Português: 20/05/22

sexta-feira, 20 de maio de 2022

A escalada dos preços


Peter Brooks

 

Resumo do capítulo VII de Amor de Perdição


            Apesar do ferimento no braço, Simão preocupa-se apenas com Teresa, da qual recebeu uma carta transportada por uma mendiga, na qual a fidalga afirma estranhar o comportamento condescendente do seu pai e de Baltasar e aconselha o amado a fugir para Coimbra. Rita, irmã de Simão, informa Teresa de que tinham sido encontrados mortos dois criados de Baltasar. A fidalga pressente algo e fica extremamente inquieta. De seguida, escreve novamente a Simão, manifestando-lhe toda a sua preocupação, no entanto este responde-lhe de forma a tranquiliza-la e promete-lhe acatar o seu conselho e ir para Coimbra assim que lhe for possível.

            Entretanto, Tadeu de Albuquerque decide enviar a filha para um convento no Porto, cuja madre prioresa é sua familiar. Teresa aceita a decisão paterna sem questionar, apesar da tristeza que a mesma acarreta para si. Antes de partir para o Porto, a fidalga fica num convento em Viseu. Ao entrar na clausura, Teresa afirma que se sente livre.

            A madre prioresa, então, descreve a vida conventual a Teresa como se se tratasse de um paraíso, onde as religiosas vivem em harmonia e comunhão. No entanto, rapidamente a jovem se apercebe de que tal não corresponde à verdade, visto que as monjas eram intriguistas e adotavam uma conduta pouco consonante com a vida conventual.

            Contrariando as instruções de Tadeu, a madre escrivã oferece à fidalga papel, tinteiro e o seu quarto para que ela possa escrever a Simão. Além disso, oferece-se para receber em seu nome as cartas do filho de Domingos Botelho.

            Teresa dorme na mesma cela da madre prioresa, mas, apesar disso, consegue escrever a Simão, mostrando-se firme nos seus sentimentos por ele e prometendo mantê-lo a par das resoluções de seu pai.

Resumo do capítulo VI de Amor de Perdição


             Baltasar e os seus criados esperam por Simão à porta da casa de Teresa, quando veem chegar João da Cruz, que tinha avisado o filho do corregedor da presença do primo de Teresa e dos seus criados. O ferrador recomenda-lhe prudência e sugere-lhe que siga os seus conselhos para evitar problemas.

            Simão chega à fala com Teresa no quintal de sua casa. João da Cruz suspeita que Baltasar esteja a armar uma cilada a Simão, por isso acompanha-o sem este saber, chegando primeiro ao local do encontro. Entretanto, apercebe-se de que os criados de Baltasar esperam o fidalgo no caminho e ouve o som de dois tiros. Na emboscada, o filho de Domingos Botelho é ferido no ombro.

            Os dois grupos veem-se frente a frente e o ferrador dispara mortalmente sobre um dos criados de Baltasar, enquanto o outro foge e se esconde no mato, porém é descoberto pelo arrieiro e por João da Cruz. Apesar dos pedidos de Simão para que o poupe e das súplicas do homem, o ferrador abate-o longe dos olhos dos companheiros, gesto que deixa o jovem horrorizado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...