Português

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Temas de Admirável Mundo Novo

O uso da tecnologia para controlar a sociedade
Admirável Mundo Novo alerta para os perigos de dar ao Estado controle sobre novas e poderosas tecnologias. Uma ilustração deste tema é o controle rígido da reprodução por meio de intervenções tecnológicas e médicas, incluindo a remoção cirúrgica de ovários, o Processo Bokanovsky e o condicionamento hipnopédico. Outra é a criação de máquinas de entretenimento complicadas que geram lazer inofensivo e os altos níveis de consumo e produção que são a base da estabilidade do Estado Mundial. Soma é um terceiro exemplo do tipo de tecnologias médicas, biológicas e psicológicas que o romance critica mais profundamente.
Há que reconhecer também a distinção entre ciência e tecnologia. Enquanto o Estado fala sobre progresso e ciência, o que realmente significa é o aprimoramento da tecnologia, não o aumento da exploração e experimentação científica. O Estado usa a ciência como um meio para construir tecnologia que possa criar um mundo perfeito, feliz e superficial através de coisas como os "filmes sensoriais". O Estado censura e limita a ciência, no entanto, uma vez que vê a base fundamental que está por trás da ciência, a busca pela verdade, como ameaça ao controle estatal. O foco do Estado na felicidade e na estabilidade significa que utiliza os resultados de pesquisas científicas, na medida em que contribuem para as tecnologias de controle, mas não apoia a própria ciência.

A Sociedade do Consumidor
Admirável Mundo Novo não é simplesmente um aviso sobre o que poderia acontecer à sociedade se as coisas derem errado, é também uma sátira da sociedade em que Huxley vivia e que ainda existe hoje. Embora as atitudes e os comportamentos dos cidadãos do Estado Mundial pareçam bizarros, cruéis ou escandalosos, muitas pistas apontam para a conclusão de que o Estado Mundial é simplesmente uma versão extrema – mas logicamente desenvolvida – dos valores económicos da nossa sociedade, na qual a felicidade individual é definida como a capacidade de satisfazer necessidades, e o sucesso como sociedade é equiparado ao crescimento económico e à prosperidade.

A incompatibilidade de felicidade e verdade
Admirável Mundo Novo está cheio de personagens que fazem tudo o que podem para evitar encarar a verdade sobre a sua própria situação. O uso quase universal da droga soma é provavelmente o exemplo mais difundido de tal ilusão voluntária. Soma obscurece as realidades do presente e substitui-as por felizes alucinações, sendo, portanto, uma ferramenta para promover a estabilidade social. Mas mesmo Shakespeare pode ser usado para evitar encarar a verdade, como John demonstra através da sua insistência em ver Lenina por meio das lentes do mundo de Shakespeare, primeiro como uma Julieta e depois como uma "trombeta impudente". Segundo Mustapha Mond, o Estado Mundial prioriza a felicidade às custas da verdade por design: ele acredita que as pessoas estão melhor com a felicidade do que com a verdade.
Quais são essas duas entidades abstratas que Mond justapõe? Parece bastante claro, a partir do seu argumento, que felicidade se refere à gratificação imediata do desejo de todos os cidadãos por comida, sexo, drogas, roupas bonitas e outros itens de consumo. É menos claro o que Mond quer dizer com verdade, ou especificamente quais verdades ele vê que a sociedade do Estado Mundial encobre. Da sua discussão com John, é possível identificar dois tipos principais de verdade que o Estado Mundial procura eliminar. Primeiro, como o próprio passado de Mond indica, o Estado Mundial controla e amortece todos os esforços dos cidadãos para obter qualquer tipo de verdade científica ou empírica. Segundo, o governo tenta destruir todos os tipos de verdades "humanas", como amor, amizade e conexão pessoal. Esses dois tipos de verdade são bem diferentes um do outro: a verdade objetiva envolve chegar a uma conclusão definitiva do facto, enquanto uma verdade "humana" só pode ser explorada, não definida. No entanto, ambos os tipos de verdade estão unidos na paixão que um indivíduo pode sentir por eles. Quando jovem, Mustapha Mond ficou encantado com o prazer de fazer descobertas, assim como John ama a linguagem e a intensidade de Shakespeare. A busca pela verdade, então, também parece envolver uma grande quantidade de esforço individual, de se esforçar e lutar contra as probabilidades. A própria vontade de procurar a verdade é um desejo individual que a sociedade comunal de Admirável Mundo Novo, baseada no anonimato e na falta de pensamento, não pode permitir que exista. Verdade e individualidade ficam assim entrelaçadas na estrutura temática do romance.

Os perigos de um Estado todo-poderoso
Tal como 1984, de George Orwell, este romance descreve uma distopia na qual um estado todo-poderoso controla os comportamentos e ações do seu povo, a fim de preservar sua própria estabilidade e poder. Mas uma grande diferença entre os dois é que, enquanto em 1984 o controle é mantido por constante vigilância governamental, polícia secreta e tortura, o poder no Admirável Mundo Novo é mantido por meio de intervenções tecnológicas que começam antes do nascimento e duram até à morte, e que realmente mudam o que as pessoas querem. O governo de 1984 mantém o poder através da força e da intimidação. O governo de Admirável Mundo Novo mantém o controle, tornando os seus cidadãos tão felizes e satisfeitos superficialmente que não se importam com a sua liberdade pessoal. Nesta obra de Huxley, as consequências do controle estatal são a perda de dignidade, moral, valores e emoções – em suma, uma perda de humanidade.

Individualidade
Ao imaginar um mundo em que a individualidade é proibida, Admirável Mundo Novo pede que consideremos o que é identidade individual e por que é valiosa. O Estado Mundial vê a individualidade como incompatível com a felicidade e a estabilidade social, porque interfere no bom funcionamento da comunidade. Os controladores fazem tudo o que podem para impedir que as pessoas desenvolvam identidades individuais. "Processo de Bokanovsky" significa que a maioria dos cidadãos dos Estados do mundo são biologicamente duplicados um do outro. Os slogans “hipnopédicos” e os “Serviços de Solidariedade” incentivam os cidadãos a pensarem em si mesmos como parte de um todo e não como indivíduos separados. O Controlador explica que as pessoas são enviadas para as ilhas quando "se tornam indivíduos conscientemente conscientes para se enquadrarem na vida da comunidade". Para Bernard, Helmholtz e John, rebelar-se contra o Estado Mundial envolve tornarem-se indivíduos auto-conscientes. Bernard quer sentir-se "como se eu fosse mais eu". Helmholtz escreve o seu primeiro poema real sobre a experiência de estar sozinho, e quando o Controlador pergunta a John o que ele sabe sobre Deus, ele pensa "em solidão". No final, John e Helmholtz optam por sofrer para preservar sua individualidade. Bernard, no entanto, nunca escolhe a individualidade. Ele foi forçado a ser um indivíduo devido ao seu condicionamento defeituoso. Tenta resistir a ser enviado para uma ilha. Para Bernard, a individualidade é uma maldição.

Felicidade e Ação
Inicialmente, as personagens de Admirável Mundo Novo compartilham as mesmas ideias sobre o que é a felicidade: liberdade do sofrimento emocional, doença, idade e convulsão política, além de fácil acesso a tudo o que desejam. No entanto, as personagens diferem na sua compreensão do papel que a ação pessoal desempenha na felicidade. Bernard acredita que deseja uma ação pessoal, pois quer sentir-se "como se eu fosse mais eu". No entanto, quando o Controlador lhe oferece a chance de viver como um indivíduo na Islândia, ele implora que lhe seja permitido permanecer no Estado Mundial – não está pronto para sacrificar o conforto pessoal pela autonomia. Helmholtz procura expressar-se através da poesia, mas a sua ideia de que "são necessários muito vento e tempestades" para uma boa poesia sugere que a felicidade e a autoexpressão são incompatíveis e só alcançará a ação pessoal através do sofrimento. John procura a liberdade pessoal através do sofrimento e da abnegação, mas as suas privações autoimpostas tornam-no infeliz. Ele cede à atração do prazer participando numa orgia e depois mata-se.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Meio século


     50 anos é muito tempo! À escala do Universo, é um nada, mas para cada um de nós é um tempo apreciável.
     Neste meio século, o primeiro e último, milhões de coisas sucederam, sonhos se construíram, alguns foram concretizados, outros nem de perto. É assim, certo?
     A partir de certa altura, começa a interiorizar-se mais a noção do tanto que falta concretizar e da cada vez maior escassez de tempo. Como o inestimável amigo Miguel hoje dizia, a partir da nossa idade já começamos a descontar o tempo (20, 19, 18...) em vez de o adicionar.
     Muita gente que passou pela nossa vida já desapareceu, alguns mantêm-se, outros vão surgindo, porque, de tudo o que se vive, o mais importante são as poucas pessoas que entraram na nossa vida e a marcaram para o sempre, seja este o que for. Das presenças, ainda permanecem aquela que nos deu o ser e meia dúzia de familiares. Dos que foram chegando, a pessoa com quem se decidiu partilhar a nossa existência e as duas flores que daí resultaram. Dos que foram partindo - e são tantos já! -, a tua ausência é a única que é impossível «reparar, restaurar».
     Passaram 50, venham os próximos... os que forem.

Tempo e espaço em Admirável Mundo Novo

            Admirável Mundo Novo decorre no ano de 2450 dC, uma data em que a Terra está unida politicamente como o "Estado Mundial". Os controladores que o governam maximizam a felicidade humana usando tecnologia avançada para moldar e controlar a sociedade. As pessoas crescem em garrafas e sofrem uma lavagem cerebral durante o sono na infância. Como resultado, os cidadãos do Estado Mundial são física e psicologicamente condicionados a serem felizes com o seu lugar na sociedade e com o trabalho para que são designados. Todo o cidadão pertence a uma “casta”, variando de Alfas altamente inteligentes e fisicamente fortes a “semi-idiotas” da Épsilon. As pessoas de castas inferiores são produzidas em lotes de mais de cem gémeos idênticos e vivem a vida inteira ao lado de seus duplicados. Todos os cidadãos têm acesso instantâneo a prazeres de todos os tipos. Eles são condicionados e socialmente incentivados a serem sexualmente promíscuos. “Música sintética” e “filmes sensoriais” – filmes com sensações físicas, além de imagens e sons – proporcionam experiências sensoriais imersivas. Sempre que os cidadãos experimentam um sentimento desagradável, são encorajados a tomar soma, uma droga que um escape à emoção negativa.
            A maioria dos eventos do romance ocorre na Inglaterra. Huxley usa marcos familiares ingleses para ajudar os seus leitores a descodificar o futuro que ele imaginou. A Estação Charing Cross, em Londres, tornou-se a "Charing T Tower", porque as cruzes cristãs foram substituídas pelo "T" do carro Modelo T da Ford, enquanto as estações de comboio foram substituídas por torres que lançam foguetes intercontinentais. A outra localização principal do romance é a "Reserva Selvagem" no Novo México. É uma área em que as tecnologias do Estado Mundial não foram introduzidas. Os "selvagens" ainda dão à luz, acreditam em deuses e suportam a dor física e o sofrimento emocional. O povo e os costumes da Reserva Selvagem são modelados vagamente nas tradições dos nativos americanos de Zuñi. O cenário da Reserva permite que o romance compare todas as sociedades históricas – da era neolítica à de Huxley – com a sociedade do Estado Mundial.
            O cenário do Estado Mundial é central para a exploração dos temas de Admirável Mundo Novo. Como a prioridade dos Controladores Mundiais é a felicidade dos seus cidadãos, ninguém no Estado Mundial tem a oportunidade de aprender com o sofrimento ou experimentar a solidão. Arte e religião não existem. O cenário altamente controlado do Estado Mundial estabelece a questão central do romance: qual é o preço da felicidade e valerá a pena pagá-lo? Ao oferecer-nos uma visão do futuro do nosso próprio mundo, Admirável Mundo Novo é capaz de questionar e satirizar os valores da sociedade contemporânea. Por exemplo, o "Processo de Bokanovsky", que duplica os seres humanos, satiriza a produção em massa, levando-a à sua conclusão extrema. Ao mostrar que no Estado Mundial a religião e a arte não têm sentido, o romance põe em dúvida o valor de ambas na nossa própria época.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Antagonista de Admirável Mundo Novo

            O antagonista da obra, quer para Bernard quer para John, é o Estado Mundial, uma civilização cujos únicos objetivos são a estabilidade e a produtividade. Para atingir esses objetivos, os Controladores que governam o Estado Mundial tentam garantir que os seus cidadãos estejam sempre felizes. Bernard e John entram em conflito com ele porque acreditam que a individualidade (Bernard) e o sofrimento (John) são mais valiosos do que a felicidade e o prazer. Bernard tenta ser mais individual, mas no final é seduzido pelo prazer da promiscuidade oferecida pelo Estado Mundial. Quando John tenta abraçar o sofrimento, acaba por participar numa uma orgia. Tanto um como o outro tentam libertar Lenina da lavagem cerebral e do controle social do Estado Mundial, mas nenhum dos dois o consegue. No final do romance, ambos confrontam o Estado Mundial na pessoa de Mustapha Mond, um dos controladores mundiais. Mond mostra-lhes que as suas tentativas de lutar contra o poder do Estado Mundial são totalmente inúteis.

Os protagonistas de Admirável Mundo Novo

            A obra tem dois protagonistas. Desde o início do romance até à visita de Bernard à Reserva, esta personagem é o protagonista, uma figura que é um estranho no Estado Mundial. Fisicamente, é pequeno ("oito centímetros abaixo da altura padrão do Alfa"), o que leva os demais cidadãos a troçarem dele. Porque é um estranho, sente-se único. Isso coloca-o em desacordo com a sociedade do Estado Mundial, onde todos deveriam sentir o mesmo que os restantes. Bernard valoriza sua individualidade e quer sentir-se ainda mais individual: "como se eu fosse mais eu". A busca de autonomia põe em movimento a trama, quando ele decide visitar a Reserva Selvagem. Tudo o que acontece no livro após essa visita é resultado de sua decisão. O resultado mais significativo dessa decisão é que Bernard leva John para o Estado Mundial. A partir daí, a sua história torna-se secundária à de John. Bernard continua a sentir-se um indivíduo, mas deixa de procura uma maior individualidade. A associação ao Selvagem torna-o famoso e popular e começa a ver-se menos como alguém de fora.
Do capítulo 8 até ao final do romance, John é o protagonista da história. Ele constitui o outsider definitivo no Estado Mundial, porque cresceu na Reserva Selvagem, onde nenhuma das tecnologias ou formas de controle social do Estado Mundial foi introduzida. Como não foi condicionado, acredita que o objetivo da vida não é ser feliz, mas buscar a verdade, por isso sente nojo do Estado Mundial, onde tudo está configurado para fazer as pessoas felizes e ninguém pode procurar a verdade. Ele tem uma série de conflitos com o Estado Mundial e os seus valores e fica incomodado quando Helmholtz ri de Shakespeare. Recusa-se a ir às festas de Bernard e fica horrorizado quando Lenina o tenta seduzir. Quando ele descobre que a sua mãe recebeu tanta soma que não tem noção de que está a morrer, John finalmente encaixa-se. Ele deita fora o suprimento de soma dos trabalhadores do hospital, porque, diz, torna os cidadãos do estado "escravos". No final do romance, o controlador Mustapha Mond permite que John viva da maneira que escolher e escolhe procurar a verdade através da autopunição ritual, mas falha a sua busca e cede às tentações do prazer. Depois de participar numa orgia, enforca-se.

Caracterização de Henry Foster

            Henry Foster é um dos muitos amantes de Lenina. Trata-se de um macho Alfa perfeitamente convencional, discutindo casualmente o corpo de Lenina com os seus colegas de trabalho. O seu caso com Lenina e a sua atitude casual a esse respeito enfurecem o ciumento Bernard.

Caracterização de Mustapha Mond

            Mond é um dos dez controladores mundiais, presentemente o Controlador Mundial Residente da Europa Ocidental. Ele já foi um jovem cientista ambicioso que realizou pesquisas ilícitas. Quando o seu trabalho foi descoberto, foi-lhe dada a opção de se exilar ou de treinar para se tornar um Controlador Mundial. Acabou por escolher desistir da ciência e atualmente censura descobertas científicas e exila as pessoas por crenças não-ortodoxas.
            Por outro lado, mantém uma coleção de literatura proibida no seu cofre, incluindo Shakespeare e escritos religiosos. O nome Mond significa "mundo", e Mond é realmente a personagem mais poderoso do mundo deste romance.
            De facto, é o proponente mais poderoso e inteligente do Estado Mundial. No início do romance, é a sua voz que explica a história do Estado Mundial e a filosofia em que se baseia. Mais à frente na obra, é o seu diálogo com John que expõe a diferença fundamental de valores entre a sociedade do Estado Mundial e o tipo de sociedade representada nas peças de Shakespeare.

Mustapha Mond é uma figura paradoxal. Ele lê Shakespeare e a Bíblia e costumava ser um cientista de mente independente, mas também censura novas ideias e controla um estado totalitário. Para Mond, os objetivos finais da humanidade são a estabilidade e a felicidade, em oposição a emoções, relações humanas e expressão individual. Ao combinar um firme compromisso com os valores do Estado Mundial com uma compreensão diferenciada da sua história e função, esta personagem representa um formidável oponente para John, Bernard e Helmholtz.

Caracterização de Fanny Crowne

            Amiga de Lenina Crowne (elas têm o mesmo sobrenome, porque apenas dez mil sobrenomes estão em uso no Estado Mundial), o papel de Fanny é principalmente expressar os valores convencionais da sua casta e sociedade. Especificamente, ela avisa Lenina que deveria ter mais homens na sua vida, porque parece mal concentrar-se no mesmo homem por muito tempo.

Caracterização de Lenina Crowne

            Lenina é uma das trabalhadoras no Centro de Incubação e Condicionamento Central de Londres, na área da vacinação.
Em termos pessoais, ela é o objeto de desejo de várias personagens principais e secundárias, incluindo Bernard Marx e John. O seu comportamento às vezes é intrigantemente heterodoxo, o que a torna atraente para o leitor. Por exemplo, ela desafia as convenções da sua cultura namorando exclusivamente com um homem durante vários meses; é atraída por Bernard – o desajustado – e desenvolve uma paixão violenta por John, o Selvagem. Por fim, os seus valores são os de um cidadão convencional do Estado Mundial: o seu principal meio de se relacionar com outras pessoas é o sexo, e ela é incapaz de compartilhar o descontentamento de Bernard ou de compreender o sistema alternativo de valores de John.

Caracterização de Popé

            Popé era amante de Linda na Reserva Selvagem do Novo México. Ele deu-lhe uma cópia das Obras Completas de Shakespeare. Por outro lado, é objeto dos ciúmes edipianos de John.

Caracterização de Linda


            Linda é uma cidadã beta e mãe de John, que foi gerado durante uma visita à Reserva Selvagem e cujo pai é o Diretor.
De facto, durante uma tempestade, Linda perdeu-se, sofreu um ferimento na cabeça e foi deixada para trás. Um grupo de índios encontrou-a e levou-a para a sua aldeia. Grávida, não conseguiu abortar na Reserva e tinha com vergonha de voltar para o Estado Mundial com um bebé. A sua promiscuidade condicionada pelo Estado Mundial (o ato de dormir com vários homens) torna-a uma pária social na aldeia. Ela está desesperada para retornar ao Estado Mundial e ao soma. Acaba por morrer pouco tempo depois de regressar, num estado de semiconsciência motivado pela droga.

Caracterização do Diretor

            A personagem conhecida por Diretor tem como função a administração do Centro de Incubação de Londres e o Centro de Condicionamento. Estamos na presença de uma figura ameaçadora e com grande poder, como, por exemplo, exilar Bernard Marx para a Islândia. No entanto, possui uma vulnerabilidade que o faz cair em desgraça: teve um filho (John), um ato escandaloso e obsceno no Estado Mundial.

Peggy Lipton

1946 - 11/05/2019
     O RR Diner de Twin Peaks perdeu a sua dona no passado mês de maio. Em contrapartida, The White Lodge ganhou mais um residente.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Caracterização de Helmholtz Watson


            Professor Alfa na Faculdade de Engenharia Emocional, Helmholtz é um excelente exemplo da sua casta, mas sente que o seu trabalho é vazio e sem sentido e gostaria de usar as suas habilidades de escrita para algo mais significativo. Ele e Bernard são amigos porque encontram um ponto em comum no seu descontentamento com o Estado Mundial, mas as críticas de Helmholtz ao Estado Mundial são mais filosóficas e intelectuais do que as queixas mais insignificantes de Bernard. Como resultado, o primeiro costuma achar entediante a arrogância e a cobardia do segundo.
            Helmholtz Watson não é tão desenvolvido como algumas das outras personagens, agindo como uma folha para Bernard e John. Para Bernard, Helmholtz é tudo o que ele desejava ser: forte, inteligente e atraente. Como uma figura de força, Helmholtz sente-se muito à vontade na sua casta. Ao contrário de Bernard, ele é apreciado e respeitado. Embora os dois compartilhem uma aversão ao Estado Mundial, Helmholtz condena-o por razões radicalmente diferentes. Bernard não gosta do Estado porque é fraco demais para se ajustar à posição social que lhe foi atribuída; Helmholtz porque ele é muito forte. Ele pode ver e sentir como a cultura superficial em que vive o está sufocando.
            Helmholtz também é uma folha para John, mas de uma maneira diferente. Os dois são muito parecidos em espírito; ambos amam poesia e são inteligentes e críticos do Estado Mundial, mas há uma enorme diferença cultural que os separa. Mesmo quando Helmholtz vê o gênio na poesia de Shakespeare, não pode deixar de rir da menção a mães, pais e casamento – conceitos que são vulgares e ridículos no Estado Mundial. As conversas entre Helmholtz e John ilustram que mesmo o membro mais reflexivo e inteligente do Estado Mundial é definido pela cultura em que ele foi criado.

Caracterização de Bernard Marx


            Bernard Marx é um macho alfa que não se encaixa em termos sociais por causa da sua estatura física inferior. Ele possui crenças não-ortodoxas sobre relacionamentos sexuais, desportos e eventos comunitários. A sua insegurança sobre a sua estatura e status deixa-o descontente com o Estado Mundial. O sobrenome de Bernard remete para a figura do filósofo e político alemão do século XIX Karl Marx, mais conhecido por escrever Capital, uma crítica monumental à sociedade capitalista. Ao contrário do seu famoso homónimo, o descontentamento de Bernard resulta do seu desejo frustrado de se encaixar na sua própria sociedade, e não de uma crítica sistemática ou filosófica a ela. Quando ameaçado, Bernard pode ser mesquinho e cruel.
            Até ao momento da sua visita à Reserva e à introdução de John na narrativa, Bernard Marx é a figura central do romance. A sua primeira aparição no romance é altamente irónica. Assim que o diretor termina a sua explicação sobre o modo como o Estado Mundial eliminou com sucesso a doença do amor e tudo o que acompanha o desejo frustrado, Huxley dá-nos uma primeira visão dos pensamentos privados de uma personagem, e esae personagem é apaixonada, ciumenta e ferozmente zangada com os seus rivais sexuais. Desta forma, conquanto Bernard não seja exatamente heroico (e se torna ainda menos à medida que o romance avança), conserva bastante interesse para o leitor porque é humano. Ele quer coisas que não pode ter.
A principal mudança que ocorre na personalidade de Bernard é o crescimento da sua popularidade após a viagem à Reserva e a sua descoberta de John, seguidos por sua queda desastrosa. Antes e durante essa viagem, Bernard é solitário, inseguro e isolado. Quando volta com John, usa a sua nova popularidade para participar em todos os aspetos da sociedade do Estado Mundial que havia criticado anteriormente, como, por exemplo, o sexo promíscuo. Essa reviravolta prova que Bernard é um crítico cujo desejo mais profundo é tornar-se no que critica. Quando John se recusa a tornar-se uma ferramenta na tentativa de Bernard de permanecer popular, o seu sucesso entra em colapso instantaneamente. Continuando a criticar o Estado Mundial enquanto se deleitava com os seus “vícios agradáveis”, Bernard revela-se um hipócrita. John e Helmholtz são simpáticos com ele, porque concordam que o Estado Mundial precisa de ser criticado e porque reconhecem que Bernard está preso num corpo não adequado ao seu condicionamento, mas não o respeitam.
Quanto ao relacionamento com Lenina, é evidente que ela o vê apenas como um sujeito estranho e interessante, com quem pode concretizar um interregno no relacionamento com Henry Foster. Ela está feliz ao usá-lo para o seu próprio benefício social, mas investe emocionalmente nele como em John.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...