Português: 08/08/23

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Séries de animação do meu tempo: "Conan, o Rapaz do Futuro"


    "Conan, o Rapaz do Futuro" é uma série de desenhos animados de 26 episódios, realizada por Hayao Miyazaki e que chegou a Portugal em 1983, na RTP.
    A história baseia-se na obra The Incredible Tide, da autoria de Alexander Key, e passa-se no ano de 2008, quando a humanidade enfrenta a ameaça da extinção, após as armas magnéticas, muitíssimo mais devastadoras do que as nucleares, terem destruído parte do planeta.
    As tentativas de fuga para o espaço haviam falhado. Passados cerca de 20 anos, numa pequena ilha, nasce um menino chamado Conan, neto de um dos tripulantes da única nave que conseguiu regressar à terra em segurança. Os dois vivem sozinhos na ilha e Conan, aos 11 anos, nunca vira nenhum outro ser humano além do avô. Um dia, encontra uma rapariga desmaiada na praia, chamada Lana, que resgata e leva para casa. A partir daí...

Diálogo argumentativo


    No diálogo argumentativo, dois ou mais intervenientes defendem o seu ponto de vista relativamente a um determinado tema, respeitando o princípio de cortesia.

    Os pontos de vista devem ser defendidos e sustentados de forma concisa, com base em argumentos válidos e exemplos significativos.

    A estrutura do diálogo argumentativo assenta na troca de posição dos participantes, que, alternadamente, vão apresentando os seus argumentos e exemplos, refutando as ideias de que discordam, colocando questões um ao outro e respondendo.

Exposição sobre um tema


    A exposição é um texto de caráter demonstrativo que tem como objetivo divulgar informação sobre um tema, isto é, uma área ou domínio da realidade, de forma concisa, objetiva e fundamentada, com exemplos significativos.

    Um texto expositivo caracteriza-se pelo rigor e pela pertinência dos factos que apresenta, bem como pela clareza dos dados apresentados e pelo recurso a uma linguagem simples e direta.

    Estruturalmente, uma exposição oral deve incluir uma introdução (apresentação do tema), um desenvolvimento (apresentação de dados/informações sobre o tema, comprovação desses dados/dessas ideias, seguindo um encadeamento lógico) e conclusão (resumo das ideias mais importantes).

O debate


    O debate é organizado em torno de um tema, a propósito do qual são apresentados e confrontados vários pontos de vista.
    Tal como sucede com o diálogo argumentativo, as diferentes perspetivas dos intervenientes no debate devem ser defendidas e sustentadas com base em argumentos válidos e consistentes, suportados por exemplos concretos, respeitando o princípio da cortesia.
    Num debate, cada interveniente desempenha um papel específico:

a) o moderador:

- abre o debate;

- organiza as intervenções;

- coloca questões;

- regula o tempo de cada intervenção;

- garante o cumprimento das regras e procedimentos;

- apresenta as conclusões;

- fecha o debate.

b) os participantes: apresentam as diferentes perspetivas sobre o tema / assunto em discussão.

    No que diz respeito à estrutura, o debate compreende os seguintes momentos:

1.º) Abertura (feita pelo moderador).

2.º) Interação dos participantes (regulada e orientada pelo moderador).

3.º) Fecho (feita pelo moderador).

 

Análise do poema "Perfilados de medo", de Alexandre O'Neill


O Natal de família putinesco

Pawel Kuczynski

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...