Português: 17/02/21

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Apresentação da "Ode Triunfal"

 Apresentação da “Ode Triunfal”
 
• Segundo a carta escrita por Pessoa a Adolfo Casais Monteiro, o poema foi escrito em Londres, em 1914, “num jato e à máquina de escrever, sem interrupções nem emenda”.

 
• Fui publicado no primeiro número da revista Orpheu, em 1915.

 
• É constituído por 240 versos.

 
• Inclui-se na segunda fase poética de Álvaro de Campos – futurismo e sensacionismo.

 
Estrutura interna

 
Introdução (1.ª estrofe) – Contextualização do canto:

Localização do sujeito poético: engenheiro situado no interior de uma fábrica.

Atividade: escrita, a partir da contemplação do que o rodeia (“Tenho febre e escrevo” – v. 2).

Estado de espírito do sujeito poético.

Novo conceito de estética: novo conceito de beleza, “totalmente desconhecido” dos antigos” (v. 4).

 
Desenvolvimento (da 2.ª à penúltima estrofe) – Exaltação da modernidade nas suas várias vertentes (indústria, técnica, comércio, sociedade), visando a identificação com tudo.

▪ Associação da voz do sujeito lírico às máquinas que canta (estrofe 2 a 4).

▪ Explanação entusiástica de múltiplas imagens de vida urbana e moderna.

▪ Erotização da relação física do «eu» com a trepidante vida das cidades (estr. 13 a 15).

▪ Apoteose final (penúltima estrofe).

 
Conclusão (último verso) – Constatação do fracasso (impossibilidade de identificação com tudo):

▪ A busca desenfreada com “tudo e todos”.

▪ A confissão de um aparente fracasso: ”Ah não ser eu…” – cf. advérbio de negação.

▪ Tom de ambiguidade e nostalgia (interjeição “Ah”).

 
Análise da "Ode Triunfal"



Fases poéticas de Álvaro de Campos

 ● 1.ª fase – Decadentista

▪ poema (único): “Opiário”, 1914;

▪ características:

❶ atitude de tédio (de viver) e desilusão perante o desenrolar de uma vida monótona e sem objetivos;

❷ o cansaço, a frustração e o enfado levam o sujeito poético a desejar a evasão para um não-lugar e a ver no ópio um refúgio;

❸ cansaço da civilização;

❹ busca da evasão;

❺ procura de novas sensações: o sujeito poético procura novas sensações;

❻ atitude desafiadora das normas instituídas: o sujeito poético exibe uma atitude desafiadora das normas instituídas e uma recusa em compactuar com os cânones sociais (ex.: quadro Mona Lisa com bigodes, de Marcel Duchamp).
 
● 2.ª fase – Futurista e Sensacionista

▪ poemas      - “Ode Triunfal”, 1914

- “Ode Marítima”, 1915

- “Saudação a Walt Whitman”, 1915 (poeta americano que fazia o elogio da vida moderna)

▪ características:

❶ apologia do progresso, da civilização tecnológica, da modernidade, da força e da velocidade, numa linguagem impetuosa e exuberante;

❷ exaltação do presente: “Porque o presente é todo o passado e todo o futuro”;

❸ celebração do triunfo da máquina, na qual são projetados os sonhos e os desejos do poeta;

❹ experiência e expressão excessiva das sensações;

❺ sadismo e masoquismo;

❻ euforia emocional.

 
● 3.ª fase – Intimista ou abúlica

▪ poemas      - “Esta velha angústia”

- “Lisbon Revisited 1923”

- “Tabacaria”

- “Datilografia”

- “Aniversário”

▪ características:

❶ a deceção, o desalento, e a angústia existencial da vida moderna;

❷ o vazio, a falta de afeto e a ausência de ligação aos outros;

❸ o abatimento, que o leva a sofrer fechado em si, consciente de que não sairá deste estado;

❹ a recordação nostálgica da infância, tempo dos afetos, que não voltará a aceitar.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...