Português: 17/08/23

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Séries de animação do meu tempo: "A Volta ao Mundo de Willy Fog"


    "A Volta ao Mundo de Willy Fog" é uma série de animação, constituída por 26 episódios, que passou em Portugal em 1984 e 1985. A produção esteve a cargo da Nippon Animation e da BRB International, segundo o guião original de Claudio Biern Boyd e música de Guido e Maurizio de Angelis. A série baseia-se no livro A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne, o celebérrimo escritor francês, uma versão antropomórfica.
    No Reform Club, Willy Fog aceita o desafio do Sr. Sullivan de dar a volta ao mundo em 80 dias e, acompanhado de Tico, Passepartout e da princesa Romy, inicia uma viagem que o leva de Londres a Singapura, de barco, comboio ou balão.

Memórias


  
1. Definição
 
    As memórias relatam acontecimentos passados, vividos ou testemunhados pelo autor. O objetivo de uma memória não é elaborar a biografia do autor, mas registar determinados momentos, determinadas lembranças e refletir sobre eles. Por isso, as memórias não são um relato cronológico, mas uma seleção de factos, acontecimentos, pessoas, locais, etc., do passado do autor. Contrariamente ao diário, que é redigido quase simultaneamente aos acontecimentos que relata, nas memórias, esse relato normalmente dista muito tempo dos eventos. Deste modo, a memória desempenha um papel fundamental, dado que é através dela que o autor filtra e seleciona as suas recordações.

 
2. Características:

• Uso habitual da primeira pessoa.

• Utilização predominante de verbos no pretérito perfeito do indicativo.

• Recurso ocasional ao presente do indicativo para refletir acerca dos acontecimentos narrados.

• Apresentação de marcas linguísticas de primeira pessoa (verbos, pronomes pessoais, determinantes e pronomes possessivos).

• Coincidência, normalmente, entre o narrador e o protagonista.

• Apresentação de um discurso subjetivo, dado que contém confidências, emoções  e sentimentos do autor.

• Discurso pessoal e retrospetivo.

• Uso de expressões temporais e espaciais.

• Recurso a formas verbais que remetem para o tempo da escrita (presente) e, principalmente, para o tempo recuperado pela memória (pretérito perfeito e pretérito imperfeito do indicativo).

• Uso de verbos associados à memória («recordar», «lembrar», etc.).
 
3. Estrutura

Organização em memórias.

• Três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

• Recurso a alterações da ordem cronológica dos acontecimentos.
 

Diário


 
1. Definição

 
    O diário é um texto de cariz autobiográfico que relata, por ordem cronológica, acontecimentos, experiências, pensamentos, emoções, descrições de pessoas, objetos, reflexões pessoais, apresentação de sonhos, desejos e vivências pessoais. Há diversos tipos de diário, como, por exemplo, os pessoais, de ficção, etc.

 
2. Estrutura

. Indicação da data do registo (normalmente).

. Saudação (opcional).

. Indicação do(s) acontecimentos mais importantes do dia, seguida de reflexão ou relato cronológico dos acontecimentos mais importantes do dia.

. Fórmula de despedida (opcional).

 
3. Características:

. contém a data de cada entrada;

. pode ter um interlocutor imaginário (nalguns casos, o autor dirige-se ao seu diário como um confidente a quem ele confessa os seus segredos, chegando, inclusive, a atribuir-lhe um nome;

. normalmente, o autor e o protagonista coincidem, isto é, são a mesma pessoa;

. a narração pode ser descontínua, fragmentada (não é forçoso que todos os dias seja feita uma entrada), porém isto não afeta a compreensão do texto;

. a escrita é quase simultânea aos acontecimentos narrados;

. os verbos encontram-se predominantemente no pretérito perfeito do indicativo ou no presente do indicativo;

. apresenta marcas linguísticas de primeira pessoa (verbos, pronomes pessoais, determinantes e pronomes possessivos);

. o discurso é subjetivo, pois inclui confidências, emoções e sentimentos de quem escreve;

. possui uma estrutura variável, em prosa ou em verso;

. pode apresentar uma grande diversidade discursiva: narração, descrição, monólogo, texto poético, etc.

 

Biografia e autobiografia


1. Definição

 
    A biografia e a autobiografia são narrativas cronológicas do percurso de vida de uma pessoa.
    A grande diferença entre dois géneros consiste no facto de a autobiografia ser a biografia de uma pessoa feita por ela própria, sendo, portanto, mais subjetiva do que a biografia, e existindo uma relação de identidade entre o autor, o narrador e a personagem.
    Consoante o seu objetivo, a biografia pode ser uma resumida nota biográfica ou um livro.

 
2. Características do género

 

Biografia

Autobiografia

. A biografia é um relato real ou ficcionado que relata a vida de uma personalidade, incluindo as suas etapas e acontecimentos mais significativos:
usa-se a terceira pessoa;
organizam-se os eventos cronologicamente;
selecionam-se os acontecimentos mais relevantes.
. A autobiografia é o relato real ou ficcionado de uma vida feito pelo próprio, por quem a viveu:
usa-se a primeira pessoa;
organizam-se os eventos cronologicamente;
selecionam-se os acontecimentos mais relevantes.
 
3. Características

. Apresentação cronológica dos dados.

. Local e data de nascimento.

. Antecedentes familiares.

. Habilitações académicas e profissão.

. Atividades em que se destacou.

. Obras e respetivas datas de publicação.

. Homenagem e prémios.

. Episódios importantes da sua vida.

. Predomínio de tempos verbais no pretérito.

 
4. Procedimentos

 
    Quem escreve uma biografia necessita de proceder a uma recolha prévia de informação:

. entrevistar a pessoa biografada;

. obter depoimentos de familiares, amigos e conhecidos;

. consultar documentos.

 

Apreciação crítica


 
A. Definição

 
    A crítica é um texto de caráter informativo e argumentativo, no qual o autor apresenta, analisa e avalia um produto cultural: um filme, uma representação teatral, uma canção, uma exposição, uma pintura, um espetáculo de bailado, um álbum de música, um documentário, uma entrevista, uma reportagem, um restaurante (gastronomia). Assim, a sua função é informar com rigor e apreciar quer positiva quer negativamente.

 
B. Meios de difusão

 
    A crítica é um género de texto habitual nos meios de comunicação social (jornais, revistas, televisão e rádio), sendo geralmente produzido por especialistas da área (crítico de gastronomia, crítico de cinema, crítico literário, etc.).

 
C. Estrutura
 
    Embora não tenha uma estrutura muito rígida, a crítica deve obedecer à estrutura elementar:

 
Título: deve ser sugestivo e cativante (o texto poderá possuir também um antetítulo e um subtítulo) – anuncia a opinião sobre o produto cultural ou evento criticado.

 
Introdução ou Abertura: apresenta e descreve o objeto da crítica, bem como a opinião do autor (tese).

 
Desenvolvimento:

» descrição mais pormenorizada do objeto;

» comentário crítico, com apreciações pessoais favoráveis ou desfavoráveis, fazendo juízos de valor (elogiosos e/ou depreciativos), devidamente fundamentados.

 
Conclusão: apreciação final do objeto e reforço da perspetiva crítica relativamente ao mesmo.

 
D. Marcas de género

. Descrição sucinta do objeto de apreciação crítica.

. Linguagem clara e objetiva.

. Linguagem valorativa, elogiosa ou depreciativa (adjetivação expressiva, advérbios, repetições, etc.).

. Recursos expressivos: metáfora, comparação, hipérbole, ironia, enumeração…

. Uso da primeira ou terceira pessoa gramatical.

. Predomínio do presente do indicativo.

. Uso de frases declarativas e exclamativas.

. Uso de conectores discursivos:

» Enumeração / adição: «não só… mas também», «em primeiro lugar», «além disso», «por um lado, … por outro, …», «assim como».

» Causa: «pois», «uma vez que», «visto que», «dado que».

» Consequência: «por isso», «portanto», «de modo que», «de tal forma que».

» Exemplificação: «por exemplo», «é o caso de», «em particular», «entre outros exemplos», «nomeadamente».

» Esclarecimento: «isto é», «ou seja», «isto significa que», «como se pode ver».

» Conclusão: «em suma», «em síntese», «para concluir», «para finalizar».

 
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