Português: 10.º Ano

10.º Ano

. Programa 10.º ano
ORALIDADE

     . Compreensão oral

          - Reportagem
          - Documentário
          - Anúncio publicitário

     . Expressão oral
          - Apresentação oral (PP)
          - Síntese
          - Apreciação crítica
*
LEITURA
    - Relato de viagem
    - Exposição
    - Apreciação crítica
    - Cartoon.
*
ESCRITA
          - Síntese
          - Exposição sobre um tema
          - Apreciação crítica
               . Exemplo 1: "44 minutos de anticlímax".
               . Exemplo 2: "A agonia dos «blockbusters»".

*
EDUCAÇÃO LITERÁRIA

     1 - Poesia Trovadoresca

          - A poesia e a origem da literatura portuguesa.
          - Os primórdios da poesia e da prosa em Portugal.
          - A transmissão do texto medieval.
          - Géneros.
          - Contextualização histórica
          - Cantigas de amigo:
               - Definição.
               - Origem da cantiga de amigo.
               - Caracterização da donzela.
               - A variedade do sentimento amoroso.
               - Caracterização do amigo.
               - Papel da mãe.
               - Confidentes.
               - Relação da donzela com a Natureza.
               - Classificação temática.
               - Classificação formal.
               - O espaço da cantiga de amigo.
               - O tempo na cantiga de amigo.
               - Estética da cantiga de amigo (simbolismo).
               - Características.
               - Originalidade.
               - Paralelismo perfeito.
               - Leixa-prem.
               - Valor documental.
               - Análises:
                    . "Ai flores, ai flores do verde pino"
                    . "Ai madre, bem vos digo"
                    . "Bailemos nós já todas três, ai amigas"
                    . "Como vivo coitada, madre, por meu amigo"
                    . "Digades, filha, mha filha velida"
                    . "Fostes, filha, eno bailar"
                    . "Levad', amigo que domides as manhanas frias"
                    . "Levantou-s'a velida"
                    . "Não me digades, madre, mal e irei".
                    . "Ondas do mar de Vigo" (Martin Codax)
                    . "Pelo souto de Crexente" (João Airas de Santiago)
                              - Para uma leitura pluridimensional da pastorela de João Airas
                                 de Santiago.
                    . "Pois nossas madres vam a San Simon"
                    . "Sedia la fremosa seu sirgo torcendo"
                    . "Sedia-m'eu na ermida de San Simion"
                    . "Todalas cousas eu vejo partir"
          - Cantigas de amor:
               - Definição.
               - Origem:
                    . Situação político-social e cultural da Provença:
                         - Causas do despertar da cantiga de amor em Portugal.
                         - As canções de gesta.
                         - O lirismo de amor.
                              . Características:
                                   - Supremacia da mulher.
                                   - Amor cortês.
                                   - Amor cortês e casamento.
                                   - Fingimento de amor.
                              . Possíveis explicações para o fenómeno da poética do
                                 amor cortês.
               - Temática e análise das cantigas de amor.
               - Classificação das cantigas de amor.
               - Características e estética das cantigas de amor.
               - Artifícios poéticos de influência de provençal.
               - Comparação entre a cantiga de amigo e de amor.
               - Análises:
                    . "Como morreu quen ben"
                    . "Proençaes soem mui bem trobar".
                    . "Que soidade de mha senhor ei".
                    . "Quer'eu en maneira de proençal"
                    . "Se eu pudesse desamar".
                    . 
          - Cantigas de escárnio e maldizer:
               - O sirventês provençal e a sátira trovadoresca:
                    . O conceito de sátira;
                    . O sirventês provençal;
                    . O sirventês galego-português.
               - Subgéneros.
               - Cantigas de escárnio.
               - Cantigas de maldizer.
               - Temas.
               - Tipos de sátira.
               - Variedades.
               - Características.
               - Valor documental.
               - Síntese da cantiga de escárnio e maldizer.
               - Análises:
                    . "Abadessa, Nostro Senhor", de Gonçalo Anes do Vinhal.
                    . "Abadessa, oí dizer", de Afonse Anes de Cotom.
                    . "Achei Sanch'Eanes encavalgada", de Afonso X.
                    . "Achou-s'um bispo que eu sei um dia", de Airas Nunes.
                    . "A Dom Foam quer’eu gram mal".
                    . "A dona de Bagüin".
                    . "Ai, dona fea, fostes queixar".
                    . "Ai Justiça, mal fazedes, que nom", de João Airas de Santiago.
                    . "A lealdade da Bezerra, que pela Beira muit'anda".
                    . "A mim dam preç', e nom é desguisado", de Afonso Anes do Cotom.
                    . "Ansur Moniz, muit' houve gram pesar", de Afonso X.
                    . "A um corretor que vi", de Estêvão da Guarda.
                    . "A um frade dizem escaralhado", Fernando Esquio.
                    . "A vós, Dona Abadessa", de Fernando Esquio.
                    . "Mort’é Dom Martim Marcos, ai Deus! Se é verdade".
                    . "Orraca López vi doente um dia", de Afonso Anes do Cotom.
                    . "Quem a sesta quiser dormir".
                    . "Roi Queimado morreu com amor".
                    . "Vós, que por Pero Tinhoso preguntades, se queredes", de Pero Viviães.
                    . 

          - ESTUDOS:
                    - Sobre a poesia de Martim Codax.
                    - Acervo de textos et alii.

     2. Fernão Lopes
          - Vida
               . Documentário (série "Grandes Livros")
          - Obra
          - Historiografia portuguesa anterior a Fernão Lopes.
          - Fernão Lopes, cronista do reino.
          - Contexto histórico.
               . A peste negra em Portugal.
               . A crise de 1383-1385.
          - D. João I - Um retrato épico.
          - Fontes de Fernão Lopes.
          - Conceção da História e método historiográfico.
          - Afirmação da consciência coletiva.
          - Construção de uma identidade nacional.
          - Atores individuais e coletivos.
          - Estilo e arte narrativa de Fernão Lopes.
          - Partes da Crónica de D. João I.
          - Estrutura externa da Crónica de D. João I.
          - Crónica de D. João I:
               . Prólogo
               . Cap. 11
                    - Questionário;
                    - Resolução.
               . Cap. 115
               . Cap. 148

     3. Gil Vicente
          - Teatro pré-vicentino.
          - Vida de Gil Vicente.
          - Obra de Gil Vicente.
          - A farsa.
          - Classificação do teatro de Gil Vicente.
          - Texto dramático: finalidades, características e estrutura.
          - Ideologia de Gil Vicente:
               . Objetivos da obra:
                    - Função lúdica e catártica.
                    - Lema ridendo, castigat mores.
                    - Alvos da sátira vicentina.
               .
               .
          -
          - Farsa de Inês Pereira
               . Argumento da peça.
               . Tema.
               . Concretização do provérbio.
               . Frontispício da 1.ª edição.
               . Análise das cenas:
                    - Cena 1;
                    - Cena 2;
                    - Cena 3 - Cena da Alcoviteira;
                    - Cena 4;
                    - Cenas 5 e 6 - Apresentação de Pero Marques;
                    - Cena 7;
                    - Cena 8;
                    - Cena 9 - Judeus casamenteiros;
                    - Cena 10;
                    - Cena 11;
               . Personagens:
                    - Papel ou relevo.
                    - Conceção.
                    - Retrato / caracterização:
                         . Inês Pereira;
                         . Pêro Marques;
                         . Escudeiro Brás da Mata;
                         . Mãe;
                         . Lianor Vaz;
                         . Judeus casamenteiros;
                         . Ermitão;
                         . Moço;
                         . Moças e mancebos.
               . Visão crítica da época - Ridendo, castigat mores:
                    - Cómico:
                         . de linguagem
                         . de situação
                         . de caráter
                    - Ironia
                    - Personagens-tipo
               . A representação do quotidiano na Farsa.

     4. Camões (Rimas)

          - Contextualização histórico-literária - Renascimento:
               . Europa:
                    . Sociedade
                    . Cultura: Renascimento, Humanismo, Classicismo
                    . Origem
               . Portugal:
                    . Contexto português
                    . A Contrarreforma e a união com a Espanha
                    . O Renascimento em Portugal - Generalidades:
                         . Renascimento
                         . Humanismo
                         . Classicismo
                                        - O soneto
          - Figuras do Renascimento português:
               . Sá de Miranda:
                    - Vida
                    - Obra
                    - Entre as tradições medievais e as inovações italianas
                    - Sá de Miranda e a medida nova
               . António Ferreira:
                    - Vida
                    - Obra
          - Rimas:
               . Apresentação da obra
          - Temas
               . Síntese
          - Redondilhas (4):
               . "Aquela cativa";
               . "Descalça vai pera a fonte";
               . "Os bons vi sempre passar" (trabalhos de alunos);
               . "Os bons vi sempre passar".
               . "Se Helena apartar".
          - Sonetos (8):
                    . "Amor é um fogo que arde sem se ver";
                    . "Está o lascivo e doce passarinho";
                    . "Está o lascivo e doce passarinho" (trabalhos de alunos);
                    . "O céu, a terra, o vento sossegado";
                    . "Eu cantei já, e agora vou chorando";
                    . "

     5. Camões (Os Lusíadas)
               - Os Lusíadas em português atual.
             - A epopeia;
             - Epopeias;
             - Génese;
             - Título;
             - Elementos do género épico;
             - Estrutura externa;
             - Estrutura interna;
             - Esquema da viagem;
             - Vídeo: série Grandes Livros.

          - Visão global
          - A constituição da matéria épica:
               . Canto I, ests. 1 a 18 - Síntese (PP)
               . Canto IX:
                    - ests. 52 e 53
                    - ests. 66 a 70
                    - ests. 89 a 95
               . Canto X: ests. 75 a 91
          - Reflexões do Poeta:
                . Canto I, estâncias 20-21 (intertextualidade com "O dos Castelos");
                . Canto I, estâncias 105-106;
                    . Canto V: ests. 92 a 100
                    .  Canto VI, estâncias 95-99
                    . Canto VII: ests. 78 a 87
                    . Canto VIII: ests. 96 a 99
                    . Canto IX: ests. 88 a 95
                    . Canto X: ests. 75-91 - A máquina do mundo
                         - Síntese (PP)
                    . Canto X: ests. 145 a 156
                         - Síntese (PP)
                     - As considerações / reflexões do poeta (síntese).
                    - O heroísmo / o herói.

     6. História Trágico-Marítima: "As terríveis aventuras de Jorge de
         Albuquerque Coelho (1565)"
               - Análise de excerto (PP).
               - Síntese (PP).
*
GRAMÁTICA

     1. O português: génese, variação e mudança


          1.1. Principais etapas da formação e da evolução do português:
                    a) do indo-europeu ao latim
                    b) do latim ao galego português:
                         - o latim vulgar e a romanização;
                         - substratos e superstratos;
                         - as principais línguas românicas.
                    c) do português antigo ao português contemporâneo (fases do português):
                         - o português antigo (séculos XII-XV);
                         - o português clássico (séculos XVI-XVIII);
                         - o português contemporâneo (a partir do século XIX).
                      d) bibliografia:
                                - História da Língua Portuguesa (Paul Teyssier);
                                - História da Língua Portuguesa (Maria Cristina de Assis);
                                - História da Língua, Rodrigo Gonçalves e Renato Basso;
                                - Roteiro da História da Língua Portuguesa (Ana Banza, alii);
                                - Curso de História da Língua Portuguesa (Ivo Castro).

          1.2. Fonética e fonologia
                    a) processos fonológicos de inserção: prótese, epêntese e
                        paragoge;
                    b) processos fonológicos de supressão: aférese, síncope e
                        apócope;
                    c) processos fonológicos de alteração: sonorização, palatalização,
                        redução vocálica; contração (crase e sinérese), vocalização,
                        metátese, assimilação e dissimilação.

          1.3. Etimologia
                    a) étimo;
                    b) palavras divergentes e palavras convergentes.

          1.4. Geografia do português no mundo:
                    a) português europeu e português não europeu;
                    b) principais crioulos de base portuguesa.

     2. Sintaxe

          2.1. Funções sintáticas:
                    a) sujeito;
                    b) predicado;
                    c) vocativo;
                    d) complemento direto;
                    e) complemento indireto;
                    f) complemento oblíquo;
                    g) predicativo do sujeito;
                    h) complemento agente da passiva;
                    i) modificador;
                    j) modificador do nome (restritivo e apositivo);
                    k) predicativo do complemento direto;
                    l) complemento do nome;
                    m) complemento do adjetivo.

          2.2. A frase complexa

                    a) retoma e consolidação de conteúdos estudados no Ensino Básico:
                         - orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas,
                            conclusivas e explicativas;
                         - orações subordinadas substantivas:
                              - relativas;
                              - completivas;
                         - orações subordinadas adjetivas:
                              - restritivas;
                              - explicativas;
                         -orações subordinadas adverbiais:
                              - causais
                              - temporais
                              - finais
                              - condicionais
                              - consecutivas
                              - concessivas
                              - comparativas
                    b) divisão e classificação de orações.

     3. Lexicologia

          3.1. Arcaísmos e neologismos.

          3.2. Campo lexical e campo semântico.

          3.3. Processos irregulares de formação de palavras:
                    - extensão semântica
                    - empréstimo
                    - amálgama
                    - sigla
                    - acrónimo
                    - truncação



CINEMA

     . O nome da rosa:
          - 1
          - 2
          - 3
          - 4
          - 5
          - 6
          - 7

5 comentários :

  1. Na parte de Fernão Lopes, nas cronicas de D.João I, O CAP. 11 e o 148 tem os mesmos apontamentos!

    ResponderEliminar
  2. Processos fonológicos tem todos a mesma matéria...

    ResponderEliminar
  3. A quantidade de anúncios que tem no site dificulta muito o estudo, tinha gostado da organizaçao dos conteúdos mas depois desisiti de estudar por aqui.

    ResponderEliminar
  4. impossível ...demasiados anúncios!!! :(

    ResponderEliminar

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