Português: 16/05/22

segunda-feira, 16 de maio de 2022

"Runaway", Del Shannon


1961

Resumo do capítulo V de Amor de Perdição


             Para Tadeu, a festa de aniversário tinha como propósito apresentar a sua filha a outros jovens e, deste modo, desviar a sua atenção de Simão. Teresa sente-se ansiosa e inquieta por causa do encontro com o seu amado. Quando se dirige ao local combinado, é seguida por Baltasar. Por esse motivo, assim que consegue, incita Simão a ir-se embora e a voltar no dia seguinte à mesma hora. No entanto, a jovem não consegue impedir o conflito que se adivinha, e Baltasar e Simão encontram-se nos arredores da casa e têm um breve diálogo frio e seco.

            De seguida, Simão regressa a casa de João da Cruz, que lhe revela ter recebido um pedido de Baltasar para que o matasse a troco de dinheiro, o que ele recusou. Oferece, então, os seus serviços ao fidalgo e disponibiliza-se para o acompanhar ao encontro com Teresa, no dia seguinte.

            Mariana, a filha do narrador, uma jovem de vinte e quatro anos, receia pelo destino de Simão e não esconde as lágrimas, quando sabe dos seus planos arriscados de se encontrar com Teresa.

Desfile da vitória da Ucrânia na Eurovisão


Patrick Blower

Resumo do capítulo IV de Amor de Perdição


             Teresa é uma mulher forte, inteligente, astuta e «distintíssima», profundamente apaixonada por Simão. Apesar da distância física entre os dois, o amor é forte, sendo alimentado pelas cartas que trocavam semanalmente.

            Tadeu comunica à filha que a irá casar com Baltasar, mas Teresa recusa liminarmente, o que o leva a ameaçá-la de novo com o convento, contudo Baltasar aconselha o tio a não proceder assim e a aguardar o regresso de Simão a Viseu.

            Teresa escreve a Simão, contando-lhe o que sucedeu, o que o deixa furioso. Decidido a ver a amada, desloca-se a Viseu e hospeda-se em casa de João da Cruz, um ferrador, que sente gratidão por Domingos Botelho por causa de um favor judicial que o livrou da forca. Posteriormente, o para amoroso troca correspondência através de uma mendiga e, numa das missivas, Teresa combina um encontro secreto em sua casa, na noite do seu aniversário. Às vinte e três horas, Simão espera a amada à porta do quintal.

Resumo do capítulo III de Amor de Perdição


             Teresa conheceu Rita, a irmã mais nova e a predileta de Simão, e com ela comunicava através das janelas, o que proporcionou o surgimento de uma relação de amizade entre ambas, chegando mesmo Teresa a revelar-lhe o seu amor pelo irmão. Um dia, porém, Domingos Botelho descobriu a amizade entre as duas jovens e ordenou a Teresa que se afastasse de Simão. Além disso, injuriou Tadeu de Albuquerque, que não lhe respondeu, quando este surgiu no quarto da filha.
            Posteriormente, são-nos revelados os planos de Tadeu relativamente a Teresa, que passavam por a casar com Baltasar Coutinho, seu primo, um fidalgo de Castro Daire, entretanto chegado a Viseu. Numa conversa com a prima, Baltasar manifestou vontade de a desposar, porém a jovem rejeitou-o e confessou que amava outro homem. Despeitado pela rejeição, o fidalgo afirmou a vontade de conduzir os destinos de Teresa e revelou a Tadeu a conversa. O pai da rapariga, ferido na sua autoridade paterna, proibiu-a de se relacionar com Simão e ameaçou novamente que a encerraria num convento, ao que a filha anuiu, já que era essa era a vontade do progenitor.

Sergei Lavrov, o poeta russo


Maxim Palenlo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...