Português: 31/07/21

sábado, 31 de julho de 2021

Análise do Canto X da Ilíada

             O Canto X decorre na mesma noite que o IX, mas, ao nível do conteúdo, constitui uma pausa no combate. Em vez disso, Homero concentra-se sobretudo na questão da espionagem e da guerra psicológica. A única ligação de continuidade entre os dois cantos é o desespero dos Gregos, que é acentuado pela teimosia de Aquiles, que tira o sono de Agamémnon e Menelau e os deixa tão desesperado que estão dispostos a quase tudo para o fazer regressar à luta. No entanto, nessa noite existem duas embaixadas, uma de espionagem, efetuada em pleno território inimigo, e outra tendo como destino final a tenda de Aquiles. A primeira é caracterizada pelo êxito, enquanto a segunda redunda em fracasso. O dado comum às duas expedições é a figura de Ulisses.

            O rei de Ítaca é caracterizado como uma pessoa inteligente e astuta, no entanto também algo traiçoeiro, pois promete falsamente a Dolon que não será morto. Algo parecido sucede com Diomedes, que, logo depois de manifestar sentimentos de amizade com um inimigo, executa um homem indefeso e se questiona sobre qual seria a pior coisa que ele poderia fazer.

            No que diz respeito ao desenlace da incursão no território troiano, não é tanto a perda de um pequeno número de lutadores e de uma carruagem que afetará o decurso da guerra em termos materiais, mas antes o que o ataque representa em termos de desmoralização. Em contraponto, este pequeno sucesso simboliza um impulso de motivação junto da parte grega.

            Por outro lado, as diferenças linguísticas e de técnica compositiva entre este e outros cantos da Ilíada levantam algumas questões sobre a autoria desta parte da obra. Foi composto por Homero para mostrar uma perspetiva diferente da guerra, ou tratou-se de um acrescento introduzido por um colaborador posterior? Seja como for, constitui uma pausa na batalha e introduz uma nota diferente numa fase do conflito em que os Gregos estão a sofrer grandes revezes.

Resumo do Canto X da Ilíada

             Agamémnon e Menelau não conseguem dormir, tal é sua preocupação com o curso dos acontecimentos, e, eventualmente, acordam os outros comandantes e reúnem-se em campo aberto para planear o movimento seguinte. Nestor sugere que enviem um espião, a coberto da escuridão noturna, que se infiltre no acampamento troiano e tome conhecimento dos planos do inimigo. Diomedes oferece-se como voluntário e é acompanhado por Ulisses. Os dois homens armam-se e, apoiados por Atenas, a quem oram, esgueiram-se em direção ao campo adversário.

            No lado troiano, Heitor é assaltado por uma ideia semelhante e quer saber se os Gregos planeiam fugir. Ele seleciona Dolon, um homem muito feito, mas veloz como um relâmpago, para desempenhar o papel, e promete recompensa-lo com a carruagem e os cavalos de Aquiles. Dolon parte para a sua missão, mas é avistado por Diomedes e Ulisses, que rapidamente o capturam. Os dois gregos interrogam-no, e ele, na esperança de conservar a sua vida, informa-os das posições dos Troianos e dos seus aliados, bem como de que os Trácios, recém-chegados ao local, eram especialmente vulneráveis a ataques. Ulisses promete poupar Dolon, mas Diomedes mata-o e tira-lhe a armadura.

            De seguida, os dois espiões aqueus penetram sorrateiramente no acampamento trácio adormecido, onde matam doze soldados e o seu rei, Rhesus, que chegara atrasado à batalha e, por isso, nem chega a combater. Além disso, roubam os cavalos e as carruagens do monarca trácio. Atenas avisa-os que algum deus zangado pode acordar os outros soldados, o que faz com que Diomedes e Ulisses e retornem ao seu acampamento na carruagem roubada, onde são recebidos calorosamente pelos seus camaradas, que já os viam mortos.

Análise do Canto IX da Ilíada

             Esta segunda interação entre Agamémnon e Aquiles, concretizada neste caso através de intermediários, é marcada por questões de orgulho e honra mais uma vez. A iminência da derrota força o chefe dos Aqueus a pôr de lado o seu orgulho, mas apenas na medida do necessário, argumentando que estava louco e cego quando confrontou Aquiles (Canto I), responsabilizando o seu estado mental instável pelo sucedido e não assumindo, assim, a responsabilidade total e consciente pelo episódio. Neste passo da obra, Agamémnon mostra-se sensato ao aceitar a sugestão de Nestor de se reconciliar com Aquiles, no entanto o seu recuo estratégico não é propriamente uma admissão de culpa nem resulta na sua humilhação. Por exemplo, há a considerar que ele nunca faz um pedido de desculpas, antes procura comprar a lealdade de Aquiles, em vez de procurar um entendimento sério e honesto. Além disso, a aceitação da proposta da parte do filho de Tétis significaria que este se submeteria à autoridade de Agamémnon. Ora, Aquiles é igualmente um homem orgulhoso e percebe que, não obstante Ulisses ter omitido sabiamente a exigência do líder aqueu de que o chefe dos Mirmidões se curvasse perante si, a falta de um pedido de desculpas. Ele não quer tesouros, mas antes a reparação do ultraje de que fora vítima, a reparação da honra e da glória pelas quais tanto trabalhou. A única honra de que necessita é o destino que Zeus lhe reservou: a de uma morte gloriosa. Por outro lado, como julga não ter uma vida muito longa, os tesouros de pouco lhe serviriam.

            Note-se que a oferta de presentes muito valiosos é um gesto muito importante e significativo, pois os gregos da época observavam a posse de bens materiais, ganhos na guerra ou concedidos por reis, como sinónimo de honra pessoal. No entanto, no caso vertente da Ilíada, a oferta generosa de Agamémnon está associada à afirmação do seu status superior: “Deixa-o curvar-se diante de mim! Eu sou o rei maior” (IX.192). Isto só vem confirmar que o rei dos Gregos, embora parecendo sensato e mais pragmático, é tão orgulhoso e egocêntrico como Aquiles.

            A embaixada enviada por Agamémnon constitui uma das cenas mais comoventes da Ilíada. Durante o encontro, são contadas várias narrativas, que cada lado usa para persuadir o outro, mas o poeta socorre-se delas para humanizar Aquiles e para nos apresentar sumariamente aspetos do seu passado e antecipar o futuro. Além disso, este episódio relembra-nos a sua cólera e o seu orgulho, contudo, em simultâneo, revela-nos as pressões que sofreu em Ftia (uma antiga região da Tessália, na Grécia setentrional, a pátria dos Mirmidões) e destaca o dilema que enfrenta, mostrando-nos os seus conflitos interiores.

            A forma mais cândida como Aquiles responde ao apelo de Ájax mostra que ele valoriza o respeito dos seus companheiros, embora não pareça particularmente incomodado por estarem a morrer na sua ausência. No entanto, o seu orgulho sobrepõe-se a isso e ele não consegue perdoar a ofensa à sua honra. Até este momento da obra, a cólera de Aquiles parecia ser justificada, todavia a recusa da proposta de Agamémnon por uma questão de orgulho lança uma sombra sobre a sua figura. Aquiles é descrito e age como um deus e o egocentrismo e a mesquinhez da sua reação lembram os rancores de divindades como Hera e Poseidon.

            Os discursos deste canto constituem demonstrações da habilidade oratória, um talento que os Gregos valorizavam imenso, tanto quanto a perícia no campo de batalha. Fénix faz referência a esses dois valores quando afirma ter criado Aquiles para ser um homem de palavras e de ação. O discurso de Ulisses é o mais bem estruturado, sendo constituído por um conjunto de apelos diferentes para tentar mudar o intento do filho de Tétis.

Resumo do Canto IX da Ilíada

             Os Aqueus estão desesperados. Agamémnon chora e declara que a guerra foi um fracasso, por isso propõe regressar à Grécia em desgraça, contudo Diomedes argumenta contra tal cobardia e afirma que ficará e lutará, mesmo que todos os outros partam. Nestor intervém de seguida, comungando das palavras do companheiro, e sugere a reconciliação com Aquiles, de modo que ele possa regressar ao combate. Reconhecendo a validade do discurso de Nestor, Agamémnon decide oferecer ao chefe dos Mirmidões um conjunto de presentes bastante valioso: Briseida, um futuro saque, uma das suas filhas e sete cidades. Isto obviamente se regressar à guerra e reconhecer a sua autoridade. Três homens entregam a proposta: Ájax, Ulisses e Fénix, o velho que criou Aquiles.

            A embaixada grega encontra-o a tocar lira na sua tenda com o seu amigo Pátroclo. Ulisses verbaliza a proposta de Agamémnon, mas Aquiles recusa-a, por causa do seu orgulho ferido e declara que pretende retornar à sua terra natal, onde poderá viver uma vida longa e prosaica, em vez da gloriosa, mas curta, se decidir ficar. Dirigindo-se a Fénix, propõe-lhe que o acompanhe, mas este pede-lhe, de forma emocionada, que fique. E recorda a história de Meléagro, outro príncipe guerreiro que, durante um episódio de raiva, se recusou a lutar, para mostrar como era importante responder aos apelos de amigos indefesos. Ájax incentiva Aquiles a conquistar o amor dos seus camaradas e coloca a sua ausência em perspetiva, mas ele mantém-se irredutível, sentindo ainda na carne o insulto de Agamémnon.

            Quando Ulisses e Ájax regressam e transmitem a resposta de Aquiles, os Gregos ficam perplexos e afundam-se de novo no desespero.

Na aula (XL): definição de cobiça

      - O que é a cobiça?

     - É uma festa, não é?

André A.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...