Português

domingo, 28 de abril de 2013

Orações coordenadas


1. Transforme as frases simples em complexas, ligando-as através dos elementos indicados entre parênteses.
a) O Rafa cantou. As meninas presentes renderam-se ao seu talento. (conjunção coordenativa copulativa)
b) Come a sopa. Apanhas dois tabefes. (locução coordenativa disjuntiva)
c) Diverti-vos, caros alunos! A vida é um sopro. (conjunção coordenativa explicativa)
d) Estamos em abril. O tempo permanece frio. (conjunção coordenativa adversativa)
e) O Antunes já limpou a arma. A época de caça ainda não abriu. (locução coordenativa adversativa)
f) Hoje chove. Preciso do guarda-chuva. (conjunção coordenativa conclusiva)

2. Delimite e classifique as orações presentes nas frases seguintes.
a) A Maria tem novo namorado, que tem o caderno cheio de corações.
b) A Filipa quer sair até às seis da manhã, mas o pai não deixa.
c) Matilde não salvou o general nem recuperou a sua felicidade.
d) Nas aulas de Português, ora se conversa ora se joga a sueca.
e) O Pedro foi a uma consulta, por conseguinte o teste foi adiado.

3. Preencha o quadro, assinalando as respostas corretas com uma X (cruz).
Orações coordenadas
Sindéticas
Assindéticas
1. O professor chegou e cumprimentou os alunos.


2. O professor chegou, cumprimentou os alunos…


3. Ele baixou-se e apanhou a carteira.


4. A Maria comprou uns sapatos e a Daniela uma carteira.


5. O Ribeiro comprou uns sapatos, umas calças, umas meias.



***************

Correção

1.
a) O Rafa cantou e as meninas presentes renderam-se ao seu talento.
b) Ou comes a sopa ou apanhas dois tabefes.
c) Diverti-vos, caros alunos, pois a vida é um sopro.
d) Estamos em abril, mas o tempo permanece frio.
e) O Antunes já limpou a arma, no entanto a época de caça ainda não abriu.
f) Hoje chove, logo preciso do guarda-chuva.

2.
a) «A Maria tem novo namorado» ‑ oração coordenada
«que tem o caderno cheio de corações» ‑ oração coordenada explicativa
b) «A Filipa quer sair até às seis da manhã» ‑ oração coordenada
«mas o pai não deixa» ‑ oração coordenada adversativa
c) «Matilde não salvou o general» ‑ oração coordenada
«nem recuperou a sua felicidade» ‑ oração coordenada copulativa
d) «Nas aulas de Português, ora se conversa» ‑ oração coordenada
«ora se joga a sueca» - oração coordenada disjuntiva
e) «O Pedro foi a uma consulta» ‑ oração coordenada
«por conseguinte o teste foi adiado» ‑ oração coordenada conlusiva

3.
Orações coordenadas
Sindéticas
Assindéticas
1. O professor chegou e cumprimentou os alunos.
X

2. O professor chegou, cumprimentou os alunos…

X
3. Ele baixou-se e apanhou a carteira.
X

4. A Maria comprou uns sapatos e a Daniela uma carteira.
X

5. O Ribeiro comprou uns sapatos, umas calças, umas meias.

X

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A ignorância e o Ministério da Educação e Ciência


Educação: mais com menos (II)


Investimento na Educação

Investimento na Educação abaixo de 4% do PIB coloca Portugal ao nível da Indonésia, diz CNE

Educação esteve em debate no Parlamento
A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) disse nesta terça-feira no parlamento que reduzir o investimento público na Educação abaixo de 4% do Produto Interno Bruto (PIB), “é colocar Portugal ao nível da Indonésia”.
Ana Maria Bettencourt esteve na Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, acompanhada de outros conselheiros do órgão a que preside, para apresentar aos deputados as conclusões do relatório “Estado da Educação 2012 – Autonomia e Descentralização”, divulgado na passada semana.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Frei Diogo de Melo

          Esta personagem é o símbolo do antipoder dentro da Igreja católica. Assim, contrasta com principal Sousa, a figura que representa uma Igreja em tudo contrária aos princípios do catolicismo e que, por isso, desvirtua a interpretação dos próprios textos sagrados. Pelo contrário, Frei Diogo representa uma Igreja pura, autêntica, espelho de honestidade, fé, caridade, solidariedade, amor ao próximo, esperança, compaixão e sentido correcto da caridade cristã, isto é, uma Igreja que quer ser e não parecer. Neste sentido, contraria o poder religioso instalado, embora não o confronte abertamente. Pede a Matilde que "Não faça a Deus o que os homens fizeram ao general Gomes Freire: não O julgue sem O ouvir.", denunciando assim a actuação contraditória dos representantes da Igreja (pág. 128) e dá-lhe força e conforto quando ela parece descrer da sua fé, afirmando que "A misericórdia de Deus é infinita.".

          Frei Diogo é um homem sério (pág. 13); é o confessor de Gomes Freire e, nessa qualidade, reconhece que ele foi vítima de uma injustiça, para a qual contribuiu a instituição de que faz parte - a Igreja. Não tem mesmo pejo em o elogiar, o que provoca a ira de principal Sousa.

          A sua linguagem está eivada de sensibilidade, inocência e compreensão da dor alheia.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Programa de Matemática do ensino básico revogado

Novo programa para os alunos do 1º ao 9º ano vai ser desenhado depois de discussão pública com professores.

     O ministro da Educação revogou hoje o programa de Matemática para o Ensino Básico que foi desenhado por Maria de Lurdes Rodrigues, em 2007. Segundo o Diário da República hoje publicado, os alunos dos 1.º ao 9.º ano do ensino básico vão ter um novo programa desta disciplina já no próximo ano lectivo.
     O novo programa da Matemática vai ser definido depois de uma discussão pública, na qual vão participar professores, e que deverá arrancar ainda este mês.
     Segundo o documento, o actual programa "é demasiado rígido" e "retira liberdade aos professores para actuarem de forma adequada perante as suas turmas e escolas e de acordo com a sua experiência". 

terça-feira, 16 de abril de 2013

"O Grito", de Munch


Edvard Munch (1863-1944), pintor e gravador norueguês, a sua infância foi marcada pela tragédia com a morte precoce da mãe e da irmã mais velha com tuberculose. Frequentou a "Escola de Artes e Ofícios" de Oslo. Morou em Berlim, Florença e Roma. Em 1893 realizou a obra “O Grito” esta tela foi pintada após uma experiência alucinante vivida pelo norueguês enquanto passeava no parque Ekebert, em Oslo. A obra é inspirada na própria vida pessoal do pintor, nas suas tristezas, angústias profundas, na sua história de vida e desencontros. A possível fonte de inspiração para esta figura humana estilizada pode ter sido uma  múmia peruana que Munch viu na exposição universal de Paris em 1887. Esta tela é considerada um fenómeno global apenas comparável ao da Gioconda, de Leonardo da Vinci e encontra-se exposta na Galeria Nacional, Oslo.
É uma pintura, tipo óleo sobre tela, têmpera e pastel sobre cartão. Mede 83.5 x 66 centímetros. Ao fundo vemos um céu, de cores quentes, em oposição ao rio em azul (cor fria) que sobe acima do horizonte, característica do expressionismo, onde o que interessa para o artista é a expressão das suas ideias e não um retrato da realidade. A figura humana, em si, também apresenta cores frias, como o azul, como a cor da angústia e da dor. A personagem encontra-se sem cabelo para demonstrar um estado de saúde precário. Os elementos descritos estão tortos, como se reproduzindo o grito dado pela figura. Quase tudo se encontra deformado, menos a ponte e as duas figuras que estão no canto esquerdo. A dor do grito está presente não só na personagem, mas também em toda a paisagem, ou seja, quando alguém se encontra num estado permanente de sofrimento todo o ambiente se altera, todo o ambiente reflecte o desespero que habita no interior. A meu ver Edvard deu o titulo” O Grito ” à sua tela devido ao momento angustiante vivido pela figura central, em comparação com a vida real o ser Humano sente como que uma vontade de gritar quando se sente angustiado e incapaz de realizar algo na sua vida.
Em suma, esta tela foi fruto de uma experiência vivida por Munch no parque Ekebert em Oslo é uma pintura que apresenta mistura de cores (tanto quentes como frias) e podemos compará-la com a realidade vivida por muita gente com doenças terminais que vivem a sua vida angustiadas. Como já referi esta tela encontra-se na Galeria Nacional na cidade de Oslo e merece ser visitada por ser uma tela que expressa vários sentimentos e pela sua mistura de realidade com ficção. Por isso, visite esta obra e aprecie cada traço desta tela.

Bibliografia:
          www.wikipédia.pt
          http://www.sabercultural.org/template/obrasCelebres/O-Grito-Edvard-Munch.html 

Matilde de Melo

          Matilde de Melo, Sousa Falcão e Frei Diogo de Melo constituem o grupo de amigos do general, que age em nome do amor, da amizade e da caridade cristã, respectivamente.


1. Origens:
  • Seia;
  • ambiente humilde, pobre ("... uma terra tão pobre e tão pequena..." - p. 91) e religioso ("Ensinaram-me, de pequena, a amar a Deus sobre todas as coisas." - p. 91);
  • ambiente de isolamento físico e intelectual, que a impediu de ter uma perceção adequada do mundo.

2. Retrato físico:
  • vestida de negro (sinal de luto pela prisão do general);
  • desgrenhada (este aspecto revela o sofrimento, o desespero, o estado de alucinação causados pela prisão do general).

3. Retrato moral:
  • grande sentido de justiça e lealdade;
  • grande nobreza de carácter;
  • digna e simples, apesar do desprezo com que é tratada por ser a amante do general.

4. Retrato social:
  • pobre ("sentada numa cadeira tosca" - pág. 83).

5. Retrato psicológico:
  • desesperada e em estado de choque / alucinação após a prisão do general ("Parecia um animal ferido a ganir à beira duma estrada..." - pág. 82).

6. Matilde -> General:
  • apaixonada pelo general ("Dei-lhe tudo o que tinha...""Sou a mulher do general Gomes Freire d'Andrade." - pág. 92);
  • carinhosa, ternurenta ("Ele dava-me a mão, eu dava-lhe a minha...""Passa a mão pelo uniforme com ternura" - pág. 85) - note-se que esta ternura é mútua;
  • sensível;
  • sonhadora, recorda com saudade os tempos pobres, mas felizes, vividos por ambos ("Falávamos das batalhas em que ele andou... Relembrávamos o nosso hotel de Paris... os passeios que dávamos ao longo do Sena... os dias felizes que passámos juntos..." - pág. 85);
  • preocupada com o seu estado, receia pela sua vida.

7. Matilde -> Governadores
  • ousada e resoluta;
  • determinada e decidida;
  • combativa e corajosa;
  • revoltada;
  • enfrenta um poder que antagoniza, determinada, não obstante não ter grande esperança, na salvação do general, não desiste de lutar;
  • inconformada perante a falsidade, a opressão, a deslealdade, a injustiça e a intolerância;
  • escarnece e desmascara a hipocrisia dos governadores;
  • mantém um discurso agressivo, crítico e sarcástico em certas falas com os governadores;
  • faz uso de um tom arrogante e desafiador, de desprezo;
  • porém, em gesto de desespero, humilha-se por momentos para salvar o general, mostrando o seu altruísmo ao colocar os interesses e a vida do seu amado acima da sua vaidade e orgulho.

8. Matilde -> após a prisão do general
  • inundada pela dor, pelo rancor, pela raiva, pela angústia e pelo desespero;
  • vive uma crise de valores: mostra-se disposta a ceder perante o poder instituído em troca da vida do general e chega a questionar os valores que nortearam a vida do general ("Quem é mais feliz: o que luta por uma vida digna e acaba na forca, ou o que vive em paz com a sua inconsciência e acaba respeitado por todos?" - p. 83); "Se o meu filho fosse vivo (...) Havia de lhe ensinar a mentir, a cuidar mais do fato que da consciência e da bolsa do que da alma. (...) Havia de morre de velhice e de gordura, com a consciência tranquila e o peito a abarrotar de medalhas!" - p. 84);
  • tudo faz para o salvar:
                    » humilha-se perante Beresford;
                    » ajoelha-se perante principal Sousa e implora-lhe que salve o seu amado;
  • ousada e resoluta;
  • determinada e decidida;
  • revoltada;
  • combativa e corajosa.

9. Matilde -> no momento da morte do general
  • vive um estado de alucinação, loucura e delírio -> denúncia do absurdo a que a intolerância e a violência conduzem o ser humano;
  • acaba por transformar a tragédia (morte do general) num momento de esperança e apelo à modificação da situação.

          Em suma:
  1. Matilde é uma mulher lúcida e corajosa, de carácter forte perante a vilania, vibrante nas palavras de paixão. Recusa a hipocrisia e odeia a injustiça e o materialismo.
  2. Amante, esposa e companheira de todas as horas, não suporta a separação do homem que ama, acabando por se revelar uma espécie de alterego de Gomes Freire. Quer isto dizer que é impossível dissociar o clamor de revolta de Matilde do general, e uma vez que ele não pode provar a sua inocência, será ela a tentar fazê-lo, invectivando os seus três principais adversários, pois não crê que a acusação se mantenha nem que a condenação venha a ocorrer quando os acusadores constatarem, em consciência e com justiça, que a acusação é falsa: "Serei, então, a voz da sua consciência. Ninguém consegue viver sem ouvir a voz da consciência, António." (p. 88).
  3. Existe, porém, outra Matilde: a mulher. Neste caso, é o símbolo do Feminino, revelado durante os diálogos que mantém, onde se assume como o arquétipo da mulher que ama e sofre porque ama. O seu discurso revela o seu sofrimento íntimo, bem como o de todos aqueles que, vendo-se separados do ser que os completa, se sentem despojados da unidade que simbolizam: "(...) Amante dum traidor... e assim acabamos a vida... Tu, que deste aos homens tudo o que tinhas e viveste de mãos abertas, acabas enforcado com o rótulo de traidor. E eu... que nasci tua mulher, morro tua (...) amante! Nem me recebem, meu amor. (...) Chegamos ao fim da vida - matam-nos e nem nos consideram dignos de uma explicação. Tratam-nos assim, como se nunca tivéssemos existido..." (p. 120).
  4. O seu discurso funciona como uma resposta ao discurso oficial, apoiado nos textos bíblicos, ainda que estes surjam com uma interpretação duvidosa: "(...) Senhor, se te lembras da cruz, permite que o meu homem morra de cabeça levantada! Não vos peço nada para mim. Mais: troco a minha vida pela dele! Fazei-me sofrer, matai-me torcida de dores e abandonada de todos, mas a ele, dai-lhe uma morte que o não mate de vergonha!" (pp. 97-98).

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Questão Exame 1 (ex-10-2f)


TAREFA: responder à pergunta seguinte:

1. Scarlatti e Baltasar têm percepções diferentes da «ave gigantesca» (linha 12).

     Explique em que consiste a diferença, ilustrando o ponto de vista de cada uma destas personagens com uma citação adequada.

Vicente

     Vicente integra o grupo dos traidores e delatores, o equivalente aos «bufos» da época do Estado Novo. Este grupo move-se pela conveniência,isto é, representa todos aqueles que se aproximam do poder para obter favores e que não têm qualquer pejo em se vender aos governantes. São, no fundo, os verdadeiros traidores que não têm qualquer ética ou valores morais e que passam impunes, alcançando os seus objetivos.

     Vicente é, na peça, o maior representante  desta «classe». Ele é um elemento do povo / popular que surge, pela primeira vez, investido na função de provocador agitador, procurando ridicularizar os outros populares e manchar a reputação e denegrir a imagem do general Gomes Freire de Andrade junto do povo através de diversos «argumentos»: (1) inferiorizar o povo, acusando-o de irresponsável («Vocês ainda não estão fartos de generais? Cornetas, tambores, tiros e mais tiros... Bestas!»; «Julgas que matas a fome com as balas? Idiotas!»), simplório («Nenhum de vocês tem um teto que o abrigue no inverno, nenhum de vocês tem onde cair morto, mas, mal passa um tambor, não há um só que não queira ir atrás dos saldados. Catrapum! Catrapum! Catrapum, pum, pum! - Idiotas!») e ingénuo («Se o teu Gomes Freire é tão bom como dizes e se a 'rapaziada' lá do regimento é como tu a descreves, explica lá o que estás a fazer aqui...»); (2) acusa os generais de serem oportunistas («O que interessa a uns interessa a outros, e a todos interessa que a gente viva assim...»), desumanos, insensíveis e arrogantes, usufruindo e prosperando com base nas discrepâncias sociais do país e nas miseráveis condições de vida em que vivem os populares [a fome e o frio que atingem as famílias, muitas numerosas, procurando apelar ao sentimento de pai ("Tens sete filhos com fome e com frio e vais para casa com as mãos a abanar. Julgas que o Gomes Freire os vai vestir?" - pág. 21); a ausência de vestuário; a ausência de habitação ("Nenhum de vocês tem um tecto que o abrigue no Inverno..." - pág. 21)], sem fazer qualquer gesto para os resgatar desta situação, concluindo que Gomes Freire é como todos os generais; (3) a guerra e as feridas e mágoas que deixou na lembrança das pessoas ("Vocês ainda não estão fartos de generais?" - pág. 21); (4) o desprezo a que são votadas as pessoas quando deixam de ter utilidade, como acontece com os soldados, que serviram o país na guerra e, quando velhos, foram marginalizados, abandonados à miséria e à condição de pedintes, por contraste com os generais, que obtêm glória ("... para eles se encherem de medalhas..." - pág. 22) através do seu sacrifício e vivem confortavelmente("Matas a fome com os cinco réis e com a recordação da campanha. Mas eles... eles vão para casa encher a pança!" - pág. 22 - notar o recurso a uma linguagem rude, sinónimo da sua origem social), indiferentes à desgraça alheia. Depois, concentrando-se diretamente no seu alvo, (1) põe em causa o seu patriotismo e acusa-o de ser um «estrangeirado» (pág. 23) e ser igual aos outros, (2) põe em dúvida o seu caráter, acusando-o de estar conluiado com o poder ("Porque está feito com eles, porque essa gente é toda igual." - pág. 24), e (3) levanta dúvidas sobre a sua coragem («Mas não se bate! Vais ver que não se bate!»). O seu discurso, na tentativa de ser bem sucedido na sua missão, é particularmente rico em termos estilísticos. Assim, Vicente socorre-se por vezes do sarcasmo e da ironia ("É um santo, o teu general..." - pág. 23); socorre-se das interrogações retóricas («Julgas que o Gomes Freire os vai vestir?»), dirigidas aos populares, na tentativa de os intimidar, persuadir e convencer dos seus argumentos; socorre-se da enumeração («Cornetas, tambores, tiros e mais tiros...»); socorre-se os onomatopeias («Catrapum! Catrapum! Catrapum, pum, pum!»), que conferem verosimilhança ao texto (sugerindo o ambiente da capital) e procuram atingir o povo; socorre-se das repetições enfáticas («Que te dizem eles (...) Sabes o que te dizem? Sabes?»); socorre-se das exclamações injuriosas («Bestas!»; «Idiotas!»); socorre-se das frases suspensas («... e que a Virgem se compadeça dele...»). Por outro lado, o seu discurso de desacreditação e, simultaneamente, de persuasão é acentuado por elementos não verbais como a posição escolhida para falar, que o coloca num plano superior ao dos populares, conferindo-lhe logo centralidade e superioridade («Sobe a um caixote»), o voz («Fala muito depressa.»; «Pronuncia a palavra 'rapaziada' com sarcasmo.»; «Fala alto, em tom de triunfo.»; «Fala com escárnio.»), e os gestos («Faz com as mãos o gesto de quem toca tambor.»; «Abre os braços num gesto que abrange os presentes, o fundo do palco, a miséria...»).


          Durante o diálogo com os dois polícias (símbolo da violência e repressão e um instrumento ao serviço do poder tirânico exercido pelos governadores), de quem, ao contrário do povo, não foge, Vicente autocarateriza-se como mentiroso ("... digo-lhes metade da verdade." - pág. 25) e revela toda a sua astúciamanha e inteligência ("Lembro-lhes que o Gomes Freire é general e falo-lhes da guerra. Haverá alguém que se não lembre da guerra?""Odeiam os Franceses e os Ingleses? Chamo estrangeirado ao Gomes Freire..." - pág. 25), todo o seu materialismooportunismo e ambição, afirmando que se vende a quem lhe pagar: "Só acredito em duas coisas: no dinheiro e na força. O general não tem uma nem outra." (pág. 25). Ora, estas afirmações permitem deduzir que Vicente poderia perfeitamente aliar-se ao general caso este fosse detentor de dinheiro ou poder, o que quer dizer que não há qualquer ideologia que sustente as suas acções, apenas o seu interesse imediato.

          Por outro lado, esta personagem não tem qualquer rebuço em confessar que trai os seus por dinheiro ("Ias perguntar-me se foi por dinheiro que eu me virei contra os meus..."- pág. 26), mostrando-se descontentefrustrado e revoltado com a sua condição social, revelando igualmente vergonha das suas origens ("´É verdade que nasci aqui e que a fome desta gente é a minha fome, mas... é igualmente verdade que os odeio, que sempre que olho para eles me vejo a mim próprio: sujo, esfomeado, condenado à miséria por acidente de nascimento." - pág. 27). Vicente odeia ser pobre e considera que essa condição social não decorreu da sua vontade, mas de um «acidente de nascimento», um acaso do destino. O modo que encontra para ultrapassar a sua condição e o seu sentimento de inferioridade passa pela ascensão político-social rápida, obtida através da denúncia  e da traição e concretizada com a obtenção do cargo de chefe de polícia ("... sou capaz de acabar com uma capela... ou chefe de polícia..." - pp. 30-31). Esse sentimento de inferioridade e de vergonha pelas suas origens leva-o a desprezar os seus semelhantes, os elementos da sua classe ("Rindo-se com desprezo" [do 1.º Polícia] - pág. 31). Por outro lado, em determinado momento denuncia a incapacidade de o povo se fazer ouvir pelo Poder ("Bem vistas as coisas, que pode a voz do povo contra a voz d'el-rei?" - p. 35). A sua origem social fica patente na sua linguagem, quando recorre a provérbios populares ("Há quem diga que a voz do povo é a voz de Deus..." - p. 35) e vocábulos / expressões tipicamente populares também («... encher a pança.»).

          No seu percurso, marcado por várias etapas - provocador e agitador (início do acto I), procurando denegrir a imagem do general; espião (vigia a casa de Gomes Freire);delator (denuncia o general, acto pelo qual espera uma recompensa); acusador (confirma a existência das reuniões e indica o nome dos conspiradores) - ficam bem patentes as suas características mais marcantes: a hipocrisia, o servilismo, a adulação, o materialismo, o oportunismo dos que não olham aos meios para atingir os seus fins. No diálogo entabulado com os governadores, nomeadamente com D. Miguel, demonstra toda a sua adulação ("Avançando e fazendo uma vénia prolongada" [para D. Miguel] - pág. 33; "Francamente adulador" - p. 34), todo o seu calculismo e hipocrisia, visto que age e fala de acordo com aquilo que pensa poder agradar ao seu interlocutor. Dito de outra forma, as respostas que Vicente dá ao governador são, inicialmente, dúbias até ter a certeza da sua posição em relação ao general ("Fixa atentamente D. Miguel porque não tem a certeza de estar a agradar. A meio da frase faz uma pausa para estudar a reacção do governador, e recomeça." - p. 34). Mais: ao tomar conhecimento do grau de parentesco que que une D. Miguel e o general, elogia este, mas, ao constatar que, com essa atitude, não está a agradar ao governante, «começa a compreender que se enganou ao gabar Gomes Freire» e muda o discurso. No final desse diálogo, é incumbido de vigiar a casa de Gomes Freire, no Rato, e de trazer, diariamente, a D. Miguel, uma lista discriminada com a identificação nominal de todas as pessoas que a frequentavam.

          Após a denúncia e condenação do general, Vicente é recompensado pelos seus «bons» serviços ao ser promovido a chefe de polícia, afinal a sua grande ambição, passando, a partir daí, a ignorar e maltratar os seus conhecidos e os da sua classe social:«Olhou para mim como se nunca me tivesse visto. Estendi-lhe a mão e deu-me uma cacetada na cabeça.». Ele é, em definitivo, aquele que se vende ao poder de forma pouco escrupulosa.

Povo

   O povo / os populares configura(m) uma personagem coletiva relevante na peça, como não poderia deixar de acontecer.
     O povo não possui qualquer poder nem um líder - embora deposite enormes esperanças no general -, o que faz com que surja na peça oprimido e completamente indefeso.
     O seu espaço privilegiado é a rua, retrato da sua miséria:
  • ausência de alojamento / habitação (os populares dormem na rua; nas palavras de Vicente, «Nenhum de vocês tem onde cair morto» - pág. 21);
  • não tem condições de higiene e de saúde: uma velha cata piolhos a uma rapariga nova;
  • tem fome e vive o drama do desemprego: «Tens sete filhos com fome e com frio e vais para casa com as mãos a abanar. (...) E tu, que não comes desde ontem...».
     Além disso, é caracterizado pela ignorância e pelo analfabetismo («Talvez, se o ensinassem a ler...» - p. 36) e vítima do terror e da opressão (sentem medo ao ouvirem os tambores e fogem quando os polícias chegam, levando consigo os parcos e rudimentares objetos pessoais), da desilusão e da ausência de perspetivas.
           Nas palavras de Vicente, a sua miséria é tal que dirige a sua preocupação para o quotidiano e para a sobrevivência diária ("Interessa-lhe mais o preço do pão... Talvez, se o ensinassem a ler, tomasse conhecimento do «Eclesiastes»..." - p. 36), escasseando-lhe tempo para questões da filosofia política ou religiosa ("... e pouco se preocupa com a origem do poder."- p. 36).
          Não obstante todas as circunstâncias que marcam o seu quotidiano, o povo tem um grande sentido de justiça e de dignidade e uma elavada consciência. À semelhança do que sucede com Manuel, vê no general Gomes Freire o libertador da opressão, do medo e da miséria em que vive, depositando na sua ação toda a esperança, daí não ser de estranhar o desespero, a falta de ânimo e a desilusão que o assalta quando toma conhecimento sua prisão e posterior condenação à morte.

     Por outro lado, esta personagem desempenha diferentes funções ao longo da peça:
  1. Coro, dado que as suas falas têm o valor de informação ou comentário dos acontecimentos;
  2. Inicia os dois atos, estabelecendo, no I, a ligação entre a ação e o espetador e relatando, no II, a prisão de Gomes Freire e o desespero de Matilde;
  3. Situa o espetador no tempo histórico, através das suas interrogações ("Onde aprendeu vocessemecê isso? Em Campo d'Ourique - já lá vão dez anos..." - pág. 18);
  4. No ato II, as falas populares revestem o caráter de informação / comentário sobre os episódios ao nível da ação dramática: "Passaram toda a noite a prender gente por essa cidade..."; "É por pouco tempo, amigo, espera pelo clarão das fogueiras..." (pág. 80).
          Em suma, o povo é uma personagem coletiva que representa o «grupo dos deserdados pela sorte e pelo berço», dos que servem e são explorados, que recebem esmola e são tratados indignamente pela classe dominante, que trabalham e são explorados.
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