Português: 16/07/23

domingo, 16 de julho de 2023

Resumo do capítulo XX de Memórias de um Sargento de Milícias


    Neste capítulo, descreve-se o aprofundamento da relação entre Leonardo e Luisinha. Adensa-a a análise psicológica e o sentimento de Leonardo pela jovem. Temos, assim, um percurso que vai do riso à curiosidade e, por fim, ao êxtase. Há paralelamente um estudo da evolução dos comportamentos.

    Após a queima dos fogos, Leonardo e Luisinha voltam de mãos dadas.

Resumo do capítulo XIX de Memórias de um Sargento de Milícias


    O narrador descreve os costumes que envolvem a festa do Espírito Santo, acontecimento muito importante no Rio de Janeiro. Para a descrição desta festa, usa a mesma estratégia que usou para descrever o Canto dos Meirinhos: o contraste entre o passado e o presente.

    A visão de Leonardo a propósito da sobrinha de D. Maria altera-se: do riso (que lhe aflorara os lábios quando a vira pela primeira vez) passa à curiosidade. De facto, desta vez, ao ver a rapariga vestida de branco e com o cabelo penteado, em vez de rir, aprecia a sua figura, enquanto ela permanece em silêncio. Mais tarde, os quatro vão ver os fogos.

 

Resumo do capítulo XVIII de Memórias de um Sargento de Milícias


    A partir daqui, o narrador muda um pouco o discurso e a estratégia da narrativa. É o que ele afirma logo no início do capítulo.
    Passam-se alguns anos e o narrador vai dar-nos conta do que aconteceu com algumas personagens:

. o padrinho desespera, porque não consegue concretizar os seus objetivos em relação ao afilhado;

. o miúdo tornara-se um boémio e começa a ser tratado pelo seu nome: Leonardo;

. D. Maria envelheceu, mas continua com a mania das demandas e é nomeada tutora de uma sobrinha que é órfã;

. a comadre conseguiu juntar Leonardo Pataca e a sua sobrinha;

. as demais personagens conservam-se do mesmo jeito.

                A partir daqui, a análise psicológica das personagens é maior e mais profunda. Leonardo está apaixonado por Luisinha, a sobrinha de D. Maria, uma jovem alta, magra e pálida, de olhos sempre no chão, braços finos e compridos, cabelo até ao pescoço e mal penteado, sempre caído sobre a testa e os olhos.

Resumo do capítulo XVII de Memórias de um Sargento de Milícias


    Neste capítulo, introduz-se uma nova personagem, que é D. Maria, num ambiente de tradições e costumes. Num dia de procissão, o barbeiro, o afilhado, a comadre e a vizinha que não gosta de Leonardo estão hospedados em casa de D. Maria, uma mulher já idosa e bastante gorda, rica, religiosa e caridosa que tem a mania das demandas e pertence a uma aristocracia decadente.
    É depois da descrição do seu ambiente que se insere a personagem: é um ambiente de festa, pois, como ela vive perto do lugar onde passa a procissão, a sua casa está cheia de gente. Temos assim que a um ambiente corresponde uma personagem e a um costume, uma instituição.
    A certa altura, Leonardo ouve a vizinha falar de si à madrinha e, como vingança, pisa a barra da saia da mulher que se rasga toda quando esta se levanta. A única reação do padrinho é rir-se. O episódio faz com que se discuta o destino da criança. Ao saírem, D. Maria pede ao compadre que volta para falarem do menino, o que mostra que também a velha senhora se vai interessar pelo pequeno Leonardo, ou seja, apesar de endiabrado, é muito querido.
    Ao longo do capítulo, o narrador continua a dialogar com o leitor, através de constantes interpelações.

Resumo do capítulo XVI de Memórias de um Sargento de Milícias


    O mestre-de-cerimónias não chega ao destino, pois o Vidigal pretende apenas assusta-lo. Entretanto, a notícia corre rapidamente pela cidade, enquanto o desgraçado homem, envergonhado, regressa a sua casa.
    Assim, Leonardo consegue recuperar a confiança da cigana e os dois retomam o romance, para desgosto da comadre, que procurava envolve-lo com uma sobrinha.
    No fim do capítulo, referem-se os objetivos do compadre em relação ao ex-sacristão.

Resumo do capítulo XV de Memórias de um Sargento de Milícias


    Volta-se a Leonardo Pataca e às suas aventuras amorosas. O homem tem conhecimento de que a cigana é amante do mestre-de-cerimónias e engendra uma vingança e um plano para o afastar. A vendeta tem lugar no dia do aniversário da cigana e, para o efeito, Pataca recorre a uma figura chamada Chico-Juca, designado por «pardo», termo usado em vez de índio, tal como acontece na Carta de Caminha. A sua função é arranjar sarilhos na festa da cigana para atrair o Vidigal, que Leonardo procura antecipadamente para lhe dar conhecimento da festividade. O plano resulta: o major aparece e descobre o mestre-de-cerimónias, que a cigana procura ocultar, que é retirado do quarto para a casa da guarda em ceroulas, meias pretas e sapatos afivelados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...