Português

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Modificador II (G38)

Recordando…

         O modificador:
. é uma função sintática que não é selecionada por nenhum outro constituinte, não sendo, por isso, um elemento obrigatório;
. pode, por isso, ser suprimido, sem afetar a gramaticalidade da frase;
. tem, quase sempre, mobilidade, podendo surgir em diferentes posições na frase;
. quando se relaciona com o grupo verbal, fornece informação adicional sobre a ação quanto a:
- tempo: Na terça-feira, o Benfica derrotou o Kiev com um golo de Salvio.
- lugar: Na sala de aula, não se pode comer nem beber.
- causa: Ele caiu porque estava bêbedo.
- modo: O carro anda depressa.
- finalidade: O professor abriu a janela para arejar a sala.
. quando se relaciona com a totalidade da frase, fornece informações sobre:
- a opinião ou o ponto de vista do interlocutor: Previsivelmente, o teste de Português não se irá realizar.
- áreas do saber: Cientificamente, essa solução não é possível.
. pode ter como núcleo um advérbio ou um nome e ser introduzido por uma preposição;
. pode ainda ser constituído por uma oração (temporal, causal, etc.).


Exercitando…

1. Reescreve as frases apresentadas, reduzindo-as aos seus constituintes essenciais.
a) Esteticamente, a jogada do golo foi bem desenhada.
_______________________________________________________________________
b) A professora Anabela recusou o suborno com firmeza.
_______________________________________________________________________
c) Nas aulas de Educação Física, os alunos realizam exercícios muito difíceis.
_______________________________________________________________________
d) Ontem, na aula de Português, o Rodolfo desmaiou de fome.
_______________________________________________________________________
e) Na realidade, os adeptos de futebol são maioritariamente acéfalos.


2. Nas frases dadas, sublinha os termos que desempenham a função sintática de modificador.
a) O Nelson sai sempre da sala de Português com muita pressa.
b) Aos sábados e domingos, a escola está fechada.
c) O meu vizinho bêbedo chegou a casa às cinco da manhã.
d) Infelizmente, o Sporting voltou a perder.
e) Com tanta gente a fazer barulho, a professora de Matemática não conseguiu lecionar adequadamente a matéria.
f) A professora de Anatomia fala demasiadamente alto; ninguém a suporta.
g) Apesar de mais uma derrota, os sportinguistas não ficaram tristes. Estão habituados…
h) No Natal, o velho de barbas faz-nos uma visita.
i) A Maria constipou-se ontem por causa do frio.
j) A meio da manhã, o meu filho bebe sempre um iogurte.
k) Durante a segunda parte, o Benfica jogou com afinco e determinação.
l) A Roberta faz tudo pelo namoradinho.
m) O Sporting já regressou de Dortmund com mais uma derrota.
n) No casamento da Rafaela, o Roberto cantou emocionadamente uma melodia amorosa.
o) Ontem, fomos ao teatro com o professor.

3. Completa o quadro apresentado, indicando o valor do modificador sublinhado em cada frase.

Frases
Valor
Tempo
Lugar
Causa
Modo
Finalidade
Ontem, fui ao teatro.





O jogo decorreu bem.





A Maria beijou o filho com emoção.





O Júlio chorou de dor.





A Luísa foi à estação para receber o filho.





Inteligentemente, Salvio enganou o guarda-redes.





A Filipa vomitou na sala.





Eça de Queirós escrevia bem.





Aqui na escola, não se pode fumar.





Vesti este casaco porque está muito frio.





Revi aquele filme com prazer.





Quando cheguei à sala, não se ouvia uma mosca.





Para que não restem dúvidas, repito que o Benfica é o maior.





Levei o carro à oficina para mo comporem.





As crianças brincam na rua.






4. Expande as frases, acrescentando um modificador, de acordo com as indicações dadas.
a) Ele leu o texto. [valor de modo]
_______________________________________________________________________

b) Os alunos quiseram ir ao centro comercial. [valor de tempo]
_______________________________________________________________________

c) Mário Coluna faleceu. [valor de modo]
_______________________________________________________________________

d) A mãe partiu o prato. [valor de tempo + valor de causa]
_______________________________________________________________________

e) Chove. [valor de modo]
_______________________________________________________________________

5. Em cada alínea, seleciona a opção correta.

5.1. Assinala a frase em que a expressão sublinhada é um modificador.
a) O teu pai vive na Escócia.
b) O teu pai é o assassino procurado pela polícia.
c) O teu pai desmaiou no hospital.
d) O teu pai ofereceu-me um par de lambadas.

5.2. Assinala a frase em que a expressão sublinhada não é um modificador.
a) Fechei o contentor do lixo para não cheirar mal.
b) Não comi a sopa porque continha uma mosca.
c) O cão ficou na sua casota.
d) Dentro do estojo tenho um lápis amarelo.

5.3. Assinala a frase que não contém dois modificadores.
a) Ontem, na aula de Português, a Érica cortou o cabelo à Alice.
b) No sábado, o Ernesto chegou da Suíça.
c) Por tua causa, a Sofia chorou desalmadamente.
d) Assim que o avião aterrou, o pai abraçou o filho com ternura.

6. Preenche o quadro, identificando a função sintática desempenhada pelos elementos sublinhados.

Frase
Complemento oblíquo
Modificador
1. Finalmente, o Sporting obteve uma vitória.


2. O Roberto acredita em tudo.


3. A Lúcia habita em Marte.


4. O Anacleto vomitou ali.


5. A Anacleta vive ali.


6. Vi o meu pai no cemitério.


7. José Saramago regressou da morte.


8. A Fonseca ganhou uma viagem ao Pingo Doce.


9. Os alunos falam do teste.


10. No verão, gosto de apanhar um escaldão.


11. Durante a gravidez, a professora de Matemática baldou-se às aulas.


12. Desde ontem, estou de greve às aulas.




Correção da ficha aqui.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Recensão crítica

. Definição

                Uma recensão é uma breve apreciação / apresentação (recensear) crítica (avaliar) de uma obra literária, publicada em revistas ou jornais, podendo referir-se à obra integral ou apenas a partes da mesma e concentrando-se no seu conteúdo e no contexto em que a obra surge a público.


. Etimologia

                A palavra recensão provém do termo latino recensionem (que significa “enumeração”), que, por sua vez, tem origem em censionem, derivado do verbo censeo (que significa “avaliação”).
                A recensão constitui, portanto, um percorrer (uam enumeração) o texto com o fim de o avaliar.
                Deste modo, a recensão implica uma análise e uma avaliação crítica de um trabalho, geralmente, escrito, ou seja, trata-se de uma apreciação e juízo crítico sobre o valor interno e interesse de uma obra. Assim, regra geral enumeram-se e descrevem-se os aspetos julgados importantes e exprimem-se comentários pessoais sobre a obra, em termos apreciativos ou depreciativos.
                Por sua vez, a palavra crítica vem do grego krínein, que significa “isolar”, “separar”, “destacar o particular”.
                Tal significa que a recensão cruza uma dimensão expositiva e uma dimensão crítica.


. Estrutura

. Título.
. Introdução:
. Ficha técnica do livro:
- título
- autor
- editora
- cidade e ano de edição
. Dados biográficos relevantes do autor.
. Desenvolvimento: avaliação global do livro – síntese das principais qualidades e defeitos.
O autor do texto realça os aspetos positivos, avalia o conteúdo global da obra, a articulação das ideias, a estruturação, a originalidade e refere as falhas.
. Conclusão: reafirmação do resultado global da apreciação crítica da obra.


. Características
- Linguagem subjetiva (valorativa ou depreciativa), mas sempre fiel ao assunto.
- Marcas de 1.ª pessoa.
- Imparcialidade.
- Não deve conter notas de rodapé.
- Integra-se na tipologia argumentativa.

* - *

     Para aprofundamento desta tipologia textual:
          - Recensão crítica;
          - Recensão crítica.

domingo, 16 de outubro de 2016

Atos de fala - Correção

   1.1.
a) Argumentar.
b) Ordenar.
c) Instruir.
d) Aconselhar.
e) Comprometer-se.
f) Descrever.
g) Informar.
h) Opinar.
i) Despertar a curiosidade.
j) Exprimir sentimentos.
   1.2.
b) Ato ilocutório diretivo.
d) Ato ilocutório diretivo.
e) Ato ilocutório compromissivo.
f) Ato ilocutório assertivo.
j) Ato ilocutório expressivo.

   2.1.
a) O locutor pretende que lhe deem um triciclo.
b) O locutor pretende que a Inês limpe o nariz a D. Pedro.

   2.2. As alíneas são a a e a b.

   2.3.
  a) Daniela, passa-me o triciclo.
  b) Inês, limpas i nariz do teu D. Pedro? / Inês, limpa o nariz do teu D. Pedro.

   3.1. A frase constitui um ato de fala direto (neste caso, um ato ilocutório assertivo) se a entendermos como um esclarecimento do locutor acerca da sua identidade.
            Por seu turno, pode ser considerada um ato de fala indireto (neste caso, um ato ilocutório expressivo) se for considerada uma crítica do locutor ao modo de ser do Joaquim, isto é, se considerarmos que ele está a afirmar que «não é (como) o Joaquim», inferindo-se que este não seja uma pessoa com um caráter / modo de ser «agradável.



Consultar ficha aqui.
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