Português: 12.º Ano

12.º Ano

Programa 12.º ano

*

ORALIDADE

     Compreensão oral

          - Diálogo argumentativo
          - Debate
          - Anúncio publicitário
          - Documentário
               . O Livro do Desassossego

     Expressão oral
          - Texto de opinião
          - Diálogo argumentativo
          - Debate
*
LEITURA
        - Diário
        - Memórias
        - Apreciação crítica
        - Artigo de opinião
        - Imagem:
            . "Heterónimos", de Almada Negreiros.
*
ESCRITA
          - Exposição sobre um tema
          - Apreciação crítica:
                . Análise da pintura "Golconde", de René Magritte.
          - Texto de opinião
*
EDUCAÇÃO LITERÁRIA

     1 - Fernando Pessoa:

          - Contextualização histórico-literária
               . Modernismo:
                    - Textos sobre Orpheu;
                    - Definição;
                    - Delimitação;
                    - Génese;
                    - Contexto.
               . Revista Orpheu: n.º 1 | n.º 2.
          - A questão da heteronímia

     1.1. - Poesia do ortónimo (6 poemas):
               - Cronologia
               - Autobiografia
               - Circunstâncias de vida
               - Temas:
                    - O fingimento artístico.
                         . Poemas analisados:
                              - "Autopsicografia"
                                   . Questionário
                                   . Correção do questionário
                              - "Isto" (leitura I)
                              - "Isto" (leitura II)
                                   . Questionário
                                   . Correção do questionário
                    - A dor de pensar:
                              - "Gato que brincas na rua"
                              - "Ela canta, pobre ceifeira"
                              - "Ó sino da minha aldeia"
                                   . Questionário
                                   . Correção do questionário
                              - 
                    - Sonho e realidade:
                             - "Tudo o que faço ou medito"
                                   . Questionário
                                   . Correção do questionário
                             - "Não sei se é sonho, se realidade"
                            - "A novela inacabada"
                    - A nostalgia da infância:
                              - "Não sei, ama, onde era"
                              - "O menino de sua mãe"
                              - "Pobre velha música"
                              - "Ó sino da minha aldeia"
                                   . Questionário.
                                   . Correção do questionário.
                    - Outros poemas:
                              - "Não sei quantas almas tenho"
                                   . Questionário
                                   . Correção do questionário
                            - "Presságio" ou "O amor quando se revela".
                    - Linguagem, estilo e estrutura.

     1.2. Bernardo Soares - Livro do Desassossego:
               - O imaginário urbano.
               - O quotidiano.
               - Deambulação e sonho: o observador acidental.
               - Perceção e transfiguração poética do real.
               - Linguagem, estilo e estrutura: a natureza fragmentária da obra.
               - Análise de textos (3 fragmentos):
                    . “Eu nunca fiz senão sonhar.[…]”;
                    . “Amo, pelas tardes demoradas de Verão, o sossego da cidade
                      baixa, e sobretudo aquele sossego que o contraste acentua na
                      parte que o dia mergulha em mais bulício. […]”;
                    . “Quando outra virtude não haja em mim, há pelo menos a da
                       perpétua novidade da sensação liberta. […]”;
                    . “Releio passivamente, recebendo o que sinto como uma
                      inspiração e um livramento, aquelas frases simples de Caeiro,
                      na referência natural do que resulta do pequeno tamanho da
                      sua aldeia. […]”;
                    . “O único viajante com verdadeira alma que conheci era um
                      garoto de escritório que havia numa outra casa, onde em tempos
                      fui empregado. […]”;
                    . “Tudo é absurdo. […]”.
               - Discurso e gramática no Livro do Desassossego.
               - Breve história da edição do Livro do Desassossego.
               - Documentário sobre a obra.

     1.3. A poesia dos heterónimos

          a) Carta a Adolfo Casais Monteiro:
               - Ficha de trabalho.
               - Correção da ficha.

          b) Heteronímia:
                i) Conceito de heterónimo.
                ii) O sentido dos heterónimos.

          1.3.1. Alberto Caeiro:

               - Perfil.
               - Nome.
               - Caeiro, o Mestre.
               - Temas.

               - Análise de textos:
                        - «Ao entardecer, debruçado pela janela» (poema III)
                    - «E há poetas que são artistas» (poema XXXVI)
                        - «Não me importo com as rimas» (poema XIV)
                        - «O mistério das coisas, onde está ele?» (poema XXXIX)
                        «Poema I»
                    - «Poema II».
                        - «Poema XXVIII».
                        «Sou um guardador de rebanhos» (poema IX)
                        «Se depois de eu morrer»

          1.3.2. Ricardo Reis:
               - Perfil.
               - Nome.
               - Temas.
               - A relação Homem / Deuses / Destino.
               - Linguagem e estilo.
               - Epicurismo.
               - Estoicismo.
               - Horácio.

               - Análise de textos:
                    . «A abelha que, voando, freme sobre».
                    . «Antes de nós nos mesmos arvoredos».
                    . «As rosas amo do jardim de Adónis».
                    . «Cada um cumpre o destino que lhe coube».
                    . «Da nossa semelhança com os deuses».
                    . «Mestre, são plácidas».
                    . «Não tenhas nada nas mãos».
                    . «O deus Pã não morreu».
                    . «Ouvi contar que outrora, quando a Pérsia».
                    . «Pois que nada que dure, ou, que durando».
                    . «Quando, Lídia, vier o nosso outono».
                    . «Vem sentar-te comigo, Lídia...».

          1.3.3. Álvaro de Campos:
               - Perfil.
               - Nome.
               - Fases poéticas.
               - Futurismo.
               - Manifesto Anti-Dantas.
               - Temas.
               - Linguagem e estilo.
               - O fingimento artístico: Álvaro de Campos, o poeta da modernidade.
               - Reflexão existencial:
                    » sujeito, consciência e tempo;
                    » nostalgia da infância.
               - O imaginário épico:
                    » matéria épica: a exaltação do Moderno;
                    » o arrebatamento do canto.

               - Análise de textos:
                    . «Ode Triunfal» (Apresentação) (1.ª parte) (2.ª parte) (texto integral).
                    . «Aniversário».
                    . «Esta velha angústia».
                    . «Ao volante de um Chevrolet».

               - Questionários:
                    . «Lisbon Revisited (1923)».
                    . «Ode Triunfal».
                       Correção.

               - Linguagem, estilo e estrutura:
                    » formas poéticas e formas estróficas, métrica e rima;
                    » recursos expressivos;
                    » a onomatopeia.

     1.4. Mensagem:

          - Enquadramento histórico.

          - Enquadramento cultural.


          - Título.

          - Classificação.

          - Mitos:

               . Sebastianismo.

               . Quinto Império.

          - O imaginário épico:
               . natureza épico-lírica da obra;
               . estrutura da obra;
               . dimensão simbólica do herói;
               . exaltação patriótica.
          - Linguagem, estilo e estrutura:
               . estrutura estrófica, métrica e rima;
               . recursos expressivos.

          - Análise de textos:
               . "O dos Castelos" (1 e 2);
               . "Ulisses";
               . "D. Dinis";
               . "D. Sebastião";
               . "O Infante";
               . "Mostrengo";
               . "Mar Português";
               . "Quinto Império";
               . "Nevoeiro".

     2. Contos (2 dos 3 apresentados)

          - "Sempre é uma companhia" (Manuel da Fonseca):
               . Resumo do conto.
               . Ação.
               . Personagens:
                    ✔ Batola;
                    ✔ Mulher do Batola;
                         . Relação entre Batola e a mulher;
                    ✔ Habitantes de Alcaria;
                    ✔ Rata;
                    ✔ Vendedores de telefonias.
                . 
               . Solidão e convivialidade.
               . Caracterização das personagens e relação entre elas.
               . Caracterização do espaço: físico, psicológico e sociopolítico.
               . Importância das peripécias inicial e final.

          - "George" (Maria Judite de Carvalho):
               . Tema do conto.
               . Resumo do conto.
               . Análise global (parágrafo a parágrafo).
               . Caracterização de George.
               . As três idades da vida.
               . O diálogo entre realidade, memória e imaginação.
               . Metamorfoses da figura feminina.
               . A complexidade da natureza humana.
               . Síntese das categorias da narrativa.
               . Símbolos do conto.

          - "Famílias desavindas" (Mário de Carvalho):
               . Resumo do conto.
               . História pessoal e história social: as duas famílias.
               . Valor simbólico dos marcos históricos referidos.
               . A dimensão irónica do conto.
               . A importância dos episódios e da peripécia final.
               . Estrutura do conto.
               . Sequências narrativas.
               . Personagens: caracterização e representatividade.

          - Linguagem, estilo e estrutura:
               . o conto:
                    - unidade de ação;
                    - brevidade narrativa;
                    - concentração do tempo e espaço;
                    - número limitado de personagens;
               . a estrutura da obra;
               . discurso direto e indireto;
               . recursos expressivos.

     3. Poetas contemporâneos
          - Representação do contemporâneo.
          - Tradição literária.
          - Figurações do poeta.
          - Arte poética.
          - Linguagem, estilo e estrutura.

          - Manuel Alegre:
               . Vida e obra.
               . Análise de poemas:
                    » "Variações sobre o «Poema Pouco Original do Medo» de Alexandre O'Neill»";

          - Miguel Torga:
               . Vida e obra.
               . Análise de poemas:
                    » "Orfeu rebelde";
                    » "Prospeção";
                    » "São Leonardo de Galafura";
                    » "Segredo";
                    » "Sísifo";
                    » "Viagem".

          - Alexandre O'Neill:
               . Vida e obra.
               . Análise de poemas:
                        como mosca"»;
                    » "Autorretrato";
                    » "O amor é o amor";
                    » "Perfilados de medo";
                    » "Perfilados de medo" (podcast);
                    » "Um adeus português".

          - Eugénio de Andrade:
               . 
Vida e obra.
               . Análise de poemas:
                    » "As palavras";
                    » "As palavras interditas";
                    » "As palavras interditas" (podcast);
                    » "A sílaba";
                    » "Agora as palavras";
                    » "As amoras";
                    » "Quando em silêncio passas entre as folhas";
                       » "Que fizeste das palavras";
                      » "Green God";
                      » "Que fizeste das palavras".
               . Estudos:

          Ana Luísa Amaral:
               . Vida e obra.
               . Análise de poemas:
                    » "Metamorfoses";
                    » "Reais Ausências";
                    » "Soneto científico a fingir";
                    » "Testamento";
                    » "Visitações, ou o poema que se diz manso";
                    » "Visitações, ou o poema que se diz manso" (podcast);
                    » "Que escada de Jacob?";

          - Jorge de Sena:
               . Vida e obra.
               . Análise de poemas:
                    » "Quem a tem";

          - Herberto Hélder:
               . Vida e obra.
               . Análise de poemas:
                    » "Fonte";
                    » "O Poema".

            - Nuno Júdice:
                . Vida e obra.
                . Análise de poemas:
                    » "A Terra do Nunca" (podcast).

        - Ruy Belo:
                . Vida e obra.
                . Análise de poemas:
                    » "O Portugal Futuro" (podcast).

     4. José Saramago

          - Obra.
          - Cronobiografia.
          - Fases da produção literária.

           4.1. O Ano da Morte de Ricardo Reis
               . Contextualização.
               . Representações do século XX...
               . Ficha de leitura:
                    - Capítulos I a III: ficha | correção.
                    - Capítulos IV a VII: ficha | correção.
                    - Capítulos VIII a XIII: ficha | correção.
                    - Capítulos XIV a XIX: ficha | correção.
               . Título
               . A ironia na construção das personagens.
               . Retrato de Marcenda
               . Retrato de Lídia
               . Materiais:
                    - Contextualização (PP).
             
           4.2. Memorial do Convento

               1. Tipologia do romance:
                    - O conceito de romance histórico.
                    - Características do romance histórico.
                    - O romance histórico português.
                    - Classificação do Memorial.

               2. Contexto de Memorial do Convento.

               3. Biografia de José Saramago.

               4. Obra
                    » Obras
                    » Prémios

               5. Génese do romance

               6. Paratextos

               7. Ação
                         ⏳ Estrutura


 
*
GRAMÁTICA

     1. O português: génese, variação e mudança

          1.1. Principais etapas da formação e da evolução do português:
                    a) do latim ao galego português:
                         - o latim vulgar e a romanização;
                         - substratos e superstratos;
                         - as principais línguas românicas.
                    b) do português antigo ao português contemporâneo:
                         - o português antigo (séculos XII-XV);
                         - o português clássico (séculos XVI-XVIII);
                         - o português contemporâneo (a partir do século XIX).

          1.2. Fonética e fonologia
                    a) processos fonológicos de inserção: prótese, epêntese e
                        paragoge;
                    b) processos fonológicos de supressão: aférese, síncope e
                        apócope;
                    c) processos fonológicos de alteração: sonorização, palatalização,
                        redução vocálica; contração (crase e sinérese), vocalização,
                        metátese, assimilação e dissimilação.

          1.3. Etimologia
                    a) étimo;
                    b) palavras divergentes e palavras convergentes.

          1.4. Geografia do português no mundo:
                    a) português europeu e português não europeu;
                    b) principais crioulos de base portuguesa.

     2. Sintaxe

          2.1. Funções sintáticas:
                    a) sujeito;
                    b) predicado;
                    c) vocativo;
                    d) complemento direto;
                    e) complemento indireto;
                    f) complemento oblíquo;
                    g) predicativo do sujeito;
                    h) complemento agente da passiva;
                    i) modificador;
                    j) modificador do nome (restritivo e apositivo);
                    k) predicativo do complemento direto;
                    l) complemento do nome;
                    m) complemento do adjetivo.

          2.2. A frase complexa

                    a) retoma e consolidação de conteúdos estudados no Ensino Básico:
                         - orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas,
                            conclusivas e explicativas;
                         - orações subordinadas substantivas:
                              - relativas;
                              - completivas;
                         - orações subordinadas adjetivas:
                              - restritivas;
                              - explicativas;
                         -orações subordinadas adverbiais:
                              - causais
                              - temporais
                              - finais
                              - condicionais
                              - consecutivas
                              - concessivas
                              - comparativas
                    b) divisão e classificação de orações.

     3. Lexicologia

          3.1. Arcaísmos e neologismos.

          3.2. Campo lexical e campo semântico.

          3.3. Processos irregulares de formação de palavras:
                    - extensão semântica
                    - empréstimo
                    - amálgama
                    - sigla
                    - acrónimo
                    - truncação

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...