Português

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Processos de formação de palavras

1. Identifique os processos envolvidos na formação de cada uma das palavras apresentadas.
a) desejável
b) mata-borrão
c) desconhecer
d) imortal
e) votação
f) espernear
g) madrepérola
h) duvidoso
i) planalto
j) espetacular
k) corrimão
l) embarcar
m) pica-pau
n) infelizmente
o) enlouquecer
p) amaciar
q) herbívoro
r) filosofia
s) agronomia

2. Identifique o processo de derivação envolvido na formação de cada uma das palavras que se seguem: derivação parassintética, derivação não afixal, derivação regressiva ou conversão (derivação imprópria).
a) oferecer > oferta
b) caixa > encaixar
c) capital (adjetivo) > capital (nome)
d) resgatar > resgate
e) tarde > entardecer
f) olhar (verbo) > olhar (nome)
g) combate

3. Identifique os processos de formação irregular das palavras seguintes.
a) cocorococó
b) Expo
c) leitor (de DVD)
d) FIFA
e) briefing
f) tilintar
g) portunhol
h) cliché
i) otorrino
j) GNR
k) ASAE
l) telemóvel
m) credifone
n) fonte (de notícias)
o) EDP

* * * * * * * * * *

Correção

1.
a) Derivação por sufixação
b) Composição morfossintática
c) Derivação por prefixação
d) Derivação por prefixação e sufixação
e) Derivação por sufixação
f) Derivação parassintética
g) Composição morfossintática
h) Derivação por sufixação
i) Composição morfossintática
j) Derivação por sufixação
k) Composição morfossintática
l) Derivação parassintética
m) Composição morfossintática
n) Derivação por prefixação e sufixação
o) Derivação por parassíntese
p) Derivação por parassíntese
q) Composição morfológica
r) Composição morfológica
s) Composição formológica

2.
a) Derivação regressiva
b) Derivação parassintética
c) Conversão
d) Derivação regressiva
e) Derivação parassintética
f) Conversão
g) Derivação não afixal

3.
a) Onomatopeia
b) Truncação
c) Extensão semântica
d) Acrónimo
e) Empréstimo
f) Onomatopeia
g) Amálgama
h) Empréstimo
i) Truncação
j) Sigla
k) Acrónimo
l) Amálgama
m) Amálgama
n) Extensão semântica
o) Sigla

Modalidade

1. Observe a frase: «Tom Sawyer já só queria chegar a casa, onde poderia aliviar o rabo dorido das reguadas do Sr. Dobbins.».

1.1. Ao fazer uso da forma verbal «poderia», o locutor apresenta a sua fala como uma
a) obrigação.
b) possibilidade.
c) permissão.
d) probabilidade.

2. Sublinhe, nos enunciados seguintes, as palavras que revelam uma opinião ou um juízo de valor do locutor.
a) Infelizmente, estamos perto de nos despedir uns dos outros para sempre.
b) Agrada-me ter-vos visto crescer ao longo deste tempo.
c) É simpático que se tenham lembrado sempre do meu aniversário.
d) Adoro mulheres louras, morenas e ruivas.

3. Identifique o tipo de modalidade e o respetivo valor, presentes nas frases seguintes.
a) Que dia horrível!
b) Podem entregar os vossos trabalhos até à próxima segunda-feira.
c) Talvez a saudade aperte nesse preciso momento.
d) Gostei muito deste bocadinho!
e) Amanhã, por esta hora, já deverá estar tudo decidido.
f) Como esta é a última aula, podeis mastigar pastilha e usar o telemóvel à vontade.
g) Deixai a porta do futuro sempre aberta!
h) Este é o último exercício. ADEUS! A GENTE VÊ-SE POR AÍ!

* * * * * * * * * *

Correção

1.1. Alínea b.

2.
a) Infelizmente.
b) Agrada.
c) Simpático.
d) Adoro.

3.
a) Modalidade apreciativa.
b) Modalidade deôntica, com valor de permissão.
c) Modalidade epistémica, com valor de possibilidade.
d) Modalidade apreciativa.
e) Modalidade epistémica, valor de probabilidade.
f) Modalidade deôntica, valor de permissão.
g) Modalidade deôntica, valor de obrigação.
h) Modalidade epistémica, valor de certeza.

Valor do adjetivo

TEORIA

            Na língua portuguesa, a sequência substantivo + adjetivo é a mais usual no enunciado lógico, daí que o adjetivo posposto tenha um sentido objetivo. Coloca-se sempre posposto o adjetivo que refere uma classificação ou a designação de uma caraterística própria ‑ calças pretas, União Europeia.
            A língua portuguesa admite, também, a possibilidade de muitos adjetivos qualificativos se encontrarem antepostos, isto é, antes da expressão nominal que modificam:
. às vezes, a colocação é puramente opcional, trazendo como consequência uma maior ou menos enfatização da caraterística expressa ‑ um dia lindo / um lindo dia;
. em muitos casos, o adjetivo anteposto tem um sentido mais subjetivo, ou conotativo e, obviamente, o posposto terá um significado mais objetivo, ou denotativo ‑ dia escuro / escuro dia;
. alguns adjetivos adquirem significados diferentes, conforme a sua colocação ‑ velho amigo / amigo velho.

            Sempre à esquerda da expressão nominal colocam-se os adjetivos numerais ordinais (ex.: O Miguel ficou em primeiro lugar.).


Valor restritivo e não restritivo

. Possui valor restritivo, especificador ou predicativo o adjetivo posposto não separado por vírgula da expressão nominal.
- A aluna loura explicou-lhe o exercício. (não foi uma qualquer aluna, foi aquela especificamente).
. Quando separado da expressão nominal por vírgulas, possui sempre valor apositivo, não restritivo.
- A Cátia, simpática, explicou-lhe o exercício.
. Apresenta igualmente valor não restritivo o adjetivo anteposto que refira uma qualidade não intrínseca ao nome.
- Os interessados espetadores apreciaram a peça. (isto é, todos os espetadores estavam interessados) / Os espetadores interessados apreciaram a peça. (os espetadores interessados apreciaram a peça, os desinteressados não).


EXERCÍCIOS

1. Leia o texto seguinte.

            O Bom Inverno

            João Tordo, publicações Dom Quixote

            Sinopse
            Quando o narrador, um escritor prematuramente frustrado e hipocondríaco, viaja até Budapeste para um encontro literário, está longe de imaginar até onde a literatura o pode levar. Prevendo uma viagem rápida e sem contratempos, acaba por conhecer Vincenzo Gentile, um escritor italiano, muito jovem e pouco sensato, que o convencer a ir da Hungria até Itália, onde um famoso produtor de cinema tem uma casa no meio de um bosque, escondida de olhares curiosos, onde passa a temporada de verão e à qual chama, enigmaticamente, O Bom Inverno. O produtor, Don Metzger, tem duas obsessões: cinema e balões de ar quente. Entre personagens inusitadas, estranhos acontecimentos, e um corpo que o atraiçoa constantemente, o narrador apercebe-se de que em casa de Metzger as coisas não são bem o que parecem. Depois de uma noite agitada, aquilo que podia parecer uma comédia transforma-se em tragédia: Metzger é encontrado morto no seu próprio lago. Andrés Bosco, o catalão enorme e ameaçador que constrói os balões de ar quente de Metzger, toma nas suas mãos a tarefa de descobrir o culpado e isola os doze convidados na casa do bosque. As personagens, assustadas, frágeis e egoístas, começam a desabar, atraiçoando-se e acusando-se mutuamente, sob a influência do misterioso Bosco, que desaparece no interior do bosque, dando início a um cerco. Um a um, os protagonistas vão ser confrontados com os seus piores medos, num pesadelo que parece só poder terminar quando não sobrar ninguém para contar a história.
imprensa on-line (texto adaptado)

1.1. Sublinhe os adjetivos das três primeiras frases do texto.

1.2. Complete a tabela.

Adjetivos pospostos
Nomes a que se associam
.
.
.
. italiano, muito jovem, pouco sensato
.
.
.
.
.
. escritor
.
.


.
.
Adjetivos antepostos
.
.

2. Alguns dos adjetivos que se encontram em posição pós-nominal não poderiam figurar antes do nome. Identifique-os.

2.1. Apresente a razão que está na base dessa impossibilidade. (consulte a teoria inicial)

2.2. Indique o valor desses adjetivos.

3. Considere, agora, os adjetivos em posição pré-nominal e avalie o efeito expressivo da sua colocação. (consulte novamente a teoria inicial)

4. «Olhares curiosos / curiosos olhares»

4.1. Enuncie a alteração de sentido provocada pela inversão na colocação do adjetivo.

5. «As personagens assustadas começam a desabafar. / As personagens, assustadas, começam a desabafar.»

5.1. Explique por que razão o adjetivo da primeira frase tem uma valor restritivo e o da segunda tem um valor não restritivo.

6. Redija duas frases em que inclua o adjetivo «enigmático», usado na primeira com um valor restritivo e na segunda com um valor não restritivo.

* * * * * * * * * *

Correção

1.1. e 1.2.
Adjetivos pospostos
Nomes a que se associam
. frustrado e hipocondríaco
. literário
. rápida
. italiano, muito jovem, pouco sensato
. curiosos
. quente
. escritor
. encontro
. viagem
. escritor
. olhares
. ar


. produtor de cinema
. inverno
Adjetivos antepostos
. famoso
. bom

2. São os adjetivos «literário», «italiano» e «quente».

2.1. Esses adjetivos referem características próprias e uma classificação.

2.2. Os adjetivos possuem valor restritivo.

3. A anteposição dos adjetivos enfatiza o seu sentido. No segundo caso, é a escolha do adjetivo «bom» que surpreende e chama a atenção, contribuindo a colocação para acentuar essa sensação de estranheza.

4.1. No primeiro caso, o adjetivo tem um sentido denotativo – os olhares são motivados pela curiosidade. No segundo, o sentido altera-se – os olhares são estranhos, invulgares.

5.1. O adjetivo com valor restritivo implica que nos referimos apenas às personagens assustadas; se houver outras não assustadas, elas não “começam a desabafar”. Possuindo valor explicativo, o adjetivo não restringe, logo todas as personagens estavam assustadas.

6.
1) As personagens enigmáticas prendem a atenção do leitor.
2) As personagens, enigmáticas, prendem a atenção do leitor.

Orações coordenadas e subordinadas

1. Delimite as orações que compõem as frases que se seguem e classifique-as.
a) Não só o Benfica perdeu a liga portuguesa, como também desperdiçou a Liga Europa.
b) Mesmo que Cardozo seja penalizado, a mancha permanecerá.
c) Caso haja greve, os exames não serão realizados.
d) A minha primeira namorada bebia demais, mas eu gostava dela.
e) Jorge Jesus perdeu tudo, portanto deve sair.

2. Classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações seguintes.
a) Na frase “Eu não faço cocó no meio da rua, porque acho feio.”, a oração subordinante é “Eu não faço cocó no meio da rua”.
b) Na frase “Ou desligas a televisão, ou não vais ao cinema.”, existem duas orações coordenadas disjuntivas.
c) Na frase “Enquanto a Inês discursava, o Valente revia mentalmente a sua última atuação.”, “o Valente revia mentalmente a sua última atuação” é uma oração subordinada adverbial temporal.
d) Na frase “O professor suplicou ao Rafa que se calasse.”, “que” é um pronome relativo.
e) Na frase “Como a minha avó morreu cedo, nunca fez tatuagens.”, a primeira oração é subordinada adverbial comparativa.
f) Na frase “O Silva admitiu que fez batota na sueca.”, existe uma oração subordinada adverbial completiva.
g) Na frase “Inseriu a chave na ranhura, rodou-a e deu à ignição.”, existe uma oração coordenada sindética.
h) Na frase “Nem namorei a Kim Basinger, nem conquistei a Kate Beckinsale.”, a expressão “nem… nem” é uma locução conjuntiva subordinativa copulativa.
i) Na frase “A Solange, que é muito simpática, desta vez não nos ajudou.”, existe uma oração subordinada adjetiva relativa explicativa.

2.1. Corrija as afirmações falsas.

3. Transforme as frases simples que se seguem em frases complexas, recorrendo às conjunções ou locuções conjuncionais indicadas. Proceda a todas as alterações necessárias.
a) Estudei pouco. Tive negativa. (conjunção coordenativa conclusiva)
b) Estuda muito. Obterás bons resultados. (conjunção subordinativa condicional)
c) A bomba explodiu. As pessoas ficaram em pânico. (conjunção subordinativa temporal)
d) O teste de Português era fácil. Foi realizado sem dificuldade. (conjunção subordinativa consecutiva)
e) O Rafael trabalhou muito a voz. Ele queria cantar cada vez melhor. (locução conjuntiva subordinativa final)
f) O Benfica marcou o primeiro golo. A equipa não conquistou a Taça de Portugal. (locução conjuntiva coordenativa adversativa)
g) O desafio era difícil. Consegui superá-lo. (locução conjuntiva subordinativa concessiva)

4. Faça corresponder cada uma das orações destacadas na coluna A à sua classificação na coluna B.
A

B
a) Mal a aula começou, o alarme disparou.
b) Embora os exames se aproximem, a malta anda descontraída.
c) Se Jesus continuar, deixo de ser sócio do Benfica.
d) O Marco falou e a turma calou.
e) O Silva pediu à égua que não voltasse a derrubá-lo.
e) Já que és casmurro, ponho-te de castigo.

1. Oração coordenada
2. Oração subordinante
3. Oração coordenada copulativa
4. Oração subordinada adverbial concessiva
5. Oração subordinada adverbial concessiva
6) Oração subordinada substantiva completiva
7. Oração subordinada adverbial temporal

5. Delimite e classifique as orações que compõem as frases apresentadas.
a) Assim que a Julie lhe arregalou os olhos, o Zeca amochou ligeiramente.
b) A Daniela Fidalgo dança melhor do que escreve.
c) Quem feio ama bonito lhe parece.
d) Insultaram-no tanto que foram a tribunal.
e) O André perguntou se o Saramago era um conquistador.
f) O professor de Português disse que só tomava banho uma vez por mês.

* * * * * * * * * *

Correção

1.
a)
- «Não só o Benfica perdeu a liga portuguesa» ‑ oração coordenada copulativa.
- «como também esperdiçou a Liga Europa.» ‑ oração coordenada copulativa
b)
- «Mesmo que Cardozo seja penalizado» ‑ oração subordinada adverbial concessiva
- «a mancha permanecerá» ‑ oração subordinante
c)
- «Caso haja greve» ‑ oração subordinada adverbial condicional
- «os exames não serão realizados» ‑ oração subordinante
d)
- «A minha primeira namorada bebia demais» ‑ oração coordenada
- «mas eu gostava dela» ‑ oração coordenada adversativa
e)
- «Jorge Jesus perdeu tudo» ‑ oração coordenada
- «portanto deve sair» ‑ oração coordenada conclusiva

2.
a) V
b) V
c) F
d) F
e) F
f) F
g) V
h) F
i) V

2.1.
c) Na frase “Enquanto a Inês discursava, o Valente revia mentalmente a sua última atuação.”, “o valente revia mentalmente a sua última atuação” é uma oração subordinante.
d) Na frase “O professor suplicou ao Rafa que se calasse.”, “que” é uma conjunção subordinativa completiva.
e) Na frase “Como a minha avó morreu cedo, nunca fez tatuagens.”, a primeira oração é subordinada adverbial causal.
f) Na frase “O Silva admitiu que fez batota na sueca.”, existe uma oração subordinada substantiva completiva.
h) Na frase “Nem namorei a Kim Basinger, nem conquistei a Kate Beckinsale.”, a expressão “nem… nem” é uma locução conjuntiva coordenativa copulativa.

3.
a) Estudei pouco, portanto tive negativa.
b) Se estudares muito, obterás bons resultados.
c) Quando a bomba explodiu, as pessoas ficaram em pânico.
d) O teste de Português era tão fácil que foi realizado sem dificuldade.
e) O Rafael trabalhou muito a voz para que cante cada vez melhor.
f) O Benfica marcou o primeiro golo, no entanto a equipa não conquistou a Taça de Portugal.
g) Ainda que o desafio fosse difícil, consegui superá-lo.

4.
a – 7
b – 4
c – 5
d – 1
e – 6
f ‑ 2

5.
a)
‑ Assim que a Julie arregalou os olhos – oração subordinada adverbial temporal
‑ o Zeca amochou ligeiramente – oração subordinante
b)
‑ A Daniela Fidalgo dança melhor – oração subordinante
‑ do que escreve. – oração subordinada adverbial comparativa
c)
‑ Quem feio ama – oração subordinada substantiva relativa
‑ bonito lhe parece – oração subordinante
d)
‑ Insultaram-no tanto – oração subordinante
‑ que foram a tribunal – oração subordinada adverbial consecutiva
e)
‑ O André perguntou – oração subordinante
‑ se o Saramago era um conquistador – oração subordinada substantiva completiva
f)
‑ O professor de Português disse – oração subordinante
‑ que só tomava banho uma vez por mês. – oração subordinada substantiva completiva

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