Português: 01/04/20

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Acabou o ano letivo de 2019-2020

     O colega António Duarte acaba de divulgar a informação de que o presente ano letivo termina com o encerramento do segundo período.

     Passo a transcrever o post que ele acabou de produzir:

Ano lectivo termina com as avaliações desta semana.

Não haverá provas de aferição nem provas finais no ensino básico.

As classificações do segundo período tornam-se notas finais.

Todos os alunos transitam administrativamente para o ano seguinte, sem lugar a retenções.

As escolas deverão manter o contacto regular com os alunos durante o 3.º período, promovendo actividades formativas, de consolidação de aprendizagens e de enriquecimento. Mas sem carácter obrigatório nem sujeitas a avaliação.

Para minimizar a longa paragem das aulas, o novo ano lectivo começará mais cedo, previsivelmente no primeiro dia útil de Setembro.

Os exames do secundário vão ser adiados e será criado, só para este ano, um regime excepcional de acesso ao ensino superior, a ser negociado com as universidades e politécnicos.

Isto é, no essencial, o que estará a ser anunciado a um grupo restrito de directores, com quem os responsáveis políticos têm reunido para decidir o que fazer perante o longo encerramento a que estarão sujeitas as escolas básicas e secundárias.
Tomadas já as principais decisões, faltará apenas acertar pormenores da sua execução e decidir quando e por quem será feita a divulgação ao país.
     O texto original do António pode ser encontrado no seu blogue - Escola Portuguesa.

COVID-19: ponto de situação do dia 31 de março


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...