre entidades ou situações, explique em que medida a frase de 1.1. representa um conceito predicável.
                        A frase de 1.1. representa um conceito predicável pois é um passo das escrituras (“Vós sois o sal da terra”) que é aplicado ás condições da época.

1.2. Por que motivo é atribuída por Cristo a propriedade «sal da terra» aos referentes do pronome pessoal «vós».
            É atribuída por Cristo a propriedade «sal da terra» aos referentes do pronome pessoal «vós» que são os pregadores porque para ele os pregadores seriam os únicos capazes de parar com esta corrupção que existe na terra, com as suas doutrinas.

1.3. Relacione a função do sal com a função das entidades referidas por «vós».
            A relação entre o sal,  com a função das entidades referidas por «vós» é que são a mesma coisa, ou seja, o sal e o vós estão se a referir aos pregadores.

1.4. Como avalia o padre António Vieira o sucesso dessas entidades no desempenho da sua função?
            Padre Vieira avalia este sucesso como muito mau pois conclui-se no primeiro parágrafo “não é tudo isto verdade?” palavras de Padre Vieira e isto mostra que ele não gostava do que se estava a passar na “terra”.

1.5. Enuncie o problema levantado pelo padre Vieira.
            O problema levantado pelo padre Vieira foi que a terra está corrupta e o discurso é desenvolvido através de um admirável jogo de simetrias pois a terra está corrompida ou “porque o sal não salga” ou “porque a terra se não deixa salgar”.

1.5.1. Identifique e classifique o vocábulo que introduz esse problema.
            O vocábulo que introduz esse problema é o ”ou” e é um articulador.

1.6. Refira as duas hipóteses gerais apresentadas como causas possíveis do problema.
            As duas hipóteses gerais apresentadas como causas possíveis do problema são “o sal que não salga” que esta a resposta é escolhida por Cristo e relativamente à “terra que se não deixa salgar” a resposta escolhida pelo Santo António.

1.6.1. Identifique os elementos linguísticos que as introduzem como causa do problema e as apresentam como duas alternativas.
              Os elementos linguísticos que as introduzem como causa do problema e as apresentam como duas alternativas são “ou é porque”/” ou porque”; ”e os pregadores” /”e os ouvintes.”

1.7. Enumere os motivos que poderão ter conduzido à primeira causa e os que poderão ter conduzido à segunda.
            Os motivos que poderão ter conduzido à primeira causam  “o sal que não salga “ : os pregadores não pregam a verdadeira doutrina”; “os pregadores dizem uma cousa e fazem outra”; “os pregadores se pregam a si e não a Cristo”. Os que poderão ter conduzido à segunda causa ”a terra que se não deixa salgar”: “os ouvintes sendo verdadeira a doutrina que lhes dão , a não querem receber”; “os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem”; “os ouvintes em vez de servir a Cristo, servem as suas apetites.”

2. O segundo parágrafo inicia-se com uma premissa e, com base nela, o padre António Vieira coloca uma pergunta.

2.1. Enuncie a premissa.
            A premissa “Suposto , pois ,que ou o sal não salgue ou a terra se não deixe salgar”.

2.2. Parafraseie a pergunta.
            A pergunta que Padre Vieira faz é ”que se há-de fazer a este sal e que se há-de fazer a esta terra?”.

2.3. Identifique a parte do problema para o qual é proposta, neste parágrafo, uma solução e refira a solução proposta, bem como a finalidade da adoção de tal proposta.
            A parte do problema para o qual é proposta, uma solução «é se o sal não salga», e a solução proposta é que o pregador não pregar a sua doutrina deve assim ser merecedor de todo o desprezo e ser metido debaixo dos pés de todos.

2.3.1. O problema e a finalidade da solução proposta estão representados por duas orações subordinadas adverbiais que ocorrem na mesma frase. Classifique-as.
As orações são subordinadas adverbias consecutivas.

2.3.2. Qual é o tipo de argumento usado para sustentar essa proposta? Justifique a sua resposta.
                        O tipo de argumento usado para sustentar essa proposta é um argumento convincente/lógico. Porque a obrigação dos pregadores é pregar bem a sua doutrina e se tal não acontecesse teriam consequências.

3. Para fundamentar o que se há de fazer à terra que se não deixa salgar (isto é, aos ouvintes que não querem seguir os ensinamentos da verdadeira doutrina), o padre António Vieira recorre ao exemplo de Santo António.

3.1. Indique a razão por que o padre Vieira convoca a figura de Santo António.
            A razão por que o padre Vieira convoca a figura de Santo António  é porque vai fazer o mesmo que ele, já que os homens não o querem ouvir , então vai pregar aos   peixes ,tal como o Santo António.

3.2. Relate o episódio ocorrido com o santo e que justifica o título deste sermão.
            Santo António foi pregar para Itália mais especificamente para Arímino foi pregar, contra os hereges, só que não funcionou porque eles o não queriam ouvir e por pouco que não o matavam , pois levantaram-se contra ele. Pois bem já que os homens não o queriam ouvir resolveu virar-se para o mar e ir pregar aos peixes. Mudou somente o púlpito e o auditório, mas não desistiu da sua doutrina. Por isso esta obra tem o titulo de “Sermão de Santo António aos peixes».

3.3. Em determinado passo do capítulo, o autor do texto recorre a diversas interrogações. Aponte a intencionalidade do pregador ao colocar essas questões.
            A intenção do pregador , ao colocar essas interrogações foi expor o que poderia fazer Santo António com tudo o que se ia passando.

3.4. Aponte a decisão tomada pelo padre Vieira.
            A decisão tomada pelo padre Vieira foi que iria pregar a sua doutrina aos peixes e não aos homens.

3.4.1. Refira três argumentos apresentados pelo pregador que justificam essa atitude.
            Os argumentos apresentados pelo pregador são  que o mar está perto , logo vai pregar para o mar que bem o ouvirão (“o mar está tão perto que bem me ouvirão ”), os que não lhe interessa  o sermão poderão retirar-se , pois o sermão não lhe diz respeito(“os demais podem deixar o sermão, pois não é para eles”) e por último a Senhora do mar costuma dar graça, ou seja, abençoa para nada correr mal(“Maria, quer Domina maris: «Senhora do mar”; e posto que o assunto seja tão desusado, espero que me não falte com a costumada graça.”)

3.5. O primeiro capítulo termina com uma invocação e com a expressão de um desejo.

3.5.1. Indique o destinatário da invocação e a sua intencionalidade.
                        O destinatário da invocação é “Senhora do mar» e a intencionalidade é que a senhora  o ajude e não falte com a costumada graça, pois é o desejo expresso pelo Padre Vieira.

Questionário SERMÃO - Cap. I

1. A frase «Vos estis sal terrae» («Vós sois o sal da terra»), transcrita da Bíblia, mais concretamente do Evangelho de S. Mateus, capítulo V, versículo 13, constitui o chamado conceito predicável, a partir do qual se desenvolverá o Sermão.

1.1. Observe a frase «Vós sois o sal da terra».

1.1.1. Identifique os referentes do pronome pessoal «vós».
Os referentes do pronome pessoal «vós» são aos pregadores.

1.1.2. Refira a subclasse a que pertence o verbo usado.
O verbo sois está no presente.

1.1.3. Identifique a função sintática desempenhada pelo constituinte «o sal da terra».
A função sintática desempenhada pelo constituinte é o complemento direto.

1.1.4. Indique por palavras suas a relação de sentido entre o constituinte com a função de sujeito e o constituinte referido em 1.1.3.

1.1.5. Identifique o que representa o «sal».
O «sal» representa a palavra de Cristo.

1.1.6. Indique, agora, o que representa o elemento «terra».
A «terra» representa o planeta Terra.

1.1.7 Sabendo que «predicar» significa atribuir propriedades a entidades ou situações ou estabelecer relações entre entidades ou situações, explique em que medida a frase de 1.1. representa um conceito predicável.
A frase de 1.1. representa o predicado porque para além da relação que se referiu na pergunta de cima, também se pode relacionar com os fertilizantes que se colocam na terra para esta ficar boa para semear.
  
1.2. Por que motivo é atribuída por Cristo a propriedade «sal da terra» aos referentes do pronome pessoal «vós».
O motivo é porque os pregadores levam a palavra de Cristo a muitos povos e a publicam.

1.3. Relacione a função do sal com a função das entidades referidas por «vós».
Porque o sal serve para impedir a corrupção e o que os pregadores fazem é tentar fazer o mesmo defendendo a palavra de Cristo.

1.4. Como avalia o padre António Vieira o sucesso dessas entidades no desempenho da sua função?

1.5. Enuncie o problema levantado pelo padre Vieira.
O problema que o padre Vieira levanta é os pregadores não dizerem bem a palavra de Cristo.

1.5.1. Identifique e classifique o vocábulo que introduz esse problema.

1.6. Refira as duas hipóteses gerais apresentadas como causas possíveis do problema.
As duas hipóteses gerais apresentadas como causas possíveis do problema são porque o sal não salga e porque a terra não se deixa salgar.

1.6.1. Identifique os elementos linguísticos que as introduzem como causa do problema e as apresentam como duas alternativas.

1.7. Enumere os motivos que poderão ter conduzido à primeira causa e os que poderão ter conduzido à segunda.
Os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; os pregadores dizem uma coisa e fazem outra; os pregadores pregam-se a si mesmos e não a Cristo são os motivos que poderão ter conduzido á primeira causa. Os ouvintes não querem receber a verdadeira doutrina; Os ouvintes querem imitar o que os pregadores fazem e não o que eles dizem; Os ouvintes querem servir os seus apetites em vez de servir a Cristo e estes são os motivos que poderão ter conduzido à segunda. Mas o primeiro motivo é o sal não salgar, e o segundo é a terra não se deixar salgar.

2. O segundo parágrafo inicia-se com uma premissa e, com base nela, o padre António Vieira coloca uma pergunta.

2.1. Enuncie a premissa.

2.2. Parafraseie a pergunta.

2.3. Identifique a parte do problema para o qual é proposta, neste parágrafo, uma solução e refira a solução proposta, bem como a finalidade da adopção de tal proposta.
A parte do problema para o qual é proposta neste parágrafo, uma solução tem a ver com o facto de os pregadores não pregarem a verdadeira doutrina e pregarem a si e não a Cristo.

2.3.1. O problema e a finalidade da solução proposta estão representados por duas orações subordinadas adverbiais que ocorrem na mesma frase. Classifique-as.
É uma oração subordinada Consecutiva e final.

2.3.2. Qual é o tipo de argumento usado para sustentar essa proposta? Justifique a sua resposta.

3. Para fundamentar o que se há-de fazer à terra que se não deixa salgar (isto é, aos ouvintes que não querem seguir os ensinamentos da verdadeira doutrina), o padre António Vieira recorre ao exemplo de Santo António.

3.1. Indique a razão por que o padre Vieira convoca a figura de Santo António.
 O padre Vieira convoca a figura de Santo António porque Santo António criou uma resolução para o grande problema português

3.2. Relate o episódio ocorrido com o santo e que justifica o título deste sermão.
Santo António não conseguia resultados da sua pregação e os homens até o quiseram matar e em vez de desistir resolveu pregar aos peixes.

3.3. Em determinado passo do capítulo, o autor do texto recorre a diversas interrogações. Aponte a intencionalidade do pregador ao colocar essas questões.
O autor coloca essas questões para tentar arranjar soluções para Santo António.

3.4. Aponte a decisão tomada pelo padre Vieira.
 O Padre António Viera, sem obter resultados, a terra continuava corrupta, resolveu então pregar aos peixes, seguindo o exemplo de Santo António.

3.4.1. Refira três argumentos apresentados pelo pregador que justificam essa atitude.
Os três argumentos foi o facto de Santo António ter os pés descalços e não poder protestar,  de não ter pregado nada da terra e de não os ter sacudido.

3.5. O primeiro capítulo termina com uma invocação e com a expressão de um desejo.

3.5.1. Indique o destinatário da invocação e a sua intencionalidade.
O destinatário dessa invocação é Maria.

Questionário SERMÃO - Cap. I

1. A frase «Vos estis sal terrae» («Vós sois o sal da terra»), transcrita da Bíblia, mais concretamente do Evangelho de S. Mateus, capítulo V, versículo 13, constitui o chamado conceito predicável, a partir do qual se desenvolverá o Sermão.

1.1. Observe a frase «Vós sois o sal da terra».

1.1.1. Identifique os referentes do pronome pessoal «vós».
Os referentes do pronome pessoal «vós» pertence aos pregadores.

1.1.2. Refira a subclasse a que pertence o verbo usado.
A subclasse do verbo sois é o presente.

1.1.3. Identifique a função sintática desempenhada pelo constituinte «o sal da terra».
A função sintática é o complemento direto.

1.1.4. Indique por palavras suas a relação de sentido entre o constituinte com a função de sujeito e o constituinte referido em 1.1.3.
 …

1.1.5. Identifique o que representa o «sal».
O «sal» representa a palavra de Cristo.

1.1.6. Indique, agora, o que representa o elemento «terra».
A «terra» representa o planeta Terra, o mundo inteiro, onde se prega a palavra de Cristo.

1.1.7 Sabendo que «predicar» significa atribuir propriedades a entidades ou situações ou estabelecer relações entre entidades ou situações, explique em que medida a frase de 1.1. representa um conceito predicável.
A frase de 1.1. representa o predicado porque para além da relação que se referiu na pergunta de cima, também se pode relacionar com os fertilizantes que se colocam na terra para esta ficar boa para semear.

1.2. Por que motivo é atribuída por Cristo a propriedade «sal da terra» aos referentes do pronome pessoal «vós».
O motivo é porque os pregadores levam a palavra de Cristo até vários povos e a pregam.

1.3. Relacione a função do sal com a função das entidades referidas por «vós».
A função do sal com a função dos pregadores é a seguinte: o sal serve para impedir a corrupção e o que os pregadores fazem é tentar fazer o mesmo defendendo a palavra de Cristo.

1.4. Como avalia o padre António Vieira o sucesso dessas entidades no desempenho da sua função?


1.5. Enuncie o problema levantado pelo padre Vieira.
O problema levantado pelo padre Vieira é que os pregadores não proferem bem a palavra de Cristo.

1.5.1. Identifique e classifique o vocábulo que introduz esse problema.
….

1.6. Refira as duas hipóteses gerais apresentadas como causas possíveis do problema.
As duas hipóteses gerais apresentadas como causas possíveis do problema são porque o sal não salga e porque a terra não se deixa salgar.

1.6.1. Identifique os elementos linguísticos que as introduzem como causa do problema e as apresentam como duas alternativas.


1.7. Enumere os motivos que poderão ter conduzido à primeira causa e os que poderão ter conduzido à segunda.
Os pregadores não pregam a exatamente a doutrina; os pregadores dizem uma coisa e fazem outra; os pregadores pregam-se a si mesmos e não a Cristo, estas são os motivos que poderão ter conduzido á primeira causa. Os auditores não querem receber a verdadeira doutrina; Os ouvintes querem imitar o que os pregadores fazem e não o que eles pregam; Os ouvintes querem saciar os seus apetites em vez de servir a Cristo e estes são os motivos que poderão ter conduzido à segunda.

2. O segundo parágrafo inicia-se com uma premissa e, com base nela, o padre António Vieira coloca uma pergunta.

2.1. Enuncie a premissa.

2.2. Parafraseie a pergunta.

2.3. Identifique a parte do problema para o qual é proposta, neste parágrafo, uma solução e refira a solução proposta, bem como a finalidade da adoção de tal proposta.
A parte do problema para o qual é proposta, neste parágrafo, tem a ver com o facto de os pregadores não pregarem a verdadeira doutrina e pregarem a si e não a Cristo.

2.3.1. O problema e a finalidade da solução proposta estão representados por duas orações subordinadas adverbiais que ocorrem na mesma frase. Classifique-as.
É a oração subordinada consecutiva e final.

2.3.2. Qual é o tipo de argumento usado para sustentar essa proposta? Justifique a sua resposta.


3. Para fundamentar o que se há-de fazer à terra que se não deixa salgar (isto é, aos ouvintes que não querem seguir os ensinamentos da verdadeira doutrina), o padre António Vieira recorre ao exemplo de Santo António.

3.1. Indique a razão por que o padre Vieira convoca a figura de Santo António.
A razão pela qual o padre vieira convoca a figura de santo António deve-se que Santo António criou uma solução para o grande problema português.

3.2. Relate o episódio ocorrido com o santo e que justifica o título deste sermão.
Santo António não conquistava resultados da sua pregação e os homens até o quiseram matar mas em vez de desistir resolveu pregar aos peixes.

3.3. Em determinado passo do capítulo, o autor do texto recorre a diversas interrogações. Aponte a intencionalidade do pregador ao colocar essas questões. O autor coloca essas questões para tentar arranjar soluções para Santo António.

3.4. Aponte a decisão tomada pelo padre Vieira.
 Padre António Viera, sem obter resultados, a terra continuava corrupta, resolvendo igualmente pregar aos peixes, seguindo o exemplo de Santo António.

3.4.1. Refira três argumentos apresentados pelo pregador que justificam essa atitude.
Os três argumentos apresentados pelo pregador eram os seguintes: De Santo António ter os pés descalços e não poder protestar, o facto de não ter pregado nada da terra e de não os ter sacudido.

3.5. O primeiro capítulo termina com uma invocação e com a expressão de um desejo.

3.5.1. Indique o destinatário da invocação e a sua intencionalidade.
O destinatário dessa invocação é Maria.

Projeto Twist: «O Elo mais Forte»

'Companheiros do Medo', de René Magritte

          René François Ghislain Magritte foi um dos principais artistas surrealistas belgas. Magritte nasceu na Bélgica, no dia 21 de novembro de 1898, falecendo posteriormente no dia 15 de agosto de 1972. Em 1912, sua mãe cometeu suicídio por afogamento no rio Sambre. Magritte estava presente quando o corpo foi retirado das águas do rio.
          O seu surrealismo vai evoluir, com os anos, para um estilo muito pessoal, que joga com os símbolos frequentes em torno da relação entre linguagem e objetos. As suas pinturas são comuns em jogos de duplicação.
          Esta foi uma obra na qual o pintor demonstra imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, utilizou processos ilusionistas, sempre à procura do contraste entre o tratamento realista dos objetos e a atmosfera irreal dos conjuntos. A escuridão e a utilização de cores frias permitem caracterizar o pintor e a sua forma de trabalho, em relação à sua vida artística. Esta obra é uma metáfora que se apresenta como representação realista, através da posição de objetos comuns e símbolos que aparecem na sua obra, tais como os pássaros, as folhas, todo aquele terreno degradado, uma visão triste para apreciarmos.
          Todas as obras de Magritte têm uma lição de moral, mas só para quem consiga decifrar o quanto são maravilhosas as suas pinturas e o que elas representam. Neste quadro, pretende transmitir que o nosso medo existe, porque temos coragem para ter medo. Quem não tem medo não tem coragem, pois só os corajosos têm medo.
          Concluindo, este quadro de René François Ghislain Magritte veio representar o medo que D. Madalena de Vilhena tinha dentro de si, faz lembrar a angústia que aquela mulher viveu ao longo da sua vida.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Começou!


Exames em estatística - Texto A


Autor / Obra
2006
2007
2008
2009
2010
2011
TOTAL
1.ª
2.ª
1.ª
2.ª
1.ª
2.ª
1.ª
2.ª
1.ª
2.ª
1.ª
2.ª
Fernando Pessoa



X








1
Alberto Caeiro












0
Ricardo Reis







X




1
Álvaro de Campos


X







X

2
Mensagem











X
1
Os Lusíadas

X


X



X



3
Felizmente há Luar!






X





1
Memorial do Convento
X




X



X


3
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