Português: 16/08/23

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Comentário


 
1. Definição
 
    O comentário é um género textual através do qual o seu autor explica e emite um juízo de valor sobre um determinado assunto da atualidade (desportivo, social, político…). Em contexto escolar, a análise de um texto literário poderá também ser feita sob a forma de um comentário.
    Por outro lado, um comentário visa explicitar também o conteúdo e a forma de um outro texto (verbal ou não verbal), isto é, indicar o seu género (lírico, narrativo ou dramático), revelar a sua intenção e conteúdo, mostrar como esse conteúdo é transmitido.

 
2. Estrutura
 
. Introdução: apresentação do objeto em análise (isto é, do texto sobre o qual se vai fazer o comentário) e do assunto a desenvolver.

 
. Desenvolvimento: análise e argumentação de alguns aspetos da realidade comentada ou do texto em apreciação, articulando informação objetiva e informação subjetiva.

 
. Conclusão: síntese dos aspetos analisados ou reflexão final.

 
3. Características

. Usa a terceira ou a primeira pessoa do singular (se for um comentário pessoal).

. Integra sequências descritivas, expositivas e argumentativas.

. Apresenta uma posição pessoal fundamentada.

. Mostra uma interpretação do objeto em análise.

. Não corresponde a um resume nem a uma exposição sobre o autor, as suas ideias ou o tema abordado.

. Não serve para o autor expressar as suas opiniões, apesar de a análise desenvolvida poder compreender alguma subjetividade.

 
4. Modo de procedimento

 
    Para produzir um comentário de um texto, devemos observar o seguinte:

. ler o texto as vezes que forem necessárias para o compreender bem;

. esclarecer, com o auxílio de um dicionário, as dúvidas de vocabulário que possam surgir;

. analisar o texto para determinar o tema e o assunto e perceber a intenção do autor (transmitir ideias ou emoções, narrar uma história, descrever uma personagem, um ambiente ou um espaço, etc.), bem como o modo como o fez (género literário, estrutura, modos de representação e de expressão, discurso utilizado, linguagem e recursos expressivos, etc.);

. estruturar o comentário, retirando conclusões sobre o sentido global do texto comentado.

 

Texto publicitário


  
A. Definição
 
    O texto publicitário é um género textual que tem como objetivo a promoção de um produto, de um conceito ou de uma ideia, procurando levar as pessoas a consumir esse produto / serviço ou a agir de determinada forma. A sua intenção comunicativa é, portanto, persuadir.
    Um anúncio é criado pelo publicitário em função do consumidor: a sua situação económica e social, a idade, o género, etc.

 
B. Tipos de publicidade

 
. Publicidade comercial: tem como objetivo persuadir o consumidor a adquirir um determinado serviço (água, luz, televisão, etc.) ou um produto.
 
. Publicidade institucional ou não comercial: tem como objetivo informar ou divulgar ideias, modificar um determinado comportamento em benefício do indivíduo ou da sociedade, isto é, promover comportamentos cívicos ou eticamente corretos, ou auxiliar certas instituições ou causas.

 
C. Estrutura
 
. Título (opcional): curto e apelativo, procurando despertar a atenção para o produto ou uma das suas características, funcionalidades, potencialidades…

 
. Imagem: deve ser apelativa para captar a atenção e o interesse do público, através da cor, da originalidade, etc. (por vezes, “uma imagem vale mais do que mil palavras”).

 
. Slogan: frase ou expressão breve, original e fácil de memorizar, que identifica a marca, o serviço ou o produto publicitado; é concebido para ser facilmente memorizável; normalmente é associado a um logótipo que identifica o produto.

 
. Texto argumentativo (opcional): pequeno texto que apresenta as vantagens e características / qualidades do produto ou do serviço anunciado, procurando convencer o público a adquiri-lo ou a aderir, conforme o caso. Contém, portanto, elementos de persuasão.

 
D. Características:

. Linguagem: recorre a processos apreciativos e persuasivos – adjetivos, repetições, frases de tipo imperativo e exclamativo, frases nominais, etc.; utilização de diferentes tipos de letra.

. Usa também uma linguagem mista, isto é, combina linguagens diferentes (um texto linguístico com um texto icónico, uma imagem).

. Usa frases curtas.

. Recorre ao modo imperativo.

. Utiliza recursos expressivos (metáfora, comparação, interrogação retórica, aliteração, hipérbole, etc.).

. Segue uma estratégia designada por AIDMA: captar a Atenção, suscitar o Interesse, despertar o Desejo por aquilo que é anunciado, facilitar a Memorização de informação sobre o produto e levar à Ação, isto é, adquirir o produto anunciado ou levar a determinada ação.

. Identifica os produtos, os serviços ou ideias com valores que podem ser despertados junto do público-alvo: beleza, juventude, vitalidade, saúde, sucesso, êxito, solidariedade, justiça, etc.

 

Séries de animação do meu tempo: "Heidi"


    Heidi é o título de um livro escrito pela autora suíça Johanna Spyri em 1880, que se refere à sua protagonista, uma menina órfã de cinco anos que vai morar com a tia. No entanto, como esta recebe uma proposta de trabalho noutro local e não a pode levar consigo, entrega-a ao cuidado do avô paterno, um homem frio e carrancudo que cria cabras nos Alpes.
    Em 1974, o animador japonês Isao Takahata baseia-se na obra de Spyri e cria uma série animada que estreou em Portugal em 1976, alcançando um enorme sucesso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...