segunda-feira, 17 de julho de 2023
Resumo do capítulo III da 2.ª parte de Memórias de um Sargento de Milícias
Resumo do capítulo II da 2.ª parte de Memórias de um Sargento de Milícias
Nota-se sempre a necessidade de relembrar o leitor de certos aspetos passados, através da sua atualização.
Resumo do capítulo I da 2.ª parte de Memórias de um Sargento de Milícias
Resumo do capítulo XXIII de Memórias de um Sargento de Milícias
Enquanto a comadre planeia derrotar o rival do afilhado, este arde em ciúmes e procura agir por sua conta, porém, sempre que fica a sós com a sua amada, as pernas tremem-lhe tanto que mal consegue ficar de pé ou articular qualquer palavra. Passado algum tempo, o rapaz ganha coragem e diz-lhe que lhe quer muito bem, o que faz com que Luisinha fique corada e desapareça pelo corredor.
Resumo do capítulo XXII de Memórias de um Sargento de Milícias
Os dois estão tão preocupados que vão fazer com que a comadre entre no «negócio», a favor de Leonardo. Ela começa a atuar, procurando denegrir a imagem de José Manuel aos olhos de D. Maria.
Resumo do capítulo XXI de Memórias de um Sargento de Milícias
Surge uma nova personagem: José Manuel, caracterizado pela sua maledicência e oportunismo. Estamos na presença de um homem de trinta e cinco anos, magro, com um nariz muito grande e olhar penetrante, recentemente chegado da Baía. Entre ele e padrinho e afilhado gera-se uma grande antipatia, essencialmente motivada pelo facto de José Manuel ter percebido que Luisinha seria a única herdeira de D. Maria, pelo que quem se casasse com ela ficaria muito rico.