Português: 20/07/20

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Estrutura de Aparição

 1. A obra apresenta uma estrutura fragmentada, devido ao facto de a narrativa ser frequentemente interrompida por analepses produtos da memória, que introduzem espaços associados a tempos diferenciados e perspetivas narrativas distintas.

2. O romance é constituído por 25 capítulos, antecedidos de um prólogo em itálico e de um epílogo também em itálico.

3. A narrativa apresenta uma estrutura circular, pois inicia-se e finaliza com a mesma frase: “Sento-me aqui nesta sala vazia e relembro.”; esta frase inicia também o último texto em itálico. Por outro lado, a personagem é, simultaneamente, o autor do ato de escrita (assim torna-se uma entidade fictícia, no momento em que inicia o processo de construção do texto) e o protagonista/personagem principal da acção.
       Em terceiro lugar, há uma interseção de tempos distintos – o passado e o presente – que também remete para a ideia de circularidade, materializada pela lua, numa alusão à sua forma em círculo e à realidade primordial, original que representa. A lua, associada à figura da mãe, propõe o regresso ao tempo da infância (de Alberto Soares e à infância da própria humanidade); ou seja, a descoberta que Alberto realiza, ao longo da obra, relativamente ao seu próprio “eu” é o espelho da vivência humana ao longo dos séculos, numa tentativa de explicação da própria existência.
       Esta circularidade representa:
® o mito do eterno retorno, isto é, a noção de que nem todas as inquietações existenciais têm resposta;
® a existência do ser humano como um ciclo composto por três fases: nascimento, vida e morte.

4. O romance apresenta uma ação principal (o ano letivo de Alberto Soares em Évora e as suas relações com a família Moura) e uma ação secundária (o passado do narrador na sua aldeia natal).

5. Às duas ações distintas correspondem tempos distintos (o tempo da infância, educação e início do percurso existencial e o período passado por Alberto em Évora) e espaços diferenciados (a aldeia natal, na Beira, espaço da infância, e a cidade de Évora, no Alentejo, espaço que marca o início da atividade docente de Alberto Soares).

6. O romance é construído através da memória do narrador. Alberto Soares faz uma narrativa muito posterior aos acontecimentos, evocando um tempo passado distante do ato de escrita cerca de vinte anos, ocupando a duração de um ano letivo, em Évora, e um outro passado mais distante ainda que vai até à sua infância, contemplando factos familiares. A memória funciona, assim, como fator que determina a construção do romance.

7. Nos textos em itálico, o narrador situa-se num tempo presente (escreve na sua atual casa de campo).

8. O estilo é típico do romance-ensaio, é um estilo ensaísta; ou seja, contribui para a estruturação do romance, acompanhando e permitindo as reflexões e descobertas do narrador. A escrita é uma experiência que conduzirá a uma descoberta por parte do narrador, que se questiona, se desnuda, descobre o seu “eu”, de forma progressiva, precisamente através do ato de escrita – e este acaba por ultrapassar a condição individual para se transformar num modelo da própria espécie humana.

Esquema-síntese



Plural de rés-do-chão

     Qual é o plural de rés-do-chão?
     Rés-do-chão? Reses-do-chão? Reses-dos-chões? Rés-do-chões?

     A resposta é rés-do-chão, ou seja, o singular e o plural são iguais (trata-se, portanto, de um nome uniforme quanto ao número).
     Quando as palavras são compostas por elementos ligados por uma preposição, apenas o primeiro elemento se flexiona no plural. Como o plural de «rés» é «rés», é igual ser dono de um ou de dois «rés-do-chão».

Alcoolemia : pronúncia e acentuação

     A palavra "alcoolemia" é constituída pelo nome «álcool» e o radical grego «-emia», que exprime a ideia de «sangue».

     O termo pronuncia-se com "e" fechado e não é acentuado, dado tratar-se de um vocábulo grave, cuja sílaba tónica é a penúltima ("mi"), pelo que não carece de acento gráfico. O mesmo sucede com outras palavras em que este radical está presente: «anemia», «leucemia», «glicemia», etc.

As Misteriosas Cidades de Ouro - Episódio 16: "Os Urubus"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...