quarta-feira, 3 de abril de 2019

Coerência textual (G 58)



2. Circunde, nos pares de palavras fornecidos, as formas verbais que permitem manter a coerência das frases seguintes.

a. Durante a assembleia-geral, o presidente da mesa interveio / interviu para reafirmar que nunca teve / esteve de acordo com a anterior direção.

b. Os bancos que emitem / imitem moeda têm maior margem de manobra na definição da política financeira dos seus países.

c. Os pais pedem sempre aos filhos que não emitem / imitem os maus exemplos.

3. Lê o texto seguinte, o qual apresenta palavras / expressões que o tornam incoerente.

De minha casa ao trabalho é um instante. Entro na avenida principal, viro à esquerda, depois é só controlar a rotunda, e sair na 3.ª rua.
É uma rua cumprida com várias casas germinadas, um sossego. Talvez seja por isso que o meu clube lançou uma campanha de angariação de fundos para lá construir a sua sede. Felizmente, teve muita aderência – o que a juntar às cotas dos associados nos permitirá construir um ginásio, uma sala de conferências e outras facilidades próprias de um clube moderno.

3.1. Detete-as e corrija-as.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

4. Os segmentos textuais são coesos, mas não são coerentes.

4.1. Reescreva-os de modo a conferir-lhes coerência.

a. Estava doente, por isso foi para a escola.
…………………………………………………………………………………………

b. Se estiver mau tempo, irei passar a tarde na praia.
…………………………………………………………………………………………

c. Tirou o livro da estante, fechou-o, finalmente, e começou a lê-lo.
…………………………………………………………………………………………

d. O Francisco já conhece toda a Europa. Este ano vai à Finlândia pela primeira vez.
……………………………………………………………………………………………

e. Viajo com muita frequência para a Ásia, por isso, detesto andar de avião.
………………………………………………………………………………………..

5. Os segmentos textuais seguintes são incoerentes, apesar de, por vezes, serem usados na comunicação corrente.

5.1. Reescreva-os de modo a torna-los coerentes.

a. Amanhã, a gente vamos ao cinema, se conseguirmos bilhete.
……………………………………………………………………………………………

b. A turma assistiu ao filme e, de seguida, visitaram a casa-museu de Eça de Queirós.
…………………………………………………………………………………………

c. Eles procuraram pelo João em todo o lado, mas não o encontraram.
………………………………………………………………………………………………

d. Pensamos o mesmo sobre este assunto; por isso, as suas ideias vão de encontro às minhas.
……………………………………………………………………………………………

e. O jogador foi diagnosticado com uma tendinite.
……………………………………………………………………………………………


. Correção
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...