sexta-feira, 22 de junho de 2018

Correção do Exame Nacional de Português de 9.º ano - 2018 - 1.ª Fase

Grupo I


1. 2 - 4 - 1 - 3

2.1. B

2.2. C

2.3. A

Grupo II

Texto A

1. C - E

2.1. B

2.2. A

3. descritivo

Texto B

4.
Zeus - D
Hera - B
Atena - C

5. Zeus quer estabelecer a paz e concórdia entre gregos e troianos, acabando com a guerra, enquanto Hera argumenta com o seu esforço e denodo tendentes à formação e organização de um grande exército grego.
Por outro lado, Hera argumenta com a sua origem e condição divinas, grau de parentesco com Júpiter, pai dos deuses, que lhe obedecem (irmã e esposa) e estatuto (filha mais velha de Cronos).

6.1. C

6.2. D

7. Hera propõe cedências mútuas, no sentido de Júpiter ordenar a Atena que se dirija ao campo de batalha e reavive a guerra entre gregos e troianos, fazendo com que estes sejam os primeiros a ferir os gregos.
A proposta de Hera contraria a vontade de Zeus, que pretendia instaurar a paz entre os dois povos, acabando com a guerra e, assim, poupando a cidade de Troia.

8. Características comuns:
     . o carácter extraordinário
     . o brilho / a luz
     . a velocidade / a rapidez de deslocação;
     . o aparecimento súbito e inesperado.

Texto C

9.
- Personagem: Marte.
- Argumento: é fraqueza de Júpiter mudar de opinião / alterar a decisão já tomada (de auxiliar os Portugueses a chegar à Índia).
- Relação de semelhança: envio de um mensageiro / interferência divina na ação humana / rapidez da ação dos emissários dos deuses.


Grupo III

1. A - C - E

2.
a) entretenho-me
b) interviemos
c) haja
d) trazia

3. C - E - D

4. B

5. A

6. D

Grupo IV

. Ponto de vista: é importante estudar o passado da Humanidade.

. Argumentos:
- Permite conhecer o passado e compreender o presente: quem somos e como chegámos aqui (é como conhecer os nossos antepassados - avós e pais) - o passado é uma monte para a compreensão do presente e para a construção do futuro;
- Possibilita evitar cometer os mesmos erros do passado (ex.: guerras);
- Permite conhecer a ação dos homens que transformaram a vida e a história da Humanidade - possíveis inspiradores da ação dos homens contemporâneos - inspiração e modelo (navegadores, grandes reis e imperadores, inventores, cientistas, pensadores, etc.).

. Conclusão: ...

Tom Sawyer - Episódio 29: "Adeus, Risetta"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...