Português: 09/08/23

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Séries de animação do meu tempo: "He-man"


    "He-man" é uma série animada que narra as aventuras do príncipe Adam, filho do rei Randor e da raina Marlena, uma mulher originária da Terra, governantes do reino de Etérnia.
    Adam possui uma espada poderosa que, quando ele a levanta e exclama "Pelo poder de Grayskull!", se transforma no He-man. O seu grande inimigo é Skeletor, que procura conquistar o castelo de Grayskull, eliminar He-man e conquistar o reino.

Facto, opinião e ponto de vista

 
Facto: é um acontecimento real e objetivo, que não depende da opinião de um sujeito.

 
Opinião: é um juízo de valor, uma avaliação de um indivíduo face a um assunto. É, por isso, subjetiva.

 
Ponto de vista: é o modo de ver e compreender o mundo de um indivíduo específico. Corresponde a uma opinião e, por isso, é subjetivo. De facto, todos os dias, somos confrontados com situações em que temos de tomar uma posição, justificar as nossas escolhas, expor e defender pontos de vista. Para isso, precisamos de argumentar, ou seja, apresentar e justificar com clareza a nossa posição.

    Para expressarmos um ponto de vista, usamos:

. a primeira pessoa;

. expressões que introduzem a opinião (“na minha opinião”, “na minha perspetiva”, “pessoalmente”, “penso que”, “considero que”, etc.).

 

Tema e ideias principais

  
Tema: é a ideia principal de um texto. Pode ser apresentado sob a forma de uma palavra ou expressão que designa um domínio da realidade ou uma área do conhecimento, que nos indica de que trata o texto.

 
Ideias principais: são as ideias mais importantes, as que contêm a informação essencial de um texto.

 

Princípios da cortesia e da cooperação

    O debate e o diálogo argumentativo baseiam-se no confronto de ideias, pelo que é fundamental que os intervenientes sejam capazes de ouvir as ideias e opiniões do(s) outro(s) participante(s), nomeadamente aquelas de que discordam e respeitá-lo(s). Por outro lado, é igualmente importante que o indivíduo seja capaz de refutar essas opiniões contrárias, argumentando deforma racional / válida e consistente.

a) Princípio de cooperação
 
    Para que a interação discursiva entre os falantes se desenvolva de acordo com o objetivo pretendido e seja eficaz, é fundamental que eles cooperem entre si.
    Para que tal suceda, é necessário que a interação obedeça às linhas seguintes:

▪ o discurso deve conter apenas a informação necessária;

▪ o discurso não deve conter o que o falante crê ser falso nem o que não pode ser provado;

▪ o discurso deve ser pertinente e relevante;

▪ o discurso deve ser claro, ordenado e pertinente.
 

b) Princípio de cortesia

    O princípio de cortesia compreende as estratégias discursivas adotadas para promover a harmonia entre os intervenientes numa situação de comunicação:

• não interromper o interlocutor;

• aguardar a sua vez para falar;

• manter a atenção quando o interlocutor fala;

• não proferir insultos, ameaças, insinuações ou acusações infundadas;

• recorrer ao eufemismo e à perífrase sempre que necessário;

• usar formas de tratamento adequadas à situação / ao contexto e à relação (de familiaridade ou formalidade / distanciamento) entre os interlocutores.

 

Recursos não verbais

    Numa situação de comunicação oral, além das ideias expostas e da sua fundamentação, são igualmente importantes os recursos não verbais usados pelos intervenientes: tom de voz, entoação, postura, articulação, ritmo, expressividade, olhar, etc.

    A exploração adequada desses recursos permite a captação do interesse dos interlocutores / do auditório e, igualmente, torna os conteúdos mais facilmente compreensíveis para esse auditório. Por exemplo, uma pausa no discurso, um momento de silêncio, ou uma expressão facial qualquer podem ser muito importantes para compreender o texto produzido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...