2. Circunde, nos pares de palavras fornecidos, as formas verbais que
permitem manter a coerência das frases seguintes.
a. Durante a
assembleia-geral, o presidente da mesa interveio
/ interviu para reafirmar que nunca teve / esteve de acordo com a anterior direção.
b. Os bancos que emitem / imitem moeda têm maior margem de manobra na definição da política
financeira dos seus países.
c. Os pais pedem sempre aos
filhos que não emitem / imitem os maus exemplos.
3. Lê o texto seguinte, o qual apresenta palavras / expressões que o
tornam incoerente.
De minha casa ao trabalho é um instante. Entro na avenida principal,
viro à esquerda, depois é só controlar a rotunda, e sair na 3.ª rua.
É uma rua cumprida com várias casas germinadas, um sossego. Talvez
seja por isso que o meu clube lançou uma campanha de angariação de fundos
para lá construir a sua sede. Felizmente, teve muita aderência – o que a
juntar às cotas dos associados nos permitirá construir um ginásio, uma sala
de conferências e outras facilidades próprias de um clube moderno.
|
3.1. Detete-as e corrija-as.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
4. Os segmentos textuais são coesos, mas não são coerentes.
4.1. Reescreva-os de modo a conferir-lhes coerência.
a. Estava doente, por isso foi para a
escola.
……………………………………………………………………………………………
b. Se estiver mau tempo, irei passar a
tarde na praia.
……………………………………………………………………………………………
c. Tirou o livro da estante, fechou-o,
finalmente, e começou a lê-lo.
……………………………………………………………………………………………
d. O Francisco já conhece
toda a Europa. Este ano vai à Finlândia pela primeira vez.
……………………………………………………………………………………………
e. Viajo com muita frequência para a
Ásia, por isso, detesto andar de avião.
…………………………………………………………………………………………..
5. Os segmentos textuais seguintes são incoerentes, apesar de, por
vezes, serem usados na comunicação corrente.
5.1. Reescreva-os de modo a torna-los coerentes.
a. Amanhã, a gente vamos ao
cinema, se conseguirmos bilhete.
……………………………………………………………………………………………
b. A turma assistiu ao
filme e, de seguida, visitaram a casa-museu de Eça de Queirós.
……………………………………………………………………………………………
c. Eles procuraram pelo
João em todo o lado, mas não o encontraram.
………………………………………………………………………………………………
d. Pensamos o mesmo sobre
este assunto; por isso, as suas ideias vão de encontro às minhas.
………………………………………………………………………………………………
e. O jogador foi
diagnosticado com uma tendinite.
………………………………………………………………………………………………
. Correção