Português: 19/09/19

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

O custo climático dos smartphones

     Todos sabemos que as tecnologias têm um custo pesado para o Ambiente da Terra.
     Um relatório recente do European Environmental Bureau (EEB) veio mostrar isso mesmo e como é urgente agir nessa matéria.
     Atente-se nalgumas das conclusões:
  • a produção dos smartphones da Europa tem o maior impacto climático entre os produtos analisados;
  • o ciclo de vida dos smartphones da Europa é responsável por 14 milhões de toneladas de emissões de CO2eq por ano, o equivalente a 25% das emissões médias em Portugal nos últimos anos. Aumentar um ano da vida útil destes gadgets permitiria economizar mais de 2 milhões de toneladas de emissões.

Encarregada de Educação condenada por injúria agravada e denúncia caluniosa a Professor

     Em determinada aula, certo professor passou uns exercícios no quadro e solicitou aos alunos que os registassem nos seus cadernos diários. À medida que foram acabando a tarefa, o docente foi circulando pela sala no sentido de verificar se a mesma tinha sido efetivada de forma adequada. Durante o périplo, notou que uma das alunas, já de caderno fechado e em amena cavaqueira com o colega de carteira, não tinha cumprido o que lhe havia solicitado.
     Ato contínuo, a aluna foi advertida do seu comportamento incorreto e informada de que seria objeto da marcação de falta, tendo então abandonado a sala de aula sem qualquer interação com o professor.
     Volvidos alguns minutos, a jovem reapareceu à porta da sala acompanhada da sua encarregada de educação, que «exigiu» ao professor que as acompanhasse até à direção, ao que aquele retorquiu que lhe era impossível tal, dado estar a lecionar uma aula. A situação degradou-se ainda mais (nos termos relatados na sentença abaixo transcrita) e só uma assistente operacional terá impedido que a agressão física ao docente se tivesse concretizado.
     É chamada a polícia, que toma conta da ocorrência, e o processo segue para tribunal, o qual emitiu uma sentença que, seguidamente, se reproduz a partir do post do ComRegras [aqui]:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...