. Programa 12.º ano
*
ORALIDADE
. Compreensão oral
- Diálogo argumentativo
- Debate
- Anúncio publicitário
- Documentário
. O Livro do Desassossego
. Expressão oral
- Texto de opinião
- Diálogo argumentativo
- Debate
ESCRITA
- Exposição sobre um tema
- Apreciação crítica:
*
. Compreensão oral
- Diálogo argumentativo
- Debate
- Anúncio publicitário
- Documentário
. O Livro do Desassossego
. Expressão oral
- Texto de opinião
- Diálogo argumentativo
- Debate
*
LEITURA - Diário
- Memórias
- Apreciação crítica
- Artigo de opinião
- Imagem:
. "Heterónimos", de Almada Negreiros.
*- Exposição sobre um tema
- Apreciação crítica:
. Análise da pintura "Golconde", de René Magritte.
- Texto de opinião
1 - Fernando Pessoa:
- Contextualização histórico-literária
. Modernismo:
- Textos sobre Orpheu;
- Definição;
- Delimitação;
- Génese;
- Contexto.
. Revista Orpheu: n.º 1 | n.º 2.
- A questão da heteronímia
1.1. - Poesia do ortónimo (6 poemas):
- Cronologia
- Autobiografia
- Circunstâncias de vida
- Temas:
- O fingimento artístico.
. Poemas analisados:
- "Autopsicografia"
. Questionário
. Correção do questionário
- "Isto" (leitura I)
- "Isto" (leitura II)
. Questionário
. Correção do questionário
- A dor de pensar:
- "Gato que brincas na rua"
- "Ela canta, pobre ceifeira"
- "Ó sino da minha aldeia"
. Questionário
. Correção do questionário
-
- Sonho e realidade:
- "Tudo o que faço ou medito"
. Questionário
. Correção do questionário
- "Não sei se é sonho, se realidade"
- Texto de opinião
*
EDUCAÇÃO LITERÁRIA1 - Fernando Pessoa:
- Contextualização histórico-literária
. Modernismo:
- Textos sobre Orpheu;
- Definição;
- Delimitação;
- Génese;
- Contexto.
. Revista Orpheu: n.º 1 | n.º 2.
- A questão da heteronímia
1.1. - Poesia do ortónimo (6 poemas):
- Cronologia
- Autobiografia
- Circunstâncias de vida
- Temas:
- O fingimento artístico.
. Poemas analisados:
- "Autopsicografia"
. Questionário
. Correção do questionário
- "Isto" (leitura I)
- "Isto" (leitura II)
. Questionário
. Correção do questionário
- A dor de pensar:
- "Gato que brincas na rua"
- "Ela canta, pobre ceifeira"
- "Ó sino da minha aldeia"
. Questionário
. Correção do questionário
-
- Sonho e realidade:
- "Tudo o que faço ou medito"
. Questionário
. Correção do questionário
- "Não sei se é sonho, se realidade"
- "A novela inacabada"
- A nostalgia da infância:
- "Não sei, ama, onde era"
- "O menino de sua mãe"
- A nostalgia da infância:
- "Não sei, ama, onde era"
- "O menino de sua mãe"
. Questionário.
. Correção do questionário.
- Outros poemas:
- "Não sei quantas almas tenho"
. Questionário
. Correção do questionário
- "Presságio" ou "O amor quando se revela".
- Outros poemas:
- "Não sei quantas almas tenho"
. Questionário
. Correção do questionário
- "Presságio" ou "O amor quando se revela".
- Linguagem, estilo e estrutura.
1.2. Bernardo Soares - Livro do Desassossego:
- O imaginário urbano.
- O quotidiano.
- Deambulação e sonho: o observador acidental.
- Perceção e transfiguração poética do real.
- Linguagem, estilo e estrutura: a natureza fragmentária da obra.
- Análise de textos (3 fragmentos):
. “Eu nunca fiz senão sonhar.[…]”;
. “Amo, pelas tardes demoradas de Verão, o sossego da cidade
baixa, e sobretudo aquele sossego que o contraste acentua na
parte que o dia mergulha em mais bulício. […]”;
. “Quando outra virtude não haja em mim, há pelo menos a da
perpétua novidade da sensação liberta. […]”;
. “Releio passivamente, recebendo o que sinto como uma
inspiração e um livramento, aquelas frases simples de Caeiro,
na referência natural do que resulta do pequeno tamanho da
sua aldeia. […]”;
. “O único viajante com verdadeira alma que conheci era um
garoto de escritório que havia numa outra casa, onde em tempos
fui empregado. […]”;
. “Tudo é absurdo. […]”.
- Discurso e gramática no Livro do Desassossego.
- Breve história da edição do Livro do Desassossego.
- Documentário sobre a obra.
1.3. A poesia dos heterónimos
a) Carta a Adolfo Casais Monteiro:
- Ficha de trabalho.
- Correção da ficha.
b) Heteronímia:
1.2. Bernardo Soares - Livro do Desassossego:
- O imaginário urbano.
- O quotidiano.
- Deambulação e sonho: o observador acidental.
- Perceção e transfiguração poética do real.
- Linguagem, estilo e estrutura: a natureza fragmentária da obra.
- Análise de textos (3 fragmentos):
. “Eu nunca fiz senão sonhar.[…]”;
. “Amo, pelas tardes demoradas de Verão, o sossego da cidade
baixa, e sobretudo aquele sossego que o contraste acentua na
parte que o dia mergulha em mais bulício. […]”;
. “Quando outra virtude não haja em mim, há pelo menos a da
perpétua novidade da sensação liberta. […]”;
. “Releio passivamente, recebendo o que sinto como uma
inspiração e um livramento, aquelas frases simples de Caeiro,
na referência natural do que resulta do pequeno tamanho da
sua aldeia. […]”;
. “O único viajante com verdadeira alma que conheci era um
garoto de escritório que havia numa outra casa, onde em tempos
fui empregado. […]”;
. “Tudo é absurdo. […]”.
- Discurso e gramática no Livro do Desassossego.
- Breve história da edição do Livro do Desassossego.
- Documentário sobre a obra.
1.3. A poesia dos heterónimos
a) Carta a Adolfo Casais Monteiro:
- Ficha de trabalho.
- Correção da ficha.
b) Heteronímia:
- Nome.
- Temas.
- Linguagem e estilo.
- O fingimento artístico: Alberto Caeiro, o poeta "bucólico".
- Reflexão existencial: o primado das sensações.
- O fingimento artístico: Alberto Caeiro, o poeta "bucólico".
- Reflexão existencial: o primado das sensações.
- Análise de textos:
- «Ao entardecer, debruçado pela janela» (poema III)
- «E há poetas que são artistas» (poema XXXVI)
- «Não me importo com as rimas» (poema XIV)
- «O mistério das coisas, onde está ele?» (poema XXXIX)
- «Poema I»
- «Poema II».
- «Poema XXVIII».
- Perfil.
- Nome.
- Temas.
- Epicurismo.
- Estoicismo.
- Horácio.
- Análise de textos:
. «Mestre, são plácidas».
. «O deus Pã não morreu».
1.3.3. Álvaro de Campos:
- Perfil.
- Nome.
- Futurismo.
- Temas.
- O fingimento artístico: Álvaro de Campos, o poeta da modernidade.- Reflexão existencial:
» sujeito, consciência e tempo;
» nostalgia da infância.
- O imaginário épico:
» matéria épica: a exaltação do Moderno;
» o arrebatamento do canto.
- Análise de textos:
. «Ode Triunfal» (Apresentação) (1.ª parte) (2.ª parte) (texto integral).
. «Aniversário».
. «Esta velha angústia».
- Questionários:
. «Ode Triunfal».
- Linguagem, estilo e estrutura:
» formas poéticas e formas estróficas, métrica e rima;
» recursos expressivos;
» a onomatopeia.
1.4. Mensagem:
- Título.
- Mitos:
- O imaginário épico:
. natureza épico-lírica da obra;
. estrutura da obra;
. dimensão simbólica do herói;
. exaltação patriótica.
- Linguagem, estilo e estrutura:
. estrutura estrófica, métrica e rima;
. recursos expressivos.
. natureza épico-lírica da obra;
. estrutura da obra;
. dimensão simbólica do herói;
. exaltação patriótica.
- Linguagem, estilo e estrutura:
. estrutura estrófica, métrica e rima;
. recursos expressivos.
- Análise de textos:
. "Ulisses";
. "D. Dinis";
. "D. Sebastião";
. "O Infante";
. "Mostrengo";
. "Mar Português";
. "Quinto Império";
. "Nevoeiro".
2. Contos (2 dos 3 apresentados)
- "Sempre é uma companhia" (Manuel da Fonseca):
2. Contos (2 dos 3 apresentados)
- "Sempre é uma companhia" (Manuel da Fonseca):
. Ação.
. Personagens:
✔ Batola;
✔ Rata;
.
. Solidão e convivialidade.
. Caracterização das personagens e relação entre elas.
. Caracterização do espaço: físico, psicológico e sociopolítico.
. Importância das peripécias inicial e final.
- "George" (Maria Judite de Carvalho):
. Tema do conto.
. Resumo do conto.
. Análise global (parágrafo a parágrafo).
. Caracterização de George.
. As três idades da vida.
. O diálogo entre realidade, memória e imaginação.
. Metamorfoses da figura feminina.
. A complexidade da natureza humana.
. Síntese das categorias da narrativa.
. Símbolos do conto.
- "Famílias desavindas" (Mário de Carvalho):
. Resumo do conto.
. História pessoal e história social: as duas famílias.
. Valor simbólico dos marcos históricos referidos.
. A dimensão irónica do conto.
. A importância dos episódios e da peripécia final.
. Estrutura do conto.
. Sequências narrativas.
. Personagens: caracterização e representatividade.
- Linguagem, estilo e estrutura:
. o conto:
- unidade de ação;
- brevidade narrativa;
- concentração do tempo e espaço;
- número limitado de personagens;
. a estrutura da obra;
. discurso direto e indireto;
. recursos expressivos.
3. Poetas contemporâneos
- Representação do contemporâneo.
- Tradição literária.
- Figurações do poeta.
- Arte poética.
- Linguagem, estilo e estrutura.
. Solidão e convivialidade.
. Caracterização das personagens e relação entre elas.
. Caracterização do espaço: físico, psicológico e sociopolítico.
. Importância das peripécias inicial e final.
- "George" (Maria Judite de Carvalho):
. Tema do conto.
. Resumo do conto.
. Análise global (parágrafo a parágrafo).
. Caracterização de George.
. As três idades da vida.
. O diálogo entre realidade, memória e imaginação.
. Metamorfoses da figura feminina.
. A complexidade da natureza humana.
. Síntese das categorias da narrativa.
. Símbolos do conto.
- "Famílias desavindas" (Mário de Carvalho):
. Resumo do conto.
. História pessoal e história social: as duas famílias.
. Valor simbólico dos marcos históricos referidos.
. A dimensão irónica do conto.
. A importância dos episódios e da peripécia final.
. Estrutura do conto.
. Sequências narrativas.
. Personagens: caracterização e representatividade.
- Linguagem, estilo e estrutura:
. o conto:
- unidade de ação;
- brevidade narrativa;
- concentração do tempo e espaço;
- número limitado de personagens;
. a estrutura da obra;
. discurso direto e indireto;
. recursos expressivos.
3. Poetas contemporâneos
- Representação do contemporâneo.
- Tradição literária.
- Figurações do poeta.
- Arte poética.
- Linguagem, estilo e estrutura.
- Manuel Alegre:
. Vida e obra.
. Análise de poemas:
» "Variações sobre o «Poema Pouco Original do Medo» de Alexandre O'Neill»";
- Miguel Torga:
. Vida e obra.
. Análise de poemas:
» "Orfeu rebelde";
» "Prospeção";
» "São Leonardo de Galafura";
- Miguel Torga:
. Vida e obra.
. Análise de poemas:
» "Orfeu rebelde";
» "Prospeção";
» "São Leonardo de Galafura";
» "Segredo";
» "Sísifo";
. Análise de poemas:
» "As palavras interditas" (podcast);
» "A sílaba";
» "As amoras";
» "Green God";
. Estudos:
- Ana Luísa Amaral:
. Vida e obra.
. Análise de poemas:
» "Testamento";
» "Visitações, ou o poema que se diz manso" (podcast);
- Jorge de Sena:
. Vida e obra.
. Análise de poemas:
» "Quem a tem";
- Herberto Hélder:
. Vida e obra.
. Análise de poemas:
» "Fonte";
» "O Poema".
- Nuno Júdice:
. Vida e obra.
. Análise de poemas:
» "A Terra do Nunca" (podcast).
- Ruy Belo:
. Vida e obra.
. Análise de poemas:
» "O Portugal Futuro" (podcast).
4. José Saramago
- Obra.
- Cronobiografia.
- Fases da produção literária.
4.1. O Ano da Morte de Ricardo Reis
. Contextualização.
. Representações do século XX...
. Ficha de leitura:
- Capítulos I a III: ficha | correção.
- Capítulos IV a VII: ficha | correção.
- Capítulos VIII a XIII: ficha | correção.
- Capítulos XIV a XIX: ficha | correção.
. Título
. A ironia na construção das personagens.
. Retrato de Marcenda
. Retrato de Lídia
. Materiais:
- Contextualização (PP).
4.2. Memorial do Convento
- Obra.
- Cronobiografia.
- Fases da produção literária.
4.1. O Ano da Morte de Ricardo Reis
. Contextualização.
. Representações do século XX...
. Ficha de leitura:
- Capítulos I a III: ficha | correção.
- Capítulos IV a VII: ficha | correção.
- Capítulos VIII a XIII: ficha | correção.
- Capítulos XIV a XIX: ficha | correção.
. Título
. A ironia na construção das personagens.
. Retrato de Marcenda
. Retrato de Lídia
. Materiais:
- Contextualização (PP).
4.2. Memorial do Convento
1. Tipologia do romance:
- O conceito de romance histórico.
- Características do romance histórico.
- O romance histórico português.
- Classificação do Memorial.
- O conceito de romance histórico.
- Características do romance histórico.
- O romance histórico português.
- Classificação do Memorial.
4. Obra
» Obras
» Prémios
6. Paratextos
7. Ação
8. Análise de capítulos:
. Capítulos II a IV
. Capítulo V
1. O português: génese, variação e mudança
1.1. Principais etapas da formação e da evolução do português:
a) do latim ao galego português:
- o latim vulgar e a romanização;
- substratos e superstratos;
- as principais línguas românicas.
b) do português antigo ao português contemporâneo:
- o português antigo (séculos XII-XV);
- o português clássico (séculos XVI-XVIII);
- o português contemporâneo (a partir do século XIX).
1.2. Fonética e fonologia
a) processos fonológicos de inserção: prótese, epêntese e
paragoge;
b) processos fonológicos de supressão: aférese, síncope e
apócope;
c) processos fonológicos de alteração: sonorização, palatalização,
redução vocálica; contração (crase e sinérese), vocalização,
metátese, assimilação e dissimilação.
1.3. Etimologia
a) étimo;
b) palavras divergentes e palavras convergentes.
1.4. Geografia do português no mundo:
a) português europeu e português não europeu;
b) principais crioulos de base portuguesa.
2. Sintaxe
2.1. Funções sintáticas:
a) sujeito;
b) predicado;
c) vocativo;
d) complemento direto;
e) complemento indireto;
f) complemento oblíquo;
g) predicativo do sujeito;
h) complemento agente da passiva;
i) modificador;
j) modificador do nome (restritivo e apositivo);
k) predicativo do complemento direto;
l) complemento do nome;
m) complemento do adjetivo.
2.2. A frase complexa
a) retoma e consolidação de conteúdos estudados no Ensino Básico:
- orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas,
conclusivas e explicativas;
- orações subordinadas substantivas:
- relativas;
- completivas;
- orações subordinadas adjetivas:
- restritivas;
- explicativas;
-orações subordinadas adverbiais:
- causais
- temporais
- finais
- condicionais
- consecutivas
- concessivas
- comparativas
b) divisão e classificação de orações.
3. Lexicologia
3.1. Arcaísmos e neologismos.
3.2. Campo lexical e campo semântico.
3.3. Processos irregulares de formação de palavras:
- extensão semântica
- empréstimo
- amálgama
- sigla
- acrónimo
- truncação
*
GRAMÁTICA1. O português: génese, variação e mudança
1.1. Principais etapas da formação e da evolução do português:
a) do latim ao galego português:
- o latim vulgar e a romanização;
- substratos e superstratos;
- as principais línguas românicas.
b) do português antigo ao português contemporâneo:
- o português antigo (séculos XII-XV);
- o português clássico (séculos XVI-XVIII);
- o português contemporâneo (a partir do século XIX).
1.2. Fonética e fonologia
a) processos fonológicos de inserção: prótese, epêntese e
paragoge;
b) processos fonológicos de supressão: aférese, síncope e
apócope;
c) processos fonológicos de alteração: sonorização, palatalização,
redução vocálica; contração (crase e sinérese), vocalização,
metátese, assimilação e dissimilação.
1.3. Etimologia
a) étimo;
b) palavras divergentes e palavras convergentes.
1.4. Geografia do português no mundo:
a) português europeu e português não europeu;
b) principais crioulos de base portuguesa.
2. Sintaxe
2.1. Funções sintáticas:
a) sujeito;
b) predicado;
c) vocativo;
d) complemento direto;
e) complemento indireto;
f) complemento oblíquo;
g) predicativo do sujeito;
h) complemento agente da passiva;
i) modificador;
j) modificador do nome (restritivo e apositivo);
k) predicativo do complemento direto;
l) complemento do nome;
m) complemento do adjetivo.
2.2. A frase complexa
a) retoma e consolidação de conteúdos estudados no Ensino Básico:
- orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas,
conclusivas e explicativas;
- orações subordinadas substantivas:
- relativas;
- completivas;
- orações subordinadas adjetivas:
- restritivas;
- explicativas;
-orações subordinadas adverbiais:
- causais
- temporais
- finais
- condicionais
- consecutivas
- concessivas
- comparativas
b) divisão e classificação de orações.
3. Lexicologia
3.1. Arcaísmos e neologismos.
3.2. Campo lexical e campo semântico.
3.3. Processos irregulares de formação de palavras:
- extensão semântica
- empréstimo
- amálgama
- sigla
- acrónimo
- truncação
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