A escrita hieroglífica morreu no Egipto no século IV d.C. e com o tempo perdeu-se o conhecimento de como ler hieróglifos, até que a Pedra de Roseta foi descoberta, a 15 de julho de 1799. Com a mesma mensagem tanto em hieróglifos como em grego, a Pedra de Roseta foi a chave para decifrar hieróglifos anteriormente não traduzidos. De repente, três mil anos de escrita indecifrável tornaram-se legível.
Vivant Denon, por Robert Lefevre (1809) |
"Ao longo da
campanha, Denon, indiferente aos perigos, madrugava para explorar monumentos e
desenhar. Desenhava a cavalo, enquanto descansava, enquanto comia, no meio de
uma batalha... registava tudo. O desenho de Denon é escrupulosamente fiel ao
seu modelo, sem deformações poéticas. Fez um registo completo do que viu.
Estima-se que gastou umas 40.000 folhas durante a viagem.
Hoje algumas delas são de valor inestimável, porque são o único vestígio que resta de monumentos destruídos após a fuga de Napoleão – um exemplo disso é o desenho da capela de Amenhotep III em Elefantina." (Denon) A obra pioneira de Denon será completada, com o trabalho de eruditos de outras áreas na monumental Description de l'Egypte (1809-1822).
Frontispício da 1.ª edição de Description de l'Egypte |
Os 1000 desenhos de Denon estão na origem da Egiptomania que tomou conta dos europeus nos séculos XIX e XX.
Napoleão nomeou-o Diretor-Geral
dos Museus e ele criou o Museu – mais tarde chamado Museu do Louvre –
com as obras arrebanhadas pelo Império no Egito, Itália, Países Baixos,
Alemanha e Espanha.
"Em 1799, uma equipa
a trabalhar sob um oficial francês para reconstruir um forte perto da cidade
portuária de Rosetta – agora conhecida como Rashid – descobriu uma pedra tão
grande que não a podia mover. Pierre-François Bouchard, um dos savants
de Napoleão, treinado como cientista e como soldado, mandou que a retirassem
inteira. Assim que a limparam, ele percebeu imediatamente a sua importância.
A Porta Denon, do Louvre |
Champollion encontrou alguma
correspondência entre as imagens hieroglíficas e a representação gráfica dos
sons, semelhante, mas não igual, ao que chamamos de letras. No seu estudo da
Pedra de Roseta, descobriu grupos de sinais dentro de anéis chamados cartuchos.
Teorizou que este relevo tipográfico era digno dos nomes de reis e descobriu
que correspondia aproximadamente à altura em que estes foram citados no texto
grego. Os dois nomes de reis que lhe deram a chave foram os de Ptolomeu e
Cleópatra.
Afinal o que diz a Pedra
de Roseta? Nada de excitante.
"Diz-nos que a pedra
deveria ser instalada num muro do templo em honra do governante Ptolomeu V
Epifanes Eucharistos e o seu propósito cerimonial é, presumivelmente,
responsável pelo seu tom. O texto foi inscrito em 196 a.C., para celebrar a
coroação de Ptolomeu. (Ele tinha-se tornado faraó cerca de nove anos antes,
mas, como na altura tinha apenas cinco anos, uma série de regentes tratou
inicialmente dos assuntos de Estado). Começa com uma longa invocação do rei:
«O senhor do sagrado
uraeus-cobras cujo poder é grande, que assegurou o Egito e o fez prosperar,
cujo coração é piedoso para com os deuses, aquele que prevalece sobre o seu
inimigo, que enriqueceu a vida do seu povo, senhor de jubileus como Ptah-Tanen
[o deus de Memphis], rei como Pre [o deus Sol], governante das províncias
superiores e inferiores, o filho dos deuses que amam o seu pai, que Ptah
escolheu e a quem o Sol deu a vitória, a imagem viva de Amon, o filho do Sol,
Ptolomeu, que vive para sempre, amado de Ptah, o deus cuja beneficência é
perfeita.»
Fonte: IP AZUL