Português: 11/07/23

terça-feira, 11 de julho de 2023

Resumo do capítulo III de Memórias de um Sargento de Milícias

    Este capítulo narra a vida do pequeno Leonardo em casa do padrinho, que vive preocupado com a educação do afilhado: quer que seja padre.
    Inicialmente, enquanto tudo é recente e novidade na nova casa, a criança porta-se bem, porém, assim que se familiariza com o ambiente, o barbeiro, cego pela afeição ao pequeno, tolera todas as diabruras, atribuindo-as e desculpando-as com a sua ingenuidade. Esta postura do padrinho justifica-se, antes de mais, com a sua idade – já tinha mais de 50 anos –, e depois com a ausência de afeto na sua vida e com o seu isolamento, já que sempre fora celibatário. Perante tal imunidade, a criança faz tudo o que lhe apetece, desde caretas aos fregueses da barbearia, o que causa o riso de uns e a fúria de outros, acabando muitos por saírem com a face cortada, até esconder a navalha mais afiada do padrinho, o que leva a que o freguês esteja imenso tempo à espera, com o rosto cheio de sabão, enquanto aquele a procura. Em casa, atira pedras aos telhados dos vizinhos, incomoda quem passa na rua ou algum vizinho que esteja à janela. Deste modo, ninguém por ali gosta dele, todavia o padrinho de nada se apercebe e acarinha-o sempre. Além disso, preocupa-se com o seu futuro e tem grandes sonhos para o afilhado: uma grande fortuna, uma alta posição social e o meio de os alcançar, nomeadamente enviando-o para Coimbra, para se tornar padre.
    Certa manhã, o barbeiro chama Leonardo, então com nove anos, e diz-lhe que se deveria fartar de travessuras até ao final dessa semana; daí em diante, só aos domingos, após a missa. A criança leva a fala do padrinho à letra e interpreta-a como uma licença para fazer o que lhe apetecesse. Na noite dessa quarta-feira, realiza-se a Via Sacra do Bom Jesus. Quando o apercebe, Leonardo recorda as palavras do barbeiro e mistura-se no meio da multidão, pulando, gritando, cantando, etc.
    Outro aspeto importante da obra é a constante referência ao leitor e a intromissão do narrador, através da ironia, comicidade e da crítica social à educação escolar e à religião. Temos ainda a referência aos costumes da época com a descrição da Via Sacra do Bom Jesus.

Resumo de Memórias de um Sargento de Milícias


    Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça conhecem-se num navio que parte de Lisboa em direção ao Rio de Janeiro e iniciam um relacionamento amoroso do qual resulta um filho: Leonardo. O casal vive junto, mas não é casado.
    O batizado do recém-nascido é muito festivo, com direito à vigia do Major Vidigal. O seu padrinho é o barbeiro, que é vizinho da família, e a madrinha é a parteira. Entretanto, Leonardo Pataca, que é meirinho, começa a desconfiar que a esposa o trai enquanto ele está ausente de casa.
    Certo dia, as suas desconfianças confirmam-se: regressa a casa e surpreende um vulto a fugir pela janela da sala. Na sequência, Leonardo agride Maria e o filho, que, assustado, foge para a barbearia do seu padrinho, enquanto o pai sai para a rua.
    Quando regressa a casa, descobre que a mulher tinha fugido para Lisboa com o capitão de um navio. Leonardo não encara com bons olhos o facto de ter de criar uma criança sozinho, por isso entrega o filho aos cuidados do compadre. Deste modo, ele cresce mimado pelo padrinho e faz várias travessuras. A vizinha d barbeiro não gosta do menino, vaticinando-lhe um futuro de fracasso, ao contrário do padrinho, que tem sonhos de grandeza para o afilhado, nomeadamente ordená-lo padre.
    Um dia, ao seguir uma procissão que procura tumultuar, acaba num acampamento de ciganos, onde passa a noite no meio de uma festa. Em simultâneo, o pai envolve-se com uma cigana e, quando o caso termina, inconformado, recorre à feitiçaria na tentativa de a reconquistar, acabando por ser preso. Ao descobrir que a cigana está envolvida com o padre, planeia vingar-se. Assim, no aniversário da ex-amante, paga a um malandro para arranjar uma confusão durante a festa e avisa o Major Vidigal. Mal o tumulto começa, o representante da autoridade entra em cena e depara com o padre só de ceroulas e sapatos no quarto da cigana. No final, o eclesiástico desiste da mulher e Leonardo reconquista-a.
    Entrementes, o compadre começa a frequentar a casa de D. Maria, uma senhora rica. As visitas são enfadonhas, até que Luisinha, a sobrinha de D. Maria, se muda para casa da tia. Leonardo apaixona-se por ela e um namoro entre ambos tem início. No entanto, José Manuel, um homem mais velho e interessado na herança de Luisinha, começa a cortejá-la. A madrinha de Leonardo intervém em socorro do afilhado e conta a D. Maria uma mentira sobre José Manuel, para o afastar da cena. Inicialmente, a mentira resulta, contudo os aliados daquele ajudam-no a desmascarar a madrinha, por isso volta a frequentar a casa, enquanto Leonardo e ela ficam mal vistos junto de D. Maria. Enquanto isso, Pataca vive novos problemas com a cigana e é convencido pela comadre a juntar-se à sua filha, com quem tem uma criança.
    Entretanto, o compadre morre e deixa uma herança a Leonardo, a qual, na realidade, pertencia ao capitão de navio, que lhe confiou para entregar à sua família. Interessado no dinheiro do filho, Pataca faz com que Leonardo passa a morar consigo.
    No entanto, o jovem e a madrasta brigam constantemente e, um dia, na sequência de uma grande discussão, acaba por ser expulso de casa pelo pai e acaba a vaguear pelas ruas, até que encontra um grupo de jovens fazendo um piquenique, no qual reconhece um amigo de infância. Leonardo vai viver com ele, numa casa onde moram também duas irmãs viúvas, cada uma com três filhos. Uma das mulheres chama-se Vindinha e Leonardo enamora-se primeiro, iniciando-se, assim, um namoro entre ambos. Contudo, ela já era disputada por dois primos seus, que se unem para retirar Leonardo de cena.
    Mais tarde, durante outro piquenique, esses primos avisam o Major Vidigal que nele marcará presença Leonardo, um vagabundo (dado que não trabalha nem tem rendimentos), o que era proibido na época. O major prende Leonardo, porém este consegue fugir. A sua madrinha arranja-lhe um emprego na ucharia real, o que inviabiliza a sua prisão, no entanto envolve-se com a mulher do chefe, é demitido e preso. Na sequência, é colocado no exército como granadeiro, auxiliando o Major a combater os malandros e vagabundos do Rio de Janeiro, visto que, como já tinha pertencido a essa classe, acreditava que pudesse ajudar o regimento com os seus conhecimentos.
    Todavia, Leonardo acaba por se juntar à malandragem em vez de a combater. Na festa de batizado da filha do seu pai, Leonardo é destacado para prender um animador de festas que faz imitações do Major Vidigal, todavia, em vez de o deter, acaba por o ajudar a fugir. Quando Vidigal descobre, manda prendê-lo, que, posteriormente, é condenado a ser chicoteado. Esta situação desespera a madrinha, que procura D. Maria para remediar a situação. Esta, por sua vez, procura uma antiga amiga, chamada Maria Regalada, uma ex-amante do Major Vidigal, e as três deslocam-se a sua cada pedindo perdão para Leonardo. A empreitada obtém sucesso e o jovem é libertado e promovido a sargento. Assim, volta a frequentar a casa de D. Maria, onde também mora Luisinha, após a morte do marido. Os dois voltam a namorar, mas o desenvolvimento do namoro enfrente um obstáculo: Leonardo não se pode casar, dado ser um sargento do exército.
    D. Maria e a madrinha voltam a contactar Maria Regalada para que ela peça ao Major a dispensa de Leonardo, porém, ao chegarem a sua casa, encontram Vidigal a morar com a amante. Este promove Leonardo a sargento de milícias, o que permite que ele se case com Luisinha. O casal, que já usufruía uma riqueza considerável graças a uma herança, herda também após as mortes de Leonardo Pataca e de D. Maria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...