A vírgula representa uma pausa breve no discurso e usa-se para:
. isolar o nome do lugar, nas datas:
- Lisboa, 11 de janeiro de 2012.
. isolar elementos, intercalados na frase, de valor explicativo ou caracterizador:
- Portugal está à beira da bancarrota, isto é, não tem dinheiro para o dia-a-dia.
. isolar orações subordinadas adverbiais numa frase:
- O João, quando viu a namorada no chão, ficou furioso.
. isolar orações intercaladas:
- Os bons jogadores, dizia Paulo Bento, são os que me obedecem cegamente.
. isolar orações subordinadas adverbiais, principalmente quando colocadas antes da subordinante:
- Assim que tu chegaste, fizemos uma festa.
. separar os elementos de uma enumeração:
- Fui à feira e comprei batatas, feijão, cebolas, bacalhau e alfaces.
. separar a frase introduzida pela conjunção «mas»:
- A Maria caiu, mas não se magoou.
. isolar o vocativo:
- Micaela, tu cantas mesmo mal!
. intercalar um modificador entre um verbo e o seu complemento:
- O polícia alertou o condutor, com gestos enérgicos, do perigo.
. separar conjunções e locuções conclusivas:
- O Benfica jogou bem, portanto mereceu vencer.
- Consideras, portanto, que o árbitro não viu bem o lance.
. isolar modificadores da frase:
- Efetivamente, a bola não entrou na baliza.
. destacar um advérbio conetivo em início de período:
- Os alunos estão muito aborrecidos. Porém, não param de falar.
. isolar o nome do lugar, nas datas:
- Lisboa, 11 de janeiro de 2012.
. isolar elementos, intercalados na frase, de valor explicativo ou caracterizador:
- Portugal está à beira da bancarrota, isto é, não tem dinheiro para o dia-a-dia.
. isolar orações subordinadas adverbiais numa frase:
- O João, quando viu a namorada no chão, ficou furioso.
. isolar orações intercaladas:
- Os bons jogadores, dizia Paulo Bento, são os que me obedecem cegamente.
. isolar orações subordinadas adverbiais, principalmente quando colocadas antes da subordinante:
- Assim que tu chegaste, fizemos uma festa.
. separar os elementos de uma enumeração:
- Fui à feira e comprei batatas, feijão, cebolas, bacalhau e alfaces.
. separar a frase introduzida pela conjunção «mas»:
- A Maria caiu, mas não se magoou.
. isolar o vocativo:
- Micaela, tu cantas mesmo mal!
. intercalar um modificador entre um verbo e o seu complemento:
- O polícia alertou o condutor, com gestos enérgicos, do perigo.
. separar conjunções e locuções conclusivas:
- O Benfica jogou bem, portanto mereceu vencer.
- Consideras, portanto, que o árbitro não viu bem o lance.
. isolar modificadores da frase:
- Efetivamente, a bola não entrou na baliza.
. destacar um advérbio conetivo em início de período:
- Os alunos estão muito aborrecidos. Porém, não param de falar.