Português: 13/08/23

domingo, 13 de agosto de 2023

Estrutura do texto (partes e subpartes) e sentido global


Estrutura do texto: é o modo como as ideias de um texto são organizadas. Assim, é possível delimitar partes (e subpartes) na generalidade dos textos. Embora cada género textual apresente características específicas e não se organizem todos da mesma forma, a grande maioria tem uma estrutura tripartida constituída por introdução, desenvolvimento e conclusão.
A forma do texto, a sua disposição gráfica, deve refletir a organização das ideias (por exemplo, a distribuição do texto por parágrafos.

 
Sentido global do texto: é a mensagem que o texto transmite. É constituído pela síntese das ideias principais.

 

Universo de referência

    Uma determinada palavra pode ser usada em diferentes contextos, isto é, pode pertencer a diferentes universos de referência.

    Demos como exemplo a palavra «coração». Regra geral, usamo-la no contexto (= universo de referência) da Medicina, relacionada com «veias», «artérias» e «circulação». No entanto, pode ser associada também, por exemplo, à Botânica quando nos referimos à parte central de um fruto («melancia», «melão»), ou à Mecânica se aludimos ao núcleo de uma máquina («motor»).


Séries de animação do meu tempo: "Sport Billy"


    "Sport Billy" é uma série animada produzida entre 1979 e 1980 que tem como protagonista um rapaz chamado Sport Billy, que vive no planeta Olimpo (um gémeo da Terra no lado oposto do Sol), habitado por seres atléticos, governados pelo benevolente rei Sporticus XI e pela sua esposa, a rainha Pandusa.
    Sport Billy possui uma bolsa mágica que muda de tamanho e contém todo o tipo de objetos de que a personagem necessita. Ele viaja para a Terra a bordo de uma nave espacial que se desloca no tempo, para promover o trabalho em equipa e o espírito desportivo. Juntamente com a sua amiga Lilly e um cão que fala (Willy), em cada episódio o protagonista viaja no tempo para salvar um desporto da ação destruidora da rainha Vanda e do seu ajudante, Snipe, que pretendem destruir todos os desportos da galáxia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...