As conjunções:
▪ são palavras invariáveis que
pertencem a uma classe fechada de palavras;
▪ ligam orações(1) ou
palavras e grupos de palavras(2) de uma frase:
(1) Fui à feira e comprei uns sapatos.
(2) A Maria e o Manuel casaram-se ontem.
▪ a par das conjunções, existem as locuções conjuncionais,
que são sequências de duas ou mais palavras que têm a mesma função das
conjunções;
▪ existem duas subclasses de
conjunções: as coordenativas e as subordinativas;
▪ sintaticamente, as conjunções e as
locuções conjuncionais não desempenham qualquer função sintática nas frases em
que surgem.
 
 
1. Conjunções e locuções
conjuncionais coordenativas
 
As conjunções coordenativas estabelecem uma relação entre
duas orações coordenadas da mesma natureza, ou entre palavras que ocorrem numa
oração.
As conjunções coordenativas podem ser:
▪ correlativas: introduzem
cada um dos elementos coordenados;
Ex.: Nem o pai morre nem a gente almoça.
▪ não correlativas: introduzem
apenas o segundo elemento coordenado;
Ex.: Fui à feira e comprei uns
sapatos.
As conjunções e locuções conjuncionais coordenativas
distinguem-se dos advérbios ou locuções adverbiais conectivos porque, ao
contrário destes, não podem ser deslocados na frase:
Exs.:
. Estudei pouco, mas tive boa nota no teste.
/ * Estudei pouco, tive, mas, boa nota no teste. [conjunção
coordenativa]
. Estudei pouco, porém tive boa nota no
teste. / Estudei pouco, tive, porém, boa nota no teste. [advérbio
conectivo]
 
Existem cinco tipos de conjunções e locuções conjuncionais
coordenativas.
1. Copulativas
 
As conjunções e locuções conjuncionais coordenativas
copulativas estabelecem uma relação de adição.
Ex.: A minha avó morreu atropelada e
o meu avô faleceu por causa de um AVC.
 
As conjunções e locuções conjuncionais coordenativas
copulativas podem ser correlativas ou não correlativas:
. Nem
o pai morre nem a gente almoça.
. Tropecei e caí.
 
Em determinados contextos, a conjunção e possui valor adversativo:
Ex.: Caí e não me magoei. [= Caí, mas não me magoei.]
 
2. Adversativas
 
As conjunções e locuções conjuncionais coordenativas
adversativas estabelecem uma relação de oposição ou contraste.
Ex.: Escorreguei, mas não caí.
 
As palavras porém, todavia, contudo,
no entanto
têm o mesmo valor contrastivo que a conjunção mas, embora sejam advérbios
e locuções adverbiais conectivos: têm uma função semelhante ao das
conjunções e locuções coordenativas quando surgem em posição inicial de um
elemento coordenado (seja ele uma oração ou outro constituinte da frase), mas podem
ocupar outra posição na frase e ainda coocorrer com conjunções:
. O João foi ao banco, porém este estava fechado.
. O João foi ao banco, este, porém, estava fechado.
. O João foi ao banco, mas este, porém, estava fechado.
 
3. Disjuntivas
 
As conjunções e locuções
conjuncionais coordenativas disjuntivas estabelecem uma relação de
alternativa ou de alternância.
 
Nalguns casos, a alternativa apresentada
implica a exclusão da primeira oração; noutros, as alternativas não se excluem:
Exs.: Amanhã, vou ao cinema ou [vou] ao teatro.
(Se for ao cinema, não vou ao
teatro, e, se for ao teatro, não vou ao cinema.)
O deputado falava de
assuntos quer políticos quer históricos.
(O deputado falava de dois
assuntos simultaneamente.)
 
4. Conclusivas
 
As conjunções e locuções
conjuncionais coordenativas conclusivas estabelecem uma relação de conclusão:
ligam duas orações, sendo a mensagem da segunda uma conclusão da da primeira.
Ex.: Tive negativa no teste, logo tenho de estudar mais.
 
Outras palavras têm valor
conclusivo. É o caso dos advérbios e locuções adverbiais conectivos
como pois, portanto, assim,
por isso,
por consequência,
por conseguinte.
Estes palavras desempenham uma
função semelhante ao das conjunções e locuções coordenativas quando surgem em
posição inicial de um elemento coordenador (quer seja uma oração quer seja
outro constituinte da frase), mas podem ter outra posição na frase a ainda coocorrer
com conjunções.
Exs.:
. Já criaram várias vacinas, por conseguinte sinto-me mais tranquilo.
. Já criaram várias vacinas, sinto-me, por conseguinte, mais
tranquilo.
. Já criaram várias vacinas e sinto-me, por conseguinte, mais
tranquilo.
 
5. Explicativas
 
As conjunções e locuções
conjuncionais coordenativas explicativas estabelecem uma relação de
explicação.
A segunda oração explica o
acontecimento relatado na primeira oração.
Ex.: Não cuspas no chão, que fico enjoado.
 
 
  | Designação | Conjunções | Locuções | Valor ou relação que estabelecem | 
 
  | Copulativas | e nem
  (= e não) | não
  só… mas também não
  só… como também nem…
  nem tanto…
  como | adição sequencialização | 
 
  | Adversativas | mas porém(1) todavia(1) contudo(1) | no
  entanto ainda
  assim não
  obstante de
  outra sorte apesar
  disso | oposição ou contraste | 
 
  | Disjuntivas | ou | ou…
  ou quer…
  quer ora…
  ora seja…
  seja já…
  já | alternativa ou alternância | 
 
  | Conclusiva | logo portanto(2) pois(2) assim(2) | por
  conseguinte(2) por
  consequência(2) por
  isso(2) | conclusão consequência | 
 
  | Explicativa | pois que | __________ | explicação | 
 
 
(1) As palavras porém, todavia,
contudo e as locuções como no entanto, não obstante,
tradicionalmente classificadas como conjunções e locuções conjuncionais
adversativas – sobretudo quando introduzem um elemento coordenado (seja uma
oração, seja um elemento de oração) – são, na verdade, advérbios conectivos (de
valor contrastivo), pois:
. podem coocorrer com
conjunções coordenativas genuínas;
. podem ocorrer, separadas por vírgulas, entre o
sujeito e o predicado;
. são móveis na frase.
Ex.: O meu tio telefonou, contudo eu não atendi a chamada.
O meu tio telefonou, eu, contudo, não atendi a
chamada.
 
(2) As palavras pois, portanto,
assim e locuções como por isso, por consequência,
tradicionalmente classificadas, são, de facto, advérbios conectivos, pelas
razões apontadas em (1).
 
 
2. Conjunções e locuções
conjuncionais subordinativas
 
As conjunções e locuções subordinativas estabelecem uma relação
de dependência entre duas orações, uma subordinante e uma subordinada, tendo
esta última a função de completar i sentido da primeira.
As conjunções subordinativas são as que introduzem orações
subordinadas:
▪ completivas (ou integrantes):
A Maria disse que amanhã irá chover.
▪ adverbiais:
Quando a Maria chegar, avisa-me.
Existem oito tipos de conjunções e locuções conjuncionais
subordinativas.
 
1. Temporais
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas
temporais estabelecem uma relação de tempo.
Ex.: A Argentina chorou quando Maradona faleceu.
 
2. Causais
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas causais
estabelecem uma relação de causa.
Ex.: A Miquelina partiu a perna porque escorregou numa banana.
 
3. Condicionais
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas
condicionais introduzem uma condição ou uma hipótese.
Ex.: Vou ao cinema se tiver companhia.
 
4. Finais
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas finais
introduzem uma finalidade.
Ex.: O professor fez tudo para que
o aluno passasse de ano.
 
5. Comparativas
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas
comparativas introduzem uma comparação
Ex.: A Sofia fala como um papagaio.
 
6. Concessivas
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas concessivas
introduzem uma objeção, uma dificuldade.
Ex.: Tive negativa no teste de inglês,
embora tivesse estudado afincadamente.
 
7. Consecutivas
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas
consecutivas introduzem uma consequência.
Ex.: Fiquei tão triste com a
derrota do Benfica que até chorei!
 
8. Completivas ou integrantes
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas
completivas introduzem uma oração subordinada substantiva, que completa
a ideia presente na oração subordinante.
Ex.: O Miguel disse que iria ser pai.
 O João perguntou ao Miguel se o filho era mesmo seu.
 
 
  | Designação | Conjunções | Locuções | Valor ou relação que estabelecem | 
 
  | Temporais | quando enquanto mal apenas | logo
  que, antes que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que,
  depois que, até que, sempre que, à medida que, agora que | localização, no tempo, do que é apresentado na
  oração subordinante: anterioridade, simultaneidade, posterioridade | 
 
  | Causais | porque como
  (= porque) pois porquanto que
  (= porque) dado
  (+ infinitivo) visto
  (+ infinitivo) | visto
  que já
  que dado
  que pois
  que uma
  vez que por
  isso que tanto
  mais que | causa, justificação ou explicação da situação
  descrita na oração subordinante | 
 
  | Condicionais | se caso | desde
  que, salvo se, sem que, a menos que, contanto que, exceto se, a não ser que | introduz a condição de que depende o estado de
  coisas expresso na oração subordinante | 
 
  | Finais | que
  (= para que) para
  (+ infinitivo pessoal) | para
  que a
  fim de que a
  fim de (+ infinitivo) por
  que de
  modo a que | finalidade do que é referido na oração subordinante | 
 
  | Comparativas | como segundo (do)
  que conforme quanto
  (depois de tanto) qual
  (depois de tal) | assim
  como tão
  (tanto)… como mais…
  (do) que menos…
  (do) que bem
  como que
  nem como
  se ao
  passo que | introduz um dos termos de uma comparação – o outro é
  expresso na oração subordinante | 
 
  | Concessivas | embora conquanto malgrado que | ainda
  que, não obstante, apesar de, mesmo que, mesmo se, se bem que, por menos que,
  por mais que, nem que, ainda quando | introduz uma situação habitualmente não compatível
  com o que se diz na oração subordinante | 
 
  | Consecutivas | que
  (depois de tal, tanto, tão, tamanho, de tal
  modo, de tal maneira) | de
  modo que de
  forma que de
  maneira que de
  sorte que | introduz a consequência de algo referido na oração
  subordinante | 
 
  | Completivas ou integrantes | que
  (= como se) se para | __________ | introduz uma oração que é sujeito ou complemento da
  oração subordinante |