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sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Análise dos capítulos XI e XII de Admirável Mundo Novo


            Nesta parte da obra, John obtém uma introdução completa à sociedade do Estado Mundial, que, na maior parte, o repugna. Ele considera a cultura do Estado Mundial superficial, desumana e imoral.
            A relação entre John e Bernard dramatiza os principais temas de A Tempestade. Aquele, que originalmente acreditava que desempenharia o papel de Miranda, aprendendo a amar o novo mundo que lhe fora revelado, fica conhecido como "o Selvagem" e assume um papel semelhante ao de Caliban; Bernard, por ter exposto John à civilização e esperando ganhar a eterna gratidão dele por isso, interpreta o Prospero do Caliban de John.
            O destino de Linda demonstra o que Mustaph Mond quis dizer ao sugerir que verdade e felicidade são incompatíveis. Todos, menos John, se contentam em permitir ela abuse do soma, mesmo sabendo que isso a matará dentro de um mês ou dois. A explicação do médico a John demonstra a atitude insensível do Estado Mundial, para o qual os seres humanos são coisas que devem ser "usadas até que se desgastem". Assim como acontece com os produtos manufaturados, quando as pessoas envelhecem e se desgastam, elas tornam-se descartáveis. Linda passa férias sombrias permanentes, vivendo o pouco que lhe resta de vida numa névoa feliz de alucinações e fantasias.
            As razões pessoais de Bernard para permitir que Linda sucumbisse ao soma são ainda mais desagradáveis. Todos em Londres clamam por ver John, mas estão igualmente determinados a não ver Linda. Com esta fora do caminho, Bernard é livre para usar o Selvagem para os seus próprios propósitos. Através da exploração de John, ele demonstra que a sua insatisfação anterior com o Estado Mundial se ficou mais a dever ao desejo de gozar de mais privilégios do que a um verdadeiro desejo de viver como um "adulto" (foi assim que ele apresentou o assunto a Lenina no primeiro encontro). Quando se torna bem-sucedido e começa a aproveitar os benefícios de seu status Alfa, perde a amizade com Helmholtz, um inconformista com uma reputação cada vez mais ruim, pois este ameaça o novo sucesso de Bernard.
            O filme sensorial a que John e Lenina assistem envolve alguns velhos estereótipos racistas, mas é bastante complicado na sua ironia. Começa com uma cena em que um "negro gigantesco" copula com uma mulher loira. Essa cena por si só seria altamente chocante e tabu para o público branco, de classe média e do início do século XX de Huxley, mas de momento os espectadores consideram-no perfeitamente convencional. Eles até se surpreendem com os efeitos especiais realistas. O que a audiência referida no livro considera chocante é quando o negro, após um golpe na cabeça que apaga o seu condicionamento, sequestra a loira para uma cena sexual monogâmica de três semanas num helicóptero. É chocante para os espectadores por causa da monogamia. Finalmente, três machos alfa resgatam-na e a ordem é restaurada.
            Esta cena lembra o leitor de um recurso dos filmes ainda mais antigo que o romance de Huxley. Os espectadores de teatro adoram ver as personagens dos filmes transgredir as regras que os próprios espectadores devem respeitar. Esse gozo vicário recebe uma fina camada de respeitabilidade por meio de um final decoroso que restaura o status quo. Mas o facto é que o público gosta de fantasiar sobre a transgressão. Em parte, toda esta cena é uma piada de Huxley, mas também é possível que a monogamia não seja uma fantasia tão incomum no Estado Mundial como fomos levados a acreditar.
            A cena em que John lê Romeu e Julieta demonstra o poder do condicionamento. Embora Helmholtz seja bastante pouco ortodoxo, ele ainda é um produto do condicionamento do Estado Mundial. Aprecia o valor artístico da linguagem de Shakespeare, mas não aprecia o drama dos pais de Julieta tentando convencê-la a casar-se com Paris. Como John identifica o seu desejo por Lenina com o amor entre Romeu e Julieta, o riso de Helmholtz insulta os seus valores culturais e os seus próprios sentimentos mais íntimos. Porém, este último não pode evitar o riso, pois as situações e emoções expressas na peça significam algo muito diferente para ele do que significam para John.

Percebes os perceves?


Resumo do capítulo XII de Admirável Mundo Novo


            Bernard organiza uma grande festa para a qual convida pessoas importantes, prometendo-lhes a oportunidade de conhecerem o Selvagem, mas, quando elas chegam, John recusa sair de seu quarto. Bernard sente-se humilhado e envergonhado quando todos os seus convidados, incluindo o arquichantre de Canterbury, se vão embora com desprezo. Lenina está desapontada por não poder ver John novamente, para descobrir por que razão ele se comportou tão estranhamente depois da sessão de cinema sensorial. O arquichantre adverte Bernard de que deve ser mais cuidadoso com as suas críticas ao Estado Mundial.
            Bernard afunda-se novamente na sua antiga melancolia, após a evaporação do seu novo sucesso, e faz de John o seu bode expiatório. Está simultaneamente grato e ressentido por Helmholtz lhe dar a amizade de que precisa sem o criticar pela sua hostilidade anterior. Helmholtz meteu-se ele próprio em problemas por ler algumas rimas pouco ortodoxas aos seus alunos na faculdade, mas está animado por finalmente ter encontrado uma voz própria.
            John e Helmholtz encontram-se e abraçam-se imediatamente. Bernard tem inveja do afeto deles um pelo outro e deseja nunca os ter reunido e toma soma para escapar aos seus sentimentos. O Selvagem lê passagens de Shakespeare a Helmholtz, que é arrebatado pela poesia que ouve, mas, quando aquele lê uma passagem de Romeu e Julieta sobre os pais de Julieta tentando convencê-la a casar-se com Paris, Helmholtz começa a rir. O absurdo de ter mãe e pai não é a única coisa que ele acha engraçada; o facto de alguém fazer barulho sobre qual homem uma rapariga deveria ter é ainda mais engraçado. John fecha e guarda seu livro porque o riso do outro o insulta e magoa.

Resumo do capítulo XI de Admirável Mundo Novo


            O diretor, caído em desgraça, renuncia, e Bernard consegue manter o seu emprego. John, conhecido como "o selvagem", torna-se um hit instantâneo da sociedade. Linda toma soma continuamente e cai num estado de intoxicação que oscila entre o meio acordada e meio a dormir. Bernard experimenta uma popularidade sem precedentes como guardião nomeado de John e gaba-se da sua próspera vida sexual para Helmholtz, mas este responde apenas com um silêncio sombrio que o ofende. Bernard decide então parar de falar com ele. Descaradamente, desfila o seu comportamento pouco ortodoxo, pensando que a sua popularidade como descobridor e guardião do Selvagem o protegerá. Escreve a Mond para lhe dizer que John acha a "infantilidade civilizada" muito fácil e acrescenta que concorda com o veredito do Selvagem. Mond, ao ler a carta herética, pensa que talvez tenha de ensinar uma lição a Bernard.
            A visão de dezenas de gémeos idênticos numa fábrica enoja John. Com uma ironia amarga, ele repete a frase de Shakespeare: "Ó corajoso mundo novo que tem tantas pessoas nele". Recusa-se a aceitar soma e visita a mãe com frequência. Visita também Eton, onde as crianças Alfa se riem de um filme de "selvagens" espancando-se com chicotes numa Reserva.
            Lenina gosta de John, mas não sabe se ele gosta dela. Leva-o a uma sessão de cinema sensorial, para ver um filme intitulado Três Semanas num Helicóptero, que conta a história de um homem negro que sequestra uma mulher loira Beta-Mais para seu próprio prazer. John odeia o filme, mas isso revigora a sua paixão por Lenina. A sua vergonha por causa do desejo físico que sente pela rapariga domina-o. Para perplexidade desta, ele recusa fazer sexo com ela. Tranca-se no quarto e lê o Otelo de Shakespeare, enquanto Lenina volta para o seu e toma soma.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Análise dos capítulos IX e X de Admirável Mundo Novo


            Nestes capítulos, o interlúdio na Reserva termina e a vida de John no Estado Mundial começa. O conflito entre os seus valores e os costumes sociais do Estado Mundial começa a tornar-se óbvio. A mudança de cenário, da Reserva no Novo México para o Estado Mundial na Inglaterra, prenuncia a mudança que está prestes a ocorrer na vida de John e Bernard.
            A personagem de John é revelada de forma mais completa durante os seus confrontos com a cultura do Estado Mundial. A sua luta para reprimir o desejo de tocar Lenina demonstra o código moral que interiorizou de Shakespeare e dos “selvagens” da Reserva. Um morador do Estado Mundial teria buscado gratificação instantânea. John encontra-se na posição invejável de viver no Estado Mundial sem o seu condicionamento. Ele é atraído por Lenina, mas as suas opiniões sobre o sexo são tão radicalmente diferentes das dela que o conflito é inevitável. A luta entre os seus desejos intensos e o seu autocontrole igualmente intenso é uma das principais facetas da sua personagem.
            O hábito de John de citar linhas das peças de Shakespeare não apenas destaca a sua distância da sociedade do Estado Mundial, mas também serve como um lembrete da distância entre a nossa sociedade, na qual Shakespeare é reverenciado como escritor com profundo conhecimento da natureza humana, e a sociedade do Estado Mundial, em que Shakespeare é desconhecido e até incompreensível.
            Estilisticamente, as citações de Shakespeare que John faz contrastam vividamente com as declarações dos cidadãos do Estado Mundial, mas há uma notável semelhança entre eles: os cidadãos do Estado Mundial e John costumam falar entre aspas e com frases sonoras. Mensagens hipnopédicas como "Um grama no tempo economiza nove" estão nos lábios de todos no Estado Mundial. Às vezes, as conversas entre John e Lenina degeneram numa guerra de propaganda, cada um cuspindo frases memorizadas sem sequer parar para pensar nelas. A propaganda dele parece mais agradável que a dela, porque as linhas poéticas de Shakespeare envergonham as mensagens hipnopédicas. Ao lado de Shakespeare, "o progresso é adorável" soa barato e inútil. A justaposição dos dois contribui para o tom satírico do romance.
            O confronto entre Bernard e o diretor ilustra o poder da condenação social. O diretor decide denunciar Bernard na frente dos outros trabalhadores, a fim de fazer dele um exemplo. Em parte, os membros do Estado Mundial são forçados a conformar-se meramente pela pressão dos colegas e pela ameaça da vergonha pública. Bernard inverte a manobra do diretor, envergonhando-o com o espetáculo de John e Linda. A sua disposição de os usar em benefício próprio ajuda a retratá-lo como alguém que fará qualquer coisa para ganhar posição social. Ao apresentar Linda e John ao diretor na frente dos trabalhadores, ele não apenas consegue salvar a sua própria, mas também atacá-lo de forma despeitosa e reduzir o seu estatuto social.
            O papel de Lenina ao longo deste capítulo é passivo, pela razão óbvia de que ela está de férias-soma durante a maior parte. Entrar numa situação de férias-soma é a sua única maneira de lidar com as emoções negativas despertadas pela Reserva. É particularmente irónico que ela vá de férias-soma no meio daquilo que deveria ter sido umas férias reais (as suas férias).

Resumo do capítulo X de Admirável Mundo Novo


            De volta à incubadora, o diretor diz a Henry que planeia demitir Bernard na frente de dezenas de trabalhadores de castas superiores como um exemplo público. Ele explica que o comportamento heterodoxo de Bernard ameaça a estabilidade. Sacrificar um indivíduo pelo bem maior da sociedade não é uma grande perda, já que a incubadora pode produzir dezenas de novos bebés.
            Quando Bernard chega, o diretor declara-o “herético”, porque ele se recusa a comportar-se como uma criança e não procura imediatamente satisfazer seus próprios desejos, e diz-lhe que ele vai ser transferido para a Islândia. Então Bernard apresenta Linda a John. Linda acusa o diretor de fazê-la ter um bebé e a sala de repente fica em silêncio. John cai aos pés do diretor e grita: "Meu pai!" Os trabalhadores soltam gargalhadas histéricas quando o diretor sai correndo da sala.

Resumo do capítulo IX de Admirável Mundo Novo

            Lenina, enojada com a Reserva, toma soma suficiente para se incapacitar por dezoito horas. Bernard voa para Santa Fé para chamar Mustapha Mond. Ele repete a sua história para uma sucessão de secretários antes de finalmente chegar ao Controlador Mundial. Mond concorda que John e Linda são uma questão de interesse científico para o Estado Mundial. Ele instrui Bernard a visitar o Diretor da Reserva para receber as ordens que libertarão John e Linda e os entregarão aos seus cuidados. Enquanto isso, temeroso que Bernard e Lenina tenham partido sem ele, John invade a cabana onde a rapariga ainda está de férias. Ele vasculha as coisas dela antes de encontrá-la desmaiada na cama. Olha-a, silenciosamente, citando passagens de Romeu e Julieta. Quer tocá-la, mas teme que isso a suje. Enquanto a olha, o helicóptero de Bernard aproxima-se, e John sai da casa correndo e esconde a sua transgressão.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Análise dos capítulos VII e VIII de Admirável Mundo Novo


            Os capítulos VII e VIII compreendem um desenvolvimento crucial da trama: a reunião de Bernard e John. Este é um pária que sempre sonhou viver no Estado Mundial, enquanto o segundo é um desajustado do Estado Mundial que procura uma maneira de se encaixar. O encontro deles coloca em movimento uma cadeia de eventos que acarretará consequências devastadoras para ambos.
            Huxley recorre a um flashback para atualizar Bernard e o leitor sobre a história de John. Esse recurso permite ao autor apresentar uma colagem de imagens da infância de John que, de outra forma, se encaixaria de maneira estranha na estrutura geral da narrativa. Se a narrativa tivesse sido apresentada na estrita ordem cronológica, a história de John e Linda teria sido contada primeiro. Chegando no meio do romance, tem um impacto maior, porque o leitor já conhece as grandes diferenças entre a cultura do Estado Mundial e da Reserva. A falha de Linda em se encaixar na Reserva e a criação confusa de John só fazem sentido dentro do contexto que já foi fornecido.
            As experiências de Linda na Reserva, descritas por ela e por John, demonstram até que ponto os cidadãos do Estado Mundial dependem da “civilização” – isto é, de uma vida completamente estruturada pelo Estado. Na Reserva, ela é praticamente indefesa: não sabe como consertar roupas, cozinhar ou limpar, e a própria ideia de cuidar de uma criança horroriza-a. Volta-se para o mescal como um pobre substituto do soma, que até então era o seu único método para lidar com situações desagradáveis.
            John é um híbrido cultural que absorve a cultura de sua mãe e a dos índios da Reserva, mas também ele está culturalmente à deriva. A comunidade da Reserva não o aceita e o Outro Lugar de Linda é um mundo distante sobre o qual ele só ouve histórias. Então volta-se para Shakespeare isoladamente e absorve um terceiro sistema de valores culturais.
            A Tempestade, de Shakespeare, constitui um paralelo importante com Admirável Mundo Novo, e os dois textos relacionam-se a vários níveis. Na peça, Prospero e sua filha Miranda são exilados para uma ilha, porque o irmão dele o traiu para ganhar poder político. O único habitante da ilha é um nativo, Caliban, a cuja mãe falecida a ilha pertencia. Prospero usurpa o controle da ilha e decide criar Caliban como escravo, porque tem pena dele e pretende civilizá-lo. Shakespeare retrata habilmente Caliban como uma figura raivosa e violenta, que poderia ser facilmente interpretada como menos que humana, governada por apetites bestiais e não por instintos mais elevados. Quando um navio chega à ilha, dois dos administradores apresentam o licor a Caliban, e a bebida torna-se o “Deus” da personagem. No entanto, Shakespeare também consegue imbuir Caliban de todas as complexidades do indivíduo colonizado. Ele pode estar com raiva e ser violento, mas foi oprimido por Prospero. Caliban fica encantado com o licor vê-o como um deus, porém nunca viu álcool antes, e os efeitos de ficar bêbado devem ser surpreendentes para ele. Prospero pretende ajudar Caliban "civilizando-o", mas ele ressente-se de Prospero pelo roubo da sua casa. Prospero vê o ressentimento de Caliban como infundado e como evidência da sua natureza bestial, e isso leva-o a trata-lo de maneira ainda mais severa. Caliban responde com ações violentas que apenas aumentam a crença de Prospero de que ele é um animal. Em A Tempestade, Caliban é "selvagem" e "nobre selvagem", é totalmente desalojado em todas as comunidades, assim como John é na reserva e virá a ser no Estado Mundial.
            Tanto a Tempestade como o Admirável Mundo Novo podem ser interpretados como alegorias da colonização. Prospero decide criar Caliban e "civilizá-lo" da mesma maneira que os colonos europeus tentaram "civilizar" as culturas africana, asiática e nativa americana com as quais entraram em contacto. Para os colonizadores britânicos e outros colonizadores europeus, civilizar os selvagens foi um processo de substituir as culturas e línguas nativas pela cultura e pela língua do colonizador. Os colonizadores efetivamente separaram os povos colonizados da sua própria história e cultura, tornando mais difícil para os últimos rebelarem-se contra a nova cultura implantada que se tornou a sua. Todo o Estado Mundial é construído exatamente sobre essa premissa, apagando o passado e todos os seus legados culturais. O Estado Mundial, em certo sentido, colonizou todos.

Resumo do capítulo VIII de Admirável Mundo Novo


            John diz a Bernard que cresceu ouvindo as histórias fabulosas de Linda sobre o Outro Lugar, mas também se sentiu isolado e rejeitado, em parte porque a sua mãe dormia com muitos homens e em parte porque as pessoas da aldeia nunca o aceitaram. Linda teve um amante, Popé, que lhe trouxe uma bebida alcoólica chamada mescal que ela começou a beber muito. Enquanto isso, apesar de ter sido proibido de participar dos rituais dos índios, John absorveu a cultura ao seu redor. A mãe ensinou-o a ler, primeiro desenhando na parede e depois usando um guia para Trabalhadores da Loja de Embriões Beta que ela havia trazido consigo. Ele fez-lhe perguntas sobre o Estado Mundial, mas ela não lhe poderia dizer muito sobre o modo como funcionava. Um dia, Popé trouxe The Complete Works of Shakespeare para a casa de Linda, que Jonh leu avidamente até poder citar passagens de cor. As peças tiveram o condão de dar voz a todas as suas emoções reprimidas.
            Bernard pergunta a John se ele gostaria de ir a Londres consigo. Ele tem um motivo oculto que mantém para si mesmo: quer constranger o diretor, expondo-o como o pai de John. Este aceita a proposta, mas insiste que Linda possa acompanhá-lo. Bernard promete pedir permissão para levar os dois. John cita uma linha de A Tempestade para expressar seus sentimentos de alegria por finalmente ter visto o Outro Mundo de que tinha ouvido falar quando criança: “Ó valente mundo novo que tem pessoas assim.” Corando, ele pergunta se Bernard está casado com Lenina. Este ri e responde-lhe negativamente. Posteriormente, adverte John para esperar até ver o que ele veja o estado do mundo antes que fique extasiado com o mesmo.

Resumo do capítulo VII de Admirável Mundo Novo


            Na reserva, Lenina assiste a uma celebração comunitária. A batida dos tambores lembra-lhe as celebrações do Solidarity Services e do Dia de Ford. As imagens de uma águia e de um homem numa cruz são levantadas, e um jovem entra para o centro de uma pilha de serpentes contorcendo-se. Um homem chicoteia-o, tirando sangue até que o jovem colapsa. Lenina está horrorizada.
            John, um belo jovem loiro de roupas indianas, surpreende Lenina e Bernard ao falar inglês perfeito. Ele diz que queria ser o sacrificado, mas a cidade não o deixou. Depois explica que a sua mãe, Linda, veio do Outro Lugar fora da Reserva. Durante uma visita à mesma, ela caiu e sofreu uma lesão, mas foi resgatada por alguns índios que a encontraram e a levaram para a aldeia, onde vive desde então. O pai dele, também do Outro Lugar, chamava-se Tomakin. Bernard percebe que "Tomakin" é, na verdade, Thomas, o diretor, mas não diz nada no momento.
            John apresenta Lenina e Bernard a sua mãe, Linda. Cheia de rugas, gorda e com falta de dentes, ela enoja Lenina. Linda explica que John nasceu porque algo errado aconteceu com os seus contracetivos. Ela não conseguiu abortar na Reserva e sentiu vergonha de voltar ao Estado Mundial com um bebé. Linda explica que, depois de iniciar a sua nova vida na aldeia indígena, seguiu todo o seu condicionamento e dormiu com qualquer homem que lhe agradasse, mas algumas mulheres espancaram-na por levar os seus homens para a cama.

Análise dos capítulos IV a VI de Admirável Mundo Novo


            O papel de Bernard como protagonista – um papel que John assumirá mais tarde – continua nesta secção. Cada vez mais, ele aparece menos como um rebelde político e mais como um desajustado social que acredita que mudar a sociedade é a única maneira de se encaixar. As suas conversas com Helmholtz revelam que está orgulhoso da sua ligação com Lenina, com medo de ser apanhado a criticar o Estado Mundial, e subserviente a Helmholtz quando se trata de questões de verdadeira rebelião. Bernard é uma personagem paradoxal: num momento cobiça Lenina e no outro espera que tenha forças para resistir aos avanços dela.
            Helmholtz tem exatamente o problema oposto de Bernard. Enquanto este é muito pequeno e estranho para a sua casta, aquele é, no mínimo, perfeito demais. O seu sucesso com as mulheres, na sua carreira e em todos os outros aspetos da sua vida levou-o a acreditar que deve haver algo mais na vida do que desportos de alta tecnologia, sexo fácil e slogans repetitivos. Ele fala com Bernard porque este compartilha da sua antipatia pelo sistema, mas está ciente de que a antipatia do amigo tem uma base diferente da sua.
            O cenário destes capítulos muda rapidamente: do local de trabalho para o apartamento de Helmholtz; do helicóptero de Henry para Westminster Abbey Cabaret até um crematório; do apartamento de Bernard ao Community Singery; e assim por diante. Parte da mudança de cena é simplesmente usada para mostrar um dia na vida de um membro do Estado Mundial. A visita de Lenina e Henry ao Westminster Abbey Cabaret é uma piada franca sobre os usos que o Estado Mundial dá aos locais religiosos antigos.
            Enquanto Henry e Lenina contemplam o crematório, quase reconhecem que o sistema de castas pode ser menos que perfeito. Mas então ela, perturbada e antipática, retira-se para uma de suas frases hipnopédicas, recupera a sua felicidade e a crise acaba. Mais uma vez, está feliz por estar na sua casta e desdenhosa das outras castas. Este episódio, possibilitado pela montagem de uma viagem de helicóptero a um crematório, mostra como o condicionamento pode impedir a população de questionar os pressupostos do estado em que vive. A maior mudança no cenário é do Estado Mundial para a Reserva, embora uma descrição detalhada da Reserva seja mantida em suspenso até ao próximo capítulo.
            Embora o Estado Mundial obviamente controle seus membros condicionando-os e satisfazendo os seus desejos, há indícios de que a estabilidade seja mantida através de métodos ainda mais sinistros. O repentino medo de Bernard de que alguém esteja ouvindo a sua conversa herética com Helmholtz sugere um lado totalitário do Estado Mundial. Fora do horário de trabalho, os cidadãos participam de atividades sociais programadas e rigorosamente regulamentadas e nunca passam tempo sozinhos. A falta de tempo para reflexão mantém-nos ocupados e dóceis. O medo de Bernard mostra que ele está ciente das consequências não escritas, mas potencialmente graves, de suas crenças heréticas.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Resumo do capítulo VI de Admirável Mundo Novo

            Lenina convence Bernard a assistir a um match de luta livre. Ele comporta-se sombriamente a tarde inteira e, apesar da insistência de Lenina, recusa-se a tomar soma. Durante a viagem de volta, ele para o seu helicóptero e paira sobre o canal. Ela implora-lhe que a leve para longe do vazio da água depois de ele lhe dizer que o silêncio faz com que se sinta como um indivíduo. Eventualmente, ele toma uma grande dose de soma e faz sexo com ela.
            No dia seguinte, Bernard diz a Lenina que, na verdade, não queria manter relações sexuais com ela na primeira noite; teria preferido agir como um adulto em vez disso. Então ele vai obter a permissão do diretor para visitar a reserva e prepara-se para a sua desaprovação do seu comportamento incomum. Quando o diretor lhe dá a permissão, menciona que fez uma viagem à reserva com uma mulher vinte anos antes. Ela perdeu-se durante uma tempestade e não foi vista desde então. Quando Bernard alvitra que deve ter sofrido um choque terrível, o diretor imediatamente percebe que revelou muito da sua vida pessoal. Depois critica Bernard pelo seu comportamento antissocial e ameaça exilá-lo para a Islândia, se o seu comportamento impróprio persistir. Isto faz com Bernard saia do escritório sentindo-se orgulhoso de ser considerado um rebelde.
            Lenina e Bernard viajam para a Reserva. Quando eles se apresentam ao diretor para obter a sua assinatura na permissão, ele lança-se numa longa série de factos sobre o local. Bernard, de repente, lembra-se que deixou a torneira de perfume ligada no seu apartamento, um descuido que pode acabar sendo extremamente caro. Ele suporta o discurso aparentemente interminável de Warden e depois apressa-se a ligar para Helmholtz, para lhe pedir para desligar a torneira. Helmholtz tem más notícias: ele diz-lhe que o diretor está planejando concretizar a sua ameaça de exilá-lo para a Islândia. Bernard não se sente mais orgulhoso e rebelde agora que a ameaça do diretor se tornou uma realidade. Em vez disso, a notícia esmaga e assusta-o. Lenina convence-o a tomar soma.

Resumo do capítulo V de Admirável Mundo Novo


            Depois de um jogo de golfe obstáculo, Henry e Lenina voam num helicóptero sobre um crematório onde o fósforo é coletado de corpos queimados para servir como fertilizante. Bebem café com soma antes de se dirigirem ao Cabaré da Abadia de Westminster e tomam outra dose de soma antes de voltarem para o apartamento de Henry. Embora as doses repetidas de soma os tenham deixado quase completamente alheios do mundo à sua volta, Lenina lembra-se de usar os seus contracetivos.
            Todas as quintas-feiras, Bernard tem de participar no Serviço de Solidariedade na Fordson Community Singery. Os 12 participantes sentam-se a uma mesa, alternando homens e mulheres. Enquanto um hino empolgante toca, os participantes passam uma xícara de sorvete de morango e tomam um tablet com ele. Eles entram num frenesi de exultação e a cerimónia termina numa orgia sexual que deixa Bernard sentindo-se mais isolado do que nunca.

Resumo do capítulo IV de Admirável Mundo Novo


            Quando Lenina diz a Bernard diante de um grande grupo de colegas de trabalho que ela aceita o seu convite para ver a Reserva Selvagem, Bernard reage com vergonha. A sua sugestão de que eles discutam isso confidencialmente confunde Lenina, que sai para se encontrar com Henry. Bernard sente-se péssimo, porque Lenina se comportou como uma “saudável e virtuosa garota inglesa” –, isto é, alguém que não tem medo de discutir a sua vida sexual em público. Quando o genial Benito Hoover inicia uma conversa, Bernard sai correndo. Lenina e Henry voam no helicóptero de Henry no seu encontro e olham para baixo, para o seu mundo, em perfeito contentamento.
            Quando pede a um par de assistentes Delta-Menos que preparem o helicóptero para o voo, Bernard revela a sua insegurança em relação ao seu tamanho. As castas mais baixas associam tamanho maior a um status mais elevado, por isso ele tem dificuldade em conseguir que elas sigam suas ordens. Bernard contempla os seus sentimentos de alienação e fica irritado. Ele visita seu amigo, Helmholtz Watson, professor do College of Emotional Engineering, um Alfa Mais extremamente inteligente, atraente e adequadamente dimensionado que trabalha com propaganda. Alguns dos superiores de Helmholtz pensam que ele é um pouco esperto demais para o seu próprio bem. O narrador concorda com eles, observando que “um excesso mental produziu em Helmholtz Watson efeitos muito semelhantes àqueles que, em Bernard Marx, foram o resultado de um defeito físico”. A amizade entre Bernard e Helmholtz brota da sua insatisfação mútua com o status quo e a sua inclinação compartilhada para se verem como indivíduos. Uma vez juntos, Bernard vangloria-se de que Lenina aceitou o seu convite, mas Helmholtz mostra pouco interesse, pois está mais preocupado com o pensamento de que o seu talento para a escrita poderia ser mais bem usado do que simplesmente para escrever frases hipnapédicas. O seu trabalho fá-lo sentir-se vazio e insatisfeito. Bernard fica nervoso, dando um salto em certo momento, porque pensa, erroneamente, que alguém está escutando à porta.

Análise do capítulo III de Admirável Mundo Novo


            Enquanto o diretor e Mustapha Mond explicam aos rapazes como o Estado Mundial funciona de forma abstrata, as cenas de Lenina e Bernard mostram a sociedade em ação. O jogo sexual das crianças em recesso, o desconforto dos meninos com a palavra “mãe”, a nudez descontraída de Lenina e a conversa entre Henry e o Predestinador servem para ilustrar como os tabus tradicionais em relação à sexualidade foram descartados. Bernard é o único personagem a protestar – quase em silêncio – pela maneira como o sistema funciona. O seu desconforto com a mercantilização do sexo marca-o como um desajustado. O romance vinca que a insatisfação de Bernard com o Estado decorre do seu próprio isolamento, introduzindo-o com as palavras "Aqueles que se sentem desprezados fazem bem em parecer desprezíveis". Ele pode ser um rebelde, mas essa rebelião não vem de qualquer objeção ideológica ao Estado Mundial. Vem do senso de que ele nunca pode pertencer totalmente a essa sociedade. Essa faceta da personagem será posta em ação à medida que o romance avança.
            Além do condicionamento pré-natal e pós-natal, o Estado Mundial controla o comportamento dos seus membros através das forças da conformidade social e da crítica social. A amiga de Lenina, Fanny, avisa-a de que o diretor não gosta quando os trabalhadores das incubadoras não estão em conformidade com os padrões esperados de promiscuidade. Mesmo quando adulto, um cidadão do Estado Mundial deve temer ser visto a fazer algo “vergonhoso” ou “anormal”. O cidadão adulto não tem vida privada. Como observa Lenina, a única coisa que se faz quando se está sozinho no Estado Mundial é o sono, e não se pode fazer isso para sempre. Dentro e fora do escritório, o cidadão adulto está sob vigilância para garantir que seu corpo e mente estão a seguir o sistema de valores morais do Estado Mundial. Tanto os colegas quanto os superiores, como Fanny e o diretor, estão constantemente vigilantes para garantir que cada cidadão esteja se comporta de maneira apropriada.
            No seu longo discurso sobre a história do Estado Mundial, Mustapha Mond culpa as instituições anteriormente sagradas da família, amor, maternidade e casamento por causarem instabilidade social na velha sociedade. Como explica Mond, essas antigas instituições compartilhavam o trabalho de mediar o conflito entre os interesses do indivíduo e os interesses da sociedade com o Estado, mas as instituições pessoais e as instituições do Estado estavam desalinhadas, criando instabilidade. Nem sempre se pode confiar nos indivíduos para escolher o caminho da maior estabilidade, pois a família, o amor e o casamento produzem lealdades divididas. Indivíduos que atuam livremente devem pesar constantemente o valor moral e as consequências morais das suas ações. Mond argumenta que as alianças divididas dos indivíduos produzem instabilidade social. Por esta razão, o Estado Mundial eliminou todos os vestígios de instituições não estatais. O cidadão é socializado para ter apenas lealdade ao Estado; conexões pessoais de todos os tipos são desencorajadas, e até mesmo o desejo de desenvolver tais conexões é afastado. A constante disponibilidade de satisfação física evidenciada nas sensações, a abundância de soma, a fácil obtenção do sexo através da promiscuidade sancionada pelo Estado e a falta de qualquer conhecimento histórico que possa apontar para um modo de vida alternativo garantem que o modo de vida desenvolvido e instituído pelo Estado Mundial não será ameaçado.
            Mustapha Mond e o diretor passam bastante tempo discutindo a importância do consumo. Na realidade, estão a falar sobre a criação de uma população que desejará sempre mais – um mercado cativo criado pelo condicionamento que condicionará a vontade dos indivíduos a quererem quaisquer bens que o Estado Mundial produza. Essa cultura de consumo constante permite ao governo atuar como fornecedor, impulsionando a economia e criando uma comunidade feliz dependente do seu fornecedor. Mas a discussão económica liderada por Mond e pelo Diretor não se refere apenas à economia de dinheiro e bens. Em Admirável Mundo Novo, tudo, incluindo o sexo, opera de acordo com a lógica da oferta e da demanda. Os cidadãos são ensinados a verem-se uns aos outros e a si mesmos como mercadorias a serem consumidas como qualquer outro bem fabricado. Bernard rebela-se contra esse sentimento quando observa que Henry e o Predestinador veem Lenina como uma “peça de carne” – e que Lenina pensa de si mesma da mesma maneira. O consumo como um modo de vida nunca é justificado pelo Estado Mundial; é tomado como um modo de vida.
            Na discussão de Mustapha Mond sobre História, Admirável Mundo Novo reflete sobre um tema que George Orwell explora em detalhes em 1984. Implícito na afirmação de Mond de que “a história é um beliche” e na sua discussão sobre a história do Estado Mundial está o facto de que Mond e os outros nove controladores mundiais têm o monopólio do conhecimento histórico. Isso garante as suas posições de poder. Em 1984, Orwell descreve os mecanismos dessa manipulação, quando o governo da Oceânia revisa ativamente a história para servir seus objetivos políticos a cada momento. Mas no Estado Mundial, o revisionismo ativo é desnecessário, porque a população está condicionada a acreditar que, como Mond diz, “a história é um beliche”. Por serem treinados para ver a história sem valor, estão presos no presente, incapazes de imaginar modos alternativos de viver. Não está claro a razão por que Mond explica a história do Estado Mundial aos rapazes, embora certamente seja uma maneira conveniente de explicar um possível caminho do mundo do leitor para o do Estado Mundial.

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