Nestes capítulos, o interlúdio na
Reserva termina e a vida de John no Estado Mundial começa. O conflito entre os
seus valores e os costumes sociais do Estado Mundial começa a tornar-se óbvio.
A mudança de cenário, da Reserva no Novo México para o Estado Mundial na
Inglaterra, prenuncia a mudança que está prestes a ocorrer na vida de John e
Bernard.
A personagem de John é revelada de
forma mais completa durante os seus confrontos com a cultura do Estado Mundial.
A sua luta para reprimir o desejo de tocar Lenina demonstra o código moral que
interiorizou de Shakespeare e dos “selvagens” da Reserva. Um morador do Estado
Mundial teria buscado gratificação instantânea. John encontra-se na posição
invejável de viver no Estado Mundial sem o seu condicionamento. Ele é atraído
por Lenina, mas as suas opiniões sobre o sexo são tão radicalmente diferentes
das dela que o conflito é inevitável. A luta entre os seus desejos intensos e o
seu autocontrole igualmente intenso é uma das principais facetas da sua
personagem.
O hábito de John de citar linhas das
peças de Shakespeare não apenas destaca a sua distância da sociedade do Estado
Mundial, mas também serve como um lembrete da distância entre a nossa
sociedade, na qual Shakespeare é reverenciado como escritor com profundo
conhecimento da natureza humana, e a sociedade do Estado Mundial, em que
Shakespeare é desconhecido e até incompreensível.
Estilisticamente, as citações de
Shakespeare que John faz contrastam vividamente com as declarações dos cidadãos
do Estado Mundial, mas há uma notável semelhança entre eles: os cidadãos do
Estado Mundial e John costumam falar entre aspas e com frases sonoras. Mensagens
hipnopédicas como "Um grama no tempo economiza nove" estão nos lábios
de todos no Estado Mundial. Às vezes, as conversas entre John e Lenina
degeneram numa guerra de propaganda, cada um cuspindo frases memorizadas sem
sequer parar para pensar nelas. A propaganda dele parece mais agradável que a
dela, porque as linhas poéticas de Shakespeare envergonham as mensagens
hipnopédicas. Ao lado de Shakespeare, "o progresso é adorável" soa
barato e inútil. A justaposição dos dois contribui para o tom satírico do
romance.
O confronto entre Bernard e o
diretor ilustra o poder da condenação social. O diretor decide denunciar
Bernard na frente dos outros trabalhadores, a fim de fazer dele um exemplo. Em
parte, os membros do Estado Mundial são forçados a conformar-se meramente pela
pressão dos colegas e pela ameaça da vergonha pública. Bernard inverte a
manobra do diretor, envergonhando-o com o espetáculo de John e Linda. A sua disposição
de os usar em benefício próprio ajuda a retratá-lo como alguém que fará
qualquer coisa para ganhar posição social. Ao apresentar Linda e John ao
diretor na frente dos trabalhadores, ele não apenas consegue salvar a sua
própria, mas também atacá-lo de forma despeitosa e reduzir o seu estatuto
social.
O papel de Lenina ao longo deste
capítulo é passivo, pela razão óbvia de que ela está de férias-soma durante a
maior parte. Entrar numa situação de férias-soma é a sua única maneira de lidar
com as emoções negativas despertadas pela Reserva. É particularmente irónico que
ela vá de férias-soma no meio daquilo que deveria ter sido umas férias reais (as
suas férias).