Português: 27/01/13

domingo, 27 de janeiro de 2013

Análise de Os Lusíadas: Canto I, estâncias 105-106


● Contextualização
 
            Nestas estâncias, o Poeta interrompe subitamente a narrativa para iniciar a reflexão, a qual mostra que o Homem dificilmente encontra segurança e paz, na sua curta e frágil vida, tendo em conta o ambiente hostil que o rodeia. Apesar disso, começa a desenhar-se a mitificação dos Portugueses enquanto heróis.

            Com efeito, após a realização do Consílio dos Deuses no Olimpo, onde se formaram duas correntes – uma de apoio à empresa do Gama – liderada por Vénus – e outra de oposição – chefiada por Baco – e onde Júpiter toma a decisão de auxiliar os Portugueses a chegarem à Índia, Baco prepara-lhes várias ciladas em Quiloa – Moçambique – e Mombaça – atual Quénia –, cujo rei tinha sido convencido por ele a aniquilar a frota lusitana.


 
● Motivação da reflexão
 

            A reflexão do Poeta nestas duas estâncias é motivada por um acontecimento respeitante ao plano da Viagem: a chegada da armada portuguesa a Mombaça, após várias peripécias ocorridas em Moçambique e Quiloa, urdidas por Baco. Os primeiros quatro versos, por isso, constituem a articulação da reflexão com o episódio anterior.

            Note-se que não é por acaso que esta reflexão está situada no final do canto I, quando o herói tem de enfrentar o longo e penoso trajeto para atingir os seus objetivos, tendo de superar, nomeadamente, inúmeros perigos e obstáculos que o querem impedir de prosseguir. Contudo, o seu heroísmo leva-o a superar o seu estatuto de “bicho da terra tão pequeno” e a sua coragem e ousadia vencem a fragilidade da sua condição, para atingir o estatuto de herói.

 
 
● Estrutura interna
 
            Esta reflexão pode dividir-se em três momentos:

Introdução (vv. 1-4, estância 105): narração da traição urdida aos Portugueses.
 
Desenvolvimento (v. 5, est. 105 – v. 4, est. 106): enumeração...


Continuação da análise → Análise do Canto I, estâncias 105-106.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...