. Programa 10.º ano
ORALIDADE
. Compreensão oral
- Reportagem
- Documentário
- Anúncio publicitário
. Expressão oral
- Apresentação oral (PP)
- Síntese
- Apreciação crítica
- Relato de viagem
ORALIDADE
. Compreensão oral
- Reportagem
- Documentário
- Anúncio publicitário
. Expressão oral
- Apresentação oral (PP)
- Síntese
- Apreciação crítica
*
LEITURA- Relato de viagem
- Exposição
- Apreciação crítica
- Cartoon.
*
ESCRITA- Síntese
- Exposição sobre um tema
- Apreciação crítica
. Exemplo 1: "44 minutos de anticlímax".
. Exemplo 2: "A agonia dos «blockbusters»".
*
EDUCAÇÃO LITERÁRIA1 - Poesia Trovadoresca
- A poesia e a origem da literatura portuguesa.
- Os primórdios da poesia e da prosa em Portugal.
- A transmissão do texto medieval.
- Géneros.
- Contextualização histórica
- Cantigas de amigo:
- Definição.
- Origem da cantiga de amigo.
- Caracterização da donzela.
- Relação da donzela com a Natureza.
- Classificação temática.
- Classificação formal.
- O espaço da cantiga de amigo.
- O tempo na cantiga de amigo.
- Estética da cantiga de amigo (simbolismo).
- Características.
- Originalidade.
- Paralelismo perfeito.
- Leixa-prem.
- Valor documental.
- Análises:
- Classificação temática.
- Classificação formal.
- O espaço da cantiga de amigo.
- O tempo na cantiga de amigo.
- Estética da cantiga de amigo (simbolismo).
- Características.
- Originalidade.
- Paralelismo perfeito.
- Leixa-prem.
- Valor documental.
- Análises:
. "Não me digades, madre, mal e irei".
. "Ondas do mar de Vigo" (Martin Codax)
. "Pelo souto de Crexente" (João Airas de Santiago)
- Para uma leitura pluridimensional da pastorela de João Airas
de Santiago.
. "Pois nossas madres vam a San Simon"
. "Sedia la fremosa seu sirgo torcendo"
. "Ondas do mar de Vigo" (Martin Codax)
. "Pelo souto de Crexente" (João Airas de Santiago)
- Para uma leitura pluridimensional da pastorela de João Airas
de Santiago.
. "Pois nossas madres vam a San Simon"
. "Sedia la fremosa seu sirgo torcendo"
- Cantigas de amor:
- Definição.
- Origem:
. Situação político-social e cultural da Provença:
- Causas do despertar da cantiga de amor em Portugal.
- As canções de gesta.
- O lirismo de amor.
. Características:
- Supremacia da mulher.
- Amor cortês.
- Amor cortês e casamento.
- Fingimento de amor.
. Possíveis explicações para o fenómeno da poética do
amor cortês.
- Temática e análise das cantigas de amor.
- Classificação das cantigas de amor.
- Características e estética das cantigas de amor.
- Artifícios poéticos de influência de provençal.
- Definição.
- Origem:
. Situação político-social e cultural da Provença:
- Causas do despertar da cantiga de amor em Portugal.
- As canções de gesta.
- O lirismo de amor.
. Características:
- Supremacia da mulher.
- Amor cortês.
- Amor cortês e casamento.
- Fingimento de amor.
. Possíveis explicações para o fenómeno da poética do
amor cortês.
- Temática e análise das cantigas de amor.
- Classificação das cantigas de amor.
- Características e estética das cantigas de amor.
- Artifícios poéticos de influência de provençal.
. "Proençaes soem mui bem trobar".
. "Que soidade de mha senhor ei".
. "Quer'eu en maneira de proençal"
. "Que soidade de mha senhor ei".
. "Quer'eu en maneira de proençal"
. O sirventês galego-português.
- Subgéneros.
- Cantigas de escárnio.
- Cantigas de maldizer.
- Temas.
- Tipos de sátira.
- Variedades.
- Características.
- Valor documental.
- Subgéneros.
- Cantigas de escárnio.
- Cantigas de maldizer.
- Temas.
- Tipos de sátira.
- Variedades.
- Características.
- Valor documental.
- Síntese da cantiga de escárnio e maldizer.
- Análises:
. "Abadessa, Nostro Senhor", de Gonçalo Anes do Vinhal.
- Análises:
. "Abadessa, Nostro Senhor", de Gonçalo Anes do Vinhal.
. "Abadessa, oí dizer", de Afonse Anes de Cotom.
. "Achei Sanch'Eanes encavalgada", de Afonso X.
. "Achou-s'um bispo que eu sei um dia", de Airas Nunes.
. "A dona de Bagüin".
. "Ai Justiça, mal fazedes, que nom", de João Airas de Santiago.
. "A mim dam preç', e nom é desguisado", de Afonso Anes do Cotom.
. "Ansur Moniz, muit' houve gram pesar", de Afonso X.
. "A um corretor que vi", de Estêvão da Guarda.
. "A um frade dizem escaralhado", Fernando Esquio.
. "A vós, Dona Abadessa", de Fernando Esquio.
. "Orraca López vi doente um dia", de Afonso Anes do Cotom.
. "Vós, que por Pero Tinhoso preguntades, se queredes", de Pero Viviães.
.
- ESTUDOS:
- Sobre a poesia de Martim Codax.
- Acervo de textos et alii.
2. Fernão Lopes
- Vida
. Documentário (série "Grandes Livros")
- Obra
- Historiografia portuguesa anterior a Fernão Lopes.
- Fernão Lopes, cronista do reino.
- Contexto histórico.
.
- ESTUDOS:
- Sobre a poesia de Martim Codax.
- Acervo de textos et alii.
2. Fernão Lopes
- Vida
. Documentário (série "Grandes Livros")
- Obra
- Historiografia portuguesa anterior a Fernão Lopes.
- Fernão Lopes, cronista do reino.
- Contexto histórico.
. A crise de 1383-1385.
- D. João I - Um retrato épico.
- Fontes de Fernão Lopes.
- Conceção da História e método historiográfico.
- Afirmação da consciência coletiva.
- Construção de uma identidade nacional.
- Atores individuais e coletivos.
- Estilo e arte narrativa de Fernão Lopes.
- Partes da Crónica de D. João I.
- Estrutura externa da Crónica de D. João I.
- Crónica de D. João I:
. Prólogo
. Cap. 11
- Questionário;
- D. João I - Um retrato épico.
- Fontes de Fernão Lopes.
- Conceção da História e método historiográfico.
- Afirmação da consciência coletiva.
- Construção de uma identidade nacional.
- Atores individuais e coletivos.
- Estilo e arte narrativa de Fernão Lopes.
- Partes da Crónica de D. João I.
- Estrutura externa da Crónica de D. João I.
- Crónica de D. João I:
. Prólogo
. Cap. 11
- Questionário;
- Resolução.
- Vida de Gil Vicente.
- Texto dramático: finalidades, características e estrutura.
- Ideologia de Gil Vicente:
. Objetivos da obra:
- Função lúdica e catártica.
- Lema ridendo, castigat mores.
- Alvos da sátira vicentina.
.
.
-
- Farsa de Inês Pereira
. Argumento da peça.
. Tema.
. Concretização do provérbio.
. Frontispício da 1.ª edição.
- Ideologia de Gil Vicente:
. Objetivos da obra:
- Função lúdica e catártica.
- Lema ridendo, castigat mores.
- Alvos da sátira vicentina.
.
.
-
- Farsa de Inês Pereira
. Argumento da peça.
. Tema.
. Concretização do provérbio.
. Frontispício da 1.ª edição.
. Análise das cenas:
- Cena 1;
- Cena 2;
- Cena 4;
- Cena 7;
- Cena 8;
- Cena 10;
- Cena 11;
. Personagens:
- Papel ou relevo.
- Conceção.
- Retrato / caracterização:
. Inês Pereira;
. Pêro Marques;
. Escudeiro Brás da Mata;
. Mãe;
. Lianor Vaz;
. Judeus casamenteiros;
. Ermitão;
. Moço;
. Moças e mancebos.
. Visão crítica da época - Ridendo, castigat mores:
- Cómico:
. de linguagem
. de situação
. de caráter
- Ironia
- Personagens-tipo
. A representação do quotidiano na Farsa.
4. Camões (Rimas)
- Contextualização histórico-literária - Renascimento:
. Europa:
. Sociedade
. Cultura: Renascimento, Humanismo, Classicismo
. Origem
. Portugal:
. Contexto português
. A Contrarreforma e a união com a Espanha
. O Renascimento em Portugal - Generalidades:
. Renascimento
. Humanismo
. Classicismo
- O soneto
- Figuras do Renascimento português:
. Sá de Miranda:
- Vida
- Obra
- Entre as tradições medievais e as inovações italianas
- Sá de Miranda e a medida nova
. António Ferreira:
- Vida
- Obra
- Rimas:
. Apresentação da obra
- Temas
. Síntese
- Redondilhas (4):
. "Aquela cativa";
. Personagens:
- Papel ou relevo.
- Conceção.
- Retrato / caracterização:
. Inês Pereira;
. Pêro Marques;
. Escudeiro Brás da Mata;
. Mãe;
. Lianor Vaz;
. Judeus casamenteiros;
. Ermitão;
. Moço;
. Moças e mancebos.
. Visão crítica da época - Ridendo, castigat mores:
- Cómico:
. de linguagem
. de situação
. de caráter
- Ironia
- Personagens-tipo
. A representação do quotidiano na Farsa.
4. Camões (Rimas)
- Contextualização histórico-literária - Renascimento:
. Europa:
. Sociedade
. Cultura: Renascimento, Humanismo, Classicismo
. Origem
. Portugal:
. Contexto português
. A Contrarreforma e a união com a Espanha
. O Renascimento em Portugal - Generalidades:
. Renascimento
. Humanismo
. Classicismo
- O soneto
- Figuras do Renascimento português:
. Sá de Miranda:
- Vida
- Obra
- Entre as tradições medievais e as inovações italianas
- Sá de Miranda e a medida nova
. António Ferreira:
- Vida
- Obra
- Rimas:
. Apresentação da obra
- Temas
. Síntese
- Redondilhas (4):
. "Aquela cativa";
. "Amor é um fogo que arde sem se ver";
. "Está o lascivo e doce passarinho";
. "Está o lascivo e doce passarinho" (trabalhos de alunos);
. "Está o lascivo e doce passarinho";
. "Está o lascivo e doce passarinho" (trabalhos de alunos);
. "
5. Camões (Os Lusíadas)
- Os Lusíadas em português atual.
- A epopeia;
- Epopeias;
- Génese;
- Título;
- Elementos do género épico;
- Estrutura externa;
- Estrutura interna;
- Esquema da viagem;
- Vídeo: série Grandes Livros.
- Visão global
- A constituição da matéria épica:
. Canto I, ests. 1 a 18 - Síntese (PP)
. Canto IX:
- ests. 52 e 53
- ests. 66 a 70
- ests. 89 a 95
. Canto X: ests. 75 a 91
- Reflexões do Poeta:
5. Camões (Os Lusíadas)
- Os Lusíadas em português atual.
- A epopeia;
- Epopeias;
- Génese;
- Título;
- Elementos do género épico;
- Estrutura externa;
- Estrutura interna;
- Esquema da viagem;
- Vídeo: série Grandes Livros.
- Visão global
- A constituição da matéria épica:
. Canto I, ests. 1 a 18 - Síntese (PP)
. Canto IX:
- ests. 52 e 53
- ests. 66 a 70
- ests. 89 a 95
. Canto X: ests. 75 a 91
- Reflexões do Poeta:
. Canto VI, estâncias 95-99
. Canto VII: ests. 78 a 87
. Canto VIII: ests. 96 a 99
. Canto IX: ests. 88 a 95
. Canto X: ests. 75-91 - A máquina do mundo
- Síntese (PP)
. Canto X: ests. 145 a 156
- Síntese (PP)
- As considerações / reflexões do poeta (síntese).
- O heroísmo / o herói.
6. História Trágico-Marítima: "As terríveis aventuras de Jorge de
Albuquerque Coelho (1565)"
- Análise de excerto (PP).
- Síntese (PP).
1. O português: génese, variação e mudança
1.1. Principais etapas da formação e da evolução do português:
a) do indo-europeu ao latim
b) do latim ao galego português:
- o latim vulgar e a romanização;
- substratos e superstratos;
- as principais línguas românicas.
c) do português antigo ao português contemporâneo (fases do português):
- o português antigo (séculos XII-XV);
- o português clássico (séculos XVI-XVIII);
- o português contemporâneo (a partir do século XIX).
d) bibliografia:
- História da Língua Portuguesa (Paul Teyssier);
- História da Língua Portuguesa (Maria Cristina de Assis);
- História da Língua, Rodrigo Gonçalves e Renato Basso;
- Roteiro da História da Língua Portuguesa (Ana Banza, alii);
- Curso de História da Língua Portuguesa (Ivo Castro).
1.2. Fonética e fonologia
a) processos fonológicos de inserção: prótese, epêntese e
paragoge;
b) processos fonológicos de supressão: aférese, síncope e
apócope;
c) processos fonológicos de alteração: sonorização, palatalização,
redução vocálica; contração (crase e sinérese), vocalização,
metátese, assimilação e dissimilação.
1.3. Etimologia
a) étimo;
b) palavras divergentes e palavras convergentes.
1.4. Geografia do português no mundo:
a) português europeu e português não europeu;
b) principais crioulos de base portuguesa.
2. Sintaxe
2.1. Funções sintáticas:
a) sujeito;
b) predicado;
c) vocativo;
d) complemento direto;
e) complemento indireto;
f) complemento oblíquo;
g) predicativo do sujeito;
h) complemento agente da passiva;
i) modificador;
j) modificador do nome (restritivo e apositivo);
k) predicativo do complemento direto;
l) complemento do nome;
m) complemento do adjetivo.
2.2. A frase complexa
a) retoma e consolidação de conteúdos estudados no Ensino Básico:
- orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas,
conclusivas e explicativas;
- orações subordinadas substantivas:
- relativas;
- completivas;
- orações subordinadas adjetivas:
- restritivas;
- explicativas;
-orações subordinadas adverbiais:
- causais
- temporais
- finais
- condicionais
- consecutivas
- concessivas
- comparativas
b) divisão e classificação de orações.
3. Lexicologia
3.1. Arcaísmos e neologismos.
3.2. Campo lexical e campo semântico.
3.3. Processos irregulares de formação de palavras:
- extensão semântica
- empréstimo
- amálgama
- sigla
- acrónimo
- truncação
CINEMA
. O nome da rosa:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
. Canto VII: ests. 78 a 87
. Canto VIII: ests. 96 a 99
. Canto IX: ests. 88 a 95
. Canto X: ests. 75-91 - A máquina do mundo
- Síntese (PP)
. Canto X: ests. 145 a 156
- Síntese (PP)
- As considerações / reflexões do poeta (síntese).
- O heroísmo / o herói.
6. História Trágico-Marítima: "As terríveis aventuras de Jorge de
Albuquerque Coelho (1565)"
- Análise de excerto (PP).
- Síntese (PP).
*
GRAMÁTICA1. O português: génese, variação e mudança
1.1. Principais etapas da formação e da evolução do português:
a) do indo-europeu ao latim
b) do latim ao galego português:
- o latim vulgar e a romanização;
- substratos e superstratos;
- as principais línguas românicas.
c) do português antigo ao português contemporâneo (fases do português):
- o português antigo (séculos XII-XV);
- o português clássico (séculos XVI-XVIII);
- o português contemporâneo (a partir do século XIX).
d) bibliografia:
- História da Língua Portuguesa (Paul Teyssier);
- História da Língua Portuguesa (Maria Cristina de Assis);
- História da Língua, Rodrigo Gonçalves e Renato Basso;
- Roteiro da História da Língua Portuguesa (Ana Banza, alii);
- Curso de História da Língua Portuguesa (Ivo Castro).
1.2. Fonética e fonologia
a) processos fonológicos de inserção: prótese, epêntese e
paragoge;
b) processos fonológicos de supressão: aférese, síncope e
apócope;
c) processos fonológicos de alteração: sonorização, palatalização,
redução vocálica; contração (crase e sinérese), vocalização,
metátese, assimilação e dissimilação.
1.3. Etimologia
a) étimo;
b) palavras divergentes e palavras convergentes.
1.4. Geografia do português no mundo:
a) português europeu e português não europeu;
b) principais crioulos de base portuguesa.
2. Sintaxe
2.1. Funções sintáticas:
a) sujeito;
b) predicado;
c) vocativo;
d) complemento direto;
e) complemento indireto;
f) complemento oblíquo;
g) predicativo do sujeito;
h) complemento agente da passiva;
i) modificador;
j) modificador do nome (restritivo e apositivo);
k) predicativo do complemento direto;
l) complemento do nome;
m) complemento do adjetivo.
2.2. A frase complexa
a) retoma e consolidação de conteúdos estudados no Ensino Básico:
- orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas,
conclusivas e explicativas;
- orações subordinadas substantivas:
- relativas;
- completivas;
- orações subordinadas adjetivas:
- restritivas;
- explicativas;
-orações subordinadas adverbiais:
- causais
- temporais
- finais
- condicionais
- consecutivas
- concessivas
- comparativas
b) divisão e classificação de orações.
3. Lexicologia
3.1. Arcaísmos e neologismos.
3.2. Campo lexical e campo semântico.
3.3. Processos irregulares de formação de palavras:
- extensão semântica
- empréstimo
- amálgama
- sigla
- acrónimo
- truncação
CINEMA
. O nome da rosa:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
Na parte de Fernão Lopes, nas cronicas de D.João I, O CAP. 11 e o 148 tem os mesmos apontamentos!
ResponderEliminarProcessos fonológicos tem todos a mesma matéria...
ResponderEliminarA quantidade de anúncios que tem no site dificulta muito o estudo, tinha gostado da organizaçao dos conteúdos mas depois desisiti de estudar por aqui.
ResponderEliminarimpossível ...demasiados anúncios!!! :(
ResponderEliminarpodes usar um adblock
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