Português: 02/05/20

sábado, 2 de maio de 2020

Subtítulo Episódios da Vida Romântica

▪ O plural episódios remete para o estudo ou diagnóstico da sociedade portuguesa através de vários episódios, o que corresponde a uma características realista: primado do real + intuito reformista.

▪ Visão crítica de uma época:
» Crónica de costumes – Visão crítica da sociedade, denunciando os seus costumes, defeitos e virtudes através de personagens-tipo – personagens que tipificam um grupo, uma personagem, um vício.
» O mundo social e político da sociedade lisboeta de grande parte do século XIX.
» Caráter estático.
» Menos ficção, mais descrição.
» Menor interferência do narrador, embora adote frequentemente um tom irónico e pessimista.

▪ A representação dos espaços sociais e crónica de costumes – episódios:
» Jantar no Hotel Central (cap. VI) – temas e crítica:
. a literatura (Realismo vs. Romantismo e a crítica literária);
. a situação financeira de Portugal;
. a mentalidade retrógrada da elite lisboeta.
» Corridas no Hipódromo (cap. X) – crítica:
. a imitação do estrangeiro;
. a mentalidade provinciana portuguesa.
» Jantar dos Gouvarinhos (cap. XII) – temas e crítica:
. instrução e ensino;
. conceção da educação da mulher;
. mediocridade mental dos mais altos funcionários do estado.
» Jornais A Corneta do Diabo e A Tarde (cap. XV) – crítica:
. a parcialidade do jornalismo da época;
. clientelismo partidário;
. vingança política;
. dependência política.
» Sarau no Teatro da Trindade (cap. XVI) – crítica:
. superficialidade das conversas;
. falta de cultura;
. ausência de espírito crítico;
. sentimentalismo e gosto convencional ultrapassados;
. a oratória oca e sem originalidade.
» Passeio final por Lisboa (cap. XVIII) – crítica:
. a degradação do país.

▪ A expressão vida romântica remete-nos para uma sociedade ainda marcada pelo Romantismo:



▪ A crónica de costumes concretiza-se através da construção de ambientes e da atuação de personagens-tipo, revelando-se como uma ação aberta.

▪ A intriga principal é narrada em alternância com uma série de episódios centrados na vida da sociedade lisboeta da segunda metade do século XIX, ainda bastante marcada pelos efeitos do Romantismo, como o subtítulo sugere:


Título
Os Maias
Subtítulo
Episódios da vida romântica
Capítulo I
. Instalação de Afonso e de Carlos no Ramalhete.
. Juventude de Afonso.
. Infância de Pedro.
Intriga secundária:
. Pedro vê Maria Monforte.
. Pedro namora Maria Monforte.
. Pedro casa com Maria Monforte.

Capítulo II
. Pedro e Maria Monforte viajam por Itália e por Paris. Têm uma filha.
. Pedro e Maria Monforte regressam a Portugal. Têm um segundo filho.
. Maria Monforte trai Pedro com Tancredo.
. Maria Monforte foge com Tancredo e leva a filha.
. Pedro suicida-se e deixa o filho com Afonso.

Capítulo III
. Infância e educação de Carlos.

Capítulo IV
. Juventude e formação académica de Carlos.
. Viagem de Carlos pela Europa.

Capítulo V
. Vida social de Carlos e Ega em Lisboa.

Capítulo VI
Intriga principal:
. Carlos vê Maria Eduarda pela primeira vez no Hotel Centra.
Episódio do Jantar no Hotel Central
Capítulo VII
. A condessa de Gouvarinho vai procurar Carlos ao consultório.

Capítulo VIII
Intriga principal:
. Carlos faz um passeio a Sintra com Cruges com o intuito de encontrar Maria Eduarda.

Capítulo IX
. Carlos e a condessa de Gouvarinho beijam-se.
Baile de máscaras em casa dos Cohen.
Capítulo X
. Carlos mantém a relação adúltera com a condessa de Gouvarinho.
Episódio das corridas de cavalos.
Capítulo XI
Intriga principal:
. Carlos conhece Maria Eduarda, devido à doença de Miss Sara.

Capítulo XII
. Carlos declara o seu amor a Maria Eduarda.
. A relação incestuosa começa inconscientemente.
Jantar em casa do conde Gouvarinho
Capítulo XIII
. Carlos e Dâmaso entram em confronto.
. Carlos termina a relação com a condessa de Gouvarinho.

Capítulo XIV
Intriga principal:
. Afonso parte para Santa Olávia.
. Maria Eduarda muda-se para a Toca.
. Maria Eduarda visita o Ramalhete.
. Carlos Viaja para Santa Olávia.
. Castro Gomes revela a Carlos a verdade sobre a sua relação com Maria Eduarda.

Capítulo XV
. Maria Eduarda relata a Carlos a sua história.
. Afonso regressa ao Ramalhete.
Episódios dos jornais
Capítulo XVI
. Guimarães revela a Ega que tem um cofre que pertencia a Maria Monforte para entregar à família e que Maria Eduarda e Carlos são irmãos.
Episódio do Sarau da Trindade
Capítulo XVII
. Ega revela, com o apoio de Vilaça, o conteúdo do cofre a Carlos.
. Carlos revela o conteúdo do cofre a Afonso.
. Carlos comete incesto conscientemente.
. Carlos encontra o avô após uma noite com Maria Eduarda.
. Afonso morre.
. Ega revela o conteúdo do cofre a Maria Eduarda.
. Maria Eduarda parte para Paris.

Capítulo XVIII
Epílogo:
. Viagem de Carlos.
. Estada de Carlos e Ega em Lisboa, após 10 anos.



O título Os Maias

Os Maias narram a história de uma família lisboeta, representante da alta burguesia, num conjunto de três gerações sucessivas, reduzida, no presente, a duas personagens: Afonso da Maia e o seu neto, Carlos da Maia.


• No romance, narra-se a história de uma família constituída por várias gerações, focando-se duas intrigas:
» Intriga principal: vida e amores incestuosos de Carlos da Maia e Maria Eduarda.
» Intriga secundária: vida e amores de Pedro da Maia.

• Relação entre a intriga principal e a secundária: a intriga principal firma-se nos acontecimentos que marcam a intriga secundária (narrada em analepse), dado que, do casamento frustrado de Pedro e Maria Monforte, resulta a separação dos dois irmãos, que desconhecem a verdade. Afonso dissera a Carlos que a mãe e a irmã tinham morrido.

A história de uma família lisboeta, representante da alta burguesia, num conjunto de três gerações sucessivas – características:
. Possui um carácter dinâmico.
. A ficção confere um carácter mais literário.
. Há uma maior interferência do narrador.
. A geração de Carlos da Maia continua os ideais da primeira geração romântica, pela sua necessidade de renovação da sociedade portuguesa e pelo papel que é atribuído à arte enquanto elemento dinamizador dessa regeneração, após um período de estagnação.

• Não obstante, não estamos na presença de um típico romance de família, pois, apesar de se ficarem de forma clara três gerações dos Maias, as duas primeiras constituem «meros» meios para explicar as atitudes e o comportamento de Carlos.

• A intriga principal é uma ação fechada.

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