Ouvir
um texto (ou um professor) e tirar apontamentos ao mesmo tempo é difícil e
exige treino, trabalho e preparação. Além disso, é impossível registar tudo o
que se ouve, pelo que é fundamental selecionar a informação realmente
importante e registá-la de forma sintética. São as chamadas ideias-chave.
Deste
modo, para se ter um bom desempenho nesta atividade de ouvir, selecionar e
registar a informação, é importante seguir os passos seguintes:
1.º) Se se
conhecer antecipadamente os tópicos, organizar uma grelha de registo a partir
da listagem dos tópicos.
2.º) Ouvir
atentamente o texto e ir tomando notas, usando abreviaturas, traços, setas,
etc.
Tomar notas consiste em registar:
i) as ideias-chave;
ii) palavras soltas;
iii) as expressões mais
importantes.
3.º)
Organizar as notas tomadas.
4.º)
Sintetizar o texto a partir das notas tomadas.
5.º) Ouvir novamente
o documento, se for possível, e confirmar, corrigir ou completar o texto
produzido.