Português: 25/08/20

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Aspas

     As aspas podem ter dois formatos: baixas ou angulares (« ») ou altas (“ “).
     Elas constituem um sinal auxiliar de escrita que se usa para:
 
1. Assinalar o início e o fim de uma citação / transcrição textual.
Ex.: No poema “Autopsicografia”, a ideia essencial é expressa logo no primeiro verso:   “O poeta é um fingidor.”.
 
2. Destacar o significado ou sublinhar a expressividade de uma palavra ou expressão.
Ex.: Para Luís Filipe Vieira, a palavra “credibilidade” tem um significado muito próprio.
 
3. Indicar títulos de poemas, de artigos ou de contos pertencentes a uma obra.
Exs.:
▪ “Viagem” é o meu poema preferido de Miguel Torga.
▪ Já li “O mito em Miguel Torga”, um artigo sobre o poeta.
▪ O meu conto predileto de Miguel Torga é “O Tesouro”.
 
4. Citar o nome de artigos de jornais, de revistas, de congressos.
Ex.: O jornal “Record” afirma que Cavani já não vem.
 
5. Assinalar palavras ou expressões estrangeiras (empréstimos).
Ex.: O meu “drink” é muito fraco.
 
6. Destacar palavras ou expressões que fogem ao uso habitual (porque já não se usam, ou então são muito recentes, por pertencerem a um registo de língua diferente do que o emissor está a utilizar).
Ex.: Miquelina, “gramo-te” imenso!
 
7. Delimitar falas do discurso direto (processo equivalente ao do travessão como identificador dessa forma de discurso).
Ex.: “Que dia é hoje, Laura Palmer?”
 
8. Assinalar um monólogo interior.
Ex.: Fernão suspirou: “É este o preço de ser incompreendido”, pensou. “Ou nos chamam Diabo ou nos chamam Deus.”
 
 
NOTAS:
 
1.ª) Com alguma frequência, o que é colocado entre aspas pode ser substituído pelo uso do itálico.
Ex.: O meu drink é muito fraco.
 
2.ª) As aspas altas colocadas por baixo de uma palavra ou expressão evitam a sua repetição.
Ex.: A Miquelina já faleceu.
 “             “ era boa senhora.
 “             “ era minha vizinha.
 
3.ª) A pontuação coloca-se antes da aspa de fecho quando a frase delimitada é completa e fica inteiramente abrangida pelas aspas.
Ex.: O meu pai exclamou: “Amo-te, meu filho!”
Caso a frase não esteja completa, a pontuação é colocada a seguir à aspa de fecho.
Ex.: O Ernesto diz, sempre que bebe, que “o vinho é vida”, o que faz rir os amigos.
 
4.ª) Quando se faz a citação de versos e não é possível respeitar a sua disposição no poema, separam-se através de uma barra e mantém-se a maiúscula na palavra inicial).
Ex.: “O poeta é um fingidor. / Finge tão completamente / Que chega a fingir que é dor / A dor que deveras sente.” (“Autopsicografia”, Fernando Pessoa)
 

Sobrescrito

     O sobrescrito é um sinal (letra, algarismo, etc.) menor que os demais da sua fonte, que se escreve acima do alinhamento em curso, utilizado especialmente em abreviaturas ou como expoente matemático.
Ex.: Eng.ª / eng.ª

 Dr.ª / dr.ª

 Ex.ª / ex.ª

 Sr.ª / sr.ª

 x2

 10-9

Subscrito

     O subscrito é um sinal (letra, algarismo, etc.) menor que os demais da sua fonte, que se escreve abaixo do alinhamento em curso, muito usado em fórmulas matemáticas e químicas.
Ex.: H2O
 A4

Sublinhado

     O sublinhado é uma forma de destaque de palavras, frases, expressões, números, etc., através de uma linha ou traço contínuo(a) sob o que se pretende realçar.

Negrito

     O negrito é o tipo de letra mais negra e grossa que o comum.
     O negrito pode ter um uso semelhante ao do itálico, mas ambos devem ser utilizados com moderação, caso contrário perde-se o efeito de destaque que se pretendia.

 

Formas de destaque

      As formas de destaque designam o conjunto de recursos da configuração textual utilizados para realçar uma palavra, uma frase, uma parte de um texto.

Itálico

     O itálico é um tipo de letra inclinada à direita.
     O itálico pode ser cursivo (o que imita a letra manuscrita) ou grifo (o que aumenta os espaços brancos entre as palavras e entre as letras).
     O itálico usa-se numa obra impressa para destacar textos introdutórios ou prefácios e dedicatórias. Utiliza-se também para assinalar os títulos de livros, jornais ou revistas. Serve ainda para destacar palavras estrangeiras (empréstimos) inseridas num texto.
 

5. Alínea

     A alínea designa cada uma das subdivisões de um texto (como um decreto, um contrato, uma lei, um texto expositivo, etc.), indicada por uma sequência de letras (minúsculas) ou de números seguidos de parênteses:
a) …                      i) …                  1) …

b) …                      ii) …                 2) …

c) …                      iii) …                3) …

 

4. Período

     O período é cada uma das partes constituintes de um parágrafo. É formado por frases simples ou complexas, podendo ser delimitado por ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação ou reticências.
     O exemplo seguinte apresenta um parágrafo constituído por três períodos:
 

     Está-me a doer ter indicado um aluno, aí para trás, duas vezes pelo número. Justifica-se a coisa até certo ponto: não assinou o exercício e eu de momento não calculei quem fosse. Agora, por exclusão de partes, já sei que é o Jacob. (Diário, de Sebastião da Gama)

 

3. Parágrafo

      O parágrafo é um bloco de texto formado por uma ou mais frases, com sentido completo e unidade entre as várias partes que o constituem.
     O parágrafo implica uma mudança de linha, começando-se na linha seguinte, num alinhamento mais para a direita, e pode ser delimitado por ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação ou reticências.
     O parágrafo tem como função ser um guia visual da organização lógica do texto, facilitando a sua leitura e interpretação. Pode assinalar-se com o sinal §, quando se quer referir um parágrafo, numerando-o: § 1; § 3.

2. Margem

      A margem é o espaço em branco em volta da mancha escrita de uma página, variável segundo as finalidades do autor ou as normas instituídas, podendo ser superior, inferior e lateral, direita ou esquerda.

1. Espaço

      O espaço é o intervalo entre os parágrafos, as linhas, as palavras e as letras.

Configuração gráfica

      Configuração gráfica diz respeito aos processos gráficos através dos quais se concretiza a escrita de um texto.
     A configuração gráfica engloba tipos de letra, tamanhos do corpo (altura do desenho da letra), modo como as páginas são (parcialmente) preenchidas, espaços, margens, disposição dos parágrafos. Em certos casos, a configuração gráfica inclui também a organização (gráfica) dos capítulos, a divisão e numeração das secções, as convenções respeitantes à identificação e apresentação das notas de rodapé, etc.
     A configuração gráfica tem graus que vão da informalidade à formalidade. Esta, por sua vez, tem padrões diferentes consoante os contextos. Por exemplo, existem padrões para os textos de negócios, padrões para trabalhos científicos.
 
     Os processos são os seguintes:
1. Espaço;
2. Margem;
3. Parágrafo;
4. Período;
5. Alínea;
6. Formas de destaque:
6.1. No texto impresso:
1. Itálico;
2. Negrito.
6.2. No texto impresso ou manuscrito:
1. Sublinhado;
2. Subscrito;
3. Sobrescrito.
  
 
1. Espaço
 
     O espaço é o intervalo entre os parágrafos, as linhas, as palavras e as letras.
 
 
2. Margem
 
     A margem é o espaço em branco em volta da mancha escrita de uma página, variável segundo as finalidades do autor ou as normas instituídas, podendo ser superior, inferior e lateral, direita ou esquerda.
 
 
3. Parágrafo
 
     O parágrafo é um bloco de texto formado por uma ou mais frases, com sentido completo e unidade entre as várias partes que o constituem.
     O parágrafo implica uma mudança de linha, começando-se na linha seguinte, num alinhamento mais para a direita, e pode ser delimitado por ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação ou reticências.
     O parágrafo tem como função ser um guia visual da organização lógica do texto, facilitando a sua leitura e interpretação. Pode assinalar-se com o sinal §, quando se quer referir um parágrafo, numerando-o: § 1; § 3.
 
 
4. Período
 
     O período é cada uma das partes constituintes de um parágrafo. É formado por frases simples ou complexas, podendo ser delimitado por ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação ou reticências.
     O exemplo seguinte apresenta um parágrafo constituído por três períodos:
 
     Está-me a doer ter indicado um aluno, aí para trás, duas vezes pelo número. Justifica-se a coisa até certo ponto: não assinou o exercício e eu de momento não calculei quem fosse. Agora, por exclusão de partes, já sei que é o Jacob. (Diário, de Sebastião da Gama)
 
 
5. Alínea
 
     A alínea designa cada uma das subdivisões de um texto (como um decreto, um contrato, uma lei, um texto expositivo, etc.), indicada por uma sequência de letras (minúsculas) ou de números seguidos de parênteses:

a) …                      i) …                  1) …

b) …                      ii) …                 2) …

c) …                      iii) …                3) …

 
 
6. Formas de destaque
 
     As formas de destaque designam o conjunto de recursos da configuração textual utilizados para realçar uma palavra, uma frase, uma parte de um texto.
 
 
6.1. Formas de destaque no texto impresso

 

1. Itálico
 
     O itálico é um tipo de letra inclinada à direita.
     O itálico pode ser cursivo (o que imita a letra manuscrita) ou grifo (o que aumenta os espaços brancos entre as palavras e entre as letras).
     O itálico usa-se numa obra impressa para destacar textos introdutórios ou prefácios e dedicatórias. Utiliza-se também para assinalar os títulos de livros, jornais ou revistas. Serve ainda para destacar palavras estrangeiras (empréstimos) inseridas num texto.
 
2. Negrito
 
     O negrito é o tipo de letra mais negra e grossa que o comum.
     O negrito pode ter um uso semelhante ao do itálico, mas ambos devem ser utilizados com moderação, caso contrário perde-se o efeito de destaque que se pretendia.
 
 
6.2. Formas de destaque no texto impresso ou manuscrito
 
1. Sublinhado
 
     O sublinhado é uma forma de destaque de palavras, frases, expressões, números, etc., através de uma linha ou traço contínuo(a) sob o que se pretende realçar.
 
2. Subscrito
 
     O subscrito é um sinal (letra, algarismo, etc.) menor que os demais da sua fonte, que se escreve abaixo do alinhamento em curso, muito usado em fórmulas matemáticas e químicas.
Ex.: H2O
 A4
 
3. Sobrescrito
 
     O sobrescrito é um sinal (letra, algarismo, etc.) menor que os demais da sua fonte, que se escreve acima do alinhamento em curso, utilizado especialmente em abreviaturas ou como expoente matemático.
Ex.: Eng.ª / eng.ª

 Dr.ª / dr.ª

 Ex.ª / ex.ª

 Sr.ª / sr.ª
 x2
 10-9
 

Chaveta

 

Parênteses retos ou colchetes ( [ ] )

      Os parênteses retos usam-se para:
 
1. Indicar, com reticências incluídas, que, num texto citado, se suprimiu parte desse mesmo texto.
Ex.: “Era março e fazia inda frio. […] O pastor acendera uma fogueira.” (Novos Contos da Montanha, de Miguel Torga)
 
2. Introduzir, numa citação alheia, elementos subentendidos ou explicações, comentários ou observações próprias.
Ex.: Entre os muitos poemas escritos por Camões [o nosso maior poeta], destaca-se o soneto “Amor é fogo que arde sem se ver”.
 
3. Indicar a representação fonética de uma palavra ou fonemas de uma palavra.
Ex.: filho
 [fiʎu]
 

Parênteses curvos

      Os parênteses curvos ( () ) utilizam-se para:
 
1. Introduzir no texto informações acessórias (comentários, explicações, descrições, apartes, reações emocionais…) ou uma oração intercalada (para não quebrar a sequência da frase) – trata-se de um uso equivalente ao do travessão duplo.
Ex.: “Conseguia controlar a bola que me passavam (quando passavam) jogando em geral (quando deixavam) na ponta direita, por ser menino mais veloz.” (O Menino no Espelho, de Fernando Sabino)
 
2. Assinalar alíneas numa enumeração.
Ex.: 1 – Os apoios a conceder pelo Município, no âmbito dos setores do comércio e serviços, destinam-se à modernização e instalação de lojas de comércio e serviços no concelho de Sesimbra e consubstanciam-se nas seguintes modalidades:
a) Registo de marcas, patentes e logótipos;
b) Constituição de sociedades;
c) Publicidade fixa nos estabelecimentos;
d) Aquisição de equipamento mobiliário e informático;
e) Pintura e arranjo de fachadas exteriores de estabelecimentos;
f) Registo de domínios e portais de internet;
g) Participação em feiras e certames;
h) Ações de promoção e marketing.
 
3. Introduzir as didascálias nos textos dramáticos.
Ex.: D. MIGUEL (interrompendo com um gesto) – Este homem é seguro? (Felizmente Há Luar!, de Luís de Sttau Monteiro)
 
4. Indicar, junto de uma palavra, as categorias de género e de número alternativos.
Ex.: Senhor(es), Doutor(es).
 
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