Português: 14/09/21

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Autárquicas 2021: o bar que o Nuno esconde


 

Cantigas de amigo: análise e interpretação

 
    Episódio sobre as cantigas de amigo, com exemplos textuais e análises dos mesmos [episódio].

Análise da cantiga "Quem a sesta quiser dormir"

 Tema: a pobreza da nobreza – crítica de costumes.
 
 
Assunto
 
            Numa época de calor, depois de se ter almoçado bem noutro local, sabe bem fazer a sesta na cozinha de um infanção: sem lume aceso e sem moscas (pois nela não há géneros alimentícios), é o lugar ideal para tal.
 
 
Personagem criticada: um infanção (um jovem nobre).
 
 
Desenvolvimento do tema
 
            O sujeito poético aconselha aquele que desejar dormir uma boa sesta na casa do infanção depois de almoçar antes, sugerindo que se passa fome naquela casa. De facto, se for à cozinha, verificará que é a mais fria da região, visto que nela não se acende a lareira.

            Na segunda cobla, o «eu» lírico relata a sua experiência pessoal. De facto, ele dormiu um dia naquela cozinha e aí teve a melhor sesta da sua vida desde o dia em que nasceu, visto que nela não havia moscas por ser muito fria, pois não havia lume / não estava acesa nem alimentos para cozinhar.

            Na terceira, o sujeito poético afirma que aquela cozinha, por ser tão fria, é um bom local para se refrescar o vinho… se alguém o der ao infanção, pois também não existe bebida em sua casa, visto que não possui dinheiro para o comprar (“e se vinho gaar d’alguém”).

 
 
Razão da crítica/sátira: a pobreza. A cozinha do infanção está fria porque não é usada, pois nela não existe comida (daí não haver moscas) nem bebida (só bebe vinho se lho derem).
 
 
Recursos expressivos
 
            Os recursos expressivos que predominam na cantiga são a comparação (“tam bõa sesta non levei / des aquel dia’m que naci”; “u nunca Deus quis mosca dar”), a hipérbole (“que tan fria casa non á”, “ena mais fria ren que vi”) e a ironia.

            Através da hipérbole, criticam-se as condições miseráveis (a falta de dinheiro, a fome, etc.) em que o infanção vive. Com a comparação, enfatiza-se a excelente sesta que o sujeito poético fez em casa do infanção e a ausência de moscas, que provam a falta de lume e de alimentos para cozinhar). Por meio da ironia, expõe-se a situação económica frágil do infanção.

 
 
Classificação
 
            O poema é uma cantiga de escárnio:

▪ o nome da pessoa criticada é omitido;

▪ os recursos estilísticos usados eram a ironia e as palavras com duplo sentido.

 
 
Estrutura formal
 
▪ Três coblas de sete versos – sétimas.

▪ Rima:

- esquema rimático: ababccb;

- rima cruzada nos quatro primeiros versos, emparelhada no quinto e no sexto e interpolada nos quarto e sétimo.

▪ Métrica: versos octossilábicos – Quem / a / ses / ta / qui / ser / dor / mir/.
 
 
Crítica social
 
            Esta cantiga denuncia a decadência da nobreza. A crítica é ilustrada com o caso de um infanção (um jovem nobre) que tinham uma cozinha ótima para se fazer a sesta, visto que nela nada se preparava (porque não havia géneros alimentícios), não existindo, por isso, nem lume nem moscas. Esta situação justificava-se pelo facto de os nobres não possuírem meios financeiros, serem pobres, dado pertencerem a uma classe social decadente. Em simultâneo, começava a ganhar preponderância outra: a burguesia.

Autárquicas 2021: os morcegos


 

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