Português: 31/01/23

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Caracterização do Padre Novo


             O Padre Novo representa também o poder instituído, tal como o Regedor, daí que “Em toda a Gafeira só o Regedor e o Padre Novo sabem ao certo o que aconteceu na última noite dos Palma Bravo. Ambos (…) leram as certidões de óbito (…). Mas um evita explicações porque é chefe, cabeça de freguesia, o outro porque é alma, segredo de confissão.”

            Por outro lado, o Padre Novo representa o novo tipo de padre dos anos 60 do século XX que deixa de viver só das esmolas dos seus paroquianos e passa a ter uma vida bem ativa, trabalhando nas escolas como professor. Eram também os prenúncios de outros tempos que assim se iam mostrando.

Caracterização do Cauteleiro e do Batedor


             O Cauteleiro, também designado por Velho-Dum-Só-Dente, informa o narrador de que tinha havido, no anterior mês de maio, acontecimentos trágicos na vida de Tomás Manuel: a morte de Maria das Mercês, esposa dele; a morte de Domingos, o criado, e o desaparecimento do Engenheiro.

            Para o Cauteleiro, logo secundado pelo Batedor, estamos na presença de um crime, chegando a dar a entender que havia uma relação homossexual entre o criado e o patrão: “Assim mesmo. A dona Mercês matou o criado e o infante matou-a a ela. Nem mais.” E prossegue: “Segundo o Cauteleiro a moeda foi o ciúme. A patroa mata o criado, e o marido, roído de mágoa, mata-a por sua vez.”

Caracterização do Regedor de O Delfim


             O Regedor esteve envolvido no caso das mortes de Maria das Mercês e de Domingos na qualidade de autoridade. A sua versão, como seria de esperar, é a oficial, pelo que, de acordo com o relatório, não houve qualquer crime. O único interesse passa por averiguar e publicitar a versão oficial: Domingos morreu de morte natural (“mors post coitum”, isto é, morte após o coito) e Maria das Mercês, a esposa infiel, adúltera, afogou-se acidentalmente no pântano da Urdiceira.

            O narrador descreve-o da seguinte forma: “O Regedor, ao balcão ou fora dele, tudo quanto contou (…) assenta no rigor, na fé dos autos. Tudo aparecerá resumido naquela toada de enfado de pessoa que não faz mais do que refletir uma verdade conhecida que a ignorância de uns e a velhacaria de outros andam a desfeitear sem qualquer proveito. Paciência. O que aconteceu, aconteceu – e não oferece dúvidas, está no processo respetivo da Guarda Nacional Republicana.”

Benfica vence a Taça da Liga em futsal masculino

 

Benfica vence a Taça da Liga em futsal feminino


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...