Português

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O Acordo Ortográfico de 1990 não morre nem nós almoçamos

     De acordo com o DN on-line, a Academia de Ciências vai sugerir o "aperfeiçoamento# do AO de 1990.
     Mas de quer estamos a falar afinal? A notícia (aqui) não desenvolve o assunto, naturalmente. Atente-se, porém, na passagem seguinte: "Quanto às consoantes que não se pronunciam a ACL vai defender que elas só caiam nos casos em que há uma grafia única em Portugal e no Brasil (como na palavra 'ação'). No entanto, em casos como a palavra 'recepção' «a nossa leitura» (da ACL) é que a escrita com o 'p' é «legítima no espaço lusófono». Na palavra 'optica', a ACL defende também o uso do 'p'."

     Deixando de lado os problemas ortográficos de quem redigiu e / ou publicou a notícia, note-se que o critério a adotar na dita «simplificação» se relaciona com a 'grafia única' em Portugal e no Brasil. Esqueçam lá os falantes africanos. Esqueçam lá a confusão que se vai instalar, maior do que a que já está. Não simplifiquem, por favor! Deixem estar complicado como está. P'ra melhor, está bem, está bem! P'ra pior, já basta assim!

domingo, 13 de novembro de 2016

Valor temporal I (G 39)

1. O valor temporal das frases apresentadas está expresso através da flexão verbal.
Indique o tempo e o modo dos verbos / complexos verbais destacados.
a) Desejaria viver longe da civilização. ______________________________________
b) O Benfica empatou no último minuto. _____________________________________
c) Tenho lido muitos livros. ________________________________________________
d) E se cantássemos o hino nacional? ________________________________________
e) Faremos mais exercícios, logo que revirmos o aspeto verbal. _________________
f) O aluno pediu-me para o espancar caso fizesse barulho. ______________________
g) Quando concluíres os exercícios, revê-os. __________________________________

2. Em cada uma das frases que se seguem, indique o valor temporal da expressão sublinhada (presente, passado ou futuro).

Frase
Valor temporal
1. O Benfica foi ao Porto e gelou 50 mil pessoas.

2. Pacheco, entra e cala-te: o Vlad está a falar ucraniano.

3. A Lúcia vai oferecer uma trotinete à sua amiga Ana.

4. Quando a Margarida acabou de falar, a turma desatou num pranto.

5. A aula começa às 9 horas. Não sei se sabiam, mas fica o aviso.

6. O Benfica empatou com o Porto.

7. Amanhã é quarta-feira.

8. Tragam os telemóveis.


3. Em cada frase, sublinhe a palavra ou a expressão que determina a localização temporal e aponte a forma que possui (flexão verbal, construção com verbo auxiliar, advérbio, expressão de tempo).
a) A escola reabre em janeiro de 2017.
________________________________________________________________________
b) Atrasos, só hoje!
________________________________________________________________________
c) Na aula, é obrigatória a atenção.
________________________________________________________________________
d) No domingo, a temperatura começou a descer.
________________________________________________________________________
e) O Benfica está a realizar uma boa temporada.
________________________________________________________________________

4. Identifique as diferentes formas de expressão utilizadas em cada uma das frases apresentadas.
a) O meu cão não tem feito xixi.
_______________________________________________________________________
b) Logo que possas, entrega-me o trabalho.
_______________________________________________________________________
c) Podemos ter aula mais logo outra vez?
_______________________________________________________________________
d) Na próxima aula, vou falar com o Pedro.
_______________________________________________________________________


5. Transforme as frases apresentadas em enunciados com valores de anterioridade, de simultaneidade e de posteridade.
Faça as alterações que considerar necessárias.
a) Os alunos concluem o teste. / A aula acaba.
Anterioridade: _______________________________________________________________
Simultaneidade: _____________________________________________________________
Posterioridade: ______________________________________________________________
b) O Benfica marca golo. / O árbitro termina o jogo.
Anterioridade: _______________________________________________________________
Simultaneidade: _____________________________________________________________
Posterioridade: ______________________________________________________________
c) O gato da Lara mia. / A Lara entra em casa.
Anterioridade: _______________________________________________________________
Simultaneidade: _____________________________________________________________
Posterioridade: ______________________________________________________________

6. Em cada frase, sublinhe a expressão ou a oração que contenha o ponto de referência e indique a relação de ordem cronológica que se estabelece.
a) Enquanto a Inês F. resolve os exercícios, a Inês C. faz as unhas.
_______________________________________________________________________
b) Vou-me embora antes que o Rafael comece a cantar a obra inigualável de Quim Barreiros.
________________________________________________________________________
c) Dezembro é um mês de bebedeiras; depois do Natal, vem a Passagem de Ano.
________________________________________________________________________
d) Marisa, não te esqueças de varrer a cozinha antes de ires para a escola.
________________________________________________________________________
e) Antes de recriminarem o presidente do Sporting, ouçam a sua versão da cena de boxe.
________________________________________________________________________
f) Cláudia, neste momento é melhor esqueceres as novelas da TVI e beberes Caeiro.
________________________________________________________________________


Correção da ficha aqui.

sábado, 12 de novembro de 2016

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Modificador II - Correção (G38)

1. a) A jogada do golo foi desenhada.
b) A professora Anabela recusou o suborno.
c) Os alunos realizam exercícios muito difíceis.
d) O Rodolfo desmaiou.
e) Os adeptos de futebol são acéfalos.

2.
a) – sempre; - com muita pressa
b) – aos sábados e domingos
c) – às cinco da manhã
d) – infelizmente
e) – com tanta gente a fazer barulho; - adequadamente
f) – demasiadamente
g) – apesar de mais uma derrota
h) – no Natal
i) – ontem; - por causa do frio
j) – a meio da manhã; - sempre
k) – durante a segunda parte; - com afinco e determinação
l) – pelo namoradinho
m) – já; - com mais uma derrota
n) – no casamento da Rafaela; - emocionadamente
o) – ontem; - com o professor

3.

Frases
Valor
Tempo
Lugar
Causa
Modo
Finalidade
Ontem, fui ao teatro.
X




O jogo decorreu bem.



X

A Maria beijou o filho com emoção.



X

O Júlio chorou de dor.


X


A Luísa foi à estação para receber o filho.




X
Inteligentemente, Salvio enganou o guarda-redes.



X

A Filipa vomitou na sala.

X



Eça de Queirós escrevia bem.



X

Aqui na escola, não se pode fumar.

X



Vesti este casaco porque está muito frio.


X


Revi aquele filme com prazer.



X

Quando cheguei à sala, não se ouvia uma mosca.
X




Para que não restem dúvidas, repito que o Benfica é o maior.




X
Levei o carro à oficina para mo comporem.




X
As crianças brincam na rua.

X




4.
a) Ele leu o texto com correção.
b) Os alunos quiseram ir ao centro comercial ontem.
c) Mário Coluna faleceu serenamente.
d) Ontem, a mãe partiu o prato por tua causa.
e) Chove torrencialmente.

5.1. C

5.2. C

5.3. B

6.

Frase
Complemento oblíquo
Modificador
1. Finalmente, o Sporting obteve uma vitória.

X
2. O Roberto acredita em tudo.
X

3. A Lúcia habita em Marte.
X

4. O Anacleto vomitou ali.

X
5. A Anacleta vive ali.
X

6. Vi o meu pai no cemitério.

X
7. José Saramago regressou da morte.
X

8. A Fonseca ganhou uma viagem ao Pingo Doce.

X
9. Os alunos falam do teste.
X

10. No verão, gosto de apanhar um escaldão.

X
11. Durante a gravidez, a professora de Matemática baldou-se às aulas.

X
12. Desde ontem, estou de greve às aulas.

X



Consultar a ficha aqui.
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