Português: 17/07/23

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Resumo do capítulo III da 2.ª parte de Memórias de um Sargento de Milícias


    Os resultados da trama são a aparente derrota de José Manuel, pois a comadre consegue convencer D. Maria do mau caráter dele. As duas mulheres apertam-no, um homem mentiroso, e ele fala-lhes do seu negócio, desde que elas sejam discretas. Assim, afirma que tinha sido chamado ao palácio. Mal a comadre se foi embora, D. Maria questiona-o sobre a jovem que teria roubado, mas o homem jura que nada tem a ver com o assunto, contudo a velha senhora não acredita.

Resumo do capítulo II da 2.ª parte de Memórias de um Sargento de Milícias


    Retoma-se a intenção da comadre de afastar José Manuel de Luisinha e, para isso, arma uma trama, culpando-o de uma cena que se passara no Oratório da Pedra. Assim, conta que uma rapariga muito rica, que vivia com a mãe nesse local, tinha enchido uma meia preta com joias e, de seguida, fugido com um homem, cuja identidade ninguém conhecia. Então, a comadre, aproveitando-se da curiosidade de D. Maria, fá-la jurar não contar nada a ninguém e diz-lhe que o homem é José Manuel.

    Nota-se sempre a necessidade de relembrar o leitor de certos aspetos passados, através da sua atualização.

Resumo do capítulo I da 2.ª parte de Memórias de um Sargento de Milícias


    Esta parte vai dar mais importância à vida adulta de Leonardo, pois até aqui narrou-se o seu nascimento, a infância e os primeiros amores.
    Sendo um romance, há várias intrigas secundárias a par da intriga principal. Por isso, temos capítulos ligados à ação principal alternando com outros dedicados a personagens ou intrigas secundárias. O próprio narrador tem consciência disto, quando refere que já há algum tempo não tratava de um certo assunto e que, por isso, era necessário retornar a ele. Isto está relacionado com a publicação da obra em periódicos, o que exigia uma certa estratégia, para lembrar o leitor de certos factos e personagens.
    Este primeiro capítulo da segunda parte descreve todos os preparativos para o parto do segundo filho de Leonardo Pataca. Nasce uma menina da sua relação com Chiquinha, a sobrinha da comadre, que o pai caracteriza como sendo o oposto do seu irmão Leonardo: era calma e risonha.

Resumo do capítulo XXIII de Memórias de um Sargento de Milícias


    Temos um longo tempo narrativo para o curto tempo real da história. O momento é rápido, mas a sua narração é longa, porque aumenta a análise psicológica do momento que antecede a declaração de Leonardo e Luisinha.

    Enquanto a comadre planeia derrotar o rival do afilhado, este arde em ciúmes e procura agir por sua conta, porém, sempre que fica a sós com a sua amada, as pernas tremem-lhe tanto que mal consegue ficar de pé ou articular qualquer palavra. Passado algum tempo, o rapaz ganha coragem e diz-lhe que lhe quer muito bem, o que faz com que Luisinha fique corada e desapareça pelo corredor.

Resumo do capítulo XXII de Memórias de um Sargento de Milícias


    José Manuel vai-se aproximando de Luisinha, o que deixa Leonardo e o padrinho preocupados e desagradados com a sua presença: o rapaz está apaixonado pela moça e o compadre vê nela um excelente meio de vida para o afilhado.

    Os dois estão tão preocupados que vão fazer com que a comadre entre no «negócio», a favor de Leonardo. Ela começa a atuar, procurando denegrir a imagem de José Manuel aos olhos de D. Maria.

Resumo do capítulo XXI de Memórias de um Sargento de Milícias


    O comportamento de Luisinha modifica-se e tudo é analisado profundamente. Leonardo está apaixonado por ela, porém a rapariga volta ao antigo estado de letargia, o que o deixa triste e despeitado.

    Surge uma nova personagem: José Manuel, caracterizado pela sua maledicência e oportunismo. Estamos na presença de um homem de trinta e cinco anos, magro, com um nariz muito grande e olhar penetrante, recentemente chegado da Baía. Entre ele e padrinho e afilhado gera-se uma grande antipatia, essencialmente motivada pelo facto de José Manuel ter percebido que Luisinha seria a única herdeira de D. Maria, pelo que quem se casasse com ela ficaria muito rico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...